A Abmex é uma fintech que desenvolveu a primeira e única plataforma para empreendedores digitais que cobra taxa zero do mundo. Hospeda produtos de negócios digitais, como cursos e treinamentos online, e realiza o processamento de pagamentos das vendas – o proprietário do negócio fica responsável por isso. Assim, oferece uma gama de ferramentas para que o mesmo possa gerenciar suas rotinas, automatizar seus processos e elevar sua receita. Já conta com mais de 3600 usuários, tendo transacionado R$ 3,5 milhões em outubro, com faturamento de R$ 446 mil – totalizando mais de R$ 16,5 milhões em GMV e R$ 1,9 milhão em receita no ano de 2022. Com a captação, a Abmex quer revolucionar o mercado de pagamentos por meio de soluções tecnológicas simples e eficazes para o aumento das vendas dos empreendedores digitais, dessa forma se consolidando no mercado brasileiro como a sua plataforma favorita.
A onda dos infoprodutos veio para ficar: os produtores de cursos e treinamentos online, no entanto, ainda perdem muito em cada transação. Conheça uma fintech que oferece taxa 0%.
Ser uma nova fintech no mercado brasileiro pode ser desafiador – parece que não há mais como se destacar. Mas, vale lembrar que quando o Nubank começou não havia tantas fintechs, mas haviam concorrentes extremamente bem-estabelecidos – os bancos. O Nubank superou essa barreira ao oferecer menos taxas nos serviços e mais tecnologia e comodidade.
É exatamente nessa estratégia que a Abmex se inspirou para entrar no mercado de fintechs: a Abmex é a única plataforma completa para cursos e treinamentos online do mundo que oferece taxa zero nas vendas de cartão de crédito. Assim, os empreendedores digitais têm um incentivo inicial para começarem a vender seus infoprodutos na plataforma.
+: A Captable já utiliza a Abmex para processar transações e gerir a área de membros do Startup Investor Club.
Somos a única plataforma taxa zero do mundo com tecnologia proprietária que ajuda empreendedores a economizarem e aumentarem seu ticket médio, construindo um negócio sólido e financeiramente sustentável. Nosso principal canal de aquisição atualmente é através de grupos de mastermind e encontros com empreendedores que possuem base de audiência e possuem influência sobre essa base que também são clientes em potencial para a Abmex.
Criamos um ecossistema de ferramentas que, em conjunto, permitem que tenhamos um grande diferencial competitivo em termos de geração de resultado financeiro e geração de valor para o cliente como uma tecnologia antifraude baseada em IA, que possui uma margem quase insignificante de erro com falsos positivos, ferramentas desenvolvidas baseado na cultura customer-centric que promovem uma melhor gestão e automação do negócio digital, reduzindo custos e aumentando o ticket médio do cliente, enquanto nos gera receita de acordo com a demanda.
Isso nos permite testar e verificar rapidamente se uma nova feature faz sentido do ponto de vista financeiro para o negócio com base na agregação de valor para o cliente versus resultado obtido pela Abmex a partir de seu uso.
Além disso, a taxa zero nas vendas com cartão de crédito nos permite democratizar e incentivar o empreendedorismo digital no país, atuando diretamente e positivamente no impacto econômico e social.
Diferenciais
Atuando em dores de gestão do negócio de criadores de conteúdos digitais, a Abmex se diferencia principalmente pelo suporte em soluções financeiras - posicionando-se como a fintech de pagamentos na alavancagem de negócios digitais do Brasil. Dessa forma, a startup se descola das soluções tradicionais do mercado por suportar a longevidade dos seus clientes. A Abmex oferece um ecossistema completo que abriga sistema antifraude, suporte exclusivo, ferramentas intuitivas, antecipação de recebíveis, taxa zero nas vendas de cartão de crédito e diversas outras funcionalidades.
Crescimento
A Abmex demonstra um crescimento acelerado em 2022, principalmente levando em consideração que a startup ainda não levantou investimento e os empreendedores possuem toda participação da empresa. Aumentou sua receita em 26x na comparação anual (R$74 mil para R$1,9 milhão YTD). Número de usuários ativos cresceu mais de 10x apenas em 2022 (janeiro a outubro). Além disso, o GMV da Startup foi de R$774 mil em 2021 para R$16,74 milhões em 2022 (YTD), representando um crescimento médio mensal de quase 72% no período. Importante mencionar também que a empresa já atingiu seu break-even operacional.
Mercado
O mercado de negócios digitais vem apresentando um crescimento expressivo, com cada vez menos barreiras de acesso à informação e criação de conteúdo - além da própria adesão cada vez maior do público. Esse crescimento acelerado deixou gargalos mais aparentes na perspectiva dos geradores de conteúdo, principalmente pela falta de ferramentas de gestão para aumento de rentabilidade dos negócios - exatamente onde a Abmex se posiciona e se diferencia de concorrentes.
Taxa de aprovação menor que 80% nas vendas processadas
Todas as plataformas concorrentes no mercado têm em média uma taxa de aprovação de 80%. Isso significa que 20% das compras são perdidas, resultando em menos receita para o cliente. Isso porque a tecnologia antifraude utilizada atualmente pelas plataformas é a mesma utilizada há vários anos, onde o bloqueio de compras possivelmente fraudulentas é baseado em regras que leva em consideração um padrão comportamental de uma base de compradores geral, o que faz com que em média ¾ das compras bloqueadas sejam falsos positivos.
Suporte dedicado somente com R$1M+ de faturamento
Muitos clientes reclamam sobre o suporte de algumas das plataformas mais consolidadas do mercado ser por email, onde é necessário aguardar até 48 horas para receber uma resposta. Atualmente a velocidade como o mercado muda requer um tempo de resposta em tempo hábil para que o vendedor possa resolver o que precisa para continuar vendendo e crescendo na velocidade que precisa.
Clientes usam em média 32% das ferramentas
Numa pesquisa realizada com aproximadamente 30 clientes que possuem faturamento maior que R$100 mil por mês, tivemos o relato da não utilização da maior parte das ferramentas das atuais plataformas do mercado, seja porque é complicado entender ou encontrar as funcionalidades necessárias, ou seja porque as features disponíveis não atendem esses clientes da forma como eles precisam.
Plataformas cobram de 7 a 10% de taxa de transação
Nos últimos anos, cada vez mais empreendedores digitais vêm conseguindo escalar suas vendas. Porém, com a piora em termos de aumento de juros e inflação que impactou diretamente na macroeconomia e também em várias microrregiões do Brasil, empreendedores que ainda não tiveram tempo para aprender a estruturar o negócio como um todo de forma sólida, são impactados com impostos e o aumento de custos, principalmente quando se trata de contratar equipe. Plataformas intermediadoras de pagamentos possuem diferentes formas de geração de receita, inclusive com margens maiores do que a própria taxa de transação e a redução dessa taxa é algo interessante para que o cliente continue retido, principalmente em momentos de incerteza econômica.
Tempo total de 30 dias para realização de saque
Por padrão, as atuais plataformas de mercado possuem um tempo de liberação dos recebíveis das compras de cartão de crédito de 30 dias. E quando é permitido realizar a antecipação, ainda é cobrada uma taxa que em média é quase a metade da taxa de transação.
Como funciona
A Abmex é uma plataforma SaaS que hospeda produtos de negócios digitais e realiza o processamento de pagamentos das vendas desses produtos, sendo o proprietário do produto inteiramente responsável pelo processo de marketing e vendas. Por isso, oferecemos uma gama de ferramentas para que o mesmo possa gerenciar o negócio, automatizar seus processos e elevar sua receita.
Nosso core business é justamente a receita com o dinheiro em si. Todos os nossos esforços são para que o cliente possa vender mais, aumentar seu ticket médio e retenção das vendas de seus clientes, além de poder ter o dinheiro em mãos de forma ágil para que continue escalando sua operação.
Como monetiza
Possuímos 3 modelos de receita na Abmex:
Encontrar dados exclusivamente de cursos e treinamentos online com precisão é particularmente difícil, visto que é um mercado que tem crescido de forma relativamente recente.
Estamos fortemente inseridos no mercado de cursos e treinamentos online que, de acordo com a Global Market Insights, deve movimentar, globalmente, em torno de US$ 375 bilhões em 2026. Tendo, na América Latina, uma taxa de crescimento anual de 10% prevista entre 2020 e 2026, 2 pontos percentuais acima da média global de 8%.
Mercado nacional de e-commerce
(TAM Total available market) R$161 bilhões
Neste mês de outubro, ao lançarmos nosso produto para atender a demanda dos negócios de e-commerce, também acabamos entrando neste mercado.
Com R$161 bilhões de faturamento, o e-commerce brasileiro cresceu 26,9% em comparação ao ano de 2020 e bateu recordes em 2021, apontou o estudo da Neotrust, empresa responsável por monitorar 85% do e-commerce do país. Além disso, o número de pedidos também aumentou 16,9% e chegou ao total de 353 milhões de entregas e o ticket médio cresceu 8,6% e atingiu os R$455.
Somente com esse produto, já produzimos nos primeiros 15 dias um GMV adicional de mais de R$600 mil, o que também nos trouxe um faturamento adicional de aproximadamente R$102 mil no mesmo período.
Fatia do mercado que conseguimos atender atualmente
(SOM share of market) R$ 406,25 milhões
Fizemos algumas pesquisas de mercado entendendo a fatia de mercado de alguns de nossos concorrentes (utilizando a metodologia de cliente oculto) além de termos como base também os clientes que se cadastram diariamente em nosso ecossistema, tanto para venda de cursos e treinamentos online quanto para venda de produtos físicos através de e-commerce.
Assim chegamos ao SOM, que é o mercado que temos capacidade de atender dentro do escopo atual de tecnologia, com time reduzido. Hoje, em nosso ritmo atual, baseando-nos no histórico dos últimos meses e sem grandes investimentos, temos estrutura para atender e ativar uma base de 5.000 clientes PJ por ano. Se considerarmos nosso atual LTV de R$6.510,00 por negócio, conseguimos chegar a um faturamento de R$32,5 milhões ao ano, o que, baseado em nossa proporção de faturamento por GMV de 15%, representa um GMV total de R$406,25 milhões por ano.
Nosso foco atualmente consiste em estabelecer e consolidar nossa presença e confiança no mercado brasileiro, manter o foco em parcerias estratégicas baseadas em canal, que é o que tem nos trazido maior ROI, e estruturarmos o que falta em termos de tecnologia para conseguirmos manter nosso atendimento, que já é impecável, atuando de forma escalável. Com o aporte da CapTable prevemos conseguir ser uma das referências no mercado de cursos e treinamentos online até o final de 2023, com um crescimento de +20,3x na comparação anual.
Concorrência e Benchmark
Entendemos por concorrência todo e qualquer player que venha a ser uma alternativa dos vendedores para hospedagem e processamento das compras de produtos digitais, que é atualmente nosso mercado foco.
Hotmart: Cursos e Treinamentos Online
A primeira plataforma unicórnio do setor. Já estão há mais de 10 anos consolidados no mercado brasileiro e atuam em 166 países. Possuem uma plataforma com recursos completos além de terem um ecossistema focado em conteúdo para ajudar o empreendedor digital que vende cursos e treinamentos online. Possui uma taxa de entrada nas transações de 9,9% + R$1, podendo chegar a 7,1% + R$1 caso o vendedor assine um contrato de fidelidade de 18 a 24 meses e mantenha um faturamento de R$3 milhões no mesmo período. Além disso, recebemos clientes iniciantes informando que a plataforma é muito complexa de entender para iniciar a operação e o suporte, principalmente para quem está iniciando, é quase inexistente.
Monetizze: Cursos, Treinamentos e Produtos Físicos
Plataforma que cresceu muito no mercado após a liberação das vendas para produtos físicos, principalmente na parte de produtos de cápsula nos segmentos de saúde. A Monetizze, como todas outras (exceto Hotmart), atua somente no mercado brasileiro. A plataforma está no mercado há mais de 6 anos. Possui uma experiência de uso simples, principalmente para quem busca ser afiliado de produtos (pessoa que se inscreve para revender o produto em troca de uma comissão). Possui uma taxa de entrada nas transações de 9,9% + R$1, podendo chegar a 6,9% + R$1 dependendo do faturamento mensal do vendedor.
Eduzz: Cursos e Treinamentos Online
A Eduzz foi a primeira alternativa de plataforma com taxa menor que as concorrentes anteriores. Possui um robusto ecossistema de ferramentas para gestão e automação do negócio digital. A taxa de entrada da plataforma é de 5% + R$1, caso o dono do produto decida vender individualmente e de 9,9% + R$1 caso o mesmo decida utilizar o recurso de programa de afiliados. A Eduzz se encontra também consolidada no mercado. Temos feedbacks sobre a plataforma possuir um ótimo atendimento, porém a complexidade de uso de seu ecossistema chega a ser ainda maior que a da concorrente Hotmart.
Braip: Produtos Físicos
A Braip nasceu para atender a demanda crescente de produtos físicos de cápsula que era criada pela empresa Kapsula, que pertence ao mesmo fundador da Braip, sendo uma forte concorrente da Monetizze neste segmento. A taxa de entrada da plataforma é de 9,9% + R$1, ou 6,9% + R$1 exclusivamente para vendedores de produtos da empresa Kapsula. A complexidade de uso da plataforma é discutível. Há quem diga que é simples e também há quem diga que é complexa para iniciantes, sendo a segunda opinião o feedback em maior número. Em termos de suporte, a maior parte dos feedbacks que recebemos em relação a esta plataforma é de que é um suporte abaixo da média quando comparado com as concorrentes.
Kiwify: Cursos e Treinamentos Online
Kiwify nos últimos meses tem crescido bastante, principalmente após ter passado por uma rodada de investimentos na YCombinator onde recebeu um aporte equivalente a R$1,7 milhão. A Kiwify tem feito um trabalho que muitos clientes têm dado feedback positivo, tanto em relação ao suporte quanto em relação à plataforma em si. A plataforma não possui uma gama tão grande de funcionalidades como as outras concorrentes, porém possui uma usabilidade extremamente simples e intuitiva, o que permite que clientes iniciem suas operações sem a necessidade de suporte em muitos casos. A taxa de entrada da plataforma é de 8,99% + R$2,49, sem chances de redução até onde foi pesquisado.
AppMax: Produtos Físicos
AppMax é uma plataforma focada na intermediação de pagamentos de produtos físicos em sua maior parte. Apesar da plataforma permitir a venda de cursos e treinamentos online, esse está longe de ser o mercado alvo da plataforma. A parte majoritária de seus recursos tecnológicos e processuais são voltados para atender o mercado de ecommerce. O atendimento da AppMax é excelente, porém peca para aqueles que estão iniciando (dependendo do faturamento). A dificuldade de uso da plataforma é bem nítida, e não é tão intuitiva. A taxa de entrada da plataforma é personalizada para cada tipo de negócio.
Evermart: Cursos e Treinamentos Online
Essa plataforma começou a crescer bastante no mercado nos últimos 24 meses, principalmente com indicações de clientes que se mostraram satisfeitos utilizando a plataforma. A taxa de entrada varia de 7,99% + R$1 a 8,99% + R$1 de acordo com os dias que o cliente escolhe receber o dinheiro. Apesar da aceitação e taxa de satisfação, a plataforma não possui um layout familiar, o que dificulta o cliente que já utiliza as plataformas mais consolidadas a migrarem, além da usabilidade não ser intuitiva para iniciantes.
Herospark: Cursos e Treinamentos Online
Apesar da Herospark ser uma plataforma consolidada, o escopo de atuação da empresa se diferencia das concorrentes quando o assunto é curso e treinamento online. Apesar da plataforma também atuar com cursos livres, como as concorrentes, ela tem um forte trabalho com grandes empresas na área educacional para colaboradores. A taxa de entrada da Herospark é de 7,9% + R$1 para vendas no cartão de crédito e no pix, com um acréscimo de R$3 para vendas no boleto. A plataforma é bastante intuitiva, possui um arsenal completo de ferramentas para negócios de vários tamanhos, e possui um suporte de qualidade.
A Abmex é uma plataforma all-in-one que nasceu para atender as dores dos vendedores de cursos e treinamentos online encontradas nas plataformas atuantes no mercado.
História
Alexander e Breno são 2 empreendedores do setor de marketing digital. Ambos começaram no setor em 2015 e de lá pra cá adquiriram muita experiência em diversas áreas.
Em 2019 e 2020 lançaram a agência de lançamentos de cursos e treinamentos online. Após faturarem mais de R$5 milhões ao todo nesses 2 anos, começaram a ter dificuldades com as plataformas que acabavam complicando seus processos na parte de tecnologia e conciliação de dados.
Após adiquirirem muitos contatos de empreendedores que estavam em níveis semelhantes e tinham exatamente os mesmos problemas, decidiram criar a Abmex, startup fundada em 05\11\2020.
A Abmex teve sua primeira transação realizada em março de 2021, e transacionou um total de R$774 mil apenas no ano de 2021, primeiro ano onde a startup teve suas operações fechadas apenas para produtores convidados em modelo MVP.
Até o final de 2021 a Abmex contava com um total de apenas 6 colaboradores, incluindo Breno e Alexander.
Agora, até o consolidado da metade do mês de outubro de 2022, a Abmex já transacionou mais de R$16 milhões (um crescimento de mais de 20x), conta com um total de 25 colaboradores e mais de 3.500 produtores.
A Abmex veio com o propósito de facilitar a vida dos empreendedores digitais, zerando taxa de processamento de vendas, oferecendo um suporte personalizado via WhatsApp (independente do tamanho das empresas) e uma tecnologia antifraude que aprova compras acima da média de mercado, fazendo com que produtores não percam vendas por conta de falsos positivos que os sistemas antifraude do mercado acabam gerando.
Nossa missão é ser a plataforma favorita dos empreendedores digitais no Brasil até 2025.
Linha do tempo
2020
Levantamento das necessidades de mercado e constituição da Abmex como pessoa jurídica;
2021
MVP e validação do modelo de negócio. Saída do Mércio Medina como sócio e entrada do Tiago Mascarenhas, que também realizou investimento-anjo para aceleração da empresa;
2022
Abertura das operações ao mercado geral, com modelo de negócios já validado. Lançamento da solução para o mercado de e-commerce. Lançamento da solução de vendas internacionais.
Resultados
Equipe
Investidores
Até o momento todo investimento realizado na Abmex foi feito com recursos próprios dos fundadores além do investimento-anjo recebido por Tiago Mascarenhas.
Estratégias de crescimento
Nossa principal estratégia de tração no mercado é realizar parcerias estratégicas com clientes que possuem uma base de usuários que também podem ser clientes da Abmex, além de estarmos presentes em masterminds, que são redes de networking para agregação de valor aos negócios ali presentes.
Iniciamos um trabalho de marketing de conteúdo gratuito para educar clientes com problemas diversos relacionados ao marketing digital, de forma a agregar valor e apresentar a Abmex com a força de trabalho da nossa equipe comercial.
Essa estratégia é eficiente, principalmente dada nossa proposta de taxa zero, que acaba atraindo clientes que não podemos atender de outros mercados. Conseguimos filtrar os clientes em potencial com o conteúdo específico ao nível de consciência sobre o problema desse lead, e, a partir do momento que é identificado o lead interessado, realizamos o contato para apresentar e ativar esse cliente na plataforma.
Essa estratégia é particularmente importante para dar escalabilidade e capilaridade para a nossa base de clientes que, hoje, a maior parte do faturamento está concentrada em clientes que possuem um volume acima de R$100 mil mensal.
Além disso, estamos iniciando uma operação em parceria com agências de lançamentos de cursos online para lançar produtos com grandes influencers do Instagram e TikTok que não possuem um curso digital próprio, trazendo mais consciência da marca, ajudando a disseminar a sensação de confiança, e estabelecendo uma base de defensores da marca, gerando também uma nova fonte de renda.
Visão
Revolucionando o mercado de pagamentos com taxa zero, suporte dedicado e a mais avançada tecnologia, seremos a plataforma favorita dos empreendedores digitais no Brasil.
Depoimentos
COO
Mais de 7 anos trabalhando com marketing digital. Atuou na automação, otimização e documentação de processos na Gerdau e BNDES. Cursando Executive MBA em Strategy and Innovation no MIT.
CMO
Empreendedor serial. Co-fundador e diretor da SEDA College. Mestre em Administração de Empresas. Investidor em mais de 40 empresas no Brasil e no mundo.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
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