Beeva
Foodtech

Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto

Resumo

Resumo da Empresa

A Beeva Brazil é uma foodtech do segmento saúde e bem estar, que utiliza a tecnologia, informação e inovação como aliadas para a valorização e diversificação de produtos com base apícola, entregando saúde para o consumidor final, fomentando uma nova cultura de consumo responsável e gerando oportunidades para diversos segmentos de mercado.

Pitch completo da empresa

A rodada da Beeva na CapTable conta com o coinvestimento de Cláudia Abreu, ex-CEO da Mundo Verde.

 

A Beeva é certificada pelo IBD, por meio de auditoria, para realizar processamento de produtos de origem orgânica, livre de agrotóxicos, para comercialização no Brasil, na União Europeia e nos Estados Unidos. Somente no Brasil, o mercado de alimentos naturais e saudáveis movimenta R$ 100 bilhões anuais. Com processamento e comercialização de alimentos 100% naturais, a Beeva, preserva a denominação de origem e valoriza os biomas brasileiros, como a Caatinga e a Mata Atlântica. Atualmente, possui capacidade instalada 60x maior que a produção média atual e Capex 100% realizados para iniciar a produção na linha de encapsulados e suplementos. 

 

BEEVA NA MÍDIA

forbes

Acesse a reportagem da Forbes

 

DESTAQUES CAPTABLE

Crescimento:
Com menos de um ano e meio de operação a Beeva conquistou espaço no mercado, estando presente em mais de 450 pontos de venda pelo Brasil e já tendo concluído a primeira exportação de mel para China. Faturando aproximadamente R$ 4 milhões no período. Além do potencial de crescimento nas próprias redes já atendidas, o e-commerce vai atender também o mercado norte americano e a união européia.

Modelo de negócio e inovação:
A Beeva possui um modelo de negócio onde compra materia prima de parceiros, que são os apicultores e realiza o fracionamento dos produtos para venda. A inovação fica por conta da expansão de SKUs, principalmente dos suplementos alimentares (roadmap para 2022), além de cosméticos e bebidas.

ESG:
Preocupação Ambiental, Social e de Governança é uma realidade desde o nascimento da Beeva. Desde a construção das suas instalações, que fica dentro de uma reserva natural, onde possuem tratamento de 100% da água utilizada no local, além de tijolos especiais, vidros que diminuem a entrada de calor, porém não de iluminação, entre outras coisas. Já no S (Social) o cuidado vem no auxilio ao desenvolvimento da região com menor IDH do Brasil, auxiliando milhares de famílias através da apicultura.

Time:
O time de gestão e colaboradores também foi um dos destaques na seleção da startup. A Beeva possui um time enxuto, são 15 colaboradores no total, atuando no laboratório, linha de produção e escritório. Isso demonstra um nível de capacidade de execução e competência para entregar um resultado tão grande desde o primeiro ano de vida.

Propósito:
O propósito é um os pontos com mais destaque na Beeva, e esta no DNA de todos os colaboradores. Desenvolver a região mais pobre do Brasil é o que move a empresa. Incentivar novos produtores de mel e melhorar as técnicas de manuseio dos produtores existentes é o início de tudo, gerando conhecimento, depois comprando a produção, gerando riqueza e, por último, distribuindo um dos melhores méis e produtos derivados para o Brasil e o mundo.

 

SOBRE A BEEVA

Imagine pessoas que acreditam no desenvolvimento sustentável, apoiam a redução das desigualdades sociais e acreditam na força da biodiversidade.

Imagine uma empresa onde a tecnologia e inovação andam de mãos dadas com o desenvolvimento social e a preservação ambiental.

Imagine soluções inovadoras na cadeia produtiva da apicultura sendo criadas para promover o bem-estar tanto de quem consome quanto de quem produz.

Imagine consumir com propósito.

Prazer-somos-a-beeva

Um grupo que possui como propósito promover o desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro, sua estrutura é composta do instituto que apoia a estruturação e qualificação da cadeia produtiva da apicultura, a unidade de referência tecnológica (URT) que desenvolve técnicas de manejo avançado, alavancando a eficiência produtiva e sua qualidade e a foodtech que gera valor ao mercado utilizando tecnologia e inovação.

Somos uma empresa digital e real, com modelo de negócio escalável, alinhada ao desenvolvimento sustentável e com cultura de consumo inteligente sem proposição de tendências.


1. PROBLEMA

A má alimentação é o maior problema de saúde que há no mundo e também é o maior problema para a saúde do planeta. 

75% das doenças além de outros problemas como a degradação ambiental, procedem de uma agricultura globalizada e industrial. 

A comida deixou de ser uma fonte de nutrientes e se tornou um produto, algo com o qual se especula e apenas se obtém benefício econômico.

A Biodiversidade, que nos fornece alimentos, está em colapso e nós somos os principais responsáveis por essa destruição.

LIMITE-DO-PLANETA

Atualmente já não possuímos comida suficiente para a condução de uma vida saudável, que será potencializada pelo aumento populacional mundial estimado em 21% até 2050, e exigirá um maior cultivo e oferta de alimentos proporcionalmente.

A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, se apresenta como uma reserva essencial da biodiversidade nacional: é a área do planeta com maior potencial para produção de alimentos orgânicos, livre de contaminantes transgênicos. No entanto, é uma das áreas com vegetações mais degradadas e menos estudada do país. Um estudo da BBC NEWS apresenta que 94% da Caatinga está sujeita a desertificação até 2050 e atualmente uma área equivalente ao tamanho da Inglaterra, 20% da Caatinga, já se encontra desertificada. Essa informação também teve destaque no Jornal The New York Times nesta semana. 

DESERTIFICA-O-CAATINGA

Leia a reportagem do The New York Times na íntegra

DESMATAMENTO-CAATINGA

Polinizadores são fundamentais para agricultura e produção de alimentos, para manutenção da população de plantas e da variabilidade genética entre elas, essenciais para a preservação da biodiversidade.

As abelhas são capazes de regenerar essa região. São a garantia do fornecimento confiável e diversificado de frutos, sementes, mel  e ganho econômico. Apenas no Brasil, calcula-se que a polinização relacionada à produção agrícola tenha um valor anual de US$ 12 bilhões.

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Potencializando este problema, há falta de informação sobre benefícios e uso para o público consumidor e baixa agregação de valor dos produtos apícolas. Estes superalimentos podem e devem ser valorizados a partir da sua preservação de origem, garantia de naturalidade e qualidade, com o uso da tecnologia e da inovação.  

Atualmente a produção nesta região limita-se a produção convencional de mel, sem a valorização das diferentes floradas de méis e sem o aproveitamento dos outros produtos apícolas diretos: geléia real, pólen, própolis, apitoxina e cera que agregariam ainda mais valor à toda a cadeia produtiva.

Conheça nossos produtores.

 

2. O QUE FAZ DA BEEVA A BEEVA?

Sediada em uma área de preservação ambiental na cidade histórica de Marechal Deodoro, a Beeva abrange 03 estruturas que se complementam em busca do mesmo propósito: o desenvolvimento sustentável para o semiárido brasileiro.

ESTRAT-GIA

Estratégia, conceito e inovação de produtos

Nos propomos a entregar alimentos e suplementos naturais com alto valor nutricional e ricos em substâncias bioativas, apresentando a rastreabilidade destes produtos do campo à mesa. Exaltar a diversidade da flora brasileira apresentando suas propriedades únicas, através de P,D&I e geração de conteúdo qualificado para o consumidor final.

Nosso modelo de negócio é real, com atuação no comércio digital, processos da indústria 4.0, sistemas e aplicativos digitais e em nuvem.

ESTRAT-GIA2

Mais-que-uma-ind-stria-de-alimentos

Net zero com design biofílico

Consumir com responsabilidade é fundamental para atingirmos o nosso propósito.

Nos integramos a natureza em busca dos canais de eficiência. Prezamos pelo consumo inteligente dos recursos naturais, estamos comprometidos com a sustentabilidade, somos uma empresa limpa!

Utilizamos métodos construtivos sustentáveis, que permitem Iluminação natural e aumentam a eficiência energética, trazendo leveza e desempenho termoacústico para o ambiente, diminuindo as despesas com climatização e conforto para os colaboradores.

Isso quer dizer que, além de não utilizarmos aditivos químicos na fabricação de nossos produtos, grande parte de nossos resíduos são reaproveitados, e os ambientes construídos apresenta-se como uma forma inovadora de reconectar os colaboradores com a natureza, melhorando a sua saúde, o bem-estar físico e mental, proporcionando uma maior concentração, estímulo a criatividade e produtividade. O design biofílico permite também que os colaboradores vivenciem o propósito Beeva.

Esse é um compromisso que firmamos com as pessoas e com o ecossistema que nos recebeu de braços abertos.

CONCEITO-CONSTRUTIVO

Conheça mais sobre o sistema construtivo da Beeva e os resultados destes investimentos.

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa com cadeirasDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

Olhar 360º - do campo até a sua casa

O olhar 360° é uma forma como administramos o negócio. Com base em uma visão holística que permite um domínio profundo desde o campo com análise da região de colheita, técnicas de manejo, transporte, processamento, gestão da qualidade e desempenho de todos os setores, o mercado, e a jornada de compra até a casa do consumidor final,  garantindo assim a sua denominação de origem, impactando na qualidade do produto, antecipação de tendências, tomada de decisões baseadas em dados, otimização de processos de forma contínua e aumento da eficiência, ou seja, na performance geral da empresa.

Mapeamento da produção apícola na Caatinga

Visitamos os produtores, identificamos as suas necessidades coletivas, mensuramos os dados de produção atual e potencial, identificamos e orientamos a produção orgânica com preservação da predominância floral e aliado ao princípio de comércio justo, construímos uma de rede sólida de parceiros.

Atualmente já mapeamos 100% dos produtores da Caatinga de Alagoas e iniciamos o mapeamento da Caatinga Sergipana.

Único

Preservamos e valorizamos as características naturais dos alimentos, indicando através da rastreabilidade a sua denominação de origem.

Rastreabilidade

Usamos a tecnologia para garantir a confiança, rastreabilidade e qualidade de todos os produtos Beeva.

Possuímos rastreamento interno dos produtos Beeva e estamos desenvolvendo um aplicativo que permite que o consumidor realize a rastreabilidade de forma prática e rápida. Através da transparência, criaremos conexão com o consumidor final e o nosso produto.

RASTREABILIDADE-QUALIDADE

Acesse e veja os apiários já mapeados em Alagoas.

Gestão da qualidade

É através da Gestão da Qualidade que garantimos a construção da confiança, pela oferta de produtos e serviços que atendam todas as exigências internas e externas referentes à segurança alimentar, assuntos regulatórios e qualidade. 

Com infraestrutura laboratorial própria, exclusiva e preparada com equipamentos de última geração para a realização de análises microbiológicas e físico-químicas, o controle de qualidade Beeva garante a entrega de produtos de excelência, dentro dos padrões exigidos pela legislação e regulamentação interna.

Uma imagem contendo no interior, mesa, homem, piaDescrição gerada automaticamente

Certificações

Nossa unidade de processamento é orgânica! 

Somos certificados pelo IBD, por meio de auditoria, para realizar processamento de produtos de origem orgânica, livre de agrotóxicos, para comercialização no Brasil, na União Europeia e nos Estados Unidos, mantendo toda a saudabilidade e qualidade do campo.

Além disso, possuímos registro junto ao FDA (Food na Drug Administration) que autoriza a comercialização dos Produtos Beeva nos Estados Unidos.

ORG-NICO

Acesse e verifique nossos certificados.

Consistente 

Com processos gerenciais resguardados sob a LGPD, marca, políticas internas, código de ética e procedimentos operacionais e de gestão da qualidade estabelecidos, disseminados, auditados e protegidos por registros de propriedade industrial.  

MELHOR-PARA-O-MUNDO

Inovação de produtos

Segundo a Brasil Food Trends (2020), esses são os principais fatores que tendem a influenciar o que os consumidores compram e consomem. Tendências alinhadas a atuação estratégica da Beeva. Beeva é consumir com propósito! 

Mudamos o conceito de produtos fracionados, derivados da apicultura. Uma verdadeira inovação para o segmento de saudabilidade gourmet Nacional. Inicialmente apresentado em três linhas de produtos alimentícios: Mel, Própolis e Pólen.

CARACTERISTICAS-DOS-NOSSOS-PRODUTOS

Propolis

Acesse os estudos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação dos produtos Beeva.

Os consumidores se fazem cada vez mais criteriosos, exigindo alimentos de alta qualidade nutricional, seguros e, sobretudo, ambientalmente corretos - não se trata mais, de simplesmente maximizar a produção, mas sim de implementar práticas de produção inclusivas, eficientes, sustentáveis e saudáveis.

Bem-estar, saúde, qualidade, confiabilidade e sustentabilidade caminham lado a lado, refletindo a preocupação das pessoas com a sua própria saúde e a saúde do planeta. Mas também ganham importância em suas decisões os aspectos sociais e éticos, a transparência nas informações, os avanços que a tecnologia vem trazendo e a conveniência e praticidade do uso dos produtos.

Segundo a Brasil Food Trends (2020), esses são os principais fatores que tendem a influenciar o que os consumidores compram e consomem. 

Tendências alinhadas a atuação estratégica da Beeva. Beeva é consumir com propósito! 

Mudamos o conceito de produtos fracionados, derivados da apicultura.

Uma verdadeira inovação para o segmento de saudabilidade gourmet Nacional. Inicialmente apresentado em três linhas de produtos alimentícios: Mel, Própolis e Pólen.

LINHAS-2021

Acesse o portfólio beeva.

Isso motivou a empresa a investir na expansão do seu mix de produtos.  

A valorização e diversificação conquistou o mercado nacional com mais de 500 pontos de venda e tem atraído holofotes do mercado internacional, com exportação já efetivada para o mercado Chinês.

Nossos clientes

CLIENTES

CHINA

Acesse e veja a Beeva na china.

Novas linhas: suplementos alimentares para saúde e bem-estar

Com capex já realizados, a linha de suplementos 100% naturais, sem modificação genética, livre de conservantes, aromas e adoçantes artificiais, zero glúten e lactose, para saúde e bem-estar será ativada no inicio de 2022. 

Serão inicialmente comercializadas em duas formas de apresentação e consumo, em pó, para elaboração de bebidas rápidas como shakes, e em crumbs (farofa) como suplemento de enriquecimento de pratos salgados e doces.

Em um único suplemento a base de pólen, com adição de outros ingredientes potencializadores, reunimos as 04 principais fontes nutricionais: proteína, todos os aminoácidos essenciais, carboidrato, vitaminas e minerais, em diferentes proporções e adições, alinhadas ao público e objetivos de emagrecimento, hipertrofia e endurance. 

SUPLEMENTOS

BENEFICIOS-SUPLEMENTO

CARACTER-STICAS-AMINOPOLLEN

Novas linhas: encapsulados para saúde e bem-estar

Assim como a linha de suplementos, a linha de encapsulados conta com 100% em capex já realizados. 

Os encapsulados apresentam uma alternativa a partir de uma nova forma de consumo para o extrato de própolis. Apresentando maior praticidade, o dobro de concentração e livre de álcool, atendendo também a demanda de mercado de outros públicos como gestantes.

Assim como todos os nossos produtos, os encapsulados também são 100% naturais, sem modificação genética, livre de conservantes, aromas e adoçantes artificiais, zero glúten e lactose.

ENCAPSULADOS

PROPOLIS-BENEFICIOS-CAPSULAS1

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Novas linhas: ainda mais sabor

Valorizamos os nossos produtos por meio da preservação da identidade e origem da matéria prima, em uma analogia ao terroir dos vinhos. O sabor e as propriedades são reflexo da relação das abelhas com a região e a predominância floral. Não há mistura, não trabalhamos com blends. Com isso geramos novas experiências de consumo potencializado por um programa de embaixadores da marca, chefs,  profissionais de saúde e influencers renomados que estão apostando nesses sabores e nutrientes exclusivos. 

NOVAS-FLORADAS-DE-M-IS

Programa de embaixadores 

Com o objetivo de disseminar os benefícios dos produtos da apicultura e do o consumo com propósito, a beeva criou o programa de embaixadores. 

O Programa de Embaixadores segue sob a chancela do Curador Marcelo Sampaio, Apresentador do  programa Garimpando Life na Travel Box Brazil e Influenciador do Mercado Premium no Brasil e no Mundo e atualmente conta com 40 embaixadores dos segmentos de gastronomia, saúde e esportes, até o final de 2022 serão 200 embaixadores.

Atualmente são 40 embaixadores dos segmentos de gastronomia, saúde e esportes, ate o final de 2022 serão 200 embaixadores.

Influenciadores

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E-commerce Beeva

Para fortalecer esse relacionamento e ampliar seu posicionamento no mercado nacional, a beeva está lançando seu e-commerce próprio.

Migrando para a maior plataforma de e-commerce do mundo, a VTEX, integrada com os principais marketplaces do mercado, com o operador logístico localizado no sudeste do país (Unilog) e com a transportadora de maior capilaridade da américa Latina a Total Express, e contando com um programa de afiliados capaz de potencializar a ação dos embaixadores e influenciadores Beeva no mercado digital. 

O e-commerce beeva promete ser um ponto de crescimento exponencial na atuação digital nacional e internacional (exportação). 

Com estrutura preliminar no Shopfy, você pode conhecer um pouco mais do início da nossa atuação digital e dos nossos produtos através do link www.beevabrazil.com.

DIRECIONAMENTO-DOS-INVESTIMENTOS-02

 

3. MERCADO

MERCADO

O setor de alimentos representa cerca de 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e o faturamento das empresas somou R$ 656 bilhões no Brasil, dos quais R$ 127,3 bilhões foram exportados. 

O consumo de alimentos naturais e saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia. Em 2020, as vendas desses produtos – que incluem de produtos naturais, sem glúten, com menor teor de sódio, etc – atingiram R$ 100 bilhões no País.

E o nicho de alimentos e suplementos naturais, saudáveis e orgânicos certificados, 11 bilhões de reais, segundo a Euromonitor Internacional.

Vale ainda ressaltar um crescimento esperado de 2021 à 2028 de 16,42% destes mercados, com uma previsão de movimentação do Mercado Global de Alimentos e Bebidas Orgânicos em 2028 de US$ 849.7 BI, de acordo com a Fior Markets (2021).

 

4. A EMPRESA

História

Foi em Alagoas, lugar onde sol, calor e mar tomam para si todas as atenções, que quatro empresários decidiram unir esforços para realizar um sonho em comum, utilizar tecnologia, informação e inovação para trazer outro protagonista a essa terra: a apicultura.

Mas o objetivo não era só esse. O propósito maior é integrar a tecnologia, informação e inovação respeitando ao máximo o meio ambiente e dando protagonismo a quem realmente faz acontecer: a natureza e os produtores familiares. Afinal, são eles os responsáveis por tudo aquilo que chegam às nossas mesas. Assim, o desafio foi lançado.

Após muita pesquisa e planejamento, a Caatinga foi escolhida para iniciar a empreitada. Porém, a Caatinga não é apenas um coadjuvante nessa aventura. Isso porque um gigante potencial permeia esse bioma. Por isso, ela se tornou a menina dos olhos da Beeva.

Para materializar o projeto, o local escolhido foi Marechal Deodoro, terra repleta de história e inserida no entorno de uma área de preservação ambiental. 

Linha do tempo

Pré-operacional: 2019 e 2020

  • Julho/2019: finalização da estrutura física beeva;
  • Novembro/2019: criação da identidade visual da Beeva;
  • Março/2020: obtenção do selo de inspeção federal (SIF); 
  • Abril/2020: start mapeamento produtivo da caatinga.

Operacional: 2020 e 2021

  • Junho/2020: start na linha de produção e entrada em grandes redes varejistas nacionais;
  • Julho/2020: criação do programa de embaixadores Beeva – Relacionamento com os segmentos de gastronomia, saúde e esportes;
  • Março/2021: certificação orgânica da unidade de processamento Beeva;
  • Agosto/2021: obtenção do FDA;
  • Agosto/2021: Realização da primeira operação de exportação China.

Equipe

EQUIPE

Acesse o resultado da Pesquisa de Clima Organizacional – 2021.

Resultados

PRINCIPAIS-N-MEROS-02

PRINCIPAIS-N-MEROS-04

PRINCIPAIS-N-MEROS-05

 

Equipe

Jatyr Oliveira Holanda Porto

CEO

Fundador & CEO BEEVA S/A; Engenheiro Industrial Químico (USP); MBA em Gestão Empresarial (FGV); Especialização em Gestão Industrial avançada (Academia Excelência Votorantim); Formação em Ciências Militares (Exército Brasileiro); 11 anos de experiência em multinacionais líderes de mercado; Ex - Oficial do Exército, com 6 anos de experiência em tropas de Força de Ação Rápida; Especialização em Guerra Eletrônica (Exército Brasileiro); Especialização em Resgate de Reféns e Operações de Auto risco pela equipe S.W.AT.; Ex - SNIPER militar.

Geraldo Gomes de Barros Neto

Conselheiro Administrativo

Economista (PUC-CAMP), MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV); Sócio, Founder e Conselheiro administrativo Beeva S/A; Ex-diretor e Conselheiro Administrativo da SOCOCO; Ex Conselheiro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; Ex Presidente da Associação Pro-Gestão dos Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Coruripe; Ex Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe; Administrador do Projeto de Recuperação do Rio Coruripe (Recor).

Joaquim Prado Gomes de Barros

Conselheiro Administrativo

Publicitário pela (PUC-SP). Sócio, Founder e Conselheiro administrativo Beeva S/A; Sócio na Vila Materna - Espaço de desenvolvimento infantil. Membro do conselho administrativo da Sococo S/A; Ex-coordenador de comunicação, assessoria de impressa e fotografo do Projeto RECOR II.

Fernando Barbalho Costa

Conselheiro Administrativo

Apicultor à 25 anos, Sócio, Founder e Conselheiro administrativo e Gerente de Campo Beeva S/A. Ex Consultor Sebrae e Instrutor Senar em técnicas de manejo da apicultura.

Luciano Pontes de Maya Gomes

Conselheiro Administrativo

Advogado, Especialista em Direito e Processo Tributário (IBET); Executive Education em Negociação e Resolução de Conflitos (Harvard). Sócio fundador do Maya, Padilha e Duarte Pinto Advogados; Membro Consultor da Comissão de Estudos Tributários da OAB Federal. Ex Conselheiro Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Economia; Ex Conselheiro Tributário Estadual da SEFAZ/AL. CEO na LCO Participações Ltda; Conselheiro administrativo da Aloo Telecom e Beeva S/A.

Thiago Wanderley

Conselheiro Administrativo

Administrador, CFP®️, com MBA em gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV); Ex- sócio fundador de Vessel Investimentos, assessoria da XP Investimentos em Maceió; Ex- sócio fundador da rede The Black Beef, Sócio Ponta Verde Participações; Conselheiro administrativo da Lovin Wine, da RMWF e Beeva S/A.

Victor Uebe

Conselheiro Administrativo

Economista (PUC/RJ); Ex socio fundador Leblon Equities Gestora de Recursos, Ex Head Finance Kraftheinz Italia , Advisor Grupo Nogueira Gatto, Gestor Ponta Verde FIA, Conselheiro administrativo da Lovin Wine e Beeva S/A.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.