Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto
A Corrida Perfeita é uma plataforma digital cuja missão é democratizar o acesso a uma orientação adequada para a prática de corrida de rua, esporte que conta com cerca de 6 milhões de adeptos somente no Brasil. Pesquisas apontam que 80% das pessoas acabam se machucando correndo por não contarem com a devida orientação. Nossa metodologia reduz esse número para somente 10% e nós podemos levá-la ao corredor onde quer que ele esteja, a um baixo custo, apoiados por tecnologia e processos próprios de operação. Operamos tanto no modelo B2C, quanto no modelo B2B2C, conectando praticantes a treinadores de corrida em nossa plataforma.
A rodada da Corrida Perfeita na CapTable conta com o coinvestimento da Cotidiano, aceleradora com foco em projetos digitais e inovadores.
Crescimento e Modelo de Negócio
A Corrida Perfeita tem um crescimento consistente em receitas recorrentes, já demostrando maturidade financeira e atingindo break even da operação. Mostra unit economics sólidos, aliados com tração no número de clientes. A estratégia de marketing de conteúdo desde o início criou a awareness de marca, engajando uma grande comunidade que potencializa um crescimento orgânico para produtos atuais e futuros. De 2020 para 2021, seu faturamento recorrente aumentou em 60%.
Produto e Inovação
A plataforma da Corrida Perfeita trouxe inovação para o mercado de saúde e bem-estar, já atingindo um ótimo NPS. A plataforma une uma metodologia própria focada na saúde, no bem-estar e nos objetivos dos corredores, com treinos aliados à tecnologia acessíveis a qualquer corredor.
Empreendedores
Os sócios possuem experiência no segmento e expertises complementares. Conseguiram demonstrar uma grande capacidade de execução, entregando a proposta de valor do produto e tornando a operação da Startup saudável financeiramente. Além disso, são uma referência digital sobre o tema, possuindo o maior canal no YouTube e Instagram sobre corrida.
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com hábitos saudáveis
Em meados de 2019, estimava-se que cerca de 600 milhões de pessoas praticavam a corrida de rua ao redor do mundo, sendo cerca de 5 milhões somente no Brasil. Esses números foram alavancados pela pandemia de COVID-19 que, muito além de fazer as pessoas reverem seus hábitos de saúde, as fez descobrirem excelentes alternativas de exercício ao livre. As estimativas atuais apontam que só no Brasil o número de praticantes saltou cerca de 20%, chegando a algo em torno de 6 milhões.
Estamos prontos para a demanda que se apresenta
Com as restrições impostas a partir de Março de 2020, a maioria das empresas teve que acelerar ou começar do zero o seu processo de digitalização, sob o risco de falência. Mas a Corrida Perfeita já nasceu digital em 2016. Quando a pandemia chegou, estávamos prontos para suportar com resiliência a realidade que se apresentava e para suportar a nova demanda que surgia logo em seguida.
E hoje, seguimos prontos para absorver a demanda, que será ainda maior com o retorno massivo das provas de corridas daqui em diante, propiciado pelos índices de vacinação. Elas estimulam diversas pessoas a treinarem regularmente todas as semanas.
Pesquisa da marca Asics aponta que caminhadas e corridas ao ar livre são as atividades mais praticadas atualmente (57%). Veja mais detalhes em matéria da Exame. O número é corroborado pelo que afirma 88% das pessoas que correm: a corrida desempenha um papel fundamental para espairecer a mente, enquanto dois terços (67%) afirma que os benefícios mentais da corrida superam outras atividades físicas. Veja mais números.
Buscamos parceiros para uma oportunidade única
Sempre fomos uma empresa que suportou suas operações apenas com a geração de caixa. Mas com a validação de novos modelos de produto, entre 2019 e 2021, e com a forte demanda que se apresenta a partir de 2022, temos uma oportunidade única de acelerar a evolução de nossa plataforma digital e de nossos resultados, e com isso, consolidar uma liderança em nosso segmento. Mais do que isso, podemos nos tornar cada vez mais atrativos para grandes empresas interessadas em nosso produto e nosso alcance, viabilizando um evento de liquidez. Para tal, buscamos parceiros investidores, como você, para nos ajudar a tornar o Brasil e o mundo muito mais saudáveis, por meio da prática regular de corrida.
Alto índice de lesões
Apesar do imenso número de praticantes, há um grande problema que persegue os corredores ou aqueles que tentam correr. O Journal of Clinical Medicine, apontou em 2020 que cerca de 79% das pessoas acabam se lesionando de alguma forma correndo.
É díficil o acesso à orientação adequada para treinar
O alto índice de lesões se deve à dificuldade de acesso a uma orientação adequada para a prática, que por sua vez ocorre por diversos fatores. A maioria dos serviços disponíveis, seja no universo físico ou digital, não oferece metodologias adequadas a um treino seguro. Na mesma linha, é baixa a capacitação de profissionais de educação física para atuação específica com a corrida. Quando se encontra serviços ou profissionais devidamente preparados, eles acabam se localizando em grandes centros e a um maior custo. Isso acaba deixando de lado corredores que vivem em pequenas e médias cidades, ou que não podem investir altos valores.
Com lesões, sem treino e sem saúde
Por fim, a lesão impede as pessoas de se manterem regulares na prática de corrida, interrompendo, temporária ou definitivamente, uma incrível jornada de saúde física e emocional.
Como funciona
O Corrida Perfeita não é só mais um aplicativo ou plataforma digital de corrida. Antes mesmo da tecnologia, temos uma metodologia completa de treinos, focada na saúde, bem-estar e objetivos do corredor. Já a tecnologia de nossa plataforma é o que permite que essa metodologia seja acessível a qualquer corredor, onde quer que ele esteja.
Ao aderir aos nossos serviços, em nossa plataforma, o corredor tem acesso a:
Tudo isso nos permite dizer que somos uma assessoria digital completa e acessível para o corredor, pronta para auxiliá-lo onde quer que ele esteja, sem a necessidade de recorrer a serviços complementares de apoio à sua jornada de treinamento. Prova disso é o nosso alto índice de satisfação, medido por um elevado NPS (Net Promoter Score) de 72. Já o índice de lesão dos corredores que aplicam a metodologia fica na casa de apenas 10%, conforme relato dos clientes em pesquisas internas.
Como monetiza
O nosso serviço de assessoramento online é oferecido por meio de adesão (assinatura), com pagamento recorrente, em dois formatos, que diferem basicamente em relação ao tipo de acompanhamento e atendimento dos treinadores.
Formato Econômico (Plano Essencial) - B2C
Neste formato, o corredor faz um auto acompanhamento da sua jornada de treinos na plataforma, demandando nossa central de treinadores sempre que tiver necessidade.
Formato Premium (Plano Personal) - B2B2C
Neste formato, toda a jornada do corredor é acompanhada por um treinador pessoal exclusivo, designado de acordo com seu perfil. Trata-se de um modelo B2B2C, onde conectamos atletas e treinadores, usando nossa metodologia e plataforma.
Outras formas de monetização
Em menor grau, mas com grande potencial de expansão, também geramos algumas receitas com venda de produtos contendo nossa marca (camisetas, bonés, etc.), além de outros acessórios.
Inclusive, ao final de dezembro de 2021, fomos homologados como parceiros fornecedores da maior fabricante de relógios com GPS para corrida do mundo, a Garmin. Nos primeiros 20 dias de testes de vendas dos relógios, em conjunto com nossos planos de adesão, já transacionamos mais de 13 mil reais em vendas.
Aproveitando o poder de nossa audiência de corredores, também fechamos eventuais contratos de publicidade com fabricantes de tênis, varejos esportivos, dentre outros. Já fomos parceiros das Lojas Centauro, Tênis Skechers, Maratona do Rio, Google, dentre outros.
Nosso objetivo a longo prazo, com a plataforma ampliada em seu escopo, é gerar monetização massiva a partir de todas as frentes de consumo do corredor: treino, tênis, acessórios, inscrições em provas de corrida, viagens, alimentação, serviços, etc.
Um exemplo mais palpável dessas possibilidades será nossa capacidade futura de recomendar/oferecer o tênis mais adequado para compra, com base nos dados biográficos e de treinamento do corredor. Um corredor mais lento e com demonstração de sobrepeso, por exemplo, poderá ser auxiliado na aquisição de um tênis com mais amortecimento. Resumindo, queremos no futuro usar o poder dos dados, para oferecer no momento certo aquilo que o corredor precisa, e monetizar com essa recomendação. E muito além disso, conforme já mencionado, com esse poder em mãos, nos tornamos ainda mais atrativos às grandes empresas, viabilizando um evento de liquidez similar aos que já aconteceram no nosso setor.
Conforme já mencionado, estamos inseridos num mercado mundial de cerca de 600 milhões de praticantes de corrida, sendo cerca de 6 milhões somente no Brasil. Dados ainda de 2018, levantados em censo do IBGE, apontam que dos praticantes de corrida no Brasil, cerca de 1,1 milhão a tem como sua principal atividade física. Ou seja, trata-se daquela pessoa que vive a corrida com intensidade, investe em provas, em treinos, acessórios, viagens, etc.
Em termos financeiros, dados também de 2018, do SEBRAE, apontam que o mercado de corrida de rua no Brasil movimentou naquele ano cerca de 3.1 bilhões de reais. Este é nosso mercado endereçável (SAM) a médio prazo, considerando a possibilidade de nossa plataforma explorar as diversas linhas de consumo do corredor, e não somente o treinamento.
Nossas projeções para os próximos 2 anos prevêem o total de 18 mil clientes ativos na plataforma, representando uma receita anual de 7,6 milhões de reais, somente com o serviço de treinamento de corrida. Ainda assim, isso representaria apenas 1,6% do total de 1,1 milhão de brasileiros que consideram a corrida sua atividade física principal.
A história da Corrida Perfeita começa em 2009, quando um de seus fundadores, o profissional de educação física Andrei Achcar, desenvolve e começa a aplicar, em sua equipe local de treinos em Brasília - DF, uma metodologia focada na saúde e conforto do praticante, sem abrir mão de desempenho. Seu trabalho chamava muito a atenção por onde ele tinha a oportunidade de apresentá-lo, pois era algo que oferecia resultados expressivos e duradouros para o grande problema da vida do corredor: o alto índice de lesões.
Em 2015, o outro fundador da Corrida Perfeita, o corredor e especialista em tecnologia da informação Thiago Souza, conheceu Andrei e sua metodologia em um evento online sobre esportes, organizado por Thiago. Ele também se impressionou com o trabalho, inclusive experimentando sanar problemas com lesões que sofreu na corrida, mais especificamente uma tendinite nos joelhos, que chegou a afastá-lo dos treinos.
Desse encontro, surgiu a oportunidade de unirem expertises altamente complementares, para que algo de tanto valor pudesse ser levado ao maior número de pessoas possível. Assim, em 2016, nasceu a Corrida Perfeita, de início, oferecendo programas online de orientações e exercícios em vídeo, que serviam como um complemento definitivo à jornada de treino do corredor, com aquilo que faltava para que ela fosse mais saudável e menos lesiva.
O sucesso foi absoluto. Somente os programas em vídeo alcançaram a marca de mais de 10 mil clientes, entre 2016 e 2019. A marca também se tornou uma love brand, alcançando centenas de milhares de fãs com potencial de se tornarem clientes. Temos hoje o maior canal do setor no YouTube, com mais de 430 mil inscritos, e um perfil com mais de 390 mil seguidores no Instagram, uma rede com intensa atividade dos corredores. Tal sucesso se deve ao nosso constante compartilhamento de conteúdo de extremo valor, baseado em nossa metodologia.
Em 2019, demos início à exploração de uma grande oportunidade. Havíamos construído uma marca e uma audiência poderosa. Porém, nossos produtos atendiam apenas parte da jornada do corredor. Não oferecíamos os serviços de treinos de corrida em si, bem como o acompanhamento desse treinamento. Era algo ainda explorado pelas assessorias esportivas locais, bem como por muitos aplicativos estrangeiros. E esse mercado, inclusive aplicativos, além de não oferecer o que nossa metodologia oferecia em termos de prevenção e combate às lesões, também pecava, em geral, no quesito acompanhamento da jornada do corredor.
Assim, saímos de um modelo de negócio de compra única dos conteúdos, para um modelo de adesão (assinatura), nascendo, ao final de 2019, o Clube Corrida Perfeita. Para tanto, construímos uma plataforma digital inovadora que, além de oferecer toda a jornada de orientações e exercícios já oferecida, passou a prover o treinamento de corrida do dia-a-dia do atleta e oferecer suporte e acompanhamento especializado de treinadores reais. Os corredores passaram a ter conosco uma experiência de atendimento jamais vista num ambiente online:
E assim, num modelo por adesão, onde passamos a fazer parte de forma contínua da rotina de treinos do corredor, ingressamos num universo altamente escalável para o negócio, com geração de receita recorrente.
Porém, todo esse movimento sempre teve e segue tendo o importante olhar para o cliente. Muito mais do que buscarem uma boa experiência de suporte aos seus treinos, eles buscam ferramentas para se manterem motivados e constantes em sua rotina de saúde. E, dentre outros, esse é um dos nossos grandes desafios daqui para frente: ajudar as pessoas a se manterem motivadas e disciplinadas com os treinos, uma vez que já oferecemos o que elas precisam para que lesões não sejam uma barreira à regularidade.
Uma das primeiras e bem sucedidas apostas nesse sentido, foi o lançamento oficial do plano Personal em 2021. Nele, preparamos treinadores para acompanhar individualmente os clientes, na prescrição e revisão dos treinos, bem como no atendimento diário. Esse formato gera muito mais comprometimento do cliente com os treinos, uma vez que ele tem uma pessoa próxima a ele, exclusivamente dedicada a acompanhar sua jornada, checando tudo que ele tem feito. Uma de nossas inspirações para essa aposta foi a plataforma norte-americana future.co, que faz algo similar, mas para uma rotina de exercícios físicos de uma forma geral. A Future levantou mais de 35 milhões de dólares em investimentos entre 2018 e 2021.
Resultados
Entre 2020, quando ainda convivemos com a venda de planos de assinatura e programas de vídeo, e 2021, já totalmente focados no modelo recorrente, vimos nosso faturamento anual saltar mais de 40%, mesmo em meio às incertezas da pandemia:
Já o crescimento da nossa receita mensal recorrente (MRR) foi de 60% entre 2020 e 2021:
Time
Investidores
Em 2021, fomos aceleradores por uma das maiores aceleradoras de startups do país, a COTIDIANO ACELERADORA, e dentro de seu programa, recebemos um pequeno investimento anjo, de cunho estratégico, feito em parceria com o grupo INVESTIDORES.VC, liderado pelo investidor Amure Pinho, ex-presidente da Associação Brasileira de Startups e um dos maiores investidores anjo de Venture Capital do Brasil. Tal investimento, além de trazer consigo um vasto conhecimento ao negócio, nos permitiu começar a preparar a estrutura necessária ao crescimento advindo do investimento desta rodada. Um exemplo disso, foi o já investimento no novo espaço de escritórios e produção de conteúdos para a plataforma, 3 vezes maior que o anterior.
Estratégias de crescimento
Canais de aquisição
Conforme já mencionado, temos uma robusta e qualificada audiência nas mídias sociais, que foram e seguem sendo nossos principais canais de atração de clientes, visto que o corredor é muito ativo em seus relacionamentos e busca por conteúdo na web. Isso nos permite adquirir clientes com bastante regularidade e a um custo mais saudável para esta fase ainda inicial do negócio.
Nosso objetivo a médio prazo é continuar explorando o potencial das nossas mídias sociais, ao passo que lançamos e evoluímos uma versão gratuita de nossa plataforma e app, para que essa venha a se tornar nossa grande fonte de aquisição de novos clientes, além de uma fonte valiosa de dados, o que elevará o interesse de grandes corporações em nosso negócio.
Na versão gratuita, já em testes e gerando os primeiros resultados, vamos oferecer acesso parcial aos conteúdos e serviços, dentre outras ferramentas que engajem o usuário com o serviço, facilitando a posterior conversão em cliente e obtenção de mais dados de sua rotina de treinos.
Produtos
Em termos de estratégias para produtos, temos duas grandes apostas para aceleração do crescimento:
1 - Aumentar a base de treinadores no plano Personal, aumentando a sua oferta de vagas aos clientes, uma vez que o modelo está mais que validado, tanto por clientes, quanto por profissionais que atuam conosco. E mais que isso, este plano está validado pelos números do valor médio por cliente (LTV), infinitamente superior ao custo de aquisição (CAC).
A soma de uma alta retenção, com planos de ticket médio maior, comparados ao plano essencial, explica os grandes resultados do Personal. Em termos de retenção, enquanto as academias, por exemplo, chegam a perder até 30% de clientes em média por mês, muitas vezes por desmotivação, o nosso Plano Personal está com uma perda mensal de apenas 5% em média, muito inferior ao setor.
Pretendemos, até ao final de 2023, sair dos atuais 400 clientes do Plano Personal, para mais de 2700. E para suportar esse crescimento, precisamos investir numa plataforma própria para gestão do trabalho dos treinadores. Hoje ela vem sendo feita com um mix de soluções de prateleira do mercado (TrainingPeaks, Google Agenda e outros).
2 - Aumentar as ferramentas de motivação e engajamento no plano Essencial (econômico). Neste plano, por não haver um treinador ativamente acompanhando o cliente, é natural que haja uma maior facilidade de desengajamento com os treinos, o que leva também a menor retenção com o serviço.
Talvez você se encaixe naquela situação em que se matriculou numa academia, sem personal lhe acompanhando, e com pouco tempo desistiu do seu projeto. Isso ocorre também com nosso plano essencial, onde apenas 5% alegam cancelamento por não terem gostado do serviço. Os demais alegam falta de disciplina, de tempo, dentre outros fatores relacionados à rotina. Assim, nossa taxa de renovação do Essencial, após um ano, tem uma grande margem para melhoria. Já tivemos cerca de 22% de renovação após um ano, e com algumas melhorias já implantadas, evoluímos para 30%, ficando a perda média mensal de clientes deste plano em cerca de 8%. Nosso objetivo é levar a renovação anual para 50% até o fim de 2023.
Sendo assim, seguiremos apostando em mais ferramentas tecnológicas para engajar o usuário com os treinos e com o produto, como ferramentas de recompensa, gamificação, dentre outras, que tem se mostrado bem sucedidas no universo fitness e em outros segmentos de implantação e manutenção de hábitos.
Depoimentos
Co-fundador e CEO/CTO
Praticante amador de corrida há 9 anos e ex-praticante de triathlon/duathlon. Especialista em tecnologia da informação, abandonou uma respeitada carreira de 12 anos no serviço público para focar 100% no negócio. Possui experiência de mais de 10 anos em gestão de projetos e equipes, sendo mais de 6 anos em negócios digitais.
Diretor de Marketing e Vendas
Praticante amador de corrida e triathlon há mais de 10 anos. Profissional de marketing com graduação em Publicidade e Propaganda e MBA em Comunicação com o mercado. Atua no mercado digital há mais de 20 anos. Experiência de mais de 10 anos no gerenciamento de diversas equipes de marketing digital e publicidade.
Co-fundador e Diretor Técnico
Praticante amador de corrida e triathlon há mais de 10 anos, profissional de educação física formado pela Universidade de Brasília e especializado em corrida. Possui 15 anos de atuação profissional, sendo 11 anos de experiência com treinamento de corrida. Criador da nossa metodologia.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
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