Essent Agro

Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto

Agtech
Resumo

Resumo da Empresa

A Essent Agro é uma fintech do agro que ajuda o produtor rural e o contador a ter mais organização, tempo, transparência, controle e planejamento para com as obrigações legais exigidas pela receita federal. Através de uma ferramenta única desenvolvida pela Essent Agro, o produtor e o contador são dispensados de guardar ou digitar qualquer documento, todo serviço é feito de maneira automatizada, apresentando, a cada nota de receita ou despesa, o controle financeiro e a previsão do IR a pagar no ano seguinte. Isso possibilita que o produtor ou contador encontre estratégias legais para minimizar o valor a ser pago em tributos.

Pitch completo da empresa

A Essent Agro possui um modelo escalável, com muita entrega de valor, tanto para produtores rurais que buscam por uma gestão tributária, quanto para contadores que buscam se reinventar no mercado agregando valor para seus clientes. Buscamos escalar nos próximos dois anos, pois o mercado de gestão tributária cresce rapidamente em demanda, já que a receita federal vem intensificando a fiscalização e as obrigações dos produtores rurais: pressionando os produtores a declararem o Imposto de Renda ou regularizarem situações de anos anteriores, que foram identificadas automaticamente devido a digitalização dos documentos fiscais. 

Outro motivo que nos leva a buscar esse crescimento é pelo riquíssimo banco de dados que estamos criando, que pode gerar novos negócios, visto que possuímos os dados mais fidedignos do produtor rural, sempre respeitando as regras de LGPD. Te convidamos para que venha junto com a gente, investir em uma Fintech/Agrotech que reinventou um processo contábil tradicional, dando agilidade, visão e consciência para uma tomada de decisão mais assertiva.

Já possuímos parceria com um dos maiores nomes do mercado rural do Brasil:

 

1. Problema

  • Organização documental: 

Produtores rurais possuem grande dificuldade em organizar e guardar documentos fiscais, acarretando em pagar mais imposto ou mesmo em cair em alguma operação da receita federal pela omissão documental.

  • Tempo:

A Agricultura 4.0 vem exigindo que o produtor rural destine tempo não só para o operacional, mas sim para a análise dos dados gerados dentro da propriedade pelos equipamentos de alta tecnologia vem tomando conta.

  • Controle Financeiro:

Mais de 90% dos produtores rurais brasileiros não possuem conhecimento claro de suas receitas e despesas, gerando problemas no fluxo de caixa e nos investimentos.

  • Planejamento Tributário:

O modelo tradicional de contabilidade não permite que o produtor e o contador tenham tempo hábil para planejar, visto que para realizar a elisão fiscal é necessário ter todos documentos de receita e de despesa em dia e traçar estratégias dentro do ano fiscal.

 

2. Modelo de Negócio

Como funciona

A Essent Agro oferece uma solução que tem gerado muito valor para produtores e contadores que possuem obrigatoriedades com a receita federal. O produtor fornece um certificado A1 para a Essent Agro que configura o mesmo no robô que faz a busca dos documentos fiscais. Estes documentos, quando emitidos contra o CPF do produtor, são trazidos, classificados e salvos dentro da plataforma. Os dados são imputados automaticamente dispensando a digitação.

Muitas informações são geradas após a entrada dos dados, é exibido um gráfico modelo pizza apresentando valores percentuais e monetários das categorias, tanto das receitas quanto das despesas. A cada nova nota a plataforma exibe uma prévia do cálculo do imposto de renda a pagar no ano seguinte. Através de um simulador de cenários futuros é possível que contadores e produtores realizem o planejamento tributário. É possível extrair relatórios mensais das receitas e despesas, possibilitando um melhor controle financeiro. Ao final do ano fiscal é possível exportar o livro caixa da atividade e o livro caixa digital.

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Soluções

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Como monetiza

O cliente, que pode ser tanto o produtor rural quanto o contador, contrata o serviço em um modelo pós-pago, podendo utilizá-lo durante o mês e pagá-lo apenas no mês seguinte. O ticket de entrada é de R$247,00/mês dando o direito a 45 lançamentos. É cobrado R$5,40 para cada lançamento adicional, caso haja.

 

3. Mercado

Público Alvo

No Brasil temos algo em torno de 4,1 milhões de CPFs de produtores rurais, segundo DataSebrae 1 trimestre 2018, que geraria um mercado potencial de aproximadamente R$ 20 bilhões/ano, porém como a grande maioria do produtores ainda não declaram IR, estimamos que nosso mercado atual seja algo em torno de R$ 4,4 bilhões/ano. Este mercado é crescente a cada ano e com grande velocidade devido as operações da receita federal focadas no agronegócio.

Concorrentes

Até o momento a Essent Agro possui entregas realmente diferenciadas no mercado. Sendo assim, consideramos como concorrentes diretos apenas duas empresas:

  • Connectere: plataforma de gestão de propriedades rurais que também entrega o livro caixa digital, porém todo input de dados é feito pelo cliente;

  • FarmCont: plataforma focada em contadores, tendo como entrega o Livro caixa e o Livro caixa digital, porém todo input de dados é feito pelo contador.

 

4. A Empresa

História

Se olharmos para os avanços que obtivemos nos últimos 20 anos na agricultura, perceberemos que houve uma renovação do parque de máquinas, altos investimentos em infra-estrutura, implantação de novas tecnologias tanto para o manejo do solo como para o manejo das culturas, porém um ponto que ainda vem sendo feito da mesma maneira de 20 ou 30 anos atrás é a gestão da propriedade. Essa só começa a ganhar importância em meados de 2018 quando o produtor começa a sentir que está sobrando menos dinheiro no bolso, isto pelo fato de que os custos para se produzir aumentaram, e muito, e tudo o que não se mede não se gerencia.

Sendo assim, despertou-se a necessidade de conhecer melhor a propriedade, entender onde estão os gargalos e quem realmente é o carro chefe dos negócios. Foi justamente assim, acompanhando de perto, colocando o pé no barro que nós da Essent Agro viemos para o mercado, focados em solucionar um problema real e de dor do produtor rural brasileiro. O momento do acerto com o Leão, que a cada ano parece ter mais fome, principalmente pelo agronegócio.

A Essent Agro faz parte do Grupo Essent, existente há mais de 40 anos no mercado, localizado no município de Tucunduva-RS. Três negócios formam o grupo, Essent Contabilidade, empresa focada na contabilidade empresarial e duas startups, sendo a Essent Jus com foco na contabilidade eleitoral e a Essent Agro com foco na contabilidade rural.

As atividades comerciais da Essent Agro se iniciaram em Setembro de 2018. Desde o seu início, a empresa é focada no produtor rural e tem como objetivo auxiliar no planejamento tributário e no controle financeiro, proporcionando ao produtor a redução do valor do imposto de renda pago a Receita Federal e a possibilidade de reinvesti-lo no seu próprio negócio, tornando cada vez mais sustentável e rentável a sua propriedade.

Linha do tempo

  • 2018: Lançamento da Essent Agro para o mercado atuando em um modelo B2C; parceria com a Bayer onde a Essent Agro foi inseirda na plataforma de troca de pontos (atualmente Orbia).
  • 2019: Essent Agro rodou nas principais feiras do Brasil, juntamente com a Bayer.
  • 2020: Início da validação do novo modelo de negócio.
  • 2021: Pivotagem para o modelo B2B2C.


Resultados

  • 2018: faturamento R$0,00 com 178 clientes não pagamentes;
  • 2019: faturamento R$16.994,49 com 256 clientes não pagantes e 17 clientes pagantes;
  • 2020: faturamento R$386.808,26 com 389 clientes sendo destes 73 não pagantes;
  • 2021: faturamento até Maio R$138.643,00 com 401 clientes sendo 48 não pagantes.

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Equipe

Nossa equipe atualmente é formada por onze colaboradores, os quais se dividem entre as seguintes áreas:

  • Customer Success: Alice Hamerski, Bruna de Costa, Cátia Kuhn, Jaíne Tainá Fuchs e Manoela Geiss; 
  • Comercial: Lucan Augusto Becker e Gabriel Krever;
  • Financeiro: Sara Bianca de Oliveira Bernardino;
  • C-Level: Giandrei Basso (CEO);
  • Conselho de Gestão: Guilherme Sturm, Lucas V. Faccin, Aline E. S. Sturm, Tatiana F. Angst e Egon Guilherme Sturm.

Estratégias de Crescimento

Com a pivotagem de modelo de negócios ganhamos muita força de captação de novos clientes, pois antes atuávamos no modelo B2C, onde nossa posição era de contador mesmo, antendendo o produtor rural. Na posição atual do modelo B2B2C, saímos da posição de contadores e colocamos no nosso lugar o contador do produtor e passamos a fornecer informação e tecnologia para este contador atender o seu cliente. Olhando para a escala, antes precisávmos converter produtor por produtor, neste modelo atual convertemos um contador que possui na sua base 20, 30, 100 produtores rurais.

Visão

Acreditamos que nossa visão é atuar com excelência profissional e ser reconhecido como referência na gestão rural, proporcionando crescimento sustentável com entrega de valor. Temos muito clara esta visão devido a grande carência do mercado por informação e serviços de qualidade e é isto que a Essent Agro tem feito, ajudado o contador e o produtor com informação atualizada e estratégias legais para gerar ganhos reais para ambos.

Equipe

Giandrei Basso

CEO

Sócio Fundador da Essent Agro. Formado em Agronomia pela UFSM e pós graduado em Gestão Empresarial na FGV. Atuou por 6 anos em revendas do Agronegócio e por 8 anos como Consultor empresarial atendendo diretamente produtores rurais, cooperativas, empresas privadas e multinacionais. Durante este período de consultoria também foi trainer, aplicando treinamentos de high performance para equipes comerciais e administrativas. Também é professor de MBA ministrando o módulo de Business Coaching em duas universidades. Durante a consultoria construiu uma grande rede de contatos e percorreu por todos os setores do agronegócios ganhando muita bagagem para estar à frente e liderando o crescimento da Essent Agro.

R$ 800 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.