Eirene Solutions
Agtech

Reduz e controla o uso de agroquímicos dos sistemas de pulverização através do SaveFarm.

Resumo

Resumo da Empresa

A Eirene Solutions reduz e controla o uso de agroquímicos dos sistemas de pulverização através de um sistema inteligente e seletivo. O SaveFarm é um sistema que pode ser instalado em equipamentos já existentes no mercado, novos, grandes e pequenos, com tecnologia de análise de imagens e inteligência artificial. Uma solução que contribui com meio ambiente e a saúde dos trabalhadores e otimiza a produção agrícola evitando deriva, mau uso, doses erradas e desperdício.

Pitch completo da empresa

Nossa história

 

A empresa é uma spinoff da Toth Lifecare, empresa de tecnologia que desenvolve e fabrica equipamentos médicos no Brasil, com 11 anos de história e parceria com grandes marcas do setor de saúde.

A Eirene surgiu para ser o braço de tecnologia da Toth na área de Agrotech. Em seus primeiros anos de existência a empresa se dedicou à pesquisa e consultorias na área de tecnologia, desenvolvendo base para futuros projetos, bem como para o início de parcerias estratégicas importantes.

No final de 2014, teve o início do desenvolvimento do seu primeiro projeto de grande porte, o projeto Eirobot, com auxílio de um edital FINEP/FAPERGS. O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de um sistema de robôs para o segmento agrícola, capaz de maneira autônoma pulverizar pequenas, médias ou grandes áreas de terra. O Eirobot tem a propriedade de carregar uma quantidade de material a ser pulverizado, mapear a área a ser pulverizada e realizar este trabalho, substituindo ou complementando os métodos tradicionais.

Em 2018 a empresa lançou, na feira Expointer, o produto SaveFarm, entrando com seu primeiro produto comercial no mercado.

Problema

Um dos maiores custos de uma produção rural deve-se aos insumos agrícolas tais como herbicidas, fungicidas e inseticidas. A otimização no uso destes produtos pode gerar economias muito significativas, especialmente quando a área de plantio é muito grande. O uso incorreto de produtos químicos também pode ser prejudicial para a agricultura e para a saúde das pessoas.

Portanto, o SaveFarm resolve este problema adicionando uma inteligência aos bicos de pulverização para aplicar somente onde é necessário, gerando economia ao produtor sem afetar a performance da aplicação.

Além disso, o SaveFarm possui funções de análise por imagem da plantação para gerar mapas e relatórios automaticamente conforme o veículo se desloca, sem a necessidade de utilizar recursos humanos para realizar amostragens. Assim, a análise fica mais precisa e os recursos humanos podem ser utilizados em outras tarefas.

Como funciona, formas de monetização e modelo de receita

O modelo de comercialização consiste em venda direta para os produtores agrícolas quando os mesmos já possuem seu maquinário próprio, um parque de máquinas que no Brasil é estimado em 20.000 pulverizadores autopropelidos de grande porte. Outra forma é a parceria com revendas e fabricantes de pulverizadores para que o SaveFarm seja vendido instalado no pulverizador.

Será cobrado um custo de implantação da tecnologia, valor de venda do produto. Adicionalmente será proposto um plano de serviços mensais avançado, onde o cliente receberá informações e atualizações sobre riscos com pragas e melhorias no tipo de pulverização, baseados na coleta em tempo real e processamento em nuvem das informações coletadas pelas câmeras e sensores.

Os primeiros clientes foram ofertados uma opção de "try and buy", onde já temos um aceite comercial do cliente da compra do produto, mas ele tem 4 meses para testar a a tecnologia antes de realizar o pagamento.

Resultados

Patentes

Duas depositadas, umas já concedida no INPI

Editais

  • Edital Finep Inovação com recurso de 600 mil reais
  • Duas vezes na final do 100 Open Startups estando entre as 5 melhores do Agro
  • Finalista do Inovativa
  • Primeiro lugar do edital da Embrapa com projeto parceria para identificação de ervas daninha

Estratégias de crescimento

Hoje a atuação da empresa está mais expressiva no estado do Rio Grande do Sul, com uma rede de parceiros, representantes, formadores de opinião e agrônomos. Para crescer precisamos ampliar a rede de representantes, parceiros, assistência técnica em todos os estados brasileiros, mas com grande foco no Centro Oeste, que hoje é o maior produtor nacional de grãos.

Para acelerar as vendas e a barreira do setor de agrícola em receber novas tecnologia, desenvolvemos um modelo de vendas do tipo “Try and buy”. Os sistemas Try and Buy funciona da seguinte forma: O cliente testará o produto por 4 meses e ao final do teste realizará o pagamento do produto, a vista ou parcelado (conforme disponibilidade bancária). Caso não esteja satisfeito com o produto poderá devolver o produto sem nenhum custo, sendo de total responsabilidade na remoção do produto da Eirene Solutions sem custo adicional ao cliente.

Visão

A Eirene Solutions está ajudando a construir a próxima geração de equipamentos agrícolas inteligentes. Estamos introduzindo inteligência artificial e análise de imagens no campo onde seremos referência no Brasil e no mundo.

Na Mídia

 

Equipe

Eduardo Marckmann

CEO

Bacharel em administração de empresas pela Universidade do Rio dos Sinos (2007), Mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS (2014) e CEO da empresa Toth Tecnologia onde Coordena projetos de pesquisa com CNPQ. FINEP, SEBRAE, universidades, entre outros. Membro do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS - CITEC, no período de Gestão - 2014/2017. Foi o coordenador responsável pela criação de produtos como monitores cardíacos e desfibriladores e diversos outros projetos em parcerias com empresas e universidades.

Maximiliano Correa

Quality & Production Engineer

Sócio. Diretor de Produção, com 20 anos de experiência em fabricação de produtos da área médica. É responsável pela fabricação dos produtos Eirene com sistema de qualidade baseando na área médica com alta qualidade.

Jéferson Rosário

Software Engineer

Engenheiro eletricista e empresário do setor de equipamentos eletromédicos com quinze anos de experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para uso médico-hospitalar. Experiência no desenvolvimento de hardware e software embarcado com aplicações em instrumentação biomédica e interface gráfica com usuário. Participou de pesquisas clínicas envolvendo estudos em humanos e em modelo animal, com o intuito de avaliar performance e segurança de dispositivos eletromédicos aplicados à saúde. Possui conhecimentos em processos de qualidade e certificação de equipamentos de acordo com normas vigentes.

Ismael Scheffler

Test Engineer

Sócio. Responsável por projetos de hardware, formado em engenharia elétrica PUCRS com 15 anos de experiência em projeto de produtos.

Alano Fleck

CFO

Sócio, Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), atua na Eirene Solutions como Diretor Financeiro.

Investidores

Techtools

Investidor

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

Oportunidades que também podem te interessar

Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

Popular
Digital Aligner

"Healthtech DNVB que promove acesso, com custo menor, a tratamentos dentários com alinhadores transparentes, inclusive via assinatura."

Healthtech
Contbank

"O Contbank utiliza contadores e IA para revolucionar o acesso à crédito para micro, pequenas e médias empresas. A fintech é um banco digital que oferece uma experiência única para MPEs, oferecendo crédito a..."

Simple&Co

"Foodtech que aproveita a capacidade já instalada de restaurantes para construir a maior plataforma de marcas virtuais de alimentação da América Latina."

Cowmed

"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."

Datasales

"A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência."

Retailtech
Zenit

"O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo d..."

Healthtech
Ciclo Orgânico

"Maior serviço de coleta de resíduos orgânicos para compostagem por assinatura do Brasil."

Cleantech
Auster

"A Auster é uma agritech especializada em recomendação de fertilizantes nitrogenados, que hoje correspondem a mais da metade de todo o fertilizante produzido no mundo."

Sensix

"A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e ..."

Recicla.Club

"A Recicla.Club é a primeira startup de gestão de resíduos por assinatura do Brasil. Com a solução, empresas podem terceirizar todas as atividades relacionadas a resíduos assinando um único plano. Atende gra..."

Cleantech
InovaPictor

"Automatiza o registro de marcas e patentes de forma acessível e simplificada."

Legaltech
Leigado

"Agtech que desenvolveu um sistema completo de gestão da propriedade para redução de custos e aumento da produtividade da cadeia leiteira."

Capital Empreendedor

"Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário."

Serall

"Startup que desenvolveu tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros para atender as demandas das indústrias 4.0."

Indústria 4.0
Mercado Radar

"Startup de modelo SaaS que faz os vendedores do Mercado Livre venderem mais"

Retailtech
Health ID

"Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue."

Healthtech
Quadrado Express

"Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios."

Retailtech
Hiperdados

"Proptech/construtec SaaS que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil."

Veriza

"Fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital."

IFriend

"Traveltech que oferece experiências turísticas conectando viajantes e guias turísticos do mundo inteiro."

Traveltech
Pomartec

"SaaS para fruticultura de precisão, simplificando a gestão de pomares, reduzindo perdas e aumentando a sua produtividade."

Play2Sell

"Salestech/edtech que aumenta a conversão de vendas das empresas através de treinamentos gamificados para o time comercial."

Salestech
Pool Bossa & Captable II

"SpaceX. OpenAI. Anthropic. Esses e outros 14 unicórnios americanos são parte dessa rodada estruturada pela Bossa Invest na plataforma da Captable. De uma só vez, você tem a chance de investir em 17 negócios..."

Edsun

"A Edsun é uma greentech que nasceu com o objetivo de maximizar os investimentos em energia solar fotovoltaica, fazendo a locação de usinas solares instaladas em condomínios, gerando redução imediata na cont..."

Greentech
Alpop

"A Alpop está transformando o mercado de aluguéis, tanto residenciais quanto comerciais, ao derrubar obstáculos tradicionais como a necessidade de fiador e caução. Graças a uma rede de mais de 300 imobiliári..."

Cellva

"A Cellva é uma das mais inovadoras empresas de ingredientes B2B do mundo e aproveita a biodiversidade brasileira para criar soluções nutricionais de alto valor agregado. Utilizando biotecnologia patenteada ..."

Pool Bossa & Captable I

"A Captable e a Bossa Invest se uniram para fazer uma rodada histórica: de uma só vez, você tem a chance de investir em 10 unicórnios americanos. São nomes como OpenAI – criadora do ChatGPT –, Anthropic, Epi..."

Ecotrace

"A Ecotrace se posiciona na vanguarda da inovação no agronegócio, empregando a tecnologia blockchain para oferecer soluções inéditas de rastreabilidade em commodities como carne, frango e algodão. Este avanç..."

RECICLI

"A RECICLI atua com reciclagem de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos através de manufatura reversa, com automação em desenvolvimento. A planta piloto está sendo desenvolvida em parceria com gigantes:..."

Cleantech
Vacinas.net

"A Vacinas.net é a solução do problema da vacinação corporativa, conectando empresas que precisam vacinar colaboradores em todo Brasil à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do país. Com c..."

Healthtech
RedCheck

"A RedCheck é uma healthtech que utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de análise, o custo e aumentar a precisão dos diagnósticos oftalmológicos. Através da sua plataforma web, clínicas e hos..."

Healthtech

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.