Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto
A Play Delivery é uma plataforma intermediação de entregas 100% digital, que ajuda pessoas e empresas a solucionarem o delivery. Através de uma rede de licenciados, conectamos entregadores autônomos a estabelecimentos que necessitam de serviço de delivery last mile. Com tecnologia 100% proprietária, +100 cidades atendidas, +1.100 clientes únicos por mês e +75.000 entregadores cadastrados, já estamos atuando em 18 Estados brasileiros.
Em empresas tradicionais de delivery a cobrança geralmente é uma mensalidade fixa alta, com valor mínimo por turno, além do pagamento de taxas por entrega. Já os aplicativos de pedidos cobram a cada entrega, mas possuem altas taxas - de 27% a 32% do total do pedido. Quando a empresa possui entregador contratado, precisa pagar pelo entregador mesmo em períodos ociosos e corre o risco jurídico de ter um vínculo empregatício.
A Play Delivery nasceu com o objetivo de solucionar todos esses problemas - possibilitando o delivery proprietário de forma mais efetiva e com menos riscos para o empreendedor. Através de uma plataforma 100% proprietária, a solução conecta solicitantes, entregadores e licenciados.
A startup vende licenças para pessoas que desejem implementar o sistema em uma determinada cidade, o licenciado faz o cadastramento dos entregadores e os conecta aos solicitantes - as empresas que buscam entregadores. Sendo assim, a startup possui receitas tanto com o licenciamento para expansão para novas regiões e uma taxa a cada entrega realizada pela plataforma.
As entregas através da Play Delivery cresceram 900% em 2020 e a startup já possui mais de 75 mil entregadores na base, com mais de 1000 empresas utilizando o serviço. Com mais de 100 licenciados, a startup pretende acelerar o crescimento e estar presente em mais de 700 cidades até 2025.
A Play Delivery está com um modelo de negócios ajustado, escalável e rentável. Hoje sabemos exatamente como crescer exponencialmente e temos planos bem estruturados para os próximos períodos. Agora é acelerar o número de cidades atendidas e entregas transacionadas para, nos próximos anos, nos consolidar como referência no delivery de restaurantes, farmácias, varejo e entregas em geral (pessoas físicas e corporativo).
Seguimos entregando valor para toda cadeia, estabelecimentos, licenciados e entregadores - um diferencial marcante.
Alto custo com entregas: o formato de cobrança realizado por empresas tradicionais sempre foi uma mensalidade fixa alta, um valor mínimo pelo turno, além do pagamento de taxas por entrega. Já os aplicativos de pedidos, quando fazem também a entrega, cobram entre 27 e 32% sobre o total do pedido.
Ociosidade: Os estabelecimentos pagam pelo entregador mesmo que não existam entregas para realizar.
Risco jurídico: O fato dos entregadores serem fixos no estabelecimento e cumprirem horários, pode caracterizar vínculo empregatício, ao contrário dos entregadores em nuvem.
O mercado de logística é um dos que mais crescem no mundo, por isso também com um grande número de deals realizados recentemente, tanto nacionais como internacionais.
A Play Delivery atua fortemente no mercado last mile, contemplando, principalmente, o delivery de restaurantes, além de farmácias e corporativos.
Últimos deals nacionais
03/2021: Tonolucro é adquirida pela Magazine Luiza. Valor não divulgado.
03/2021: Loggi recebe mais um aporte, agora de US$ 212 milhões.
12/2020: Diálogo Logística é adquirida pela BBM Logística. Valor R$82 milhões
09/2020: AiQFome é adquirida pela Magazine Luiza. Valor não divulgado.
10/2018: James Delivery é adquirida pelo Grupo Pão de Açucar. Valor não divulgado.
05/2018: LogBee é adquirida pela Magazine Luiza. Valor não divulgado.
Food delivery
Este mercado está em crescimento constante e, por consequência da pandemia de 2020/21, acelerou mais ainda esse crescimento. Players do mercado acreditam que o crescimento deve se manter, principalmente por novos restaurantes atendendo apenas delivery e outros que se reinventaram neste período.
Dados oficiais, ainda de 2019, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) já mostram o potencial do mercado.
Farma delivery
Grandes desenvolvimentos foram vistos neste mercado, devido à pandemia, com crescimento de 72% no delivery, segundo Associação Brasileira de Redes de Farmácias, que representa apenas 40% do mercado total.
Vale ressaltar que apenas 1% dos atendimentos são realizados online, o que mostra um potencial de crescimento ainda maior do delivery para os próximos anos.
Concorrentes
Box Delivery, Bee Delivery.
Como funciona
A Play Delivery oferece uma solução completa, através de uma plataforma 100% proprietária, onde entregadores se colocam à disposição para realizar entregas próximas a eles, que são visualizadas por um aplicativo.
Conectamos e envolvemos, portanto, três grupos importantes:
Solicitante
Entregadores
Licenciados
O solicitante acessa a plataforma e informa os dados de coleta e entrega, o formato do pacote, a forma de pagamento - pode ser por boleto bancário, cartão de crédito ou PIX, podendo ser pré-pago ou pós-pago - e outros detalhes como urgência e assinatura virtual do recebedor da encomenda.
Para empresas, o acesso à plataforma pode ser realizado por integração de sistemas e o pagamento por boleto bancário.
O entregador recebe uma chamada pelo aplicativo, considerando sua localização e capacidade de transporte, visualiza o formato da carga, a distância que ele está do ponto de coleta, as distâncias entre os pontos de coleta e entrega, além do valor da entrega. Com um clique ele aceita para iniciar a entrega. Em cada ponto da entrega é necessário que o entregador finalize a tarefa e colete dados do contato que o atendeu, podendo ainda coletar assinatura na tela do aplicativo, caso o solicitante tenha exigido.
Os licenciados possuem uma plataforma única onde podem gerenciar toda sua base de entregadores, clientes, processos comerciais e um painel de controle total das entregas, em tempo real. *Valores da imagem são ilustrativos para preservar o licenciado.
Monetização
Possuímos, atualmente, duas principais fontes de receita.
Venda de licenças: 100% de margem para a licenciadora
Comissão por entrega transacionada: 10% para a licenciadora, 80% para o entregador e 10% para a licenciada
Outras fontes de receitas já foram mapeadas e algumas já estão em fase de testes. Todas elas estão representadas abaixo, porém como são bem estratégicas, revelaremos ao longo do período.
Nossa história
No começo da Play Delivery, em 2015, atuamos apenas em Porto Alegre - RS, no mercado corporativo e para pessoas físicas. Com o tempo, conhecendo mais o mercado e com o sistema mais robusto, entendemos que o que nos faria crescer em curto prazo seria o mercado de food, pois o volume de entregas é consideravelmente maior. A partir de 2016, ainda com operação própria, focamos também em conquistar clientes food.
Foi então que, ao final do ano de 2018, começamos a estudar mais o mercado de franquias e licenciamento, para expandir nosso negócio para o Brasil inteiro.
Já em 2019 nosso foco era o modelo de licenciamento. De lá para cá, estamos em busca de novas cidades e, nessas cidades, acelerar o crescimento de entregas.
A tecnologia
Nosso sistema é muito completo tanto para quem solicita, seja por integração, web ou app, como para quem recebe os pedidos, os entregadores. Além disso, temos um sistema especialmente desenvolvido para os licenciados gerenciarem seus clientes e os entregadores.
Todo sistema de cobrança e pagamentos é automático e gerenciado pela plataforma. Todos envolvidos em uma solicitação possuem uma Play Conta e, a partir dela, o pagamento da entrega é direcionado para seus credores, entregador, licenciado e a licenciadora, e tudo pode ser feito via PIX.
Linha do Tempo
2015 - Início da operação e desenvolvimento do sistema
2016 - Atendimento ao mercado food
2018 - Primeiras entregas fora de Porto Alegre
2019 - Pivotamos apenas para o modelo de licenciamento.
2020 - Atingimos a marca de 100 licenciados
Resultados no modelo atual
2019: 30 licenças vendidas
2020: 70 licenças vendidas
Estratégias de crescimento
Nossa estratégia é focada no aumento de cidades atendidas e na aceleração da curva de entregas. Para isso daremos bastante atenção para quatro tópicos principais.
Melhora constante no processo de seleção de licenciados
Processos entre os participantes do marketplace 100% automatizados
Parcerias nacionais
Marketing
Visão
Ser o maior marketplace digital de entregadores do Brasil em entregas agenciadas até 2025, estando presente em pelo menos 700 cidades.
Cofundador e CEO
Estudou desde a maternidade até o Ensino Médio no Colégio Israelita. Graduado em Ciências da Computação na UFRGS e Pós-Graduado com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Trabalhou no meio acadêmico com a Hewlett Packard, no Centro de Processamento de Dados da UFRGS e na Procempa. Foi Gestor em outras empresas de tecnologia desde software para Bolsa de Valores e industria de hardware. É apaixonado por música e tecnologia.
Cofundador e Membro do Conselho
Estudou desde a maternidade até o Ensino Médio no Colégio Israelita. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais. Advogado. Realizou EMPRETEC, curso de empreendedorismo originário da ONU. Está no mundo digital desde 2008. Cofounder e mentor da ideia e do nome da Play Delivery, onde atuou no setor comercial e parcerias por 5 anos. Morou 1 ano em Israel, conhecido como país das startups. Amante de inovação.
Cofundador e Membro do Conselho
Formado em Administração de Empresas pela PUCRS e cursou Engenharia Elétrica pela mesma faculdade. Sempre trabalhou com tecnologia, especialmente na Human Mobile, atualmente Zenvia e, após foi cofundador do aplicativo de descontos Mobo Cupons, até fazer um exit e cofundar a Play Delivery.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.
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