We Bro Pay
Fintech

Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto

Projeto atualizado em: 20/07/2022 12:16
Resumo

Resumo da Empresa

A We Bro Pay é uma fintech que desenvolveu uma esteira de serviços financeiros complementares aos corretores, como controle, adiantamento de recebíveis e cobrança de comissões. A We Bro resolve um grande problema das imobiliárias (físicas e digitais): o controle de pagamento aos corretores de imóveis, reduzindo riscos trabalhistas e obtendo vantagens tributárias. No Brasil, são mais de 400 mil corretores de imóveis e mais de 40 mil imobiliárias, que juntos são responsáveis por movimentar mais de R$ 250 bilhões ao ano somente em imóveis novos. A fintech faturou R$ 1,4 milhão em seu primeiro ano de operação, lucrando R$ 300 mil e é a única focada em comissões de corretores no mercado. Com a captação, busca desenvolver um novo produto com receita recorrente e ampliar os investimentos em marketing e equipe comercial.

Pitch completo da empresa

RESUMO DA OFERTA

Somos a única fintech dedicada ao setor imobiliário! 

O comprador de imóvel não imagina a complexidade e a falta de padronização que é o simples pagamento de uma comissão para o corretor. O fato é que, numa transação imobiliária, por lei, sempre há um profissional remunerado. E a jornada deste profissional após o shake hands, vira um martírio para o recebimento da comissão.

Usamos tecnologia para organizar o pagamento das comissões, transformando a jornada do recebimento da comissão num processo transparente, fácil e 100% digital. 

Para as imobiliárias, também reduzimos os riscos trabalhistas a partir do momento que intermediamos o pagamento de comissões de profissionais autônomos, os corretores.   

Além disso, nossa esteira de serviços financeiros está cada dia mais performática, em poucos meses novos serviços foram testados e aprovados pelos corretores, como adiantamento de comissão e gestão de cobrança das comissões atrasadas. 

Focamos em entregar uma experiência excepcional ao nosso ecossistema de parceiros através de um aplicativo inovador e com multicanais de atendimento!

 

DESTAQUES CAPTABLE

Mercado
Atuando em um mercado com grandes oportunidades de digitalização e que movimenta 1,5% do PIB brasileiro, a Webro tem o potencial de revolucionar a eficiência de crédito do mercado imobiliário secundário em um setor com mais de 400 mil corretores de imóveis somente no Brasil.

Produto
Reunindo um time experiente e complementar - com track record em tecnologia, mercado financeiro e mercado imobiliário - a Webro possui um roadmap de produto com muitas possibilidades. Focando inicialmente na construção de uma base significativa para resolução em uma dor clara de acesso a crédito, a startup pode construir seu crescimento também a partir da evolução do seu produto atuando em demais ineficiências de transações do mercado imobiliário. Além do potencial de atuar em outros segmentos de mercado que tenham a mesma dor (áreas que envolvam autônomos e split de pagamentos).

Crescimento
Iniciando a sua trajetória em 2020, em poucos meses a Startup já atingiu o seu break even operacional - demonstrando uma maturidade não só da gestão dos empreendedores, mas como do modelo de negócio. A partir da evolução do seu produto, a Webro já atingiu 2MM de faturamento nos últimos 12 meses, tendo agora como desafio uma escalada no número de parceiros e clientes.

 

SOBRE A WE BRO PAY

1. PROBLEMA

Falta de padrão nas rotinas de recebimento e pagamento da comissão

Após uma análise profunda, estudos e pesquisas, identificamos o quão complicado é para as imobiliárias pagarem os corretores autônomos. 

Não há um processo seguro e bem definido, tornando a experiência complexa para todos os stakeholders: empresas, corretores autônomos e compradores do imóvel.  

Algumas empresas optam por realizar o pagamento diretamente ao corretor autônomo, outras optam que o corretor autônomo receba diretamente do comprador do imóvel. Ou, muitas vezes a mesma empresa trabalha das duas formas! Em todas as circunstâncias citadas há fragilidade e falhas financeiras, como explicaremos mais a você logo abaixo!

Bitributação, risco trabalhista e falta de governança 

Quando a Imobiliária decide pagar o corretor autônomo, muitas vezes por falta de conhecimento ou  políticas internas não definidas, pode surgir risco trabalhista em transferir valores recorrentes à terceiros, sem vínculo empregatício. 

Além do mais, é comum imobiliárias emitirem um valor de nota fiscal maior do que o devido, gerando um “excesso” em impostos pagos. Contribuímos para compliance e “saving” de impostos, nossa plataforma organiza o fluxo financeiro de forma inteligente.

Imobiliárias precisam engajar e reter parceiros de vendas

Qualquer empresa de vendas tem como estratégia crucial manter um relacionamento amigável e próspero entre seus canais de vendas, parceiros e representantes.   

Pensando nisso, oferecemos um aplicativo que torna transparente e descomplicado o controle das comissões de vendas! 

Corretores com dificuldade à crédito 

É notável a dificuldade do corretor em conseguir linha de crédito junto a bancos e IFs, principalmente por ser profissional liberal. Através do nosso aplicativo resolvemos esse embaraço, de forma online e com apenas um clique adiantamos as comissões das vendas. 

Corretores sem expertise para realizar cobrança

Corretores são vendedores, a expertise de um bom vendedor não é cobrar, com isso em mente, oferecemos o serviço de cobrança de comissões inadimplentes. Dessa forma, o corretor fica despreocupado com a cobrança. Nós realizamos a renegociação da dívida junto ao comprador do imóvel.   

 

2. MODELO DO NEGÓCIO

O modelo de negócios da We Bro Pay é transacionar todo o processo de comissão das imobiliárias e corretores de imóveis cobrando um percentual pela transação financeira. Além disso, oferecer crédito baseado em comissões futuras.

Como Funciona

  1. Venda de um imóvel concretizada através de parceiros We Bro;
  2. We Bro recebe via API os contratos de corretagem assinados;
  3. We Bro executa a transação financeira e emissão de boletos de cobrança;  
  4. We Bro libera informações referentes a venda aos comissionados; 
  5. We Bro recebe pagamento do comprador do imóvel;
  6. We Bro realiza o pagamento e distribuição aos comissionados, através de transferência bancária;
  7. We Bro ativa e disponibiliza serviços financeiros complementares, agregando valor à sua oferta ao mercado e usuários.

Como monetiza

  1. We Bro recebe uma fatia percentual sobre todas as comissões pagas;
  2. We Bro recebe uma fatia percentual sobre serviços complementares ativados e solicitados pelo usuário, como antecipação e gestão de cobrança.

 

3. MERCADO

Conforme estudo da Ernst Young, o Brasil possui um déficit de mais de 22 milhões de moradia. Com esta demanda, há uma projeção de que o mercado imobiliário lançará R$ 3,9 trilhões em vendas de unidades novas até 2035.

Com isso, circulará entre os corretores de imóveis um valor anual de 15 bilhões em comissões por ano - somente no mercado primário.

Concorrência

Entendemos por concorrência os players que auxiliam de alguma forma as imobiliárias, sem foco no corretor de imóveis e sem nenhuma ferramenta de gestão focado em produtividade. 

Além desta concorrência, temos os processos internos das imobiliárias - que processam os pagamentos através de instituições financeiras tradicionais pagando tarifas e utilizando softwares que não geram produtividade.

 

4. A EMPRESA

A We Bro Pay nasceu em julho de 2020, durante a pandemia, em meio a um mercado bastante analógico (venda de imóveis) que necessitava de uma digitalização.

Em três meses, a We Bro lançou o App em parceria com uma grande incorporadora, e cinco meses depois atingiu seu break-even. Utilizando à risca o modelo de investimento em MVP (produto mínimo viável).

Com um ano de operação, amadurecemos a solução, desenvolvemos novos produtos como o Bro.Cash e Co.Bro, crescemos em média 30% por trimestre e fechamos o primeiro ano fiscal com lucro, tudo de forma orgânica com baixo investimento em marketing e nenhum investimento comercial. No primeiro ano, também levamos o prêmio Master Imobiliário na categoria Inovação.

Agora em 2022, começamos o investimento na equipe comercial, e já aumentamos em 30% nossa base de clientes, com apenas três meses de estruturação desse time de vendas.

Linha do tempo

Equipe

Criamos um time técnico com excelência na formação e com experiência de boa performance comprovada. Acreditamos que para alcançar o sucesso desejado, o time precisa estar preparado para entender as necessidades dos nossos clientes, ter competência para desenvolver soluções criativas, e sinergia entre todas as áreas para realizar entregas e conquistar resultados excepcionais.

Prova disso, é que temos um time enxuto (dez pessoas) cobrindo quatro áreas (oito sub-áreas) de competência.

  1. Tecnologia & Sustentação;
  2. Produtos & Negócios;
  3. Operações & Customer Success;
  4. Comercial & Marketing.

A cultura que temos é que todos fazem o que precisa ser feito em prol da  satisfação do cliente, dessa forma temos a certeza de que alcançaremos nossas metas.

Nossa regra número 1: “DRT - Do the Right Thing!” Não aceitamos fazer nada fora da ética, ou ações que possam afetar a confiança dos colegas e clientes.

Com esta cultura, formamos um time extremamente motivado, com autonomia para colocar suas ideias em prática, somos GPTW!

Resultados

Faturamos R$ 1.398.291,00 em nosso primeiro ano fiscal, um número fantástico para início de operações com uma equipe de 5 pessoas e muita tecnologia embarcada para escala! Um crescimento consistente, e orgânico, em média 30% ao trimestre.

Literalmente nosso ponta pé inicial, levando em consideração também os desafios impostos pela pandemia durante o ano de 2021. 

Esse resultado é referente aos poucos clientes que participaram do nosso MVP, na contrapartida de taxas mais atrativas em período “beta”. 

Agora, de Janeiro para cá, nosso número cresce de forma consistente. Primeiramente há uma perceptível melhoria na economia brasileira e especialmente no mercado imobiliário, com a alta de lançamentos e vendas. Somente em São Paulo, os indicadores do Secovi/SP mostram que no acumulado de 12 meses (março de 2021 a fevereiro de 2022), as 65.515 unidades comercializadas representaram aumento de 23,9% em relação ao mesmo período anterior. Aliado a essa ascensão econômica, estruturamos nossa equipe comercial, dedicada a novos negócios, e aumentamos em 30% o número de contratos firmados em três meses.  

Nossa meta é até o final de 2022 conquistar mais 15 novos clientes potenciais.

Investidores

Até aqui, recebemos investimento de Family & Friends para o desenvolvimento do MVP (produto viável mínimo). E para o progresso do mesmo, estabelecemos uma parceria promissora com uma Incorporadora experiente, que colaborou em nossos primeiros passos. Pudemos levantar dores, mapear processos, além de testar e validar nosso modelo de negócio. 

Com a plataforma já validada, durante o desenvolvimento do segundo produto, optamos em estruturar a primeira captação, destinada exclusivamente à operação do mesmo, o Bro.Cash, onde entregamos créditos antecipados aos corretores. (disponível R$5MM - utilizado R$1.2MM).

Estratégias de crescimento

Para impulsionar o crescimento da nossa empresa, adotamos estratégias vencedoras, bem segmentadas em três pilares principais. 

  • Expansão do número de clientes B2B (Imobiliárias), incrementando diretamente nosso número de usuários (corretores). Para isso, contaremos com uma equipe de vendas dedicada à novos negócios, ferramentas de inteligência comercial e inbound marketing, bem como o portfólio de serviços We Bro Pay competitivo; 
  • Foco em Customer Success através de onboarding simplificado, garantindo e potencializando o uso dos nossos serviços financeiros, com objetivos na satisfação do cliente e usuários; 
  • Custos operacionais baixos, nosso modelo de negócio é digital, e está cada dia mais automatizado, ou seja, aprimorando e desenvolvendo nossa tecnologia não se faz necessário equipes robustas, suportamos com custos reduzidos expandir operação para todo Brasil.

Visão

Acreditamos que através da nossa Plataforma e atendendo nossos corretores com excelência, estamos montando uma carteira sólida de clientes em que poderemos tanto oferecer novos produtos e serviços financeiros, quanto aproveitar a força de vendas que este perfil de clientes possui.

Entendemos que todo corretor de imóveis autônomo, é um empreendedor! Diariamente pensam em vendas, passam as mesmas dificuldades financeiras de um empreendedor, tomam riscos acreditando no negócio e que se bem direcionados e com boas ferramentas, chegam ao sucesso.

Esperamos estar juntos nesta jornada com os corretores.

Depoimentos

Equipe

Amanda Matias

Head Comercial & Marketing

Formação em Administração de Empresas, pela Universidade Tiradentes e MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo; mais de 10 anos de experiência em vendas complexas de software, experiência anteriores em grandes multinacionais de software, como a Oracle; assim como em Fintechs.

Denis Ueda

Head de Novos Negócios

Formação Engenharia de Produção pela Escola Politécnica na Universidade de São Paulo, mais de 10 anos de experiência na área de Operações de empresas como, Vision Brazil Investments, Octante Capital, Cadence Investment Partners, Vórtx, Jera Capital e More Invest Wealth Management.

Marcos Li

CEO e Founder

Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e MBA em Finanças pela Saint Paul Institute of Finance, atuou mais de 15 anos no mercado financeiro desenvolvendo e implantando soluções de missão crítica em mais de 30 bancos nacionais como Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander. Prestou consultoria na estruturação das Instituições Financeiras como NuBank, C6 Bank, XP Investimentos entre outros.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, cada rodada pode ter um instrumento diverso. Para startups, os modelos mais comuns são a Nota Conversível em Participação Societária (Mútuo Conversível) e o Contrato de Promessa de Emissão de Ações (usado por startups que já são uma S.A. e desejam, ao final da rodada, já emitir ações aos investidores). Para projetos de dívida, como CRI e CRA, o modelo jurídico é o de Boletim de Subscrição, em que o investidor adere ao Termo de Securitização. Ainda, nas operações de Venture Debt, há o Mútuo Não Conversível Todos esses contratos são reconhecidos no mundo empresarial e amplamente reconhecidos juridicamente. Sempre confira, na página da oferta, o documento de investimento que será utilizado. O mesmo é disponibilizado, quando o usuário está logado, na barra lateral direita da página da oferta.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na Bolsa de Valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Os investimentos em startups podem resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo. pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota seja convertida em ações, ainda há a possibilidade de você exercer direito de preferência (a depender dos termos de cada oferta) e manter sua participação. Após a conversão, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio – lembre-se: startups costumam levar um longo tempo para dar lucro, e, por isso, não costumam distribuir dividendos nos primeiros anos. 4. Na maioria dos casos, após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Em alguns casos, você poderá optar por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. A empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer. Nos casos de operações de dívida, como Venture Debt, CRI, CRA, CR e outros, os riscos maiores são de inadimplência e mudanças regulatórias que venham a impedir a isenção de impostos e taxas de operações como CRIs e CRAs. Sempre confira os avisos de risco na página de cada projeto e na tela antes de concluir seu investimento.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Os setores de deeptech e biotech são os únicos que costumam ter algumas dessas exigências relevadas, pois são modelos de negócio que exigem longo prazo de investimento - para que sua tecnologia seja desenvolvida - antes de começarem a ter receita. Após a validação dos pontos acima, os negócios são avaliados por um comitê interno que analisa e aprova ou não o negócio a captar. Depois de superar estas duas primeiras etapas, a startup se submete a uma diligência extensa, feita por parceiro externo, que analisa o negócio sob o âmbito jurídico e contábil. Desta forma, aumentamos a confiabilidade sobre a contabilidade e estrutura jurídica da empresa, além de haver mais uma camada de análise da veracidade dos dados apresentados. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança ao investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá ser disponibilizada para investimento na Captable. Além disso, este processo gerará um Relatório de Análise Contábil e Jurídica da empresa disponibilizado publicamente na página de captação. Para projetos de dívida, a seleção das empresas é realizada através de análise jurídica e de compliance sobre as operações, além de diligências internas sobre cada empresa e o preenchimento de um instrumento de dívida para aprovação da operação. Em casos de distribuição ampla, os projetos de dívida também passam por um comitê interno de aprovação.
Através da Captable, você tem acesso a startups previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Além disso, encontra opções de investimento em operações de dívida, como CRI, CRA e Venture Debt. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias ou contratos de emissão de ações nas empresas; e, também, de ter ganhos recorrentes com operações de dívida. Na Captable, não é necessário possuir alto patrimônio para diversificar seus investimentos em diversos ativos inovadores, fomentando diferentes negócios e mitigando o seu risco. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o Painel do Investidor, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações e rentabilidade do seu portfólio de dívida.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em acões. Assim. você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
As operações de dívida, como CRI, CRA, CR e Venture Debt dependem da capacidade de pagamento das empresas que tomam o empréstimo. Todas as oportunidades são avaliadas por um comitê de crédito interno e passam por uma análise jurídica. No entanto, condições adversas de mercado e eventos imprevisíveis podem ocorrer e pode haver inadimplência. Em sua maioria, as operações contam com garantias reais que superam o valor da dívida, mas exigem prazo para execução e liquidação dos ativos para pagamento dos investidores. Sempre confira as garantias oferecidas na documentação de cada oferta.
Cada oportunidade possui uma conta bancária única, dedicada à custódia dos valores durante o período de captação. As transferências realizadas via PIX Copia & Cola ou QR Code único do aporte tem aprovação imediata e você deve receber uma confirmação em poucos minutos. Caso mais de dez minutos se passem sem a confirmação, entre em contato com nosso atendimento através do WhatsApp, disponível no botão no canto inferior direito da página. Motivos para a demora na aprovação incluem instabilidades no sistema PIX, na instituição financeira e transferências realizadas por contas com titularidade diferente da que consta no aporte. Sempre transfira os valores de uma conta de sua titularidade. Contas conjuntas podem resultar em atraso na aprovação.
Não. Para investimentos em startups, o risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores). Para operações de dívida, sua exposição também é limitada ao valor investido, havendo risco de inadimplência, mas mitigado pelas garantias dadas na operação.
Sim, todo o processo de investimento é realizado de forma on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX de uma conta de sua titularidade, utilizando o código PIX Copia & Cola ou QR Code específico de cada aporte. A aprovação do seu aporte costuma levar poucos minutos e ocorre de forma automática. Por último, depois de concluída a captação – seja por tempo máximo transcorrido, ou atingimento do valor máximo a captar – você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato também fica disponível para assinatura em seu Painel do Investidor e, após finalizado, para download no mesmo ambiente. Também é no Painel do Investidor onde ocorre o acompanhamento da startup ou andamento da dívida, com alguns indicadores que serão atualizados trimestralmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a captação atinja dois terços da meta (ou 66,6%), a captação será considerada bem-sucedida e se torna um investimento garantido. Ainda que a rodada não atinja a íntegra da meta da captação (100% ou 125% quando há overfunding), ao final da rodada os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup ou para a tomadora da dívida. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de dois terços do valor alvo máximo captado, por regulação da CVM, a rodada não é considerada bem-sucedida e a Captable devolverá os recursos depositados pelos investidores que já tiverem sido transferidos em até 5 dias após o término da captação.