Veriza

Brasília / DF | Site da Empresa |

A Veriza é uma fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital. Utilizamos o aval solidário digital que viabiliza o acesso desses microempreendedores ao crédito. O aval solidário reduz de forma importante a inadimplência quando comparada com a inadimplência de crédito individual.

Captação


Reservado nos últimos 7 dias

Marcio e outras 331 pessoas estão investindo

Valor da ação R$ 10,00
Lote mínimo de ações 100
Investimento mínimo R$ 1.000
Valuation R$ 10.000.000
Participação 15%
Total captado R$ 1.500.000
Mín. a captar R$ 1.000.000
Máx. a captar R$ 1.500.000
Fim da captação 21/06/2021

Propósito

Por que fazemos?

Queremos ajudar grupos de microempreendedores a conseguir crédito de forma simples, rápida e com taxas de juros menores que o crédito tradicional. Queremos transformar o mercado de microcrédito no Brasil.

Como fazemos?

Nossa solução ajuda esses microempreendedores a montar um grupo de microcrédito usando tecnologia. O líder do grupo através do nosso aplicativo ou site convida outros microempreendedores que tenham um vínculo social com ele. Feito isso, todos assinam digitalmente uma cédula de crédito bancário. Usamos o aval solidário. Todos são corresponsáveis pelo valor de empréstimo do grupo.

O que fazemos?

Somos uma fintech que oferece microcrédito para grupo de microempreendedores de forma totalmente digital.

Indicadores

Informações sobre a oferta pública

A Veriza é primeira fintech a oferecer microcrédito em grupo para microempreendedores de forma totalmente digital. Temos um modelo escalável que pode atingir todo o Brasil e América Latina. Nosso modelo é mais eficiente do que os modelos atuais de microcrédito em grupo que possuem processos muito manuais com altos custos e dificuldade de expansão. Nosso produto tem alta margem, resultado dos baixos custos e da baixa inadimplência.

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1. Problema

Os microempreendedores, em sua maioria, são informais e com pouco histórico no sistema financeiro. Em função disso, têm muita dificuldade de acesso a crédito. Eles são invisíveis aos bancos. Se eventualmente conseguem acesso a crédito, sofrem com taxas de juros exorbitantes, demora e burocracia.

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2. Modelo de Negócio

Evolução do produto

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Como funciona

O microempreendedor acessa nossa plataforma de crédito em grupo via aplicativo ou site, faz simulações de empréstimo, depois convida pelo aplicativo outros microempreendedores que fazem parte do seu convívio social (amigos, vizinhos, colegas de atividade empreendedora). Esses convidados devem aceitar o convite enviado ao celular deles. Todos fazem o cadastro e mandam fotos dos documentos. A Veriza avalia o risco de crédito do grupo e faz pelo menos uma entrevista para checar o vínculo dos membros do grupo. No caso de aprovação do crédito, os membros do grupo assinam conjuntamente e de forma digital uma cédula de crédito bancário (aval solidário). Todos são corresponsáveis pelo empréstimo total feito ao grupo.

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Perfil dos microcréditos

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Como monetiza

A Veriza entrega para uma instituição financeira um grupo de microcrédito com avaliação de crédito feita e recebe uma comissão por isso. Essa remuneração varia de instituição para instituição. As comissões representam em média 10% do valor total emprestado. Além das comissões pela operação de crédito, a Veriza vai receber comissões pela venda de produtos de seguros de vida e acidentes pessoais. 


3. Mercado

Segundo dados do IBGE, o Brasil possui mais de 30 milhões de microempreendedores informais. Esses microempreendedores têm grande dificuldade de acesso a crédito. Esses microempreendedores demandam bilhões em microcrédito. Somente o programa Crediamigo do Banco do Nordeste emprestou mais de R$ 12 bilhões em microcrédito durante o ano de 2020. 

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Estamos falando de um “oceano azul”, microempreendedores com grande dificuldade de acesso a crédito em função da informalidade e do pouco histórico no sistema financeiro. O Crediamigo é um concorrente bem estabelecido com uma presença restrita ao nordeste com uma operação muito manual. Nas demais regiões, os concorrentes são financeiras, alguns bancos e até mesmo agiotas. 

Não existem iniciativas de microcrédito em grupo totalmente digital. Analisamos diferentes operações de microcrédito em grupo no Brasil e em outras partes do mundo. O renomado Banco do Povo de Bangladesh, liderado pelo Prêmio Nobel Muhammad Yunnus, o Banco Compartamos, no México e o Crediamigo foram grandes inspirações. Analisamos o Crescer da Caixa Econômica Federal, o Movera do Banco do Brasil e o Prospera ligado ao Banco Santander. Avaliamos ainda operações de crédito individual para o nosso público, como é o caso da Avante.  


4. A Empresa

História

No segundo semestre de 2019, a Veriza começou um trabalho de product discovery com objetivo de avaliar o melhor produto de crédito para microempreendedores. A ideia era trabalhar sobre um projeto de grande impacto sobre a sociedade. Um projeto com muito propósito. Montamos um time entre Veriza, dois consultores da empresa Kleer, de Buenos Aires e ainda consultores da Empresa Junior Grupo Gestão, da UNB. Foram meses de trabalho, entrevistas e testes de protótipos até chegar a um modelo de produto que pudesse ser desenvolvido.

Com o protótipo pronto começamos o processo de desenvolvimento de uma landing page e do nosso aplicativo. Trabalhamos utilizando metodologias ágeis e organizamos nossas entregas através de sprints. Nossa landing page foi colocada no ar ainda no primeiro semestre de 2020. Em seguida, colocamos no ar nosso aplicativo para Android. Começamos a fazer ações de marketing digital com objetivo de trazer leads para nossa solução. Já em julho de 2020, depois de fechar um acordo de correspondente bancário com a financeira BIORC, começamos a realizar as primeiras operações de microcrédito em grupo. 

Linha do Tempo

2º semestre de 2019:

  • Começamos o trabalho de product discovery.

1º semestre de 2020:

  • Criação da empresa;
  • Lançamento do aplicativo para Android e landing page.

2º semestre de 2020:

  • Começamos a operar com microcrédito;
  • Fomos acelerados pela Cotidiano;
  • Convênio com a Fundação Assis Chateaubriand para o Programa Todas Elas, que trabalha na formação de mulheres empreendedoras;
  • Convênio com o programa de educação financeira Não Sou Gabriela.

1º semestre de 2021:

  • Aceleração pela Ventures, da Google;
  • Lançamento do app para IOS.

Resultados

Com objetivo de provar nossa tese, começamos, com recursos próprios, a operar no segundo semestre de 2020 e fizemos nossas primeiras 30 operações. Nos primeiros meses de 2021 fizemos mais 100 operações. Temos uma plataforma de empréstimos em grupo pronta para escalar e atender a forte demanda dos microempreendedores por crédito.

Equipe

A Veriza conta com os sócios Juvencio Braga como seu fundador e CEO, Flávio Alves como CTO e César Martins como head comercial e principal responsável pela formação de parcerias. Além de uma equipe que compõe as áreas de Análise de risco, design de produto, desenvolvimento e marketing digital.

Visão

Acreditamos que com propósito e muita tecnologia podemos ajudar a vida dos milhões de microempreendedores brasileiros que precisam de crédito para desenvolver suas atividades. Nossa iniciativa vai transformar o mercado de microcrédito no Brasil. Queremos ainda alcançar o mercado latino-americano e ser maior operação de microprodutos financeiros da América Latina.

 

5. Plano de Expansão

  • A Veriza quer buscar parcerias com instituições financeiras (IFs) com objetivo de gerar  funding para nossas operações de microcrédito. Além de IFs podemos buscar recursos de fundos de direitos creditórios (FDICs), buscar inclusive montagem de FDICs exclusivos. Nosso objetivo é receber ainda recursos de fundos dedicados a inicitivas ESG;
  • Usamos marketing digital para trazer leads (microempreendedores) para a nossa solução. Fazemos campanhas em Facebook, Instagram e Google ADS;
  • Fazemos parcerias, a exemplo do que fizemos com a Fundação Assis Chateaubriand. Estamos buscando parcerias com feiras, associações e shoppings populares;
  • Estamos trabalhando ainda com orientadoras de microcrédito que já tiveram carteira de clientes de microcrédito no passado. A experiência dessas orientadoras é de que o uso da nossa ferramenta aumenta em muito a produtividade do trabalho desenvolvido por elas;
  • Em função da nossa atuação digital, já temos clientes em estados do sul ao norte do país, mas nossa atuação nesse momento está focada sobre DF e entorno. Queremos já a partir do 1º semestre de 22 expandir de forma sistemática a ação sobre outras regiões do Brasil;
  • Ações na mídia social com objetivo de criar tração;
  • Venda de seguros.

...

ENTRE ou CADASTRE-SE e tenha acesso à todas informações sobre a oferta, como:

  • Modelo de receita
  • Plano de expansão
  • Documentos contábeis
  • Pitch deck
  • etc...

Equipe

Juvencio Braga

CEO

Mestrado em Economia pela EPGE/FGV. Foi CEO da CNP Seguros de Vida em Buenos Aires, Argentina. Foi Diretor Executivo da Caixa Vida & Previdência. Toda a carreira ligada a finanças, investimento e risco.

Flávio Alves

CTO

Dedicou boa parte de sua carreira à projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos no Brasil e na Europa. É fundador do Novatics, um estúdio de design e desenvolvimento de software que ajuda empresas de todo o mundo na criação de produtos digitais e na adoção de Lean e Ágil.

Cesar Martins de Castro

Líder Comercial

Conta com mais de 25 anos de experiência profissional no desenvolvimento de negócios de soluções e serviços de tecnologia da informação, para organizações governamentais e privadas. Construiu uma carreira de sucesso em grandes corporações multinacionais, tais como SIEMENS (UNIFY), ORACLE, CISCO e ALCATEL-LUCENT.

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Valor da ação R$ 10,00
Lote mínimo de ações 100
Investimento mínimo R$ 1.000
Valuation R$ 10.000.000
Participação 15%
Total captado R$ 1.500.000
Mín. a captar R$ 1.000.000
Máx. a captar R$ 1.500.000
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