Essent Agro
Agtech

Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto

Resumo

Resumo da Empresa

A Essent Agro é uma fintech do agro que ajuda o produtor rural e o contador a ter mais organização, tempo, transparência, controle e planejamento para com as obrigações legais exigidas pela receita federal. Através de uma ferramenta única desenvolvida pela Essent Agro, o produtor e o contador são dispensados de guardar ou digitar qualquer documento, todo serviço é feito de maneira automatizada, apresentando, a cada nota de receita ou despesa, o controle financeiro e a previsão do IR a pagar no ano seguinte. Isso possibilita que o produtor ou contador encontre estratégias legais para minimizar o valor a ser pago em tributos.

Pitch completo da empresa

A Essent Agro possui um modelo escalável, com muita entrega de valor, tanto para produtores rurais que buscam por uma gestão tributária, quanto para contadores que buscam se reinventar no mercado agregando valor para seus clientes. Buscamos escalar nos próximos dois anos, pois o mercado de gestão tributária cresce rapidamente em demanda, já que a receita federal vem intensificando a fiscalização e as obrigações dos produtores rurais: pressionando os produtores a declararem o Imposto de Renda ou regularizarem situações de anos anteriores, que foram identificadas automaticamente devido a digitalização dos documentos fiscais. 

Outro motivo que nos leva a buscar esse crescimento é pelo riquíssimo banco de dados que estamos criando, que pode gerar novos negócios, visto que possuímos os dados mais fidedignos do produtor rural, sempre respeitando as regras de LGPD. Te convidamos para que venha junto com a gente, investir em uma Fintech/Agrotech que reinventou um processo contábil tradicional, dando agilidade, visão e consciência para uma tomada de decisão mais assertiva.

Já possuímos parceria com um dos maiores nomes do mercado rural do Brasil:

 

1. Problema

  • Organização documental: 

Produtores rurais possuem grande dificuldade em organizar e guardar documentos fiscais, acarretando em pagar mais imposto ou mesmo em cair em alguma operação da receita federal pela omissão documental.

  • Tempo:

A Agricultura 4.0 vem exigindo que o produtor rural destine tempo não só para o operacional, mas sim para a análise dos dados gerados dentro da propriedade pelos equipamentos de alta tecnologia vem tomando conta.

  • Controle Financeiro:

Mais de 90% dos produtores rurais brasileiros não possuem conhecimento claro de suas receitas e despesas, gerando problemas no fluxo de caixa e nos investimentos.

  • Planejamento Tributário:

O modelo tradicional de contabilidade não permite que o produtor e o contador tenham tempo hábil para planejar, visto que para realizar a elisão fiscal é necessário ter todos documentos de receita e de despesa em dia e traçar estratégias dentro do ano fiscal.

 

2. Modelo de Negócio

Como funciona

A Essent Agro oferece uma solução que tem gerado muito valor para produtores e contadores que possuem obrigatoriedades com a receita federal. O produtor fornece um certificado A1 para a Essent Agro que configura o mesmo no robô que faz a busca dos documentos fiscais. Estes documentos, quando emitidos contra o CPF do produtor, são trazidos, classificados e salvos dentro da plataforma. Os dados são imputados automaticamente dispensando a digitação.

Muitas informações são geradas após a entrada dos dados, é exibido um gráfico modelo pizza apresentando valores percentuais e monetários das categorias, tanto das receitas quanto das despesas. A cada nova nota a plataforma exibe uma prévia do cálculo do imposto de renda a pagar no ano seguinte. Através de um simulador de cenários futuros é possível que contadores e produtores realizem o planejamento tributário. É possível extrair relatórios mensais das receitas e despesas, possibilitando um melhor controle financeiro. Ao final do ano fiscal é possível exportar o livro caixa da atividade e o livro caixa digital.

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Soluções

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Como monetiza

O cliente, que pode ser tanto o produtor rural quanto o contador, contrata o serviço em um modelo pós-pago, podendo utilizá-lo durante o mês e pagá-lo apenas no mês seguinte. O ticket de entrada é de R$247,00/mês dando o direito a 45 lançamentos. É cobrado R$5,40 para cada lançamento adicional, caso haja.

 

3. Mercado

Público Alvo

No Brasil temos algo em torno de 4,1 milhões de CPFs de produtores rurais, segundo DataSebrae 1 trimestre 2018, que geraria um mercado potencial de aproximadamente R$ 20 bilhões/ano, porém como a grande maioria do produtores ainda não declaram IR, estimamos que nosso mercado atual seja algo em torno de R$ 4,4 bilhões/ano. Este mercado é crescente a cada ano e com grande velocidade devido as operações da receita federal focadas no agronegócio.

Concorrentes

Até o momento a Essent Agro possui entregas realmente diferenciadas no mercado. Sendo assim, consideramos como concorrentes diretos apenas duas empresas:

  • Connectere: plataforma de gestão de propriedades rurais que também entrega o livro caixa digital, porém todo input de dados é feito pelo cliente;

  • FarmCont: plataforma focada em contadores, tendo como entrega o Livro caixa e o Livro caixa digital, porém todo input de dados é feito pelo contador.

 

4. A Empresa

História

Se olharmos para os avanços que obtivemos nos últimos 20 anos na agricultura, perceberemos que houve uma renovação do parque de máquinas, altos investimentos em infra-estrutura, implantação de novas tecnologias tanto para o manejo do solo como para o manejo das culturas, porém um ponto que ainda vem sendo feito da mesma maneira de 20 ou 30 anos atrás é a gestão da propriedade. Essa só começa a ganhar importância em meados de 2018 quando o produtor começa a sentir que está sobrando menos dinheiro no bolso, isto pelo fato de que os custos para se produzir aumentaram, e muito, e tudo o que não se mede não se gerencia.

Sendo assim, despertou-se a necessidade de conhecer melhor a propriedade, entender onde estão os gargalos e quem realmente é o carro chefe dos negócios. Foi justamente assim, acompanhando de perto, colocando o pé no barro que nós da Essent Agro viemos para o mercado, focados em solucionar um problema real e de dor do produtor rural brasileiro. O momento do acerto com o Leão, que a cada ano parece ter mais fome, principalmente pelo agronegócio.

A Essent Agro faz parte do Grupo Essent, existente há mais de 40 anos no mercado, localizado no município de Tucunduva-RS. Três negócios formam o grupo, Essent Contabilidade, empresa focada na contabilidade empresarial e duas startups, sendo a Essent Jus com foco na contabilidade eleitoral e a Essent Agro com foco na contabilidade rural.

As atividades comerciais da Essent Agro se iniciaram em Setembro de 2018. Desde o seu início, a empresa é focada no produtor rural e tem como objetivo auxiliar no planejamento tributário e no controle financeiro, proporcionando ao produtor a redução do valor do imposto de renda pago a Receita Federal e a possibilidade de reinvesti-lo no seu próprio negócio, tornando cada vez mais sustentável e rentável a sua propriedade.

Linha do tempo

  • 2018: Lançamento da Essent Agro para o mercado atuando em um modelo B2C; parceria com a Bayer onde a Essent Agro foi inseirda na plataforma de troca de pontos (atualmente Orbia).
  • 2019: Essent Agro rodou nas principais feiras do Brasil, juntamente com a Bayer.
  • 2020: Início da validação do novo modelo de negócio.
  • 2021: Pivotagem para o modelo B2B2C.


Resultados

  • 2018: faturamento R$0,00 com 178 clientes não pagamentes;
  • 2019: faturamento R$16.994,49 com 256 clientes não pagantes e 17 clientes pagantes;
  • 2020: faturamento R$386.808,26 com 389 clientes sendo destes 73 não pagantes;
  • 2021: faturamento até Maio R$138.643,00 com 401 clientes sendo 48 não pagantes.

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Equipe

Nossa equipe atualmente é formada por onze colaboradores, os quais se dividem entre as seguintes áreas:

  • Customer Success: Alice Hamerski, Bruna de Costa, Cátia Kuhn, Jaíne Tainá Fuchs e Manoela Geiss; 
  • Comercial: Lucan Augusto Becker e Gabriel Krever;
  • Financeiro: Sara Bianca de Oliveira Bernardino;
  • C-Level: Giandrei Basso (CEO);
  • Conselho de Gestão: Guilherme Sturm, Lucas V. Faccin, Aline E. S. Sturm, Tatiana F. Angst e Egon Guilherme Sturm.

Estratégias de Crescimento

Com a pivotagem de modelo de negócios ganhamos muita força de captação de novos clientes, pois antes atuávamos no modelo B2C, onde nossa posição era de contador mesmo, antendendo o produtor rural. Na posição atual do modelo B2B2C, saímos da posição de contadores e colocamos no nosso lugar o contador do produtor e passamos a fornecer informação e tecnologia para este contador atender o seu cliente. Olhando para a escala, antes precisávmos converter produtor por produtor, neste modelo atual convertemos um contador que possui na sua base 20, 30, 100 produtores rurais.

Visão

Acreditamos que nossa visão é atuar com excelência profissional e ser reconhecido como referência na gestão rural, proporcionando crescimento sustentável com entrega de valor. Temos muito clara esta visão devido a grande carência do mercado por informação e serviços de qualidade e é isto que a Essent Agro tem feito, ajudado o contador e o produtor com informação atualizada e estratégias legais para gerar ganhos reais para ambos.

Equipe

Giandrei Basso

CEO

Sócio Fundador da Essent Agro. Formado em Agronomia pela UFSM e pós graduado em Gestão Empresarial na FGV. Atuou por 6 anos em revendas do Agronegócio e por 8 anos como Consultor empresarial atendendo diretamente produtores rurais, cooperativas, empresas privadas e multinacionais. Durante este período de consultoria também foi trainer, aplicando treinamentos de high performance para equipes comerciais e administrativas. Também é professor de MBA ministrando o módulo de Business Coaching em duas universidades. Durante a consultoria construiu uma grande rede de contatos e percorreu por todos os setores do agronegócios ganhando muita bagagem para estar à frente e liderando o crescimento da Essent Agro.

R$ 800 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, cada rodada pode ter um instrumento diverso. Para startups, os modelos mais comuns são a Nota Conversível em Participação Societária (Mútuo Conversível) e o Contrato de Promessa de Emissão de Ações (usado por startups que já são uma S.A. e desejam, ao final da rodada, já emitir ações aos investidores). Para projetos de dívida, como CRI e CRA, o modelo jurídico é o de Boletim de Subscrição, em que o investidor adere ao Termo de Securitização. Ainda, nas operações de Venture Debt, há o Mútuo Não Conversível Todos esses contratos são reconhecidos no mundo empresarial e amplamente reconhecidos juridicamente. Sempre confira, na página da oferta, o documento de investimento que será utilizado. O mesmo é disponibilizado, quando o usuário está logado, na barra lateral direita da página da oferta.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na Bolsa de Valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Os investimentos em startups podem resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo. pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota seja convertida em ações, ainda há a possibilidade de você exercer direito de preferência (a depender dos termos de cada oferta) e manter sua participação. Após a conversão, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio – lembre-se: startups costumam levar um longo tempo para dar lucro, e, por isso, não costumam distribuir dividendos nos primeiros anos. 4. Na maioria dos casos, após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Em alguns casos, você poderá optar por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. A empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer. Nos casos de operações de dívida, como Venture Debt, CRI, CRA, CR e outros, os riscos maiores são de inadimplência e mudanças regulatórias que venham a impedir a isenção de impostos e taxas de operações como CRIs e CRAs. Sempre confira os avisos de risco na página de cada projeto e na tela antes de concluir seu investimento.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Os setores de deeptech e biotech são os únicos que costumam ter algumas dessas exigências relevadas, pois são modelos de negócio que exigem longo prazo de investimento - para que sua tecnologia seja desenvolvida - antes de começarem a ter receita. Após a validação dos pontos acima, os negócios são avaliados por um comitê interno que analisa e aprova ou não o negócio a captar. Depois de superar estas duas primeiras etapas, a startup se submete a uma diligência extensa, feita por parceiro externo, que analisa o negócio sob o âmbito jurídico e contábil. Desta forma, aumentamos a confiabilidade sobre a contabilidade e estrutura jurídica da empresa, além de haver mais uma camada de análise da veracidade dos dados apresentados. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança ao investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá ser disponibilizada para investimento na Captable. Além disso, este processo gerará um Relatório de Análise Contábil e Jurídica da empresa disponibilizado publicamente na página de captação. Para projetos de dívida, a seleção das empresas é realizada através de análise jurídica e de compliance sobre as operações, além de diligências internas sobre cada empresa e o preenchimento de um instrumento de dívida para aprovação da operação. Em casos de distribuição ampla, os projetos de dívida também passam por um comitê interno de aprovação.
Através da Captable, você tem acesso a startups previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Além disso, encontra opções de investimento em operações de dívida, como CRI, CRA e Venture Debt. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias ou contratos de emissão de ações nas empresas; e, também, de ter ganhos recorrentes com operações de dívida. Na Captable, não é necessário possuir alto patrimônio para diversificar seus investimentos em diversos ativos inovadores, fomentando diferentes negócios e mitigando o seu risco. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o Painel do Investidor, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações e rentabilidade do seu portfólio de dívida.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em acões. Assim. você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
As operações de dívida, como CRI, CRA, CR e Venture Debt dependem da capacidade de pagamento das empresas que tomam o empréstimo. Todas as oportunidades são avaliadas por um comitê de crédito interno e passam por uma análise jurídica. No entanto, condições adversas de mercado e eventos imprevisíveis podem ocorrer e pode haver inadimplência. Em sua maioria, as operações contam com garantias reais que superam o valor da dívida, mas exigem prazo para execução e liquidação dos ativos para pagamento dos investidores. Sempre confira as garantias oferecidas na documentação de cada oferta.
Cada oportunidade possui uma conta bancária única, dedicada à custódia dos valores durante o período de captação. As transferências realizadas via PIX Copia & Cola ou QR Code único do aporte tem aprovação imediata e você deve receber uma confirmação em poucos minutos. Caso mais de dez minutos se passem sem a confirmação, entre em contato com nosso atendimento através do WhatsApp, disponível no botão no canto inferior direito da página. Motivos para a demora na aprovação incluem instabilidades no sistema PIX, na instituição financeira e transferências realizadas por contas com titularidade diferente da que consta no aporte. Sempre transfira os valores de uma conta de sua titularidade. Contas conjuntas podem resultar em atraso na aprovação.
Não. Para investimentos em startups, o risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores). Para operações de dívida, sua exposição também é limitada ao valor investido, havendo risco de inadimplência, mas mitigado pelas garantias dadas na operação.
Sim, todo o processo de investimento é realizado de forma on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX de uma conta de sua titularidade, utilizando o código PIX Copia & Cola ou QR Code específico de cada aporte. A aprovação do seu aporte costuma levar poucos minutos e ocorre de forma automática. Por último, depois de concluída a captação – seja por tempo máximo transcorrido, ou atingimento do valor máximo a captar – você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato também fica disponível para assinatura em seu Painel do Investidor e, após finalizado, para download no mesmo ambiente. Também é no Painel do Investidor onde ocorre o acompanhamento da startup ou andamento da dívida, com alguns indicadores que serão atualizados trimestralmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a captação atinja dois terços da meta (ou 66,6%), a captação será considerada bem-sucedida e se torna um investimento garantido. Ainda que a rodada não atinja a íntegra da meta da captação (100% ou 125% quando há overfunding), ao final da rodada os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup ou para a tomadora da dívida. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de dois terços do valor alvo máximo captado, por regulação da CVM, a rodada não é considerada bem-sucedida e a Captable devolverá os recursos depositados pelos investidores que já tiverem sido transferidos em até 5 dias após o término da captação.