Easy B2B
Salestech

Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto

Resumo

Resumo da Empresa

A Easy B2B é conhecida no mercado pela excelência e agilidade de catálogos para indústrias, distribuidores, atacadistas, grandes compradores e marketplaces B2B. Otimiza, com simplicidade e inteligência artificial, toda a relação das compras e vendas das empresas, com uma ferramenta intuitiva, fácil e personalizável - com sua marca, cores e regras de negócio. A Easy B2B apresenta ao mercado o mais avançado B2B online, obedecendo rigorosas regras de compliance e possibilitando a transformação digital das compras e vendas entre empresas.

Pitch completo da empresa

easy-B2-B-02

Nascemos em uma imersão no Innovation Lab do STARTUP BASECAMP em San Francisco - CA, no Vale do Silício. Estamos no ecossistema do CUBO em São Paulo há mais de um ano e em 2019 estivemos no maior evento mundial de inovação, o WEB SUMMIT, a Easy B2B foi selecionada entre 14000 startups para mostrar nosso produto ao mercado Europeu e o único B2B em exposição dentro do nosso modelo de B2BaaS - B2B as a service.

Temos alguns pontos bem relevantes em relação ao timing de investimento, o principal é a COVID - 19 com a pandemia nosso funil de vendas obteve uma redução significativa, antes era mais difícil convencer a aquisição da plataforma, mas como hoje temos a crescente busca por transformação digital e a pandemia mudou a relação porta a porta, esse é o melhor momento, alguns estudos apontam que esse novo comportamento de compras digitais irá permanecer em ao menos 70% após a pandemia. 

Depoimentos

"A plataforma possui grandes diferenciais, o tempo de implantação na minha empresa foi muito rápido e a equipe tinha um grande domínio do produto, pesquisei muito e não achamos um produto com a Easy B2B."

MARCELO DEZEMBRO - CEO INTEGRAMAX S.A

"Realmente hoje resolvo os orçamentos das compras da minha loja cvc que levava dias em tempo real, facilitando muito a busca do meu histórico de compras, antes era tudo no e-mail e não conseguia ver comportamentos de aumento de preços e informações importantes para gestão das compras."

BRUNA PALAGANO - CVC

"A plataforma me ajuda muito nas vendas, antes eu tinha que controlar mais de 500 pedidos de venda de uma forma totalmente manual, hoje os pedidos já chegam prontos por parte do cliente, não me preocupo com questões operacionais de limites de pedidos e qualquer inconformidade resolvemos na plataforma com os clientes."

Marisa - IMPAKTO S.A

 

1. PROBLEMA

Por um lado, temos a área de suprimentos das empresas demandando pedidos para diversos fornecedores, pedidos esses que chegam de várias origens internas nas empresas: como controlar o Budget de cada unidade? Como definir quais produtos cada unidade pode comprar de acordo com o seu orçamento?

Por outro lado, temos os fornecedores recebendo pedidos provinientes de diversos canais, como WhatsApp, e-mail, telefone e sistema ERP, e depois precisando digitá-los em seu ERP. Isso resulta, além de muito desgaste operacional, possibilidade de erros, atrasos nas entregas e falta de escalabilidade operacional. Então: como deixar seu departamento de compras mais estratégico? Como deixar sua distribuidora, fábrica e atacado mais eficiente? Como não se sobrecarregar com a parte operacional de receber e enviar pedidos?

Fazer isso antes da Easy B2B era bem difícil, pois a complexidade das regras de negócio são enormes, jamais uma grande empresa pode comprar ou vender em marketplaces como Amazon e Mercado Livre, alguns dos motivos são:

  • Falta de transparência e pouca inteligência de negócios.
  • As empresas têm diferentes modelos/regras de negócios.
  • Os limites de crédito e as tabelas de preços variam de acordo com o comprador.
  • Pedidos de várias fontes/destinos são gerenciados e monitorados off-line com processos de entregas ineficientes.

 

2. MODELO DO NEGÓCIO

Como funciona

Nossa plataforma pode ser utilizada por grandes empresas, distribuidores ou marketplaces privados, resolvemos através de 4 etapas simples, de forma ágil e integrada ao ERP dos nossos clientes.

Captura-de-Tela-2021-08-11-s-09-37-24

A Easy B2B oferece uma solução para negócios entre empresas similar ao que era restrito aos clientes B2C de lojas online. Tudo começa com o onboarding, que permite customizar a plataforma de acordo com o modelo de negócio, Nas transações, o comprador começa a ter a experiência similar ao B2C, com detalhamento da entrega, rastreamento do pedido e chat online para resolver quaisquer problemas com o pedido.

Com a tendência de haver mais de um canal de compra até mesmo para empresas, a Easy B2B oferece uma experiência omnichannel, permitindo que pedidos sejam realizados por diferentes canais e centralizados na ferramenta. Por exemplo: é possível que o robô leia um arquivo com pedido enviado por email, ou seja feito na plataforma no desktop ou mobile e, em breve, haverá também automação dos pedidos feitos via WhatsApp.

Com isso, ao invés de ter múltiplos colaboradores coletando os pedidos em diferentes plataformas e gerando os pedidos dentro do sistema da Easy B2B, é possível que tudo seja feito de forma automatizada - reduzindo o potencial de erros e a necessidade de pessoas para gerenciar os pedidos.

Não é raro que empresas tenham condições e preços diferentes para cada região, cliente, contrato ou volume de venda. Por isso, os catálogos de compras dentro da plataforma permitem gerir fornecedores e pedidos de forma centralizada, mas possibilitando variações e regras do negócio por cliente ou região.

Captura-de-Tela-2021-08-11-s-09-37-52

Como monetiza

Possuímos 3 fontes de monetização com a Easy B2B:

  1. Modelo SaaS - Software por Assinatura: plataforma customizada com a cara da empresa, com um custo mínimo de R$ 3.990 por mês;
  2. Percentual por transação: cobramos um percentual nas transações que a plataforma processa, seja do fornecedor, comprador ou empresa que gerencia o marketplace;
  3. Antecipação de recebíveis: nossa plataforma pode antecipar recebíveis em parceria com um fundo e ganhamos um fee sobre a receita de recebíveis processados na plataforma.

 

3. MERCADO

O mercado B2B movimenta globalmente mais de 6 trilhões de dólares e no Brasil somente em 2021 irá movimentar 2,39 trilhões de reais, são números gigantescos onde boa parte das relações comerciais são feitas em pedidos manuais ou automações descentralizadas.

Mercado-easy

Concorrência

Captura-de-Tela-2021-08-10-s-19-06-35

  • Vtex: plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Service) de implantação e gestão de lojas virtuais, negócios e-commerce e omnichannel para B2C e possui um produto B2B;
  • SAP Ariba: empresa americana de software e serviços de tecnologia da informação localizada em Palo Alto, Califórnia. Foi adquirida pelo fabricante alemão de software SAP SE por US $ 4,3 bilhões em 2012;
  • Mercado Eletrônico: plataforma de comércio B2B do tipo e-procurement;
  • Magento: sistema open source para o desenvolvimento de lojas virtuais;
  • Nimbi: plataforma de tecnologia de supply chain management.

 

4. A EMPRESA

História

2018 

Após a imersão no Vale do Silício, o fundador principal decide fazer uma saída da sua antiga startup em B2B para montar um modelo inovador, inédito no mercado até então. Com a tese clara de que jamais médias e grandes empresas B2B, como fábricas e distribuidoras, fariam negócios em grandes marketplaces como Amazon e Mercado Livre, percebemos que essas empresas, na verdade, desejariam ter os seus próprios marketplaces privados.

2019

Fundada a Easy B2B, na época ainda como Cecom, iniciamos a operação em janeiro. Já no primeiro ano a tese se mostra tão promissora que com apenas 3 pessoas no time a Easy B2B consegue faturar R$ 540 mil, inserir +2.800 usuários corporativos com 88% comprando de forma recorrente mensal durante todo o ano, também passa pela plataforma o total de R$ 63 milhões em transações.

2020

Foi um ano de arrumar e preparar a empresa para uma escala maior, mas mantendo o ritmo de crescimento, mesmo com a pandemia que de certa forma favoreceu nosso modelo de negócio - pois o modelo latino de comércio B2B sempre é muito pessoal com negociações corpo a corpo - sofreu com o distanciamento social, a Easy B2B fechou negócios relevantes com distribuidores mais afetados e mesmo assim, faturamos R$ 606 mil e tivemos aumentos no valor transacionado e, para nossa surpresa, CHURN 0, ou seja, nenhum cliente abandonou a solução. Acreditamos que o produto está muito bem posicionado e entrega grande valor, além de importante em uma operação digital após implantado. 

2021

Mantemos um ritmo de crescimento forte, investimos para trazer pessoas com experiência em operações mais robustas e conselheiros que já participaram de empresas que já fizeram o ciclo completo: desde a fundação até o IPO, como, por exemplo, o PagSeguro. Criamos uma área de Gente e Gestão para captar talentos, pois percebemos que nesse momento da empresa era importante criar base sólida de talentos para escalar, pois já temos R$ 1.500.000,00 em contratos já garantidos e mais de R$ 3 milhões em propostas já enviadas.

Até o momento em 2021

Captura-de-Tela-2021-08-11-s-09-31-05

Equipe

A equipe da Easy B2B possui 8 colaboradores em uma estrutura enxuta em um organograma estratégico dividido em 4 áreas:

  • Marketing: gestão de redes sociais e comunicação com clientes.
  • Customer Success (sucesso do cliente): é uma estratégia para manter clientes por mais tempo e assim reter mais receita; Comercial: expansão de novos clientes e relacionamento com os clientes existentes;
  • Gente e Gestão: etor responsável por todos os Recursos Humanos da empresa. Cuida do capital humano em diversas frentes: recrutamento, admissão, avaliação de desempenho, departamento pessoal e engajamento;
  • Tecnologia: desenvolvimento do site, features e software da Easy B2B.

Investidores

O investimento realizado na Easy B2B até o momento foi feito através de recursos próprios dos fundadores no formato bootstrapping.

Estratégias de crescimento

Nossa estratégia está pautada em crescimento e faremos isso através de 3 pilares comerciais:

  1. Sales Influencers: hoje possuímos um plano comercial que conta com uma rede de 7 Sales Influencers que tem acesso a grandes grupos empresariais, fazendo o processo de Hunting e topo do funil;
  2. Máquina de vendas, cross-selling e upselling: execução de upselling dentro dos clientes do tipo distribuidores, dando assim um cashback para os clientes que fazem a abertura de leads que convertem em negócios reais;
  3. Parcerias estratégicas com ERP's e Consultorias: temos um canal de vendas específico com erp's consolidados no mercado e consultorias de ponta, homologando nosso produto para sugestões em clientes. 

Visão

Ser o principal ecossistema de negócios B2B do planeta proporcionando uma infraestrutura rápida para transacionar e automatizar pedidos de compra e vendas tornando-se referência de inovação e tecnologia em até 7 anos para o segmento B2B.

FALE COM O CEO NO WHATSAPP: Grupo Easy B2B

Equipe

Renato Ferraz

CEO

Graduado em Ciência da Computação, Microsoft Certified System Engineer, Cisco Network Associate and Checkpoint Security Expert, ITIL 3.0 e COACH PNL. Além do Descrito no item anterior, tive experiências com equipes de até 48 programadores no CITI Brasil, War Room Leader em gestão de crise, além de criar projetos que geraram reduções de custos em torno de R$ 6 Milhões de reais aos 23 anos de idade, como? Criando um robô operacional que reduziu 92% das horas extras do time de tecnologia. Liderei equipes em uma multinacional Portuguesa aos 18 anos de idade. Como Empreendedor atuo criando produtos e plataformas B2B tem 8 anos e os outros 2 ano com uma empresa de consultoria em grandes clientes como AMBEV, WILSON SONS E CITI.

Marcelo de Lorenzi

COO

20 Anos de atuação focado na cadeia de Supply Chain, com ênfase em automação dos processos de compra e logística, em interfaces digitais B2B integrando o cliente ao fornecedor. Diretor de Operações e Sistema na Autopel Automação em Suprimentos LTDA. Superintendente de Operações e Sistemas na Br Supply Suprimentos Corporativos S/A.

Priscilla Comitto

Customer Success Manager

Em 7 anos de experiência no mercado já foi capaz de liderar equipes técnicas para construir produtos e implantar novas tecnologias, isso, sem uma supervisão direta, aplicando metodologias e estratégias ágeis para as áreas de comunicação, marketing, quality assurance, planejamento, monitoramento de dados, gestão de conteúdo, produtos e projetos em startups. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FAPCOM, foi responsável pela análise de Portfólio da SuperJobs Ventures e atualmente está à frente da área da área de Customer Success da Easy B2B.

Fabio Moraes

CCO

Engenheiro, com especialização em Gestão de Negócios e Sustentabilidade, Executivo com mais de 18 anos de experiência, ocupando posição de liderança em consultoria e na indústria. Atuou no setor de infraestrutura , a frente de processos de transformação e estruturação de procurement, supply chain, projetos de tecnologia, custos, fusões e aquisições em empresas de alta relevância nos setores de mineração, varejo, serviços e infraestrutura, no Brasil, América Latina e Europa. Fabio também atua na elaboração, coordenação e execução de programas de treinamento e capacitação, com passagens por instituições como a FGV/RJ e IEG. Atualmente é empreendedor na área de consultoria empresarial e startups nas áreas de supply chain, healthtec e taxtech.

Allan Escóssio

Tech Lead

Atua na área de desenvolvimento de software há mais de 15 anos. Cursou sistemas de informação na Estácio FIC e atualmente está se especializando em Análise e desenvolvimento de sistemas na UNIFOR. Passou pelas principais empresas de tecnologia de Fortaleza, em cargos de desenvolvimento e líder de projeto. Entrou no mercado de São Paulo onde já exerceu cargos de desenvolvedor, CTO e atualmente é Tech Lead da EasyB2B.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

Oportunidades que também podem te interessar

Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

Novidade
Popular
PIPE Ventures

"A PIPE Ventures é uma gestora de investimentos supervisionada e registrada na CVM com operações nos EUA e Brasil. Seu modelo de negócios combina fundos temáticos lançados em parceria com especialistas de ca..."

Popular
Salesrun (e-comprei)

"Retailtech que criou um marketplace B2B que integra indústria, distribuidor/atacado e lojistas da cadeia de perfumaria e beleza em uma só plataforma."

Retailtech
Popular
Datasales

"A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência."

Retailtech
Contbank

"O Contbank utiliza contadores e IA para revolucionar o acesso à crédito para micro, pequenas e médias empresas. A fintech é um banco digital que oferece uma experiência única para MPEs, oferecendo crédito a..."

Simple&Co

"Foodtech que aproveita a capacidade já instalada de restaurantes para construir a maior plataforma de marcas virtuais de alimentação da América Latina."

Cowmed

"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."

Zenit

"O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo d..."

Healthtech
Ciclo Orgânico

"Maior serviço de coleta de resíduos orgânicos para compostagem por assinatura do Brasil."

Cleantech
Auster

"A Auster é uma agritech especializada em recomendação de fertilizantes nitrogenados, que hoje correspondem a mais da metade de todo o fertilizante produzido no mundo."

Sensix

"A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e ..."

Recicla.Club

"A Recicla.Club é a primeira startup de gestão de resíduos por assinatura do Brasil. Com a solução, empresas podem terceirizar todas as atividades relacionadas a resíduos assinando um único plano. Atende gra..."

Cleantech
InovaPictor

"Automatiza o registro de marcas e patentes de forma acessível e simplificada."

Legaltech
Leigado

"Agtech que desenvolveu um sistema completo de gestão da propriedade para redução de custos e aumento da produtividade da cadeia leiteira."

Capital Empreendedor

"Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário."

Serall

"Startup que desenvolveu tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros para atender as demandas das indústrias 4.0."

Indústria 4.0
Digital Aligner

"Healthtech DNVB que promove acesso, com custo menor, a tratamentos dentários com alinhadores transparentes, inclusive via assinatura."

Healthtech
Mercado Radar

"Startup de modelo SaaS que faz os vendedores do Mercado Livre venderem mais"

Retailtech
Health ID

"Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue."

Healthtech
Quadrado Express

"Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios."

Retailtech
Veriza

"Fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital."

Hiperdados

"Proptech/construtec SaaS que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil."

IFriend

"Traveltech que oferece experiências turísticas conectando viajantes e guias turísticos do mundo inteiro."

Traveltech
Play2Sell

"Salestech/edtech que aumenta a conversão de vendas das empresas através de treinamentos gamificados para o time comercial."

Salestech
Pool Bossa Brasil & EUA

"O Pool Bossa Brasil & EUA permite criar, com um único investimento, um portfólio diversificado com exposição a dois mercados: o norte-americano, com unicórnios relevantes de segmentos em alta; e o brasileir..."

Pool Bossa & Captable II

"SpaceX. OpenAI. Anthropic. Esses e outros 14 unicórnios americanos são parte dessa rodada estruturada pela Bossa Invest na plataforma da Captable. De uma só vez, você tem a chance de investir em 17 negócios..."

Edsun

"A Edsun é uma greentech que nasceu com o objetivo de maximizar os investimentos em energia solar fotovoltaica, fazendo a locação de usinas solares instaladas em condomínios, gerando redução imediata na cont..."

Greentech
Alpop

"A Alpop está transformando o mercado de aluguéis, tanto residenciais quanto comerciais, ao derrubar obstáculos tradicionais como a necessidade de fiador e caução. Graças a uma rede de mais de 300 imobiliári..."

Cellva

"A Cellva é uma das mais inovadoras empresas de ingredientes B2B do mundo e aproveita a biodiversidade brasileira para criar soluções nutricionais de alto valor agregado. Utilizando biotecnologia patenteada ..."

Pool Bossa & Captable I

"A Captable e a Bossa Invest se uniram para fazer uma rodada histórica: de uma só vez, você tem a chance de investir em 10 unicórnios americanos. São nomes como OpenAI – criadora do ChatGPT –, Anthropic, Epi..."

Ecotrace

"A Ecotrace se posiciona na vanguarda da inovação no agronegócio, empregando a tecnologia blockchain para oferecer soluções inéditas de rastreabilidade em commodities como carne, frango e algodão. Este avanç..."

RECICLI

"A RECICLI atua com reciclagem de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos através de manufatura reversa, com automação em desenvolvimento. A planta piloto está sendo desenvolvida em parceria com gigantes:..."

Cleantech
Vacinas.net

"A Vacinas.net é a solução do problema da vacinação corporativa, conectando empresas que precisam vacinar colaboradores em todo Brasil à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do país. Com c..."

Healthtech
RedCheck

"A RedCheck é uma healthtech que utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de análise, o custo e aumentar a precisão dos diagnósticos oftalmológicos. Através da sua plataforma web, clínicas e hos..."

Healthtech

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, cada rodada pode ter um instrumento diverso. Para startups, os modelos mais comuns são a Nota Conversível em Participação Societária (Mútuo Conversível) e o Contrato de Promessa de Emissão de Ações (usado por startups que já são uma S.A. e desejam, ao final da rodada, já emitir ações aos investidores). Para projetos de dívida, como CRI e CRA, o modelo jurídico é o de Boletim de Subscrição, em que o investidor adere ao Termo de Securitização. Ainda, nas operações de Venture Debt, há o Mútuo Não Conversível Todos esses contratos são reconhecidos no mundo empresarial e amplamente reconhecidos juridicamente. Sempre confira, na página da oferta, o documento de investimento que será utilizado. O mesmo é disponibilizado, quando o usuário está logado, na barra lateral direita da página da oferta.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na Bolsa de Valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Os investimentos em startups podem resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo. pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota seja convertida em ações, ainda há a possibilidade de você exercer direito de preferência (a depender dos termos de cada oferta) e manter sua participação. Após a conversão, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio – lembre-se: startups costumam levar um longo tempo para dar lucro, e, por isso, não costumam distribuir dividendos nos primeiros anos. 4. Na maioria dos casos, após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Em alguns casos, você poderá optar por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. A empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer. Nos casos de operações de dívida, como Venture Debt, CRI, CRA, CR e outros, os riscos maiores são de inadimplência e mudanças regulatórias que venham a impedir a isenção de impostos e taxas de operações como CRIs e CRAs. Sempre confira os avisos de risco na página de cada projeto e na tela antes de concluir seu investimento.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Os setores de deeptech e biotech são os únicos que costumam ter algumas dessas exigências relevadas, pois são modelos de negócio que exigem longo prazo de investimento - para que sua tecnologia seja desenvolvida - antes de começarem a ter receita. Após a validação dos pontos acima, os negócios são avaliados por um comitê interno que analisa e aprova ou não o negócio a captar. Depois de superar estas duas primeiras etapas, a startup se submete a uma diligência extensa, feita por parceiro externo, que analisa o negócio sob o âmbito jurídico e contábil. Desta forma, aumentamos a confiabilidade sobre a contabilidade e estrutura jurídica da empresa, além de haver mais uma camada de análise da veracidade dos dados apresentados. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança ao investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá ser disponibilizada para investimento na Captable. Além disso, este processo gerará um Relatório de Análise Contábil e Jurídica da empresa disponibilizado publicamente na página de captação. Para projetos de dívida, a seleção das empresas é realizada através de análise jurídica e de compliance sobre as operações, além de diligências internas sobre cada empresa e o preenchimento de um instrumento de dívida para aprovação da operação. Em casos de distribuição ampla, os projetos de dívida também passam por um comitê interno de aprovação.
Através da Captable, você tem acesso a startups previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Além disso, encontra opções de investimento em operações de dívida, como CRI, CRA e Venture Debt. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias ou contratos de emissão de ações nas empresas; e, também, de ter ganhos recorrentes com operações de dívida. Na Captable, não é necessário possuir alto patrimônio para diversificar seus investimentos em diversos ativos inovadores, fomentando diferentes negócios e mitigando o seu risco. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o Painel do Investidor, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações e rentabilidade do seu portfólio de dívida.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em acões. Assim. você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
As operações de dívida, como CRI, CRA, CR e Venture Debt dependem da capacidade de pagamento das empresas que tomam o empréstimo. Todas as oportunidades são avaliadas por um comitê de crédito interno e passam por uma análise jurídica. No entanto, condições adversas de mercado e eventos imprevisíveis podem ocorrer e pode haver inadimplência. Em sua maioria, as operações contam com garantias reais que superam o valor da dívida, mas exigem prazo para execução e liquidação dos ativos para pagamento dos investidores. Sempre confira as garantias oferecidas na documentação de cada oferta.
Cada oportunidade possui uma conta bancária única, dedicada à custódia dos valores durante o período de captação. As transferências realizadas via PIX Copia & Cola ou QR Code único do aporte tem aprovação imediata e você deve receber uma confirmação em poucos minutos. Caso mais de dez minutos se passem sem a confirmação, entre em contato com nosso atendimento através do WhatsApp, disponível no botão no canto inferior direito da página. Motivos para a demora na aprovação incluem instabilidades no sistema PIX, na instituição financeira e transferências realizadas por contas com titularidade diferente da que consta no aporte. Sempre transfira os valores de uma conta de sua titularidade. Contas conjuntas podem resultar em atraso na aprovação.
Não. Para investimentos em startups, o risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores). Para operações de dívida, sua exposição também é limitada ao valor investido, havendo risco de inadimplência, mas mitigado pelas garantias dadas na operação.
Sim, todo o processo de investimento é realizado de forma on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX de uma conta de sua titularidade, utilizando o código PIX Copia & Cola ou QR Code específico de cada aporte. A aprovação do seu aporte costuma levar poucos minutos e ocorre de forma automática. Por último, depois de concluída a captação – seja por tempo máximo transcorrido, ou atingimento do valor máximo a captar – você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato também fica disponível para assinatura em seu Painel do Investidor e, após finalizado, para download no mesmo ambiente. Também é no Painel do Investidor onde ocorre o acompanhamento da startup ou andamento da dívida, com alguns indicadores que serão atualizados trimestralmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a captação atinja dois terços da meta (ou 66,6%), a captação será considerada bem-sucedida e se torna um investimento garantido. Ainda que a rodada não atinja a íntegra da meta da captação (100% ou 125% quando há overfunding), ao final da rodada os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup ou para a tomadora da dívida. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de dois terços do valor alvo máximo captado, por regulação da CVM, a rodada não é considerada bem-sucedida e a Captable devolverá os recursos depositados pelos investidores que já tiverem sido transferidos em até 5 dias após o término da captação.