Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto
A Beeva Brazil é uma foodtech do segmento saúde e bem estar, que utiliza a tecnologia, informação e inovação como aliadas para a valorização e diversificação de produtos com base apícola, entregando saúde para o consumidor final, fomentando uma nova cultura de consumo responsável e gerando oportunidades para diversos segmentos de mercado.
A rodada da Beeva na CapTable conta com o coinvestimento de Cláudia Abreu, ex-CEO da Mundo Verde.
A Beeva é certificada pelo IBD, por meio de auditoria, para realizar processamento de produtos de origem orgânica, livre de agrotóxicos, para comercialização no Brasil, na União Europeia e nos Estados Unidos. Somente no Brasil, o mercado de alimentos naturais e saudáveis movimenta R$ 100 bilhões anuais. Com processamento e comercialização de alimentos 100% naturais, a Beeva, preserva a denominação de origem e valoriza os biomas brasileiros, como a Caatinga e a Mata Atlântica. Atualmente, possui capacidade instalada 60x maior que a produção média atual e Capex 100% realizados para iniciar a produção na linha de encapsulados e suplementos.
Crescimento:
Com menos de um ano e meio de operação a Beeva conquistou espaço no mercado, estando presente em mais de 450 pontos de venda pelo Brasil e já tendo concluído a primeira exportação de mel para China. Faturando aproximadamente R$ 4 milhões no período. Além do potencial de crescimento nas próprias redes já atendidas, o e-commerce vai atender também o mercado norte americano e a união européia.
Modelo de negócio e inovação:
A Beeva possui um modelo de negócio onde compra materia prima de parceiros, que são os apicultores e realiza o fracionamento dos produtos para venda. A inovação fica por conta da expansão de SKUs, principalmente dos suplementos alimentares (roadmap para 2022), além de cosméticos e bebidas.
ESG:
Preocupação Ambiental, Social e de Governança é uma realidade desde o nascimento da Beeva. Desde a construção das suas instalações, que fica dentro de uma reserva natural, onde possuem tratamento de 100% da água utilizada no local, além de tijolos especiais, vidros que diminuem a entrada de calor, porém não de iluminação, entre outras coisas. Já no S (Social) o cuidado vem no auxilio ao desenvolvimento da região com menor IDH do Brasil, auxiliando milhares de famílias através da apicultura.
Time:
O time de gestão e colaboradores também foi um dos destaques na seleção da startup. A Beeva possui um time enxuto, são 15 colaboradores no total, atuando no laboratório, linha de produção e escritório. Isso demonstra um nível de capacidade de execução e competência para entregar um resultado tão grande desde o primeiro ano de vida.
Propósito:
O propósito é um os pontos com mais destaque na Beeva, e esta no DNA de todos os colaboradores. Desenvolver a região mais pobre do Brasil é o que move a empresa. Incentivar novos produtores de mel e melhorar as técnicas de manuseio dos produtores existentes é o início de tudo, gerando conhecimento, depois comprando a produção, gerando riqueza e, por último, distribuindo um dos melhores méis e produtos derivados para o Brasil e o mundo.
Imagine pessoas que acreditam no desenvolvimento sustentável, apoiam a redução das desigualdades sociais e acreditam na força da biodiversidade.
Imagine uma empresa onde a tecnologia e inovação andam de mãos dadas com o desenvolvimento social e a preservação ambiental.
Imagine soluções inovadoras na cadeia produtiva da apicultura sendo criadas para promover o bem-estar tanto de quem consome quanto de quem produz.
Imagine consumir com propósito.
Um grupo que possui como propósito promover o desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro, sua estrutura é composta do instituto que apoia a estruturação e qualificação da cadeia produtiva da apicultura, a unidade de referência tecnológica (URT) que desenvolve técnicas de manejo avançado, alavancando a eficiência produtiva e sua qualidade e a foodtech que gera valor ao mercado utilizando tecnologia e inovação.
Somos uma empresa digital e real, com modelo de negócio escalável, alinhada ao desenvolvimento sustentável e com cultura de consumo inteligente sem proposição de tendências.
A má alimentação é o maior problema de saúde que há no mundo e também é o maior problema para a saúde do planeta.
75% das doenças além de outros problemas como a degradação ambiental, procedem de uma agricultura globalizada e industrial.
A comida deixou de ser uma fonte de nutrientes e se tornou um produto, algo com o qual se especula e apenas se obtém benefício econômico.
A Biodiversidade, que nos fornece alimentos, está em colapso e nós somos os principais responsáveis por essa destruição.
Atualmente já não possuímos comida suficiente para a condução de uma vida saudável, que será potencializada pelo aumento populacional mundial estimado em 21% até 2050, e exigirá um maior cultivo e oferta de alimentos proporcionalmente.
A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, se apresenta como uma reserva essencial da biodiversidade nacional: é a área do planeta com maior potencial para produção de alimentos orgânicos, livre de contaminantes transgênicos. No entanto, é uma das áreas com vegetações mais degradadas e menos estudada do país. Um estudo da BBC NEWS apresenta que 94% da Caatinga está sujeita a desertificação até 2050 e atualmente uma área equivalente ao tamanho da Inglaterra, 20% da Caatinga, já se encontra desertificada. Essa informação também teve destaque no Jornal The New York Times nesta semana.
Leia a reportagem do The New York Times na íntegra
Polinizadores são fundamentais para agricultura e produção de alimentos, para manutenção da população de plantas e da variabilidade genética entre elas, essenciais para a preservação da biodiversidade.
As abelhas são capazes de regenerar essa região. São a garantia do fornecimento confiável e diversificado de frutos, sementes, mel e ganho econômico. Apenas no Brasil, calcula-se que a polinização relacionada à produção agrícola tenha um valor anual de US$ 12 bilhões.
Potencializando este problema, há falta de informação sobre benefícios e uso para o público consumidor e baixa agregação de valor dos produtos apícolas. Estes superalimentos podem e devem ser valorizados a partir da sua preservação de origem, garantia de naturalidade e qualidade, com o uso da tecnologia e da inovação.
Atualmente a produção nesta região limita-se a produção convencional de mel, sem a valorização das diferentes floradas de méis e sem o aproveitamento dos outros produtos apícolas diretos: geléia real, pólen, própolis, apitoxina e cera que agregariam ainda mais valor à toda a cadeia produtiva.
Sediada em uma área de preservação ambiental na cidade histórica de Marechal Deodoro, a Beeva abrange 03 estruturas que se complementam em busca do mesmo propósito: o desenvolvimento sustentável para o semiárido brasileiro.
Estratégia, conceito e inovação de produtos
Nos propomos a entregar alimentos e suplementos naturais com alto valor nutricional e ricos em substâncias bioativas, apresentando a rastreabilidade destes produtos do campo à mesa. Exaltar a diversidade da flora brasileira apresentando suas propriedades únicas, através de P,D&I e geração de conteúdo qualificado para o consumidor final.
Nosso modelo de negócio é real, com atuação no comércio digital, processos da indústria 4.0, sistemas e aplicativos digitais e em nuvem.
Net zero com design biofílico
Consumir com responsabilidade é fundamental para atingirmos o nosso propósito.
Nos integramos a natureza em busca dos canais de eficiência. Prezamos pelo consumo inteligente dos recursos naturais, estamos comprometidos com a sustentabilidade, somos uma empresa limpa!
Utilizamos métodos construtivos sustentáveis, que permitem Iluminação natural e aumentam a eficiência energética, trazendo leveza e desempenho termoacústico para o ambiente, diminuindo as despesas com climatização e conforto para os colaboradores.
Isso quer dizer que, além de não utilizarmos aditivos químicos na fabricação de nossos produtos, grande parte de nossos resíduos são reaproveitados, e os ambientes construídos apresenta-se como uma forma inovadora de reconectar os colaboradores com a natureza, melhorando a sua saúde, o bem-estar físico e mental, proporcionando uma maior concentração, estímulo a criatividade e produtividade. O design biofílico permite também que os colaboradores vivenciem o propósito Beeva.
Esse é um compromisso que firmamos com as pessoas e com o ecossistema que nos recebeu de braços abertos.
Conheça mais sobre o sistema construtivo da Beeva e os resultados destes investimentos.
Olhar 360º - do campo até a sua casa
O olhar 360° é uma forma como administramos o negócio. Com base em uma visão holística que permite um domínio profundo desde o campo com análise da região de colheita, técnicas de manejo, transporte, processamento, gestão da qualidade e desempenho de todos os setores, o mercado, e a jornada de compra até a casa do consumidor final, garantindo assim a sua denominação de origem, impactando na qualidade do produto, antecipação de tendências, tomada de decisões baseadas em dados, otimização de processos de forma contínua e aumento da eficiência, ou seja, na performance geral da empresa.
Mapeamento da produção apícola na Caatinga
Visitamos os produtores, identificamos as suas necessidades coletivas, mensuramos os dados de produção atual e potencial, identificamos e orientamos a produção orgânica com preservação da predominância floral e aliado ao princípio de comércio justo, construímos uma de rede sólida de parceiros.
Atualmente já mapeamos 100% dos produtores da Caatinga de Alagoas e iniciamos o mapeamento da Caatinga Sergipana.
Único
Preservamos e valorizamos as características naturais dos alimentos, indicando através da rastreabilidade a sua denominação de origem.
Rastreabilidade
Usamos a tecnologia para garantir a confiança, rastreabilidade e qualidade de todos os produtos Beeva.
Possuímos rastreamento interno dos produtos Beeva e estamos desenvolvendo um aplicativo que permite que o consumidor realize a rastreabilidade de forma prática e rápida. Através da transparência, criaremos conexão com o consumidor final e o nosso produto.
Acesse e veja os apiários já mapeados em Alagoas.
Gestão da qualidade
É através da Gestão da Qualidade que garantimos a construção da confiança, pela oferta de produtos e serviços que atendam todas as exigências internas e externas referentes à segurança alimentar, assuntos regulatórios e qualidade.
Com infraestrutura laboratorial própria, exclusiva e preparada com equipamentos de última geração para a realização de análises microbiológicas e físico-químicas, o controle de qualidade Beeva garante a entrega de produtos de excelência, dentro dos padrões exigidos pela legislação e regulamentação interna.
Certificações
Nossa unidade de processamento é orgânica!
Somos certificados pelo IBD, por meio de auditoria, para realizar processamento de produtos de origem orgânica, livre de agrotóxicos, para comercialização no Brasil, na União Europeia e nos Estados Unidos, mantendo toda a saudabilidade e qualidade do campo.
Além disso, possuímos registro junto ao FDA (Food na Drug Administration) que autoriza a comercialização dos Produtos Beeva nos Estados Unidos.
Acesse e verifique nossos certificados.
Consistente
Com processos gerenciais resguardados sob a LGPD, marca, políticas internas, código de ética e procedimentos operacionais e de gestão da qualidade estabelecidos, disseminados, auditados e protegidos por registros de propriedade industrial.
Inovação de produtos
Segundo a Brasil Food Trends (2020), esses são os principais fatores que tendem a influenciar o que os consumidores compram e consomem. Tendências alinhadas a atuação estratégica da Beeva. Beeva é consumir com propósito!
Mudamos o conceito de produtos fracionados, derivados da apicultura. Uma verdadeira inovação para o segmento de saudabilidade gourmet Nacional. Inicialmente apresentado em três linhas de produtos alimentícios: Mel, Própolis e Pólen.
Acesse os estudos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação dos produtos Beeva.
Os consumidores se fazem cada vez mais criteriosos, exigindo alimentos de alta qualidade nutricional, seguros e, sobretudo, ambientalmente corretos - não se trata mais, de simplesmente maximizar a produção, mas sim de implementar práticas de produção inclusivas, eficientes, sustentáveis e saudáveis.
Bem-estar, saúde, qualidade, confiabilidade e sustentabilidade caminham lado a lado, refletindo a preocupação das pessoas com a sua própria saúde e a saúde do planeta. Mas também ganham importância em suas decisões os aspectos sociais e éticos, a transparência nas informações, os avanços que a tecnologia vem trazendo e a conveniência e praticidade do uso dos produtos.
Segundo a Brasil Food Trends (2020), esses são os principais fatores que tendem a influenciar o que os consumidores compram e consomem.
Tendências alinhadas a atuação estratégica da Beeva. Beeva é consumir com propósito!
Mudamos o conceito de produtos fracionados, derivados da apicultura.
Uma verdadeira inovação para o segmento de saudabilidade gourmet Nacional. Inicialmente apresentado em três linhas de produtos alimentícios: Mel, Própolis e Pólen.
Isso motivou a empresa a investir na expansão do seu mix de produtos.
A valorização e diversificação conquistou o mercado nacional com mais de 500 pontos de venda e tem atraído holofotes do mercado internacional, com exportação já efetivada para o mercado Chinês.
Nossos clientes
Acesse e veja a Beeva na china.
Novas linhas: suplementos alimentares para saúde e bem-estar
Com capex já realizados, a linha de suplementos 100% naturais, sem modificação genética, livre de conservantes, aromas e adoçantes artificiais, zero glúten e lactose, para saúde e bem-estar será ativada no inicio de 2022.
Serão inicialmente comercializadas em duas formas de apresentação e consumo, em pó, para elaboração de bebidas rápidas como shakes, e em crumbs (farofa) como suplemento de enriquecimento de pratos salgados e doces.
Em um único suplemento a base de pólen, com adição de outros ingredientes potencializadores, reunimos as 04 principais fontes nutricionais: proteína, todos os aminoácidos essenciais, carboidrato, vitaminas e minerais, em diferentes proporções e adições, alinhadas ao público e objetivos de emagrecimento, hipertrofia e endurance.
Novas linhas: encapsulados para saúde e bem-estar
Assim como a linha de suplementos, a linha de encapsulados conta com 100% em capex já realizados.
Os encapsulados apresentam uma alternativa a partir de uma nova forma de consumo para o extrato de própolis. Apresentando maior praticidade, o dobro de concentração e livre de álcool, atendendo também a demanda de mercado de outros públicos como gestantes.
Assim como todos os nossos produtos, os encapsulados também são 100% naturais, sem modificação genética, livre de conservantes, aromas e adoçantes artificiais, zero glúten e lactose.
Novas linhas: ainda mais sabor
Valorizamos os nossos produtos por meio da preservação da identidade e origem da matéria prima, em uma analogia ao terroir dos vinhos. O sabor e as propriedades são reflexo da relação das abelhas com a região e a predominância floral. Não há mistura, não trabalhamos com blends. Com isso geramos novas experiências de consumo potencializado por um programa de embaixadores da marca, chefs, profissionais de saúde e influencers renomados que estão apostando nesses sabores e nutrientes exclusivos.
Programa de embaixadores
Com o objetivo de disseminar os benefícios dos produtos da apicultura e do o consumo com propósito, a beeva criou o programa de embaixadores.
O Programa de Embaixadores segue sob a chancela do Curador Marcelo Sampaio, Apresentador do programa Garimpando Life na Travel Box Brazil e Influenciador do Mercado Premium no Brasil e no Mundo e atualmente conta com 40 embaixadores dos segmentos de gastronomia, saúde e esportes, até o final de 2022 serão 200 embaixadores.
Atualmente são 40 embaixadores dos segmentos de gastronomia, saúde e esportes, ate o final de 2022 serão 200 embaixadores.
Influenciadores
E-commerce Beeva
Para fortalecer esse relacionamento e ampliar seu posicionamento no mercado nacional, a beeva está lançando seu e-commerce próprio.
Migrando para a maior plataforma de e-commerce do mundo, a VTEX, integrada com os principais marketplaces do mercado, com o operador logístico localizado no sudeste do país (Unilog) e com a transportadora de maior capilaridade da américa Latina a Total Express, e contando com um programa de afiliados capaz de potencializar a ação dos embaixadores e influenciadores Beeva no mercado digital.
O e-commerce beeva promete ser um ponto de crescimento exponencial na atuação digital nacional e internacional (exportação).
Com estrutura preliminar no Shopfy, você pode conhecer um pouco mais do início da nossa atuação digital e dos nossos produtos através do link www.beevabrazil.com.
O setor de alimentos representa cerca de 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e o faturamento das empresas somou R$ 656 bilhões no Brasil, dos quais R$ 127,3 bilhões foram exportados.
O consumo de alimentos naturais e saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia. Em 2020, as vendas desses produtos – que incluem de produtos naturais, sem glúten, com menor teor de sódio, etc – atingiram R$ 100 bilhões no País.
E o nicho de alimentos e suplementos naturais, saudáveis e orgânicos certificados, 11 bilhões de reais, segundo a Euromonitor Internacional.
Vale ainda ressaltar um crescimento esperado de 2021 à 2028 de 16,42% destes mercados, com uma previsão de movimentação do Mercado Global de Alimentos e Bebidas Orgânicos em 2028 de US$ 849.7 BI, de acordo com a Fior Markets (2021).
História
Foi em Alagoas, lugar onde sol, calor e mar tomam para si todas as atenções, que quatro empresários decidiram unir esforços para realizar um sonho em comum, utilizar tecnologia, informação e inovação para trazer outro protagonista a essa terra: a apicultura.
Mas o objetivo não era só esse. O propósito maior é integrar a tecnologia, informação e inovação respeitando ao máximo o meio ambiente e dando protagonismo a quem realmente faz acontecer: a natureza e os produtores familiares. Afinal, são eles os responsáveis por tudo aquilo que chegam às nossas mesas. Assim, o desafio foi lançado.
Após muita pesquisa e planejamento, a Caatinga foi escolhida para iniciar a empreitada. Porém, a Caatinga não é apenas um coadjuvante nessa aventura. Isso porque um gigante potencial permeia esse bioma. Por isso, ela se tornou a menina dos olhos da Beeva.
Para materializar o projeto, o local escolhido foi Marechal Deodoro, terra repleta de história e inserida no entorno de uma área de preservação ambiental.
Linha do tempo
Pré-operacional: 2019 e 2020
Operacional: 2020 e 2021
Equipe
Acesse o resultado da Pesquisa de Clima Organizacional – 2021.
Resultados
CEO
Fundador & CEO BEEVA S/A; Engenheiro Industrial Químico (USP); MBA em Gestão Empresarial (FGV); Especialização em Gestão Industrial avançada (Academia Excelência Votorantim); Formação em Ciências Militares (Exército Brasileiro); 11 anos de experiência em multinacionais líderes de mercado; Ex - Oficial do Exército, com 6 anos de experiência em tropas de Força de Ação Rápida; Especialização em Guerra Eletrônica (Exército Brasileiro); Especialização em Resgate de Reféns e Operações de Auto risco pela equipe S.W.AT.; Ex - SNIPER militar.
Conselheiro Administrativo
Economista (PUC-CAMP), MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV); Sócio, Founder e Conselheiro administrativo Beeva S/A; Ex-diretor e Conselheiro Administrativo da SOCOCO; Ex Conselheiro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; Ex Presidente da Associação Pro-Gestão dos Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Coruripe; Ex Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe; Administrador do Projeto de Recuperação do Rio Coruripe (Recor).
Conselheiro Administrativo
Publicitário pela (PUC-SP). Sócio, Founder e Conselheiro administrativo Beeva S/A; Sócio na Vila Materna - Espaço de desenvolvimento infantil. Membro do conselho administrativo da Sococo S/A; Ex-coordenador de comunicação, assessoria de impressa e fotografo do Projeto RECOR II.
Conselheiro Administrativo
Apicultor à 25 anos, Sócio, Founder e Conselheiro administrativo e Gerente de Campo Beeva S/A. Ex Consultor Sebrae e Instrutor Senar em técnicas de manejo da apicultura.
Conselheiro Administrativo
Advogado, Especialista em Direito e Processo Tributário (IBET); Executive Education em Negociação e Resolução de Conflitos (Harvard). Sócio fundador do Maya, Padilha e Duarte Pinto Advogados; Membro Consultor da Comissão de Estudos Tributários da OAB Federal. Ex Conselheiro Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Economia; Ex Conselheiro Tributário Estadual da SEFAZ/AL. CEO na LCO Participações Ltda; Conselheiro administrativo da Aloo Telecom e Beeva S/A.
Conselheiro Administrativo
Administrador, CFP®️, com MBA em gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV); Ex- sócio fundador de Vessel Investimentos, assessoria da XP Investimentos em Maceió; Ex- sócio fundador da rede The Black Beef, Sócio Ponta Verde Participações; Conselheiro administrativo da Lovin Wine, da RMWF e Beeva S/A.
Conselheiro Administrativo
Economista (PUC/RJ); Ex socio fundador Leblon Equities Gestora de Recursos, Ex Head Finance Kraftheinz Italia , Advisor Grupo Nogueira Gatto, Gestor Ponta Verde FIA, Conselheiro administrativo da Lovin Wine e Beeva S/A.
R$ 1.000 de investimento mínimo
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