O e-comprei.com é um marketplace B2B que integra indústria, distribuidor/atacado e lojistas da cadeia de perfumaria e beleza em uma só plataforma. Essa é a segunda rodada da e-comprei na Captable (follow-on) e, desde então, a startup teve um salto em seu GMV, que era de R$ 500 mil mensais, para R$ 1,55 milhão ao mês; saíram de 444 clientes para 816 e contrataram um time de tecnologia que possibilitou internalizar a tecnologia – agora 100% proprietária. Com a rodada follow-on, planejam criar duas novas fontes de receita – uma vertical financeira em parceria com um player externo e um SaaS whitelabel para distribuidoras – para chegar ao break-even em 2023.
A rodada follow-on da e-comprei na Captable conta com o coinvestimento de Prana Capital e de investidores da Poli Angels e UniAngels - as três já investiram em rodadas anteriores e estão realizando o follow-on.
ATUALIZAÇÃO (31/08, às 17h20):
O mês de agosto marcou recorde de vendas na e-comprei:
- Vendeu mais que o planejado: + R$1.550.000 (Cresceu 3x em 12 meses)
- Chegou em 816 clientes de mais de 180 cidades do estado de SP
- Com recorrência média de compra por lojista de 2,5x no mês
Depois de entregar crescimento significativo em seu GMV de quase 3x desde a última captação (saltou de R$ 500 mil para R$ 1,55 milhão); aumentar de 444 clientes para 816; e criar tecnologia 100% proprietária com a contratação de um time interno de TI; a e-comprei, com seu histórico comprovado de sucesso, desenhou um plano para chegar ao break-even em 2023 – criando duas novas linhas de receita:
As duas novas maneiras de rentabilizar se somarão ao modelo de take-rate sobre as vendas que já teve sucesso comprovado na e-comprei.
O e-comprei teve em Maio 652 lojas ativas (maioria são Perfumarias e Farmácias), cresceu 271% nos últimos 12 meses, atingindo uma recorrência de compra por lojista de 2.5x ao mês. Nossos parceiros estão contentes com a plataforma, já que 90% dos pedidos que levamos a eles são de lojas que não atendiam ainda.
Receita e Crescimento
Fontes de receitas variadas como: comissão por vendas, valor recorrente mensal para uso da plataforma, venda de dados e informações, cobrança de publicidade e plano de fidelidade. Além disso, o GMV da Startup foi de 504k pra 1.1MM em um ano, representando un crescimento de 118%.
Mercado
O segmento de beleza, especificamente, canais de perfumaria e farmácia que são o foco da e-comprei são destaques no país, e estamos entre os maiores consumidores mundiais. Há poucos concorrentes em sua área de atuação, principalmente com soluções no mesmo nível da E-comprei, sem contar nas inúmeras possibilidades de crescimento.
Time
O time de empreendedores tem ampla experiência no mercado alvo da startup, pois trabalharam com foco em perfumaria e farmácia em grandes corporações, momento em que sentiram e entenderam melhor as dores do segmento. Além de um board com excelente conhecimento e relevância.
Somos um Marketplace B2B integrado que revoluciona a forma como os elos da cadeia de beleza se relacionam entre si. A tecnologia possibilita desintermediar a cadeia fazendo com que eles estejam mais próximos. Dando dessa forma, cria uma oportunidade para o pequeno lojista comprar o estoque de sua loja em apenas um lugar de forma rápida, barata e direto da indústria.
Para a Indústria, abre-se a possibilidade de vender direto para o pequeno lojista e assim ter maior controle de suas ações comerciais e mais informações e dados dos varejistas. Nossa tese de negócio faz sentido pois o segmento de beleza é extremamente pulverizado.
Essa pulverização gera algumas dores para o mercado: para os lojistas, gastam muito tempo comprando os produtos da sua loja e tem pouco acesso às melhores condições comerciais do mercado; para os distribuidores, a dificuldade de crescer capilaridade em novas lojas; no caso das indústrias, têm pouco acesso a dados e informações e dificuldade para ter uma ação comercial coordenada.
Por outro lado, o desejo de mercado desses elos é que os lojistas tenham mais conveniência para comprar, distribuidores consigam chegar em mais lojas sem custo adicional e as indústrias consigam negociar direto com os pequenos lojistas. Sendo assim, a solução é integrar todos esses elos em um único lugar, fazendo um ecossistema B2B que endereça os desejos de cada player.
Os lojistas - Gasto alto de tempo comprando; Compra descentralizada e offline; dificuldade de encontrar o portfólio ideal para sua loja; e falta de acesso direto com a indústria para assim ter descontos comerciais diferenciados.
Devido ao quadro de funcionários enxuto, nossos clientes (lojas pequenas do canal de Perfumarias e Farmácias) precisam otimizar ao máximo seu tempo. No entanto, muitos lojistas ainda são obrigados a receberem representantes físicos nas lojas para comprar quase 3.000 itens. Além disso, esse empreendedor precisa falar com vários distribuidores para tentar achar seu portfólio ideal no melhor preço possível. Ele sofre ainda por não ter a escala de compra necessária para negociar descontos comerciais direto com a indústria.
Os Distribuidores e Atacados - Dificuldade para crescer distribuição; Mercado offline e pouco digitalizado; baixo acesso a dados informações dos lojistas.
Existe em torno de 100.000 lojas de Perfumaria e Farmácia no Brasil, sendo que no Estado de SP temos 25% dessas lojas. No caso das perfumarias, 86% são lojas pequenas e 14% são redes. Ou seja, existe uma pulverização grande, o que dificulta que os distribuidores cheguem nas lojas menores. Além disso, os distribuidores e atacados não têm informações e dados de todas as lojas da região que operam, o que dificulta ainda mais sua operação.
As Indústrias - Carência de informações e dados dos lojistas; dificuldade de fazer ações coordenadas com todos os elos da cadeia; pouca interação com o lojista.
As indústrias não conseguem chegar de forma direta em todos os lojistas das áreas que atuam e dependem de um intermediário para que isso aconteça. Essa dependência dos elos distribuidores e atacados faz com que eles tenham pouca informação e dados dos lojistas (o que compram, o preço que pagam, o hábito de compra, etc). Ou seja, acabam ficando dependentes dos Distribuidores e Indústrias para executarem suas estratégias comerciais.
Como funciona
O lojista se cadastra no site (um marketplace), o sistema aprova seu cadastro instantaneamente e assim ele está apto a comprar. Ele pode comprar 16.000 itens de vários parceiros em uma única compra. O e-comprei direciona esses pedidos para os parceiros que entregam e faturam os pedidos. O produto é entregue em até 2 dias úteis (entrega-se atualmente 70% dos pedidos em até 1 dia útil). A análise e limite de crédito é feita pelos parceiros. Caso o lojista não queira comprar via site, ele pode comprar pelo WhatsApp, telefone ou e-mail.
Atualmente o lojista tem acesso aos Distribuidores/Atacados parceiros e futuramente ele terá acesso às indústrias parceiras e a vários benefícios como: negociações comerciais direto da indústria, acesso ao plano de fidelidade agnóstico do e-comprei, acesso a crédito e maior prazo de pagamento, ter nosso sistema integrado direto no PDV/ERP dele. Ou seja, a conveniência que ele já tem atualmente será ainda maior com nossas evoluções tecnológicas.
Como monetiza
Com o passar do tempo vamos gerando valor para os elos da cadeia, gerando assim novos formatos de receita.
Tamanho do Mercado
O mercado de beleza brasileiro é o quarto maior do mundo: são R$ 62 bilhões movimentados anualmente. O segmento de perfumaria e farmácia representa 40% desse montante, equivalente a R$ 25 bilhões. No entanto, esse mercado ainda sofre com amarras causadas pela pulverização dos players: são mais de 100 mil perfumarias e farmácias, 3 mil indústrias e 2,5 mil distribuidoras.
Foi observando esse mercado e vivendo parte dele que Vinícius Hilkner Oliveira, CEO da e-comprei, identificou a necessidade de criar uma ferramenta que otimizasse toda a cadeia. Vindo de um cargo de marketing na P&G e tendo gerenciado a linha da Pantene, Vinícius viveu muito próximo das dificuldades que lidar com diferentes players descentralizados causava.
Concorrência
Para nossa vertical comercial, entendemos por concorrência o player que venha a ser uma alternativa das lojas para comprar seus produtos. Já para nossa vertical de tecnologia, todos os players que centralizam os elos da cadeia de beleza em uma plataforma única.
O mercado de beleza brasileiro é o quarto maior do mundo: são R$ 62 bilhões movimentados anualmente. O segmento de perfumaria e farmácia representa 40% desse montante, equivalente a R$ 25 bilhões. No entanto, esse mercado ainda sofre com amarras causadas pela pulverização dos players: são mais de 100 mil perfumarias e farmácias, 3 mil indústrias e 2,5 mil distribuidoras.
Foi observando esse mercado e vivendo parte dele que Vinícius Hilkner Oliveira, CEO da e-comprei, identificou a necessidade de criar uma ferramenta que otimizasse toda a cadeia. Vindo de um cargo de marketing na P&G e tendo gerenciado a linha da Pantene, Vinícius viveu muito próximo das dificuldades que lidar com diferentes players descentralizados causava.
Benchmark
Hoje a empresa que tem uma visão de mercado parecida com o e-comprei é a Inventa. O player é um marketplace B2B focado no canal Alimentar (Super e Hipermercado) e tem a maior parte de seu portfólio nas categorias alimentar e limpeza. A tese da startup é a mesma do e-comprei - eles querem desburocratizar a compra e a venda unindo os elos da cadeia alimentar. A startup acabou de fazer um aporte de R$260 milhões em 2022. Os principais investidores são os fundos Monashees, Andreessen, NXTP, Maya Captal, One VC.
História
Foi idealizada por Vinicius Hilkner Oliveira, que observou uma lacuna no mercado quando trabalhava na indústria Procter & Gamble (P&G), como gerente da marca Pantene. Vivenciou a dificuldade de crescer a capilaridade da marca em novas lojas – pequenos comércios de perfumaria e farmácia. Em visitas aos lojistas, eles relatavam que gostariam de ter a marca e os lançamentos na sua loja, mas tinham dificuldade de achar para comprar ou simplesmente não tinham acesso fácil ao produto. Foi na ponta, ouvindo os pequenas lojas de bairro, que enxergou que o problema era estrutural e os modelos atuais não entregariam o crescimento de vendas e distribuição desejados. Dessa forma nasce o e-comprei em 2019 com o propósito de levar competitividade ao pequeno lojista sendo um ecossistema B2B integrado no segmento de beleza.
Linha do tempo
Resultados
Desde a última captação, há 10 meses, quase triplicamos o GMV da empresa chegando em R$ 1.550.000 por mês. Além disso, como prometido na rodada anterior, fizemos nossa tecnologia toda interna, ou seja, nada mais do que é tecnologia core é terceirizado.
Equipe
Investidores e Mentores
Temos o orgulho de ter os principais grupos de anjo do país conosco (Poli Angels, Unicamp Angels) e o fundo Prana Captal. Todos eles fizeram e estão fazendo follow on nas rodadas subsequentes as que entraram. Ou seja, uma vez que eles entraram, eles reinvestiram na empresa.
Do lado do conselho, temos mentores com boa experiência na área em que atuamos. Eles fazem parte do board consultivo da empresa. Montamos o board com pessoas com talentos complementares e que agregam na construção da empresa. Abaixo na parte de time temos detalhes de cada perfil.
Estratégias de crescimento
Nosso foco é continuar crescendo nossa base de lojistas e incrementar novos produtos que agreguem valor pra eles (ex: financeira - aumentando o prazo de pagamento). Dessa forma, aumentaremos o share of wallet (ticket médio) dos mais de mil lojistas que temos na base e conseguiremos mais relevância no segmento de perfumaria.
Nossa máquina de vendas é composta de inside sales (formato interno de aquisição e conversão de lojistas) e field sales (vendedores externos que vão nas lojas vender os produtos do e-comprei).
Visão
Ser um ecossistema B2B integrado e a empresa que mais gera valor para os players da cadeia B2B de cosméticos.
Conselheiro
Mentor de negócios - Co-fundador da Accera, startup vendida para Neogrid.
Conselheiro
Mentor Financeiro na E-comprei; Head de aceleração na ACE Aceleradora; Gerente de parcerias e investimentos na Baidu; CFO da AllPoints; CEO Axxes Saude.
Conselheiro
Mentor Comercial na E-comprei; Consultor Accenture; Country Manager Na zendesk; director Sales na Indeed; Mentor na Oracle Startup; Mentor na ACE aceleradora; Investidor e Board member.
Conselheiro
Mentor de Negócios na E-comprei; Diretor comercial na Pernod Richard; CEO Bridgestone Brasil.
CTO
Formado em ciência da computação, pós graduado em cyber security. Tem 6 anos de experiência com TI trabalhando em uma software house. Entrou há 8 meses na empresa e nesse período criou, junto com o time, toda nossa tecnologia interna.
CEO
Formado na ESPM em administração, iniciou sua carreira profissional no terceiro semestre da faculdade na empresa Jr. (ESPM Jr.). Em seguida ingressou na área de marketing da Procter & Gamble, onde ficou quase 8 anos. Chegou a ser gerente de Pantene e liderou o canal interno da empresa de Perfumarias.
Investidor Anjo
Associação de investidores, empreendedores e empresários, fundada por ex-alunos da Poli-USP apaixonados por inovação e tecnologia. Conhecem os desafios enfrentados pelas startups early-stage e, por isso, sua missão é suportá-las com mentoria, networking e investimento.
Investidor Anjo
Rede de empreendedores, mentores e associados conectados à Unicamp. Possui o propósito de desenvolver o ecossistema de empreendedorismo.
Investidor
Prana Capital é uma companhia de investimentos alternativos com atuação em Venture Capital nos estágios seed e pre-seed. Por meio do seu veículo Prana Capital Ventures Crowdfunding I S.A, o primeiro do Brasil 100% focado em ofertas de equity crowdfunding, a Prana está liderando a oferta.
R$ 1.000 de investimento mínimo
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