A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e entregando decisões prontas para o agricultor. Atualmente, a Sensix monitora quase 2 milhões de hectares, em cinco países diferentes (Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia e Guatemala). Entre os mais de 60 clientes, estão grandes grupos agrícolas, como Algar Farming, Santa Colomba, GGF e Pedra Agroindustrial. Nos últimos quatro anos, a Sensix teve um crescimento de quase 1000% na receita mensal recorrente, com alta retenção de clientes e potencial de cross-sell e up-sell. A tecnologia proprietária da Sensix já conquistou investimento de grandes nomes, como: Domo Invest, Algar Ventures e Silver Angels e essa rodada na Captable conta com o coinvestimento da SLC Agrícola e Domo Invest. Com a rodada, projeta chegar ao break-even em até 12 meses, atingindo um faturamento de R$ 3,65 milhões em 2023.
A rodada da Sensix na Captable conta com o coinvestimento de:
A Sensix, através da plataforma FieldScan, fornece análises de performance de lavouras utilizando dados sobre o histórico e condição do cultivo. Ao correlacionar dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários, consolidamos as informações de maneira padronizada e influenciamos diretamente a rentabilidade dos cultivos, gerando economia de insumos, maior produtividade e maior eficiência operacional.
Através de técnicas avançadas de tratamento de dados e inteligência artificial, a plataforma é capaz de entregar mapas de localização de plantas daninhas, quantificar falhas de plantio, identificar regiões com baixo desenvolvimento de plantas e evidenciar a variação de fertilidade do solo. A partir dessas análises o agricultor consegue tomar melhores decisões agronômicas e, seguindo as recomendações geradas, aplicar de forma variável insumos como fertilizantes, corretivos de solo, nematicidas, reguladores de crescimento (algodão), indutores de resistência e herbicidas, se comunicando de forma automatizada com o maquinário no campo.
Gama de soluções da Sensix.
Interface da plataforma FieldScan mostrando a variabilidade na fertilidade do solo.
A Sensix hoje monitora quase 2 milhões de hectares em culturas como soja, cana-de-açúcar, tabaco, milho e algodão, fornecendo indicadores acionáveis em menos de 24 horas para os clientes.
Evolução da área processada pela plataforma FieldScan.
Crescimento
A Sensix apresenta um modelo SaaS de geração de receita predominantemente recorrente - representando aproximadamente 75% do total do faturamento em 2022 - através do licenciamento dos seus produtos. A startup apresentou um crescimento relevante em 2022, atingindo 1.7MM de faturamento e aumentando o seu faturamento em 80% em relação a 2021. Além disso, a Sensix vem atingindo a sua meta de margem bruta de 70% - demonstrando a substancial escalabilidade do seu negócio.
Produto
Com tecnologia proprietária a Sensix que integra dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários usando Inteligência Artificial para entregar insights e decisões prontas para o agricultor. Os resultados são surpreendentes: 70% de redução dos custos com químicos e fertilizantes e aumento de 20% na produtividade das lavouras. Não à toa, a Sensix conquitou grandes clientes do setor através de sua abordagem comercial também ancorada em cases de sucesso.
Mercado
Segundo o relatório “2022 Wrapped” do SlingHub, as agritechs foram o único segmento que teve sua participação expandida em 2022 no mercado de Venture Capital brasileiro – ou seja, ganhou espaço frente a todos os outros segmentos. Em números, no índice ‘Startup Index’ do mesmo relatório, as agritechs cresceram em 240% sua participação no ecossistema brasileiro. O Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), calcula que o PIB do setor avançará 8% neste ano, enquanto o brasileiro tem previsão de se manter estagnado. Essa pujância manifesta do agronegócio - em um contexto de aumentos substanciais de custos variáveis de produção - irá demandar cada vez mais soluções tecnológicas para aumentar sua capacidade de gestão.
Em 2016, o então Vice Presidente da Dupont Jim Borel, falou em um congresso de segurança alimentar: “Devemos nos lembrar que nos próximos 40 anos vamos ter que produzir mais alimentos do que nos últimos 10.000 anos combinados”. Isso nos dá uma ideia da exponencialização da agricultura nas próximas décadas.
Mas ainda há desafios dentro da fazenda. Segundo o Instituto Emater cerca de 46% dos químicos aplicados nas lavouras são desperdiçados. Isso se deve a uma gestão agronômica pouco baseada em dados. Essa falta de rastreabilidade e previsibilidade leva a ineficiências que reduzem o potencial de produção e retorno do agricultor. É necessário produzir mais e melhor, com lucro e sustentabilidade.
Somado a isso, o aumento substancial dos custos variáveis de produção nos últimos anos exigem cada vez mais capacidade de gestão do agricultor, gerando demanda constante por implementação de processos e tecnologia. A agricultura de precisão é a maior aliada nessa jornada.
Histórico de preços das principais matérias primas na produção de grãos no Brasil (US$/t). Fonte: Agrinvest.
Somos uma plataforma SaaS (Software as a Service) para quem busca gestão agronômica de alto nível. Fornecemos a plataforma com uma assinatura anual e preço baseado na quantidade de hectares que o cliente deseja monitorar, e também nos módulos que ele deseja usar (módulo de solos, satélite, drones, colheita etc). Essa precificação geralmente varia de R$8,00/ha/ano a R$15,00/ha/ano.
O fato da monetização estar baseada no tamanho da área do produtor, faz com que a ferramenta se adapte a todos os portes de produção, fornecendo acesso completo com valores mensais a partir de R$250,00 (agricultores com menos de 250 hectares).
Além dos agricultores, também fornecemos a plataforma para consultorias de agricultura de precisão, que escalam suas operações de coleta de dados e recomendações de insumos com a ferramenta, digitalizando a entrega de resultados para seus clientes agricultores. Hoje cerca de 30% da receita é proveniente dessas consultorias.
Tipos de clientes da Sensix.
A prospecção de grandes produtores de grãos e usinas de cana-de-açúcar é feita a partir de metodologias de vendas que combinam inteligência de mercado, inbound marketing e field sales (vendas a campo). É atualmente o principal modelo de vendas, representando 65% da receita total da empresa. É daqui que virá grande parte do crescimento de MRR da Sensix nos próximos dois anos, impulsionado pela prova social já desenvolvida dentro de grandes grupos que são clientes da Sensix e referências de gestão agrícola no mercado (GGF, Santa Colomba, Schmidt Agrícola, Algar Farming, Pedra Agroindustrial, Nova América, Bioenergética Aroeira etc).
Já consultorias e pequenos produtores são prospectados de forma 100% digital, através de inbound, conta de testes e inside sales. Atualmente qualquer lead pode acessar a plataforma e monitorar até 100 hectares sem custos, facilitando a “levantada de mão” uma vez que o lead está pronto para comprar. Atualmente cerca de 5% da receita da Sensix é proveniente desse tipo de cliente.
Além das assinaturas, também oferecemos alguns processamentos de dados sob demanda, que são análises mais pontuais e menos escaláveis. Funcionam como um add-on na plataforma, cobrado por hectare processado. Dois algoritmos são monetizados com esse modelo: Detecção de Plantas Daninhas e Quantificação de Falhas de Plantio. O valor cobrado para cada processamento é de cerca de R$8,00/ha e são faturados a partir da compra de créditos. É a parte da receita que chamamos de “não recorrente”, e representa hoje 25% da receita total.
Novos drivers de receita para 2023
Na Sensix acreditamos que a tecnologia é apenas uma parte do processo de transformação digital do agronegócio. A tecnologia otimiza processos, e estes processos são desenhados por pessoas.Ter uma gestão agrícola de alto nível requer que as pessoas à frente das decisões tenham conhecimento e mindset para extrair o máximo que a tecnologia pode entregar.
Por isso entendemos que mais do que uma empresa de tecnologia para o agro, somos uma empresa de transformação do agro. Nossas soluções agora aliam tecnologia e know-how, estruturadas em veículos de entrega de valor que se conectam com o agronegócio de maneira assertiva.
Na vertente de know-how, inauguramos recentemente duas iniciativas:
Enquanto o Sensix Academy populariza e dá acesso às metodologias de gestão agrícola da Sensix, a assessoria de gestão de dados oferece uma abordagem inédita no mercado de como montar ambientes de gestão orientados a dados dentro de fazendas.
Em um primeiro momento, a assessoria é focada em grandes produtores que já estão mais maduros na adoção de tecnologias, mas ainda precisam de ajuda na estruturação de processos de integração de dados. Com o tempo, pretendemos certificar outras consultorias para que essas atendam produtores menores, e de forma mais regional.
Primeiro curso do Sensix Academy lançado em novembro de 2022.
Segundo dados da NASA e USGS (United States Geological Survey), a área de agricultura cultivada no mundo é de cerca de 1,87 bilhão de hectares, sendo 40% dessa área presente apenas nos cinco maiores países agrícolas: EUA, Índia, China, Brasil e Rússia.
Na América do Sul, apenas Brasil, Argentina e Paraguai já correspondem a mais de 5% da área plantada no mundo, ultrapassando 100 milhões de hectares cultivados todos os anos.
Sem considerar um aumento expressivo da área plantada, temos um mercado total de US$10 bilhões (TAM) no mundo, sendo US$4 bilhões (SAM) referente à área das principais culturas agrícolas nos cinco países de maior produção (e acesso difundido a tecnologias), e US$700M (SOM) o mercado de médios e grandes produtores na América do Sul e EUA.
Acima é o que chamamos de mercado “dentro da porteira”, que engloba soluções que facilitam as decisões e geram valor para o dia-a-dia da operação agrícola. Entendemos que, apesar de não ser o foco de roadmap no curto/médio prazo, ter domínio de todos os processos e dados dentro da fazenda faz com que o agricultor tenha capacidade de alavancar geração de valor em operações “fora da porteira”, como o mercado de crédito, carbono (sustentabilidade), seguros etc, que representam um mercado de centenas de bilhões de dólares e que também podem ser acessados futuramente pela nossa tecnologia, gerando ainda mais valor para o nosso cliente.
Concorrência
O mercado de agricultura digital possui muitas plataformas e tecnologias complementares que acabam sombreando algumas funcionalidades, tornando difícil para o agricultor e/ou investidor entender exatamente quais os diferenciais e objetivos de cada uma. Para simplificar esse processo, criamos a metodologia da rota de dados na agricultura digital, classificando as plataformas em 4 categorias principais: Administrativo, Operacional, Agroclimatológico e Agronômico.
A Sensix tem como core business a análise de dados agronômicos, que trata da otimização de uso de insumos e do diagnóstico dos principais fatores que influenciam a produtividade. É no ambiente agronômico que o agricultor gerencia sua receita (produtividade) e a maior parte dos seus custos (fertilizantes, corretivos, sementes e defensivos).
Outra importante observação a se fazer é o quanto deste cenário de gestão cada plataforma atende. É muito comum encontrar plataformas que fazem apenas o monitoramento de satélite, ou apenas processamento de imagens de drones, ou apenas gestão de fertilidade de solos. O grande diferencial da Sensix é ser uma plataforma completa capaz de consolidar e combinar diferentes tipos de informação. Nosso framework se adapta facilmente a dados e metodologias específicas sem exigir personalizações para cada cliente, dando liberdade para usar, por exemplo, qualquer laboratório de análise de solos, equipamento de amostragem, fórmulas de recomendação ou fonte de imagens (drones, satélite X e Y). Concorrentes não promovem integração e dinamismo para obter um ambiente com diversidade e combinação de dados e processos. Agricultores querem tomar suas decisões de forma integrada e consolidada.
Dito isso, segue alguns concorrentes que compartilham um pouco dessa visão, mesmo que não atendam todo o escopo:
Nenhuma das plataformas acima operam com dados de drones e integração facilitada com sistemas de BI, o que garante mais alguns diferenciais de uso da plataforma FieldScan.
História
Fundada em 2015, a Sensix nasceu da ideia de transformar dados em decisões no epicentro de um dos maiores mercados agrícolas do mundo. Inicialmente trabalhando com imagens de drones e lançando a primeira plataforma de processamento de dados de drones para agricultura na américa latina em 2017. Egressos do curso de Engenharia Mecatrônica na Universidade Federal de Uberlândia, avaliamos a ideia com amigos e familiares próximos que trabalham no agronegócio e perceberam a grande necessidade de uso de dados mais consistentes para a tomada de decisão sobre manejo de lavouras, que geralmente é planejada a partir de aplicações de insumos calendarizadas, sem levar em conta as características de cada talhão dentro da fazenda.
Operamos os dois primeiros anos de produto com foco específico em usar drones como uma ferramenta de agricultura de precisão, mas encontramos dois grandes desafios nessa jornada inicial:
A partir dessas constatações, em 2019 pivotamos o core do negócio para deixar de ser uma plataforma de drones para agricultura, para se tornar uma plataforma completa de dados para agricultura, gerando valor (ROI) em qualquer momento da jornada de decisão do agricultor ao longo do ano, ou seja, antes da safra, com correção e fertilização de solo, ao longo da safra, com avaliação de desenvolvimento de plantas e aplicação de insumos ao longo do ciclo, e depois da safra, com o mapeamento de produtividade com alta precisão. Dessa forma, quebramos o ciclo de sazonalidade de entrega de valor da plataforma e inauguramos em 2020 um modelo de negócio recorrente SaaS, se adaptando a diversos perfis de produtor e potencializando o ROI da ferramenta, já que agora atuamos de forma direta também em fertilizantes, corretivos e sementes.
Linha do tempo
Evolução de Resultados
Equipe
Atualmente somos uma equipe de 35 pessoas com lideranças de áreas muito bem definidas. A expertise complementar de produto, mercado e tecnologia da equipe formam uma execução que tem nos diferenciado no mercado nos últimos anos.
Investidores
Somos apoiados por firmas de venture capital, empresas e investidores-anjo que acreditam na nossa caminhada e crescimento. São eles:
Matéria anunciando o aporte da Domo e Silver Angels na Sensix.
Algar Ventures: braço de inovação e Corporate Ventures Capital no Grupo Algar, um grupo diversificado que atua nos setores de TIC, Entretenimento e Agro e possui mais de R$3,4 bilhões em receita líquida.
ATUALIZAÇÃO [10/04]: a rodada foi majorada para R$ 4 milhões. Com isso, alguns documentos sofreram alterações: Houve alteração significativa da Nota Conversível. Recomendamos a leitura, com atenção, do documento antes de decidir sobre seu investimento; Projeções Financeiras; Ato Deliberativo de Aprovação da Captação; Informações essenciais da oferta; e Pitch Deck. Sempre bom lembrar: nunca invista antes de entender as informações essenciais da oferta.
CIO
Formado em Engenharia Mecatrônica na Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em DevOps e gestão de projetos. Atualmente responsável pela manutenção e desenvolvimento de algoritmos de processamento, estrutura backend e gestor técnico de roadmap de produto.
CTO
Formado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Uberlândia. Responsável pela criação, manutenção e aprimoramento da estrutura de nuvem da empresa, encarregado da implantação de novas versões de software e líder técnico da equipe de desenvolvimento. Experiência em gerência de projetos, machine learning e cloud computing.
CPO
Formada em Engenharia Mecatrônica pelo Universidade Federal de Uberlândia Université de Technologie de Belfort Montbéliard (Montbéliard - França) e participou de projetos na área de tribologia antes de ingressar na Sensix, sendo atualmente responsável pela gestão de talentos e cultura ágil da empresa, gerenciando e orientando uma crescente equipe de devs e agrônomos no desenvolvimento de nossas soluções.
COO
Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia e ENSMM (Besançon - França). Especialista em gestão de qualidade e projetos. Co-fundador da Sensix e responsável pelo planejamento financeiro e operacional.
CEO
Formado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia (Brasil), e especializado em microeletrônica na ENSIAME (Valencienne - France). Experiência de 12 anos em construção de negócios digitais e especialista em agricultura de precisão e digital. Fundou a Sensix em 2015, endereçando a otimização de processos agronômicos a partir do uso de dados de drones, satélites, máquinas e solo.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.
"O Contbank utiliza contadores e IA para revolucionar o acesso à crédito para micro, pequenas e médias empresas. A fintech é um banco digital que oferece uma experiência única para MPEs, oferecendo crédito a..."
"Foodtech que aproveita a capacidade já instalada de restaurantes para construir a maior plataforma de marcas virtuais de alimentação da América Latina."
"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."
"A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência."
"O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo d..."
"Maior serviço de coleta de resíduos orgânicos para compostagem por assinatura do Brasil."
"A Auster é uma agritech especializada em recomendação de fertilizantes nitrogenados, que hoje correspondem a mais da metade de todo o fertilizante produzido no mundo."
"A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e ..."
"A Recicla.Club é a primeira startup de gestão de resíduos por assinatura do Brasil. Com a solução, empresas podem terceirizar todas as atividades relacionadas a resíduos assinando um único plano. Atende gra..."
"Automatiza o registro de marcas e patentes de forma acessível e simplificada."
"Agtech que desenvolveu um sistema completo de gestão da propriedade para redução de custos e aumento da produtividade da cadeia leiteira."
"Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário."
"Startup que desenvolveu tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros para atender as demandas das indústrias 4.0."
"Healthtech DNVB que promove acesso, com custo menor, a tratamentos dentários com alinhadores transparentes, inclusive via assinatura."
"Startup de modelo SaaS que faz os vendedores do Mercado Livre venderem mais"
"Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue."
"Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios."
"Fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital."
"Proptech/construtec SaaS que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil."
"Traveltech que oferece experiências turísticas conectando viajantes e guias turísticos do mundo inteiro."
"Salestech/edtech que aumenta a conversão de vendas das empresas através de treinamentos gamificados para o time comercial."
"SaaS para fruticultura de precisão, simplificando a gestão de pomares, reduzindo perdas e aumentando a sua produtividade."
"SpaceX. OpenAI. Anthropic. Esses e outros 14 unicórnios americanos são parte dessa rodada estruturada pela Bossa Invest na plataforma da Captable. De uma só vez, você tem a chance de investir em 17 negócios..."
"A Edsun é uma greentech que nasceu com o objetivo de maximizar os investimentos em energia solar fotovoltaica, fazendo a locação de usinas solares instaladas em condomínios, gerando redução imediata na cont..."
"A Alpop está transformando o mercado de aluguéis, tanto residenciais quanto comerciais, ao derrubar obstáculos tradicionais como a necessidade de fiador e caução. Graças a uma rede de mais de 300 imobiliári..."
"A Cellva é uma das mais inovadoras empresas de ingredientes B2B do mundo e aproveita a biodiversidade brasileira para criar soluções nutricionais de alto valor agregado. Utilizando biotecnologia patenteada ..."
"A Captable e a Bossa Invest se uniram para fazer uma rodada histórica: de uma só vez, você tem a chance de investir em 10 unicórnios americanos. São nomes como OpenAI – criadora do ChatGPT –, Anthropic, Epi..."
"A Ecotrace se posiciona na vanguarda da inovação no agronegócio, empregando a tecnologia blockchain para oferecer soluções inéditas de rastreabilidade em commodities como carne, frango e algodão. Este avanç..."
"A RECICLI atua com reciclagem de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos através de manufatura reversa, com automação em desenvolvimento. A planta piloto está sendo desenvolvida em parceria com gigantes:..."
"A Vacinas.net é a solução do problema da vacinação corporativa, conectando empresas que precisam vacinar colaboradores em todo Brasil à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do país. Com c..."
"A RedCheck é uma healthtech que utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de análise, o custo e aumentar a precisão dos diagnósticos oftalmológicos. Através da sua plataforma web, clínicas e hos..."