A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência.
A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência. Entregamos aos varejistas a possibilidade de padronizar e acelerar as suas ações de marketing, relacionamento e engajamento – através de um estúdio automatizado para a criação de encartes e outras artes digitais, um sistema de distribuição das propagandas criadas para as redes sociais e um CRM com inteligência promocional, clube de fidelidade e cashback.
A rodada da Datasales na CapTable é constituída na forma de um sindicato de investimento participativo que tem como investidor líder a Prana Capital, por meio do seu veículo de investimento Prana Capital Ventures Crowdfunding I S.A. Esse investidor é essencial para o processo de expansão da Datasales, que agora passa a ter um braço de investimento institucional.
No modelo de sindicato, os investidores se juntam a um investidor líder que possui experiência no investimento em empresas de alto crescimento e está coinvestindo nos mesmos termos do que os demais investidores. O investidor líder irá conduzir a interlocução entre a empresa e os investidores, apoiando os processos de governança e apoiando os empreendedores com seus principais desafios. Como contrapartida, o investidor líder recebe uma taxa de performance sobre o lucro dos demais investidores da oferta - caso o retorno sobre o investimento seja positivo.
Mais informações sobre o sindicato de investimentos e sobre a Prana Capital estão nas Informações Essenciais da Oferta, em anexo ao final da página.
Entenda mais sobre investimentos via sindicato
A ferramenta desenvolvida pela Datasales trouxe inovação para um mercado do pequeno e médio varejo, o qual ainda é muito pouco explorado porém já apresenta alta aceitação a soluções digitais. Através de tecnologia proprietária com inteligencia artificial, com o objetivo de aumentar as vendas, apresentam desde soluções simples, como criação de panfletos para impressão, até de campanhas para tráfego em redes sociais, impulsionados ou não.
A Datasales tem um modelo de negócio de recorrência. Sua grande capacidade de pulverização da base de clientes possibilita o aumento do long tail e do upselling dentro da ferramenta. Durante o ano de 2021 o crescimento de suas receitas recorrentes foi bastante significativo.
Os fundadores possuem bastante experiência, já tendo demonstrado capacidade de execução em outros negócios. Durante todo processo se mostraram engajados e ágeis nas interações com o time da CapTable. O quadro societário ainda é muito próximo da sua formação original, estando 90% com os fundadores e 10% reservados para partnership com funcionários/executivos. Esse cenário traz ainda mais engajamento e motivação para toda a equipe, além de possibilitar maior flexibilidade em futuras captações.
Somos uma plataforma de automação de marketing para o varejo de alta recorrência e atualmente estamos crescendo 20% ao mês.
Utilizamos tecnologia para tornar simples, rápida e automática tarefas que os varejistas, como os supermercadistas, ou seus profissionais de marketing levariam horas para realizar.
Os varejistas, como donos de supermercados, açougues e hortifrutis, têm como coração do seu negócio a necessidade de atrair novos clientes e de estimular a recompra. Para isso eles precisam executar duas ações importantes, que são:
Ao conversar com mais de 1000 varejistas ao longo do desenvolvimento da nossa solução nós identificamos algumas dores deste segmento:
Como funciona
A Datasales é uma plataforma de software como serviço (SaaS) de automação de marketing end-to-end para o varejo de recorrência, aquele com compras diárias ou mensais, como supermercados, açougues, hortifrutis, fármacias e afins.
Isso dá aos nossos clientes uma única plataforma, com um único acesso e apenas um processo para construir as ações de marketing.
Como monetiza
A nossa monetização hoje se dá através da cobrança pelo uso da plataforma que tem planos variando de R$ 199 até R$ 799.
O nosso ticket médio da base de clientes é de R$ 288 e o ticket de entrada dos novos clientes está atualmente está em R$ 350.
Esses são dois exemplos de clientes reais da Datasales com nomes modificados para proteção de seus dados. Mas assim como a Maria e o Paulo, existem hoje no Brasil mais de 50 mil varejistas em um mercado de mais de 60 bilhões de reais e que enfrentam os mesmos problemas.
Os desafios enfrentados por esses dois clientes também são compartilhados por diversos outros clientes em categorias distintas, como açougues, farmácias e hortifrutis. Todos são varejos de compra de alta recorrência, que estão passando por um processo de digitalização e precisam estar o tempo todo em contato com seus clientes.
Concorrência
Todos os concorrentes que podemos listar são concorrentes da Datasales em apenas partes da solução. Nenhum deles integra em uma mesma plataforma a criação automática, distribuição, impulsionamento e gestão de dados de propaganda e a maioria possui uma solução genérica para qualquer segmentos, enquanto o nosso produto é focado no varejo de recorrência, trazendo mais facilidade de uso.
História
A Datasales nasceu em 2019 como uma consultoria de dados e inicialmente trabalhou na criação de um CRM para o varejo, com foco principalmente em supermercados, hortifrútis, açougues e farmácias.
Percebemos que esse produto era algo vendido para grandes clientes, com ticket médio alto e ciclo de vendas estendido. Isso não parecia escalar bem no momento.
Em 2020 com o surgimento da pandemia buscamos outras formas de ajudar os supermercadistas e demos início a um novo produto de automatização de marketing para o varejo, sendo esse o nosso estúdio de criação automatizado + o motor de campanha e distribuição.
Esse produto foi totalmente validado ao final de 2020 e no início 2021 começamos a nossa busca pela estruturação de um time mais robusto e a conquista dos primeiros clientes.
Linha do tempo
Equipe
Somos atualmente 20 pessoas no time sendo 3 SDRs, 5 Consultores comerciais, Head Comercial, 2 CS, Financeiro, Back Office, Head de Dados, Head de Marketing, Head de Tech, 2 Desenvolvedores CEO e COO. Com o aporte de investimento seremos 100 pessoas até dezembro de 2022 (o foco é investir em comercial e tecnologia)
Co-founder & CEO
Luan Azevedo já fundou e quebrou com duas startups antes da Datasales, aprendendo valiosas lições sobre vendas, clientes e negócios. Foi CTO e ajudou a estruturar o time de tecnologia e produto de uma empresa que saiu de 20 para mais de 4000 clientes. É formado em Ciência da Computação e tem MBA em Big Data e Business Intelligence.
Co-founder & COO
Felipe Serrano Vieira é co-founder e atual Board Member da Assertiva, na qual ele foi COO e responsável por ajudar a estruturar times de tecnologia, comercial, marketing, suporte, sucesso do cliente, financeiro e jurídico. Ao longo do seu tempo como COO a empresa saiu de 10 para mais de 4.000 clientes e de 3 para mais de 160 colaboradores.
Partner & Head of Marketing
Marcelo Araujo é formado em Administração com linha de formação em marketing, tem especialização em Economia Criativa e mais de 9 anos de experiência com marketing e estratégia. Foi responsável por construir e estruturar times de marketing do zero, sendo o responsável por gerar milhares de leads B2B orgânicos.
Partner & Head of Analytics
Aldo Campos é formado em Engenharia da Computação pela Harding University(USA) e tem 8 anos de experiência na área de análise de dados e inteligência de mercado.
Investors
Prana Capital é uma companhia de investimentos alternativos com atuação em Venture Capital nos estágios seed e pre-seed. Por meio do seu veículo Prana Capital Ventures Crowdfunding I S.A, o primeiro do Brasil 100% focado em ofertas de equity crowdfunding, a Prana está liderando a oferta.
R$ 500 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.
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