Easy B2B

São Caetano do Sul / SP | Site da Empresa |

A Easy B2B é conhecida no mercado pela excelência e agilidade de catálogos para indústrias, distribuidores, atacadistas, grandes compradores e marketplaces B2B. Otimiza, com simplicidade e inteligência artificial, toda a relação das compras e vendas das empresas, com uma ferramenta intuitiva, fácil e personalizável - com sua marca, cores e regras de negócio. A Easy B2B apresenta ao mercado o mais avançado B2B online, obedecendo rigorosas regras de compliance e possibilitando a transformação digital das compras e vendas entre empresas.

Captação


Reservado nos últimos 7 dias

Fabio e outras 360 pessoas estão investindo

Valor da ação R$ 10,00
Lote mínimo de ações 100
Investimento mínimo R$ 1.000
Valuation R$ 14.300.000
Participação 10%
Total captado R$ 1.430.000
Mín. a captar R$ 953.333
Máx. a captar R$ 1.430.000
Fim da captação 12/09/2021

Propósito

Por que fazemos?

Nós acreditamos em atender as necessidades das empresas com simplicidade e facilidade nas relações comerciais. Com tecnologia, as transações entre empresas podem fluir de forma tão fácil como marketplaces são para consumidores.

Como fazemos?

Trazendo conceitos de inteligência artificial e autosserviço para que as empresas sejam empoderadas e independentes nas negociações comerciais, equilibrando a relação entre elas.

O que fazemos?

Somos uma plataforma escalável que gera mais tempo aos negócios e menos cliques para execução. Otimizamos o tempo de compra e venda entre empresas que possuem grande volume transacional, sendo as maiores em suas regiões e segmentos - ávidas por se transformar digitalmente.

Indicadores

Informações sobre a oferta pública

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Nascemos em uma imersão no Innovation Lab do STARTUP BASECAMP em San Francisco - CA, no Vale do Silício. Estamos no ecossistema do CUBO em São Paulo há mais de um ano e em 2019 estivemos no maior evento mundial de inovação, o WEB SUMMIT, a Easy B2B foi selecionada entre 14000 startups para mostrar nosso produto ao mercado Europeu e o único B2B em exposição dentro do nosso modelo de B2BaaS - B2B as a service.

Temos alguns pontos bem relevantes em relação ao timing de investimento, o principal é a COVID - 19 com a pandemia nosso funil de vendas obteve uma redução significativa, antes era mais difícil convencer a aquisição da plataforma, mas como hoje temos a crescente busca por transformação digital e a pandemia mudou a relação porta a porta, esse é o melhor momento, alguns estudos apontam que esse novo comportamento de compras digitais irá permanecer em ao menos 70% após a pandemia. 

Depoimentos

"A plataforma possui grandes diferenciais, o tempo de implantação na minha empresa foi muito rápido e a equipe tinha um grande domínio do produto, pesquisei muito e não achamos um produto com a Easy B2B."

MARCELO DEZEMBRO - CEO INTEGRAMAX S.A

"Realmente hoje resolvo os orçamentos das compras da minha loja cvc que levava dias em tempo real, facilitando muito a busca do meu histórico de compras, antes era tudo no e-mail e não conseguia ver comportamentos de aumento de preços e informações importantes para gestão das compras."

BRUNA PALAGANO - CVC

"A plataforma me ajuda muito nas vendas, antes eu tinha que controlar mais de 500 pedidos de venda de uma forma totalmente manual, hoje os pedidos já chegam prontos por parte do cliente, não me preocupo com questões operacionais de limites de pedidos e qualquer inconformidade resolvemos na plataforma com os clientes."

Marisa - IMPAKTO S.A

 

1. PROBLEMA

Por um lado, temos a área de suprimentos das empresas demandando pedidos para diversos fornecedores, pedidos esses que chegam de várias origens internas nas empresas: como controlar o Budget de cada unidade? Como definir quais produtos cada unidade pode comprar de acordo com o seu orçamento?

Por outro lado, temos os fornecedores recebendo pedidos provinientes de diversos canais, como WhatsApp, e-mail, telefone e sistema ERP, e depois precisando digitá-los em seu ERP. Isso resulta, além de muito desgaste operacional, possibilidade de erros, atrasos nas entregas e falta de escalabilidade operacional. Então: como deixar seu departamento de compras mais estratégico? Como deixar sua distribuidora, fábrica e atacado mais eficiente? Como não se sobrecarregar com a parte operacional de receber e enviar pedidos?

Fazer isso antes da Easy B2B era bem difícil, pois a complexidade das regras de negócio são enormes, jamais uma grande empresa pode comprar ou vender em marketplaces como Amazon e Mercado Livre, alguns dos motivos são:

  • Falta de transparência e pouca inteligência de negócios.
  • As empresas têm diferentes modelos/regras de negócios.
  • Os limites de crédito e as tabelas de preços variam de acordo com o comprador.
  • Pedidos de várias fontes/destinos são gerenciados e monitorados off-line com processos de entregas ineficientes.

 

2. MODELO DO NEGÓCIO

Como funciona

Nossa plataforma pode ser utilizada por grandes empresas, distribuidores ou marketplaces privados, resolvemos através de 4 etapas simples, de forma ágil e integrada ao ERP dos nossos clientes.

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A Easy B2B oferece uma solução para negócios entre empresas similar ao que era restrito aos clientes B2C de lojas online. Tudo começa com o onboarding, que permite customizar a plataforma de acordo com o modelo de negócio, Nas transações, o comprador começa a ter a experiência similar ao B2C, com detalhamento da entrega, rastreamento do pedido e chat online para resolver quaisquer problemas com o pedido.

Com a tendência de haver mais de um canal de compra até mesmo para empresas, a Easy B2B oferece uma experiência omnichannel, permitindo que pedidos sejam realizados por diferentes canais e centralizados na ferramenta. Por exemplo: é possível que o robô leia um arquivo com pedido enviado por email, ou seja feito na plataforma no desktop ou mobile e, em breve, haverá também automação dos pedidos feitos via WhatsApp.

Com isso, ao invés de ter múltiplos colaboradores coletando os pedidos em diferentes plataformas e gerando os pedidos dentro do sistema da Easy B2B, é possível que tudo seja feito de forma automatizada - reduzindo o potencial de erros e a necessidade de pessoas para gerenciar os pedidos.

Não é raro que empresas tenham condições e preços diferentes para cada região, cliente, contrato ou volume de venda. Por isso, os catálogos de compras dentro da plataforma permitem gerir fornecedores e pedidos de forma centralizada, mas possibilitando variações e regras do negócio por cliente ou região.

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Como monetiza

Possuímos 3 fontes de monetização com a Easy B2B:

  1. Modelo SaaS - Software por Assinatura: plataforma customizada com a cara da empresa, com um custo mínimo de R$ 3.990 por mês;
  2. Percentual por transação: cobramos um percentual nas transações que a plataforma processa, seja do fornecedor, comprador ou empresa que gerencia o marketplace;
  3. Antecipação de recebíveis: nossa plataforma pode antecipar recebíveis em parceria com um fundo e ganhamos um fee sobre a receita de recebíveis processados na plataforma.

 

3. MERCADO

O mercado B2B movimenta globalmente mais de 6 trilhões de dólares e no Brasil somente em 2021 irá movimentar 2,39 trilhões de reais, são números gigantescos onde boa parte das relações comerciais são feitas em pedidos manuais ou automações descentralizadas.

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Concorrência

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  • Vtex: plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Service) de implantação e gestão de lojas virtuais, negócios e-commerce e omnichannel para B2C e possui um produto B2B;
  • SAP Ariba: empresa americana de software e serviços de tecnologia da informação localizada em Palo Alto, Califórnia. Foi adquirida pelo fabricante alemão de software SAP SE por US $ 4,3 bilhões em 2012;
  • Mercado Eletrônico: plataforma de comércio B2B do tipo e-procurement;
  • Magento: sistema open source para o desenvolvimento de lojas virtuais;
  • Nimbi: plataforma de tecnologia de supply chain management.

 

4. A EMPRESA

História

2018 

Após a imersão no Vale do Silício, o fundador principal decide fazer uma saída da sua antiga startup em B2B para montar um modelo inovador, inédito no mercado até então. Com a tese clara de que jamais médias e grandes empresas B2B, como fábricas e distribuidoras, fariam negócios em grandes marketplaces como Amazon e Mercado Livre, percebemos que essas empresas, na verdade, desejariam ter os seus próprios marketplaces privados.

2019

Fundada a Easy B2B, na época ainda como Cecom, iniciamos a operação em janeiro. Já no primeiro ano a tese se mostra tão promissora que com apenas 3 pessoas no time a Easy B2B consegue faturar R$ 540 mil, inserir +2.800 usuários corporativos com 88% comprando de forma recorrente mensal durante todo o ano, também passa pela plataforma o total de R$ 63 milhões em transações.

2020

Foi um ano de arrumar e preparar a empresa para uma escala maior, mas mantendo o ritmo de crescimento, mesmo com a pandemia que de certa forma favoreceu nosso modelo de negócio - pois o modelo latino de comércio B2B sempre é muito pessoal com negociações corpo a corpo - sofreu com o distanciamento social, a Easy B2B fechou negócios relevantes com distribuidores mais afetados e mesmo assim, faturamos R$ 606 mil e tivemos aumentos no valor transacionado e, para nossa surpresa, CHURN 0, ou seja, nenhum cliente abandonou a solução. Acreditamos que o produto está muito bem posicionado e entrega grande valor, além de importante em uma operação digital após implantado. 

2021

Mantemos um ritmo de crescimento forte, investimos para trazer pessoas com experiência em operações mais robustas e conselheiros que já participaram de empresas que já fizeram o ciclo completo: desde a fundação até o IPO, como, por exemplo, o PagSeguro. Criamos uma área de Gente e Gestão para captar talentos, pois percebemos que nesse momento da empresa era importante criar base sólida de talentos para escalar, pois já temos R$ 1.500.000,00 em contratos já garantidos e mais de R$ 3 milhões em propostas já enviadas.

Até o momento em 2021

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Equipe

A equipe da Easy B2B possui 8 colaboradores em uma estrutura enxuta em um organograma estratégico dividido em 4 áreas:

  • Marketing: gestão de redes sociais e comunicação com clientes.
  • Customer Success (sucesso do cliente): é uma estratégia para manter clientes por mais tempo e assim reter mais receita; Comercial: expansão de novos clientes e relacionamento com os clientes existentes;
  • Gente e Gestão: etor responsável por todos os Recursos Humanos da empresa. Cuida do capital humano em diversas frentes: recrutamento, admissão, avaliação de desempenho, departamento pessoal e engajamento;
  • Tecnologia: desenvolvimento do site, features e software da Easy B2B.

Investidores

O investimento realizado na Easy B2B até o momento foi feito através de recursos próprios dos fundadores no formato bootstrapping.

Estratégias de crescimento

Nossa estratégia está pautada em crescimento e faremos isso através de 3 pilares comerciais:

  1. Sales Influencers: hoje possuímos um plano comercial que conta com uma rede de 7 Sales Influencers que tem acesso a grandes grupos empresariais, fazendo o processo de Hunting e topo do funil;
  2. Máquina de vendas, cross-selling e upselling: execução de upselling dentro dos clientes do tipo distribuidores, dando assim um cashback para os clientes que fazem a abertura de leads que convertem em negócios reais;
  3. Parcerias estratégicas com ERP's e Consultorias: temos um canal de vendas específico com erp's consolidados no mercado e consultorias de ponta, homologando nosso produto para sugestões em clientes. 

Visão

Ser o principal ecossistema de negócios B2B do planeta proporcionando uma infraestrutura rápida para transacionar e automatizar pedidos de compra e vendas tornando-se referência de inovação e tecnologia em até 7 anos para o segmento B2B.

FALE COM O CEO NO WHATSAPP: Grupo Easy B2B

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ENTRE ou CADASTRE-SE e tenha acesso à todas informações sobre a oferta, como:

  • Modelo de receita
  • Plano de expansão
  • Documentos contábeis
  • Pitch deck
  • etc...

Equipe

Renato Ferraz

CEO

Graduado em Ciência da Computação, Microsoft Certified System Engineer, Cisco Network Associate and Checkpoint Security Expert, ITIL 3.0 e COACH PNL. Além do Descrito no item anterior, tive experiências com equipes de até 48 programadores no CITI Brasil, War Room Leader em gestão de crise, além de criar projetos que geraram reduções de custos em torno de R$ 6 Milhões de reais aos 23 anos de idade, como? Criando um robô operacional que reduziu 92% das horas extras do time de tecnologia. Liderei equipes em uma multinacional Portuguesa aos 18 anos de idade. Como Empreendedor atuo criando produtos e plataformas B2B tem 8 anos e os outros 2 ano com uma empresa de consultoria em grandes clientes como AMBEV, WILSON SONS E CITI.

Marcelo de Lorenzi

COO

20 Anos de atuação focado na cadeia de Supply Chain, com ênfase em automação dos processos de compra e logística, em interfaces digitais B2B integrando o cliente ao fornecedor. Diretor de Operações e Sistema na Autopel Automação em Suprimentos LTDA. Superintendente de Operações e Sistemas na Br Supply Suprimentos Corporativos S/A.

Priscilla Comitto

Customer Success Manager

Em 7 anos de experiência no mercado já foi capaz de liderar equipes técnicas para construir produtos e implantar novas tecnologias, isso, sem uma supervisão direta, aplicando metodologias e estratégias ágeis para as áreas de comunicação, marketing, quality assurance, planejamento, monitoramento de dados, gestão de conteúdo, produtos e projetos em startups. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FAPCOM, foi responsável pela análise de Portfólio da SuperJobs Ventures e atualmente está à frente da área da área de Customer Success da Easy B2B.

Fabio Moraes

CCO

Engenheiro, com especialização em Gestão de Negócios e Sustentabilidade, Executivo com mais de 18 anos de experiência, ocupando posição de liderança em consultoria e na indústria. Atuou no setor de infraestrutura , a frente de processos de transformação e estruturação de procurement, supply chain, projetos de tecnologia, custos, fusões e aquisições em empresas de alta relevância nos setores de mineração, varejo, serviços e infraestrutura, no Brasil, América Latina e Europa. Fabio também atua na elaboração, coordenação e execução de programas de treinamento e capacitação, com passagens por instituições como a FGV/RJ e IEG. Atualmente é empreendedor na área de consultoria empresarial e startups nas áreas de supply chain, healthtec e taxtech.

Allan Escóssio

Tech Lead

Atua na área de desenvolvimento de software há mais de 15 anos. Cursou sistemas de informação na Estácio FIC e atualmente está se especializando em Análise e desenvolvimento de sistemas na UNIFOR. Passou pelas principais empresas de tecnologia de Fortaleza, em cargos de desenvolvimento e líder de projeto. Entrou no mercado de São Paulo onde já exerceu cargos de desenvolvedor, CTO e atualmente é Tech Lead da EasyB2B.

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