Abmex
Fintech

A Abmex é uma fintech que desenvolveu a primeira e única plataforma para empreendedores digitais que cobra taxa zero do mundo. Hospeda produtos de negócios digitais, como cursos e treinamentos online, e realiza o processamento de pagamentos das vendas – o proprietário do negócio fica responsável por isso. Assim, oferece uma gama de ferramentas para que o mesmo possa gerenciar suas rotinas, automatizar seus processos e elevar sua receita. Já conta com mais de 3600 usuários, tendo transacionado R$ 3,5 milhões em outubro, com faturamento de R$ 446 mil – totalizando mais de R$ 16,5 milhões em GMV e R$ 1,9 milhão em receita no ano de 2022. Com a captação, a Abmex quer revolucionar o mercado de pagamentos por meio de soluções tecnológicas simples e eficazes para o aumento das vendas dos empreendedores digitais, dessa forma se consolidando no mercado brasileiro como a sua plataforma favorita.

Projeto atualizado em: 19/10/2022 16:17
Resumo

Resumo da Empresa

A onda dos infoprodutos veio para ficar: os produtores de cursos e treinamentos online, no entanto, ainda perdem muito em cada transação. Conheça uma fintech que oferece taxa 0%.

Ser uma nova fintech no mercado brasileiro pode ser desafiador – parece que não há mais como se destacar. Mas, vale lembrar que quando o Nubank começou não havia tantas fintechs, mas haviam concorrentes extremamente bem-estabelecidos – os bancos. O Nubank superou essa barreira ao oferecer menos taxas nos serviços e mais tecnologia e comodidade.

É exatamente nessa estratégia que a Abmex se inspirou para entrar no mercado de fintechs: a Abmex é a única plataforma completa para cursos e treinamentos online do mundo que oferece taxa zero nas vendas de cartão de crédito. Assim, os empreendedores digitais têm um incentivo inicial para começarem a vender seus infoprodutos na plataforma.

+: A Captable já utiliza a Abmex para processar transações e gerir a área de membros do Startup Investor Club.

 

Somos a única plataforma taxa zero do mundo com tecnologia proprietária que ajuda empreendedores a economizarem e aumentarem seu ticket médio, construindo um negócio sólido e financeiramente sustentável. Nosso principal canal de aquisição atualmente é através de grupos de mastermind e encontros com empreendedores que possuem base de audiência e possuem influência sobre essa base que também são clientes em potencial para a Abmex.

Criamos um ecossistema de ferramentas que, em conjunto, permitem que tenhamos um grande diferencial competitivo em termos de geração de resultado financeiro e geração de valor para o cliente como uma tecnologia antifraude baseada em IA, que possui uma margem quase insignificante de erro com falsos positivos, ferramentas desenvolvidas baseado na cultura customer-centric que promovem uma melhor gestão e automação do negócio digital, reduzindo custos e aumentando o ticket médio do cliente, enquanto nos gera receita de acordo com a demanda.

Isso nos permite testar e verificar rapidamente se uma nova feature faz sentido do ponto de vista financeiro para o negócio com base na agregação de valor para o cliente versus resultado obtido pela Abmex a partir de seu uso.

Além disso, a taxa zero nas vendas com cartão de crédito nos permite democratizar e incentivar o empreendedorismo digital no país, atuando diretamente e positivamente no impacto econômico e social.

 

DESTAQUES CAPTABLE

Diferenciais

Atuando em dores de gestão do negócio de criadores de conteúdos digitais, a Abmex se diferencia principalmente pelo suporte em soluções financeiras - posicionando-se como a fintech de pagamentos na alavancagem de negócios digitais do Brasil. Dessa forma, a startup se descola das soluções tradicionais do mercado por suportar a longevidade dos seus clientes. A Abmex oferece um ecossistema completo que abriga sistema antifraude, suporte exclusivo, ferramentas intuitivas, antecipação de recebíveis, taxa zero nas vendas de cartão de crédito e diversas outras funcionalidades.

Crescimento

A Abmex demonstra um crescimento acelerado em 2022, principalmente levando em consideração que a startup ainda não levantou investimento e os empreendedores possuem toda participação da empresa. Aumentou sua receita em 26x na comparação anual (R$74 mil para R$1,9 milhão YTD). Número de usuários ativos cresceu mais de 10x apenas em 2022 (janeiro a outubro). Além disso, o GMV da Startup foi de R$774 mil em 2021 para R$16,74 milhões em 2022 (YTD), representando um crescimento médio mensal de quase 72% no período. Importante mencionar também que a empresa já atingiu seu break-even operacional.

Mercado

O mercado de negócios digitais vem apresentando um crescimento expressivo, com cada vez menos barreiras de acesso à informação e criação de conteúdo - além da própria adesão cada vez maior do público. Esse crescimento acelerado deixou gargalos mais aparentes na perspectiva dos geradores de conteúdo, principalmente pela falta de ferramentas de gestão para aumento de rentabilidade dos negócios - exatamente onde a Abmex se posiciona e se diferencia de concorrentes.

Pitch completo da empresa

1. PROBLEMA

Taxa de aprovação menor que 80% nas vendas processadas

Todas as plataformas concorrentes no mercado têm em média uma taxa de aprovação de 80%. Isso significa que 20% das compras são perdidas, resultando em menos receita para o cliente. Isso porque a tecnologia antifraude utilizada atualmente pelas plataformas é a mesma utilizada há vários anos, onde o bloqueio de compras possivelmente fraudulentas é baseado em regras que leva em consideração um padrão comportamental de uma base de compradores geral, o que faz com que em média ¾ das compras bloqueadas sejam falsos positivos.

Suporte dedicado somente com R$1M+ de faturamento

Muitos clientes reclamam sobre o suporte de algumas das plataformas mais consolidadas do mercado ser por email, onde é necessário aguardar até 48 horas para receber uma resposta. Atualmente a velocidade como o mercado muda requer um tempo de resposta em tempo hábil para que o vendedor possa resolver o que precisa para continuar vendendo e crescendo na velocidade que precisa.

Clientes usam em média 32% das ferramentas

Numa pesquisa realizada com aproximadamente 30 clientes que possuem faturamento maior que R$100 mil por mês, tivemos o relato da não utilização da maior parte das ferramentas das atuais plataformas do mercado, seja porque é complicado entender ou encontrar as funcionalidades necessárias, ou seja porque as features disponíveis não atendem esses clientes da forma como eles precisam.

Plataformas cobram de 7 a 10% de taxa de transação

Nos últimos anos, cada vez mais empreendedores digitais vêm conseguindo escalar suas vendas. Porém, com a piora em termos de aumento de juros e inflação que impactou diretamente na macroeconomia e também em várias microrregiões do Brasil, empreendedores que ainda não tiveram tempo para aprender a estruturar o negócio como um todo de forma sólida, são impactados com impostos e o aumento de custos, principalmente quando se trata de contratar equipe. Plataformas intermediadoras de pagamentos possuem diferentes formas de geração de receita, inclusive com margens maiores do que a própria taxa de transação e a redução dessa taxa é algo interessante para que o cliente continue retido, principalmente em momentos de incerteza econômica.

Tempo total de 30 dias para realização de saque

Por padrão, as atuais plataformas de mercado possuem um tempo de liberação dos recebíveis das compras de cartão de crédito de 30 dias. E quando é permitido realizar a antecipação, ainda é cobrada uma taxa que em média é quase a metade da taxa de transação.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

Como funciona

A Abmex é uma plataforma SaaS que hospeda produtos de negócios digitais e realiza o processamento de pagamentos das vendas desses produtos, sendo o proprietário do produto inteiramente responsável pelo processo de marketing e vendas. Por isso, oferecemos uma gama de ferramentas para que o mesmo possa gerenciar o negócio, automatizar seus processos e elevar sua receita.

Nosso core business é justamente a receita com o dinheiro em si. Todos os nossos esforços são para que o cliente possa vender mais, aumentar seu ticket médio e retenção das vendas de seus clientes, além de poder ter o dinheiro em mãos de forma ágil para que continue escalando sua operação.

Como monetiza

Possuímos 3 modelos de receita na Abmex:

  1. Receita Financeira: é a nossa principal fonte de receita. Cobramos uma taxa de juros de 3,29% a.m. do comprador do produto no momento do parcelamento da compra no cartão de crédito. Aproximadamente 82% das vendas são realizadas de forma parcelada, dado o comportamento de compra do consumidor brasileiro, e dessas, a maior parte é o parcelamento de 12x. Além disso, cobramos também 4,79% a.m. ao vendedor pela antecipação dos recebíveis, que é uma taxa amplamente aceita, visto que a taxa de processamento das vendas do cartão de crédito à vista ou parcelado (exceto para produtos de assinatura) é zero. Atualmente, mais de 98% dos produtores realizam a antecipação em D+2 ou D+7;
  2. Receita Transacional: apesar de a taxa de transação do cartão ser zero, ainda cobramos 3,99% de taxa de transação nas compras com boleto e pix, além de compras de assinatura no cartão de crédito também terem a mesma taxa. Além disso, para mitigar o risco da plataforma, desincentivamos produtos de baixa qualidade, cobrando 3,99% sobre o valor da venda em cada reembolso e chargeback diretamente do valor disponível do cliente;
  3. Receita de Serviços: cobramos também por alguns serviços como saque, onde é cobrado R$3,90 para cada saque realizado. Temos uma área de membros para hospedagem dos conteúdos de cursos e treinamentos online, onde o cliente pode utilizar nosso serviço de streaming, que cobramos R$2,99 para cada venda realizada. E estamos na fase de testes com o serviço de recuperação automática de vendas, onde, quando ativado, cada comprador que abandona o checkout, emite um boleto ou pix e não paga, ou tem a venda do cartão recusada, ou ainda o comprador tenha feito um pedido de reembolso, é enviado uma mensagem via email e/ou WhatsApp para incentivar que esse comprador retorne e compre o produto. Caso uma recuperação seja feita, será cobrado 20% sobre o valor da venda como taxa pelo serviço.

 

3. MERCADO

Encontrar dados exclusivamente de cursos e treinamentos online com precisão é particularmente difícil, visto que é um mercado que tem crescido de forma relativamente recente.

Estamos fortemente inseridos no mercado de cursos e treinamentos online que, de acordo com a Global Market Insights, deve movimentar, globalmente, em torno de US$ 375 bilhões em 2026. Tendo, na América Latina, uma taxa de crescimento anual de 10% prevista entre 2020 e 2026, 2 pontos percentuais acima da média global de 8%.

Mercado nacional de e-commerce

(TAM Total available market) R$161 bilhões

Neste mês de outubro, ao lançarmos nosso produto para atender a demanda dos negócios de e-commerce, também acabamos entrando neste mercado.

Com R$161 bilhões de faturamento, o e-commerce brasileiro cresceu 26,9% em comparação ao ano de 2020 e bateu recordes em 2021, apontou o estudo da Neotrust, empresa responsável por monitorar 85% do e-commerce do país. Além disso, o número de pedidos também aumentou 16,9% e chegou ao total de 353 milhões de entregas e o ticket médio cresceu 8,6% e atingiu os R$455.

Somente com esse produto, já produzimos nos primeiros 15 dias um GMV adicional de mais de R$600 mil, o que também nos trouxe um faturamento adicional de aproximadamente R$102 mil no mesmo período.

Fatia do mercado que conseguimos atender atualmente

(SOM share of market) R$ 406,25 milhões

Fizemos algumas pesquisas de mercado entendendo a fatia de mercado de alguns de nossos concorrentes (utilizando a metodologia de cliente oculto) além de termos como base também os clientes que se cadastram diariamente em nosso ecossistema, tanto para venda de cursos e treinamentos online quanto para venda de produtos físicos através de e-commerce.

Assim chegamos ao SOM, que é o mercado que temos capacidade de atender dentro do escopo atual de tecnologia, com time reduzido. Hoje, em nosso ritmo atual, baseando-nos no histórico dos últimos meses e sem grandes investimentos, temos estrutura para atender e ativar uma base de 5.000 clientes PJ por ano. Se considerarmos nosso atual LTV de R$6.510,00 por negócio, conseguimos chegar a um faturamento de R$32,5 milhões ao ano, o que, baseado em nossa proporção de faturamento por GMV de 15%, representa um GMV total de R$406,25 milhões por ano.

Nosso foco atualmente consiste em estabelecer e consolidar nossa presença e confiança no mercado brasileiro, manter o foco em parcerias estratégicas baseadas em canal, que é o que tem nos trazido maior ROI, e estruturarmos o que falta em termos de tecnologia para conseguirmos manter nosso atendimento, que já é impecável, atuando de forma escalável. Com o aporte da CapTable prevemos conseguir ser uma das referências no mercado de cursos e treinamentos online até o final de 2023, com um crescimento de +20,3x na comparação anual.

Concorrência e Benchmark

Entendemos por concorrência todo e qualquer player que venha a ser uma alternativa dos vendedores para hospedagem e processamento das compras de produtos digitais, que é atualmente nosso mercado foco. 

Hotmart: Cursos e Treinamentos Online

A primeira plataforma unicórnio do setor. Já estão há mais de 10 anos consolidados no mercado brasileiro e atuam em 166 países. Possuem uma plataforma com recursos completos além de terem um ecossistema focado em conteúdo para ajudar o empreendedor digital que vende cursos e treinamentos online. Possui uma taxa de entrada nas transações de 9,9% + R$1, podendo chegar a 7,1% + R$1 caso o vendedor assine um contrato de fidelidade de 18 a 24 meses e mantenha um faturamento de R$3 milhões no mesmo período. Além disso, recebemos clientes iniciantes informando que a plataforma é muito complexa de entender para iniciar a operação e o suporte, principalmente para quem está iniciando, é quase inexistente.

Monetizze: Cursos, Treinamentos e Produtos Físicos

Plataforma que cresceu muito no mercado após a liberação das vendas para produtos físicos, principalmente na parte de produtos de cápsula nos segmentos de saúde. A Monetizze, como todas outras (exceto Hotmart), atua somente no mercado brasileiro. A plataforma está no mercado há mais de 6 anos. Possui uma experiência de uso simples, principalmente para quem busca ser afiliado de produtos (pessoa que se inscreve para revender o produto em troca de uma comissão). Possui uma taxa de entrada nas transações de 9,9% + R$1, podendo chegar a 6,9% + R$1 dependendo do faturamento mensal do vendedor.

Eduzz: Cursos e Treinamentos Online

A Eduzz foi a primeira alternativa de plataforma com taxa menor que as concorrentes anteriores. Possui um robusto ecossistema de ferramentas para gestão e automação do negócio digital. A taxa de entrada da plataforma é de 5% + R$1, caso o dono do produto decida vender individualmente e de 9,9% + R$1 caso o mesmo decida utilizar o recurso de programa de afiliados. A Eduzz se encontra também consolidada no mercado. Temos feedbacks sobre a plataforma possuir um ótimo atendimento, porém a complexidade de uso de seu ecossistema chega a ser ainda maior que a da concorrente Hotmart.

Braip: Produtos Físicos

A Braip nasceu para atender a demanda crescente de produtos físicos de cápsula que era criada pela empresa Kapsula, que pertence ao mesmo fundador da Braip, sendo uma forte concorrente da Monetizze neste segmento. A taxa de entrada da plataforma é de 9,9% + R$1, ou 6,9% + R$1 exclusivamente para vendedores de produtos da empresa Kapsula. A complexidade de uso da plataforma é discutível. Há quem diga que é simples e também há quem diga que é complexa para iniciantes, sendo a segunda opinião o feedback em maior número. Em termos de suporte, a maior parte dos feedbacks que recebemos em relação a esta plataforma é de que é um suporte abaixo da média quando comparado com as concorrentes.

Kiwify: Cursos e Treinamentos Online

Kiwify nos últimos meses tem crescido bastante, principalmente após ter passado por uma rodada de investimentos na YCombinator onde recebeu um aporte equivalente a R$1,7 milhão. A Kiwify tem feito um trabalho que muitos clientes têm dado feedback positivo, tanto em relação ao suporte quanto em relação à plataforma em si. A plataforma não possui uma gama tão grande de funcionalidades como as outras concorrentes, porém possui uma usabilidade extremamente simples e intuitiva, o que permite que clientes iniciem suas operações sem a necessidade de suporte em muitos casos. A taxa de entrada da plataforma é de 8,99% + R$2,49, sem chances de redução até onde foi pesquisado.

AppMax: Produtos Físicos

AppMax é uma plataforma focada na intermediação de pagamentos de produtos físicos em sua maior parte. Apesar da plataforma permitir a venda de cursos e treinamentos online, esse está longe de ser o mercado alvo da plataforma. A parte majoritária de seus recursos tecnológicos e processuais são voltados para atender o mercado de ecommerce. O atendimento da AppMax é excelente, porém peca para aqueles que estão iniciando (dependendo do faturamento). A dificuldade de uso da plataforma é bem nítida, e não é tão intuitiva. A taxa de entrada da plataforma é personalizada para cada tipo de negócio.

Evermart: Cursos e Treinamentos Online

Essa plataforma começou a crescer bastante no mercado nos últimos 24 meses, principalmente com indicações de clientes que se mostraram satisfeitos utilizando a plataforma. A taxa de entrada varia de 7,99% + R$1 a 8,99% + R$1 de acordo com os dias que o cliente escolhe receber o dinheiro. Apesar da aceitação e taxa de satisfação, a plataforma não possui um layout familiar, o que dificulta o cliente que já utiliza as plataformas mais consolidadas a migrarem, além da usabilidade não ser intuitiva para iniciantes.

Herospark: Cursos e Treinamentos Online

Apesar da Herospark ser uma plataforma consolidada, o escopo de atuação da empresa se diferencia das concorrentes quando o assunto é curso e treinamento online. Apesar da plataforma também atuar com cursos livres, como as concorrentes, ela tem um forte trabalho com grandes empresas na área educacional para colaboradores. A taxa de entrada da Herospark é de 7,9% + R$1 para vendas no cartão de crédito e no pix, com um acréscimo de R$3 para vendas no boleto. A plataforma é bastante intuitiva, possui um arsenal completo de ferramentas para negócios de vários tamanhos, e possui um suporte de qualidade.

 

4. A EMPRESA

A Abmex é uma plataforma all-in-one que nasceu para atender as dores dos vendedores de cursos e treinamentos online encontradas nas plataformas atuantes no mercado.

História

Alexander e Breno são 2 empreendedores do setor de marketing digital. Ambos começaram no setor em 2015 e de lá pra cá adquiriram muita experiência em diversas áreas.

Em 2019 e 2020 lançaram a agência de lançamentos de cursos e treinamentos online. Após faturarem mais de R$5 milhões ao todo nesses 2 anos, começaram a ter dificuldades com as plataformas que acabavam complicando seus processos na parte de tecnologia e conciliação de dados.

Após adiquirirem muitos contatos de empreendedores que estavam em níveis semelhantes e tinham exatamente os mesmos problemas, decidiram criar a Abmex, startup fundada em 05\11\2020.

A Abmex teve sua primeira transação realizada em março de 2021, e transacionou um total de R$774 mil apenas no ano de 2021, primeiro ano onde a startup teve suas operações fechadas apenas para produtores convidados em modelo MVP.

Até o final de 2021 a Abmex contava com um total de apenas 6 colaboradores, incluindo Breno e Alexander.

Agora, até o consolidado da metade do mês de outubro de 2022, a Abmex já transacionou mais de R$16 milhões (um crescimento de mais de 20x), conta com um total de 25 colaboradores e mais de 3.500 produtores.

A Abmex veio com o propósito de facilitar a vida dos empreendedores digitais, zerando taxa de processamento de vendas, oferecendo um suporte personalizado via WhatsApp (independente do tamanho das empresas) e uma tecnologia antifraude que aprova compras acima da média de mercado, fazendo com que produtores não percam vendas por conta de falsos positivos que os sistemas antifraude do mercado acabam gerando.

Nossa missão é ser a plataforma favorita dos empreendedores digitais no Brasil até 2025.

Linha do tempo

2020

Levantamento das necessidades de mercado e constituição da Abmex como pessoa jurídica; 

2021

MVP e validação do modelo de negócio. Saída do Mércio Medina como sócio e entrada do Tiago Mascarenhas, que também realizou investimento-anjo para aceleração da empresa;

2022

Abertura das operações ao mercado geral, com modelo de negócios já validado. Lançamento da solução para o mercado de e-commerce. Lançamento da solução de vendas internacionais.

Resultados

Equipe

Investidores

Até o momento todo investimento realizado na Abmex foi feito com recursos próprios dos fundadores além do investimento-anjo recebido por Tiago Mascarenhas.

Estratégias de crescimento

Nossa principal estratégia de tração no mercado é realizar parcerias estratégicas com clientes que possuem uma base de usuários que também podem ser clientes da Abmex, além de estarmos presentes em masterminds, que são redes de networking para agregação de valor aos negócios ali presentes. 

Iniciamos um trabalho de marketing de conteúdo gratuito para educar clientes com problemas diversos relacionados ao marketing digital, de forma a agregar valor e apresentar a Abmex com a força de trabalho da nossa equipe comercial. 

Essa estratégia é eficiente, principalmente dada nossa proposta de taxa zero, que acaba atraindo clientes que não podemos atender de outros mercados. Conseguimos filtrar os clientes em potencial com o conteúdo específico ao nível de consciência sobre o problema desse lead, e, a partir do momento que é identificado o lead interessado, realizamos o contato para apresentar e ativar esse cliente na plataforma.

Essa estratégia é particularmente importante para dar escalabilidade e capilaridade para a nossa base de clientes que, hoje, a maior parte do faturamento está concentrada em clientes que possuem um volume acima de R$100 mil mensal.

Além disso, estamos iniciando uma operação em parceria com agências de lançamentos de cursos online para lançar produtos com grandes influencers do Instagram e TikTok que não possuem um curso digital próprio, trazendo mais consciência da marca, ajudando a disseminar a sensação de confiança, e estabelecendo uma base de defensores da marca, gerando também uma nova fonte de renda.

Visão

Revolucionando o mercado de pagamentos com taxa zero, suporte dedicado e a mais avançada tecnologia, seremos a plataforma favorita dos empreendedores digitais no Brasil.

Depoimentos

Equipe

Breno Wilson

COO

Mais de 7 anos trabalhando com marketing digital. Atuou na automação, otimização e documentação de processos na Gerdau e BNDES. Cursando Executive MBA em Strategy and Innovation no MIT.

Tiago Mascarenhas

CMO

Empreendedor serial. Co-fundador e diretor da SEDA College. Mestre em Administração de Empresas. Investidor em mais de 40 empresas no Brasil e no mundo.

Alexander Frota

CEO

Mais de 7 anos trabalhando com marketing digital. Foi Diretor de Design de Produto na 7Play, que ganhou o Latin America Quality Award sob sua gerência.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

Oportunidades que também podem te interessar

Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

Novidade
Popular
PIPE Ventures

"A PIPE Ventures é uma gestora de investimentos supervisionada e registrada na CVM com operações nos EUA e Brasil. Seu modelo de negócios combina fundos temáticos lançados em parceria com especialistas de ca..."

Popular
Cowmed

"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."

Contbank

"O Contbank utiliza contadores e IA para revolucionar o acesso à crédito para micro, pequenas e médias empresas. A fintech é um banco digital que oferece uma experiência única para MPEs, oferecendo crédito a..."

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, cada rodada pode ter um instrumento diverso. Para startups, os modelos mais comuns são a Nota Conversível em Participação Societária (Mútuo Conversível) e o Contrato de Promessa de Emissão de Ações (usado por startups que já são uma S.A. e desejam, ao final da rodada, já emitir ações aos investidores). Para projetos de dívida, como CRI e CRA, o modelo jurídico é o de Boletim de Subscrição, em que o investidor adere ao Termo de Securitização. Ainda, nas operações de Venture Debt, há o Mútuo Não Conversível Todos esses contratos são reconhecidos no mundo empresarial e amplamente reconhecidos juridicamente. Sempre confira, na página da oferta, o documento de investimento que será utilizado. O mesmo é disponibilizado, quando o usuário está logado, na barra lateral direita da página da oferta.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na Bolsa de Valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Os investimentos em startups podem resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo. pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota seja convertida em ações, ainda há a possibilidade de você exercer direito de preferência (a depender dos termos de cada oferta) e manter sua participação. Após a conversão, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio – lembre-se: startups costumam levar um longo tempo para dar lucro, e, por isso, não costumam distribuir dividendos nos primeiros anos. 4. Na maioria dos casos, após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Em alguns casos, você poderá optar por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. A empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer. Nos casos de operações de dívida, como Venture Debt, CRI, CRA, CR e outros, os riscos maiores são de inadimplência e mudanças regulatórias que venham a impedir a isenção de impostos e taxas de operações como CRIs e CRAs. Sempre confira os avisos de risco na página de cada projeto e na tela antes de concluir seu investimento.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Os setores de deeptech e biotech são os únicos que costumam ter algumas dessas exigências relevadas, pois são modelos de negócio que exigem longo prazo de investimento - para que sua tecnologia seja desenvolvida - antes de começarem a ter receita. Após a validação dos pontos acima, os negócios são avaliados por um comitê interno que analisa e aprova ou não o negócio a captar. Depois de superar estas duas primeiras etapas, a startup se submete a uma diligência extensa, feita por parceiro externo, que analisa o negócio sob o âmbito jurídico e contábil. Desta forma, aumentamos a confiabilidade sobre a contabilidade e estrutura jurídica da empresa, além de haver mais uma camada de análise da veracidade dos dados apresentados. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança ao investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá ser disponibilizada para investimento na Captable. Além disso, este processo gerará um Relatório de Análise Contábil e Jurídica da empresa disponibilizado publicamente na página de captação. Para projetos de dívida, a seleção das empresas é realizada através de análise jurídica e de compliance sobre as operações, além de diligências internas sobre cada empresa e o preenchimento de um instrumento de dívida para aprovação da operação. Em casos de distribuição ampla, os projetos de dívida também passam por um comitê interno de aprovação.
Através da Captable, você tem acesso a startups previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Além disso, encontra opções de investimento em operações de dívida, como CRI, CRA e Venture Debt. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias ou contratos de emissão de ações nas empresas; e, também, de ter ganhos recorrentes com operações de dívida. Na Captable, não é necessário possuir alto patrimônio para diversificar seus investimentos em diversos ativos inovadores, fomentando diferentes negócios e mitigando o seu risco. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o Painel do Investidor, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações e rentabilidade do seu portfólio de dívida.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em acões. Assim. você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
As operações de dívida, como CRI, CRA, CR e Venture Debt dependem da capacidade de pagamento das empresas que tomam o empréstimo. Todas as oportunidades são avaliadas por um comitê de crédito interno e passam por uma análise jurídica. No entanto, condições adversas de mercado e eventos imprevisíveis podem ocorrer e pode haver inadimplência. Em sua maioria, as operações contam com garantias reais que superam o valor da dívida, mas exigem prazo para execução e liquidação dos ativos para pagamento dos investidores. Sempre confira as garantias oferecidas na documentação de cada oferta.
Cada oportunidade possui uma conta bancária única, dedicada à custódia dos valores durante o período de captação. As transferências realizadas via PIX Copia & Cola ou QR Code único do aporte tem aprovação imediata e você deve receber uma confirmação em poucos minutos. Caso mais de dez minutos se passem sem a confirmação, entre em contato com nosso atendimento através do WhatsApp, disponível no botão no canto inferior direito da página. Motivos para a demora na aprovação incluem instabilidades no sistema PIX, na instituição financeira e transferências realizadas por contas com titularidade diferente da que consta no aporte. Sempre transfira os valores de uma conta de sua titularidade. Contas conjuntas podem resultar em atraso na aprovação.
Não. Para investimentos em startups, o risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores). Para operações de dívida, sua exposição também é limitada ao valor investido, havendo risco de inadimplência, mas mitigado pelas garantias dadas na operação.
Sim, todo o processo de investimento é realizado de forma on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX de uma conta de sua titularidade, utilizando o código PIX Copia & Cola ou QR Code específico de cada aporte. A aprovação do seu aporte costuma levar poucos minutos e ocorre de forma automática. Por último, depois de concluída a captação – seja por tempo máximo transcorrido, ou atingimento do valor máximo a captar – você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato também fica disponível para assinatura em seu Painel do Investidor e, após finalizado, para download no mesmo ambiente. Também é no Painel do Investidor onde ocorre o acompanhamento da startup ou andamento da dívida, com alguns indicadores que serão atualizados trimestralmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a captação atinja dois terços da meta (ou 66,6%), a captação será considerada bem-sucedida e se torna um investimento garantido. Ainda que a rodada não atinja a íntegra da meta da captação (100% ou 125% quando há overfunding), ao final da rodada os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup ou para a tomadora da dívida. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de dois terços do valor alvo máximo captado, por regulação da CVM, a rodada não é considerada bem-sucedida e a Captable devolverá os recursos depositados pelos investidores que já tiverem sido transferidos em até 5 dias após o término da captação.