CannaCare
Healthtech

A CannaCare é uma plataforma digital de saúde e bem-estar, especializada no acesso a tratamentos com a cannabis medicinal. A startup destaca-se pela inovação na área da saúde, com diferentes serviços, como consultas online com médicos especialistas, suporte para obtenção da autorização da Anvisa, um marketplace próprio para a importação de produtos à base de Cannabis entregue diretamente na casa do consumidor, e um programa de acompanhamento continuado durante o tratamento dos pacientes. Com uma solução integrada que conecta pacientes e profissionais da saúde, a CannaCare estabeleceu rapidamente um hub logístico nos EUA, que aumentou sua eficiência operacional e dobrou sua margem, garantindo serviço de excelência para pacientes e médicos. A healthtech teve um salto em seu GMV médio mensal, passando de uma média de R$ 92 mil/mês no terceiro trimestre de 2023 para mais de R$ 215mil/mês no mesmo período de 2024.

Projeto atualizado em: 31/10/2024 19:47
Resumo

Resumo da Empresa

CannaCare: Revolucionando o Acesso à Terapia Canabinoide no Brasil

A CannaCare é uma plataforma de saúde que está revolucionando o acesso à terapia canabinoide no Brasil. Fundada para conectar pacientes a médicos especializados e oferecer os melhores produtos de cannabis disponíveis no mercado global, nos destacamos pela inovação no setor de saúde digital.

Operando no ambiente online, a CannaCare garante o controle completo de todo o processo, desde a consulta médica até a aquisição dos produtos, por meio de um marketplace exclusivo. Nossa plataforma oferece tratamentos eficazes para diversas patologias, combinando tecnologia, acompanhamento contínuo e produtos canabinoides de alta qualidade.

Com foco tanto no bem-estar dos pacientes quanto na praticidade para os médicos parceiros, a CannaCare oferece uma experiência de saúde simplificada, intuitiva e eficiente. Ao ampliar o alcance de um tratamento inovador fundamentado pela ciência, podemos transformar o cenário da saúde e do bem-estar no Brasil. 

Fundada por André Robles, a CannaCare é uma das pioneiras na democratização da terapia canabinoide, em 14 meses de operação possuímos mais de 2 mil pacientes com crescimento de 213% de nosso GMV desde outubro de 2023.  

Há uma revolução no mundo da saúde! Conheça a CannaCare e faça parte dela. 

 

Destaques Captable

Posicionamento
A CannaCare oferece uma plataforma que conecta pacientes com médicos especialistas, gerencia todo o processo de aprovação da ANVISA e realiza a entrega de produtos à base de cannabis diretamente na casa dos pacientes. Ela também oferece acompanhamento médico contínuo durante o tratamento. A CannaCare se posiciona como uma facilitadora no acesso a tratamentos com cannabis medicinal, com uma proposta de medicina integrada que busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A empresa trata diversas condições de saúde, como insônia, ansiedade, epilepsia, e autismo, utilizando produtos de cannabis que ajudam a regular o sistema endocanabinoide dos pacientes.

Mercado
O mercado de medicina de cannabis no Brasil tem apresentado um crescimento acelerado nos últimos anos. Em 2023, o setor movimentou cerca de R$ 700 milhões, impulsionado por um aumento significativo no número de pacientes utilizando tratamentos à base de cannabis. Atualmente, mais de 430 mil pessoas fazem uso desses medicamentos no país. A expectativa é que esse mercado ultrapasse a marca de R$ 1 bilhão em 2024, podendo alcançar R$ 1,4 bilhão até 2025​.

Diferenciais
Como diferencial a CannaCare garante uma jornada eficiente, automatizada e intuitiva pautada na experiência do paciente, para que este se sinta cuidado e assistido durante toda a sua jornada de tratamento. A sua vantagem competitiva é pautada em um serviço digital desenhado para antecipar as necessidades dos pacientes em cada um dos momentos que compõem o tratamento, garantindo recorrência e fidelidade.

Pitch completo da empresa

1. PROBLEMA

Contexto Social 

Os brasileiros têm enfrentado uma crise significativa na área da saúde. O país lidera o ranking de casos de ansiedade afetando 9,3% da população, e de depressão com 5,8% de brasileiros (OMS). Adicionalmente, segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor estima-se que mais de 60 milhões de pessoas (37% da população) convivem com algum tipo de dor, como dores lombares, enxaqueca e artrite, condições limitantes para a qualidade de vida de qualquer indivíduo. 

Dificuldade no acesso a novas terapias e tratamentos de saúde 

Há uma crescente tendência pela busca por tratamentos médicos com baixos efeitos colaterais com eficácia científica comprovada. Associado também a busca por práticas de saúde e bem-estar que sejam facilmente implementadas para um dia a dia com mais equilíbrio. A combinação de ambas as tendências globais está alinhada aos principais benefícios dos tratamentos com a cannabis. 

Apesar das fortes tendências listadas acima, pacientes brasileiros ainda encontram barreiras para iniciar o tratamento, seja por acesso à informação de qualidade, a médicos especialistas ou barreiras financeiras para a compra de produtos. 

A CannaCare surge justamente para endereçar estas necessidades através de sua plataforma digital que entrega conteúdo de qualidade para pacientes, oferece consultas médicas com profissionais qualificados, entrega um vasto portfólio de produtos para tratar diversas patologias com preço competitivo, garante serviço de cuidado continuado para além de ampliar a possibilidade de atendimento para médicos. 

Fontes: Global Wellness Institute; Euromonitor International; Organização Mundial da Saúde; Sociedade Brasileira de Estudos da Dor.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

O modelo de monetização da CannaCare é feito sobre uma porcentagem da venda de produtos, onde as consultas médicas e o cuidado continuado são drivers para a venda de produtos. 

O modelo de prestação de serviços assegura a excelência no atendimento a pacientes e médicos, ao mesmo tempo em que oferece à empresa a capilaridade necessária para alcançar novos mercados e expandir sua base de clientes: 

Entrega de serviço full e pocket para pacientes; e serviço para médicos da rede CannaCare: 

Cuidado Continuado 

O Cuidado Continuado é um serviço exclusivo desenvolvido para oferecer acompanhamento contínuo ao paciente, com suporte especializado de profissionais de saúde. Esse serviço visa aumentar a eficácia do tratamento, esclarecendo dúvidas, ajustando doses quando necessário e proporcionando acolhimento ao longo de todo o processo terapêutico.

Com o Cuidado Continuado, a CannaCare mantém uma relação estratégica próxima com o paciente, desde a entrega do produto até o acompanhamento regular. O primeiro contato ocorre no dia da chegada do produto, seguido de interações a cada 15 dias. Esse monitoramento contínuo e proativo contribui diretamente para o sucesso do tratamento e aumenta a fidelização dos pacientes.

Além disso, o serviço promove a recompra qualificada, incentivando o uso contínuo dos produtos. Para os médicos, o Cuidado Continuado otimiza o tempo clínico, permitindo que os profissionais foquem em aspectos essenciais do tratamento.

Esse modelo integra a saúde do paciente com o crescimento sustentável do negócio, reforçando a confiança e a adesão ao tratamento.

 

3. MERCADO

Mercado da saúde e bem-estar 

A CannaCare atua na convergência de mercados de saúde, bem-estar e produtos naturais. O mercado global da saúde e bem-estar tem valor aproximado de $1,8 trilhões. 

Por sua vez, no Brasil o mercado de consumer Health Care teve faturamento de R$94,2bi no ano de 2023, enquanto os gastos com a saúde representam 9,7% do PIB do país. 

Total Addressable Market (TAM)

  • R$137bi 
  • 100MM de brasileiros 

Para o cálculo do tamanho total do mercado utilizou-se dados do PNS 2019 (Painel Nacional da Saúde) para estipular quantidade de pessoas diagnosticadas com às 23 patologias tratáveis com a cannabis como ansiedade, depressão, insônia, dor crônica, epilepsia, enxaqueca, câncer, cuidados paliativos, alzheimer, parkinson, TEA entre outras.

Serviceable Available Market (SAM)

  • R$18bi 
  • 13MM de brasileiros 

Por sua vez, para o cálculo do SAM usamos a segmentação por faixa de renda do IBGE (+ 5 salários-mínimos) de pessoas que possuem poder aquisitivo para acessar o tratamento, totalizando 13MM de pessoas.

Serviceable Obtainable Market (SOM) 

  • R$9,51bi
  • 6,9MM de brasileiros 

Dados extraídos a partir do relatório da Kaya Mind, assim como o ticket médio usado para estimar o valor financeiro do mercado. 

Fontes: PNS 2019; Relatório Kaya Mind Impacto Econômico da Cannabis no Brasil; McKinsey&Company – Report The Trends that define the wellness market 2024.

Concorrência

 

4. A EMPRESA

CannaCare é uma plataforma inovadora de saúde e bem-estar, especializada em tratamentos e produtos à base de cannabis. Fundada em 2023, nossa empresa é o resultado da sinergia entre três sócios com vasta experiência em áreas estratégicas: saúde, gestão empresarial, finanças, marketing e tecnologia.

Nosso propósito é claro: revolucionar o acesso a tratamentos de saúde eficazes, destacando-nos pela excelência na entrega de serviços digitais, que abrangem desde a consulta médica até a entrega dos produtos diretamente na casa dos pacientes.

Contamos com múltiplos módulos de serviço, projetados para atender a todas as necessidades dos pacientes que buscam alternativas terapêuticas de ponta. O nosso pacote Full Service oferece uma experiência completa: consultas online com um dos mais de 20 médicos parceiros, aquisição do produto prescrito via marketplace com entrega em até 30 dias e acompanhamento contínuo por profissionais de saúde. Os pacientes que escolhem esse módulo recebem um plano terapêutico personalizado, garantindo um tratamento eficiente e individualizado.

Além disso, atendemos pacientes que já estão em tratamento com médicos fora da nossa rede. Nesse caso, oferecemos a aquisição do produto prescrito com entrega garantida em até 30 dias, proporcionando conveniência e rapidez no processo.

Para os médicos, desenvolvemos um serviço de concierge exclusivo, que entrega o acesso à nossa vasta rede de pacientes, além de intermediar o pagamento das consultas e oferecer suporte completo à prescrição. Nossos médicos parceiros ainda contam com o acompanhamento de farmacêuticos, que fornecem relatórios detalhados sobre a evolução de cada paciente.

Nosso marketplace oferece mais de 800 produtos aprovados pela ANVISA, todos com certificações internacionais de qualidade. Em menos de 12 meses de operação, estabelecemos nosso hub logístico em Miami, a CannaCare USA, o que nos permitiu dobrar nossa margem bruta e melhorar ainda mais a experiência dos nossos pacientes.

Estamos posicionados em um mercado com crescimento anual de 100%, que transforma vidas, molda o futuro da saúde e da economia no Brasil e no mundo.

A CannaCare não é apenas uma empresa de cannabis, somos um player estratégico no desenvolvimento de uma nova era de cuidados à saúde.

História

A CannaCare nasceu a partir da experiência de seu fundador e CEO, André Robles, com o tratamento com a cannabis. 

André sofria há uma década com a insônia, e tentou inúmeros tratamentos, sem sucesso, para chegar a tão sonhada, boa noite de sono. 

Em 2021, André decidiu buscar por alternativas, e descobriu que a cannabis era uma opção viável. Porém, desde o início encontrou entraves que o distanciava do tratamento como: 

  • Acesso a informação de qualidade sobre o tratamento e seus benefícios;
  • Acesso a médicos especialistas;
  • Informações sobre onde e como comprar o produto;
  • Como seria a evolução de seu tratamento;

Após conseguir vencer todas essas barreiras, André iniciou seu tratamento, e em menos de um mês conseguiu dormir uma noite inteira. 

Rapidamente André entendeu que assim como ele, esse promissor tratamento poderia beneficiar milhões de brasileiros com as mais diversas patologias. 

Com sua vasta experiência na área da gestão de empresas, tecnologia e marketing digital se juntou aos sócios Alberto Ferreira, CFO da empresa, com consolidada experiência no mercado financeiro, Mariana Ferreira com experiência na área de marketing e desenvolvimento de produto, e ao médico Dr. Sérgio Rayol, especialista nas áreas de hematologia, clínica médica e cuidados paliativos. 

Linha do tempo

Janeiro de 2023: Lançamento primeiro MVP CannaCare 

Lançamento de primeiro MVP para Family & Friends para teste de usabilidade da plataforma e importação de produtos

Março 2023: Abertura de serviços para público em geral 

Lançamento para público geral com 276 pacientes cadastrados no primeiro mês 

Novembro de 2023: Incremento de vendas 

CannaCare realiza incremento de +59% de seu GMV vs mês anterior

Janeiro 2024: CannaCare USA 

Criação de hub logístico CannaCare USA garantindo dobro da margem bruta, e controle da logística com redução no tempo de entrega do produto para pacientes e possibilidade de combinar produtos de vários fabricantes

Março 2024: Consolidação pacientes  

CannaCare atinge o número de 2 mil pacientes na base com mais de 18 médicos parceiros 

Agosto 2024: Plano de relacionamento médico   

Implementação de plano de marketing para relacionamento médico com objetivo de garantir expansão de médicos parceiros, gerar awareness e criar credenciais dentro da categoria.  

Setembro 2024: Expansão mercado B2B

CannaCare passa a atuar no mercado B2B abrindo novas frentes de negócio e geração de receita.

Resultados

Março 2023 

  • Quantidade consultas: 24
  • Quantidade de vendas produtos: 36
  • GMV: R$35.597

Junho 2023 

  • Quantidade consultas: 47
  • Quantidade de vendas produtos: 69
  • GMV: R$98.130

Novembro 2023 

  • Quantidade consultas: 108
  • Quantidade de vendas produtos: 108
  • GMV: R$108.704

FY 2023

  • Quantidade consultas: 548
  • Quantidade de vendas produtos: 696
  • GMV: R$816.434

Janeiro – Setembro 2024 

  • Quantidade consultas: 896
  • Quantidade de vendas produtos: 1513
  • GMV: R$1.596.440

Equipe

Estratégias de crescimento 

O cenário global da saúde e do bem-estar é composto por diferentes fatores que trazem complexos indicadores sobre a saúde física e mental para a população ao redor do globo. Adicionalmente, há uma crescente demanda por tratamentos de saúde eficazes, com evidências médicas comprovadas e que contenham baixos efeitos colaterais. 

A estratégia de crescimento da CannaCare foi desenhada para que os principais pontos de dor relacionados a tratamentos de saúde sejam endereçados, associado a um crescimento rentável e sustentável ao longo de nosso próximo ciclo estratégico.

Possuímos cinco pilares estratégicos, detalhados na próxima sessão, que juntos garantem maximização da margem bruta das vendas de produtos, criação de novos serviços de saúde digitais, expansão do mercado B2B para venda de produtos a planos de saúde e órgãos públicos, entrada no mercado de cursos e especialização para médicos e criação de linha própria de produtos. 

Cada uma das iniciativas estratégicas listadas acima irá garantir a liderança em um setor com altas taxas de crescimento. 

O crescimento referente a aumento de pacientes da base, sejam para o serviços full ou pocket, possuem pontos de convergência com o crescimento da área médica, já que estes são os decisores para o início e continuidade do tratamento. 

  • Crescimento relacionamento médico:

O conjunto de ações que compõem essa frente de crescimento irá auxiliar a construção de credenciais da CannaCare como empresa líder de tratamentos à base de cannabis para a categoria médica. Os serviços atualmente oferecidos, como entrega de estudos científicos, casos clínicos, informações sobre produtos e seus benefícios, além de um auxiliar de prescrição que auxiliam médicos no dia a dia clínico. 

O plano de marketing para esta frente é composto por ações de conhecimento, patrocínio de eventos médicos e ações de networking entre nossa rede parceira. 

Adicionalmente, cursos e outros formatos de capacitações passarão a ser fontes incrementais de receita para a empresa.

  • Expansão base de pacientes 

O plano de marketing para a expansão de pacientes é composto por ações com enfoque em branding e assessoria de imprensa, garantindo a construção de awareness para a CannaCare. 

Uma importante frente da expansão para este público, é a parceria com pacientes que, a partir de sua experiência pessoal com o tratamento e com a empresa, relatam sua jornada de forma verdadeira, fomentando uma rede de troca e confiança.   

Serão executadas parcerias estratégicas com marcas e serviços com foco em saúde e bem-estar. Adicionalmente, implementaremos serviços adicionais ao Cuidado Continuado, como subscriptions, combo de consultas e descontos especiais através de um aplicativo próprio. 

A CannaCare possui área de growth que, através de dados e insights, implementa ações e réguas de conteúdo para leeds captados por meio de planos de mídia. 

A estratégia descrita acima tem como ponto comum a entrega de conteúdo de qualidade e relatos que habilitam novos pacientes a buscarem pelo tratamento com a CannaCare.

  • Expansão B2B 

Iremos aprofundar e expandir o relacionamento com operadoras de planos de saúde, prefeituras e provedores de serviços de gestão de benefícios para o setor, o segmento B2B e B2G que tem vindo a assumir cada vez mais importância no nosso negócio. Essas organizações custeiam tratamentos a base de cannabis por decisões judiciais e nos procuraram pela conveniência de consolidar conosco os pedidos ao invés de lidar com cada fornecedor isoladamente. São pedidos com maior tíquete médio e com maior nível de recorrência, uma vez que as sentenças determinam a cobertura para um ano de tratamento. Mapeamos o setor para iniciarmos uma cobertura deliberada dos players de interesse com o objetivo de aumentar a proporção do segmento B2B no total das nossas vendas dos atuais 10%-13% para 30%-40%, acelerando a expansão de vendas.

 

5. PLANO DE EXPANSÃO 

O plano de expansão detalhado abaixo sustenta a estratégia de crescimento, e é baseada em alguns pilares que são conectados entre si, formando um conjunto cujos componentes se reforçam mutuamente para viabilizar o duplo objetivo de expandir as vendas e, simultaneamente, aumentar a margem bruta no horizonte de planejamento e consolidar a CannaCare como vice-líder da categoria. 

Uso dos recursos

Cronograma de implementação

 

6. POR QUE INVESTIR AGORA?

O mercado da cannabis apresenta um crescimento exponencial no Brasil e no mundo impulsionado pela crescente flexibilização regulatória, adesão de médicos e profissionais de saúde para seu uso terapêutico, crescente aceitação da sociedade civil em relação ao tratamento, pautado pela quantidade de pesquisas científicas que embasam a sua eficácia. 

O cenário descrito acima é corroborado pelos números do setor, entre 2021 e 2022 a importação de produtos à base de cannabis cresceu 93%, em 2023 o setor continuou seu vertiginoso crescimento totalizando 430 mil pacientes que fazem uso do medicamento, representando aumento de 130% vs ano anterior. 

Estamos inseridos em uma categoria em pleno desenvolvimento, com grande oportunidade de penetração de pacientes vs potencial total do mercado, com cenário competitivo não saturado que apresenta inúmeras avenidas de negócio a serem exploradas.  

Diante desse cenário de crescimento acelerado e oportunidades ainda inexploradas, o momento para investir é agora. O mercado está longe de atingir sua plena capacidade, e a janela para se posicionar como um dos líderes do setor é única.

À medida que a regulamentação avança e a demanda por tratamentos à base de cannabis aumenta exponencialmente, as empresas que agirem agora estarão na vanguarda dessa revolução, colhendo os frutos de um mercado em expansão.

Esperar pode significar perder uma oportunidade que dificilmente se repetirá com o mesmo potencial de retorno e impacto.

 

7. POSSÍVEIS EXITS

 

Depoimentos

 

 

8. BENEFÍCIOS AOS INVESTIDORES

  • R$50,00 de desconto no agendamento de consultas.
  • 10% desconto na compra dos produtos.

Equipe

André Robles

CEO

• Empreendedor • CEO Live Content, agência de MKT Digital • CEO da Dot One España entre 2008 - 2011 • Administrador pela Universidade Católica Portuguesa • VIII Curso de Cannabis Medicinal pela UNIFESP

Sérgio Rayol

Diretor Médico

• Médico pela Faculdade Estadual de Pernambuco Residência em Clínica Médica (Hospital Santa Marcelina) e Hematologia e Hemoterapia (FMUSP) • Especialização em Cuidados Paliativos no Instituto Palium (Buenos Aires - Argentina) • MBA Executivo em Administração: Gestão de clínicas, hospitais e indústrias da saúde (FGV)

Alberto Ferreira

CFO

• Chefe de FP&A, Controller e CFO no J.P.Morgan-Chase e Citi até 2016. • Consultor em gestão e professor educação executiva Insper. • Administrador e engenheiro, MBA-Finanças pelo Insper. • Mestre em Administração pelo Insper, certificado em Driving Corporate Performance e Financial Analysis for Business • Evaluation por Harvard Business School e conselheiro certificado pelo IBGC

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.