Fotoploc

Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto

E-commerce
Resumo

Resumo da empresa

A Fotoploc nasceu para dar vida às fotos de forma interativa, divertida e fora do comum. Somos um e-commerce, com plataforma própria, para personalizar fotoprodutos de alto valor agregado. Nosso principal produto é o queridinho Álbum de fotofigurinhas, que resgata a experiência nostálgica do álbum da banca de revistas, mas desta vez você é personagem central dessa história! Estamos transformando a relação da humanidade com a fotografia, conectando o digital ao físico, com uma pitada de fantasia. 

Pitch completo da empresa

A rodada da Fotoploc na CapTable conta com o coinvestimento da Cotidiano, aceleradora com foco em projetos digitais e inovadores; do Garan Ventures, boutique de investimento em startups digitais com recursos próprios; e da Moai Participações, micro-VC com investimentos em economia tradicional, negócios de impacto social e startups inovadoras variando do early-stage até a série A. Recentemente, a startup também ganhou destaque no Big Brother Brasil 2022, com o álbum de fotofigurinhas – principal fotoproduto da startup – sendo considerado item de luxo no reality show. A exposição tem o potencial de alavancar as vendas do e-commerce significativamente durante a exibição do programa.

 

DESTAQUES CAPTABLE

Produto e Tecnologia

A fotoploc conta com uma plataforma própria de e-commerce que se adapta para o desenvolvimento de diversos tipos de produtos personalizados. Acabou de adquirir a Print Love, um aplicativo de fotoprodutos o que possibilitará mais agilidade, uma experiência melhor para o cliente, além de diversificar o portifólio de produtos. Tem parceria com a Digipix, o maior parque gráfico de fotoprodutos da América Latina, o que a deixa pronta para escalar sua produção e vendas.

Licenciados

Em 2021 a Fotoploc investiu no segmento de Licenciados, e já são mais de 20 marcas, entre elas: Netflix, Harry Potter, La Casa de Papel, Flamengo, e o mais recente licenciado Big Brother Brasil. Os produtos licenciados somam ao objetivo da empresa de escalar fora da sazonalidade das datas comemorativas.

Crescimento e Expansão

2022 inicia com um novo projeto: o Big Brother Brasil!

Por três meses a Fotoploc estará ao lado de grandes marcas entrando na casa de mais de 40 milhões de brasileiros diariamente. Para esse projeto a marca desenvolveu uma versão especial do seu principal produto: o Álbum de Fotofigurinhas, e ele figurará como um artigo de luxo em uma das principais dinâmicas do programa da Rede Globo. O projeto, além de gerar uma grande visibilidade para marca, desperta consciência sobre o principal produto do portifólio e abre um novo licenciamento de peso.

Além deste projeto/licenciamento, os Planos de Assinatura ganharão espaço no portifólio em 2022, projetando uma receita recorrente com o aproveitamento da base de clientes, que formam uma verdadeira legião de fãs nas redes sociais.

Hoje a Fotoploc te 90% do MKT share em álbum de fotofigurinhas e se prepara para assumir o posto de maior varejo de fotografia do Brasil, alinhado a esse objetivo adquiriam o APP Print Love recentemente.

 

SOBRE A FOTOPLOC

Somos um e-commerce de fotoprodutos feitos por Gnomos, que veio ao mundo com a missão de resgatar a conexão real da humanidade com a fotografia. Nosso carro chefe é o álbum de fotofigurinhas personalizado. Esse produto foi inventado, em 2012,  pela nossa CEO e já contou mais de 100k histórias mundo afora. 

Através da nossa plataforma, de desenvolvimento próprio, nossos humanos-clientes personalizam álbuns, figurinhas, fotolivros, fotoimãs e outros produtos relacionados ao universo lúdico da nossa marca: o Gnomundo! 

fotoploc-maio-36

Nossa produção é altamente escalável, em virtude da nossa parceria com a Digipix, o maior parque gráfico de fotoprodutos da América Latina. Além do e-commerce, nosso modelo de negócio comporta um clube de assinatura, vendas offline em parceiros nos segmentos de presentes criativos, vendas B2B e B2B2C. 

humanos-que-se-encantam

 

1. PROBLEMA

O mundo nunca teve tantos fotógrafos. Mas as pessoas nunca se relacionaram tão pouco com suas fotografias.

Não existe viver sem esbarrar em alguém fotografando alguma coisa, mas a verdade é que quando essas fotos não ficam confinadas para sempre em uma pasta de fotos no celular, para nunca mais serem vistas, o máximo de vida útil que elas conheçam é a fugacidade de uns likes em uma rede social. 

Chegamos na Terra, em 2012, para fazer aqueles milhares de cliques voltarem a ser momentos, a ser emoções, que merecem ser revividas, relembradas, redescobertas. Que vira presente, que vira surpresa de figurinha e a deliciosa memória guardada para sempre no álbum.

Viemos para fazer as fotos felizes no mundo real!

presente

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

A Fotoploc desenvolveu sua própria plataforma de e-commerce para personalizar os álbuns de fotofigurinhas, fotoprodutos e outros produtos personalizados.

O principal modelo de negócio é focado no B2C, responsável por 94,92% do faturamento total da empresa em 2021. O total de acessos únicos em nosso site, neste mesmo ano, foi de 1.554.606.

A intenção de recompra da nossa base de clientes é de 87,2%, por isso, em 2020, lançamos o MVP do nosso Clube de Assinatura. Nossos humanos tinham a opção de, mensalmente, escolher um dos álbuns disponíveis no site, com direito a descontos e mimos exclusivos. Com a captação, retornaremos com o Clube, usufruindo da evolução do nosso mix de produtos, oferecendo boxes temáticos e novos planos para nossos humano-clientes.

Em 2021, iniciamos a venda offline em parceiros do segmento de presentes criativos. A papelaria Magnólia, com 78 unidades espalhadas pelo país, oferece para seus clientes os álbuns da Fotoploc. Os humanos podem comprar o álbum para presentear na mesma hora, e a personalização das figurinhas fica por conta do presenteado. Nosso objetivo é crescer o portfólio de parceiros e incluir os produtos da Fotoploc em lojas físicas da  Imaginarium e Americanas.

A Fotoploc também atua no mercado B2B e B2B2C. Nos últimos anos entregamos projetos de ativação de marca para mais de 55 empresas. O álbum de fotofigurinha pode ser utilizado como incentivo de colaboradores em grandes empresas (Objective), mimo para fãs (Anitta), presentes para datas comemorativas (Pier Seguradora) e integração de colaboradores (Banco do Brasil). 

anitta

Os projetos B2B e B2B2C acontecem de forma orgânica, porém um dos focos é explorar esse mercado. Em 2021, o B2B foi responsável por 5% do faturamento.

pier

bbseguros

BB

Licenciados

universos-licenciados

FLAMENGO-1

harrypotter-7

harrypotter-17

LACASA-12

 

3. MERCADO

TAM - Total Addressable Market

Brasileiros com idade entre 15 e 34 anos, com acesso a internet e inseridos em famílias com média de 3,07 pessoas, cujo orçamento mensal varia entre R$2.862,00 à R$30.000,00.

SAM - Serviceable Available Market

Parcela do mercado endereçável, correspondente a quantidade de pessoas que, além das descrições fornecidas, também demonstram intenção de compra de produtos personalizados (50%).

SOM - Serviceable Obtainable Market

Parcela do mercado disponível, correspondente a quantidade de pessoas que, além das descrições fornecidas, demonstram intenção de compra de produtos personalizados (50%).

b2c

global

Concorrência

O mercado de álbum de figurinhas ainda está pouco penetrado. No Brasil, a elaboração de produtos como esse é concentrada em pequenos ateliês. 

O portfólio dos concorrentes mais próximos como Fotolove, Sua Figurinha e Uniquebox é limitado.

Alguns produtos substitutos aos da Fotoploc podem ser os oferecidos pelas empresas GoCase e Dentro da História.

Layer-0

Diferenciais Fotoploc

  • Design: o design dos nossos produtos e embalagens é único e, certamente, um dos nossos principais diferenciais. Firmamos parceiras com profissionais renomados do mercado para coleções específicas, como o Mauro Martins e Amanda Mol;
  • Licenciados: contamos com mais de 23 universos licenciados, incluindo Harry Potter, Game of Thrones, Friends, La Casa de Papel e BBB;
  • Plataforma própria: desenvolvida do zero, a Fábrica de Figurinhas é uma ferramenta exclusiva da Fotoploc, podendo ser adaptada para diversos tipos de produtos personalizados;
  • Gnomundo: o universo lúdico criado pela Fotoploc, acrescenta na nossa cultura organizacional e no relacionamento com nossa base de clientes. É adorado por gnomos (funcionários) e humanos (clientes).

4. A EMPRESA

Somos a primeira e mais completa plataforma de personalização de álbuns de fotofigurinhas do planeta! O primeiro álbum foi feito em 2012 e, a partir daí, já contamos mais de 100K histórias. Realizamos mais de 10MM em receita total, crescendo 100% ao ano entre 2015 e 2020.

Em nosso portfólio, oferecemos fotoprodutos de alto valor agregado para reconectar nosso cliente-humano à sua história, tudo isso dentro de um universo lúdico, construído com tecnologia própria e com tecnologia própria e personagens criados por nós.

Hoje possuímos, aproximadamente, 90% do MKT share em álbum de fotofigurinhas e, em 5 anos, pretendemos ser o maior varejo de fotografia do Brasil, consolidando o storytelling da marca com milhares de fãs do Gnomundo.

A Fotoploc em 10 Tweets

Fotoploc-em-10-tweets-1-1

História

Chegamos na Terra, em 2012, para dar vida às fotos das pessoas de forma interativa e fora do comum. Viemos para fazer aqueles milhares de cliques voltarem a ser momentos, a ser emoções, que merecem ser revividas, relembradas e redescobertas. Que vira presente, que vira surpresa de figurinha e a deliciosa memória guardada para sempre no álbum. Viemos para fazer as fotos felizes no mundo real!

Tudo começou em 2012, quando a CEO e fundadora da Fotoploc, Camila Sallaberry, criou coragem e pediu demissão do seu emprego. Durante seu período sabático fez um mochilão pela Ásia com o então namorado (hoje marido) e pensou: por que não usar as fotos da viagem em um álbum de figurinhas personalizado? O casal já tinha o hábito de completar os álbuns de Copa, então seria um ótimo presente de aniversário de namoro para o Paulo.

O sucesso foi tanto que em agosto de 2012 nasceu a Fotoploc. No início era tudo manual, já que a Camila não encontrou gráficas que conseguissem imprimir o número atrás da figurinha. Os primeiros pedidos foram bem amadores, Camila cortava as figurinhas em uma guilhotina, olhava o arquivo do álbum no computador para ver onde encaixava a foto e colava o número atrás de cada uma. O tempo para finalizar um álbum de 200 fotos chegava a 1 semana.

No ano seguinte, em 2013, a Fotoploc conseguiu o primeiro investimento (R$20 mil) e também a “falência”. O dinheiro foi usado para expandir a infraestrutura: alugamos um escritório e contratamos dois funcionários. Mas foi um passo maior que a perna. Para não perder o negócio, Camila voltou para a estaca zero: fechou o escritório e retomou a produção caseira. E foi assim até 2015, quando ela se sentiu segura para tentar expandir novamente. 

Veio o segundo anjo, com R$50 mil. Investimos em marketing digital e no desenvolvimento de uma ferramenta própria, a Fábrica de figurinhas, onde o cliente monta o seu próprio álbum no site. Esse passo ajudou a empresa a escalar, pois diminuía o tempo de produção e a equipe não precisava mais desenvolver um projeto do zero para cada álbum vendido. Foram 600 unidades produzidas em 2015, contra 90 em 2014.

Com a própria plataforma, a Fotoploc conseguiu tracionar as vendas e em 2018, 3 anos depois da criação da Fábrica de figurinhas, alcançamos o primeiro milhão de faturamento (ano). Um marco importante para a empresa, pois possibilitou negociarmos com a Digipix (maior parque gráfico de fotoprodutos da América Latina) e em 2019 iniciar a parceria de produção dos nossos produtos lá.

fotoploc-maio-45

Em 2020 a pandemia afetou nossa produção nos primeiros meses, já que a gráfica precisou fechar devido aos protocolos. As vendas voltaram em maio, próximo ao do Dia dos Namorados, nossa principal data e as vendas explodiram! Batemos nosso record de vendas, alcançando 13 mil pedidos em um mês. Fomos o e-commerce com a maior taxa de crescimento no Brasil no mês de maio, segundo a SimilarWeb, mas também tivemos problemas. O site e as plataformas de marketing do Google e Facebook travaram, tivemos um empecilho no envio dos arquivos para a gráfica, e todas as entregas dessa data tão especial sofreram atraso. Chegamos a fazer lives diárias nas redes sociais para tranquilizar e tirar dúvidas dos humanos-clientes e, graças ao esforço de todos os envolvidos,  80% dos pedidos chegaram antes do dia 12 de junho. 2020 terminou como o ano de maior faturamento da empresa, com R$3.6 milhões. 70% a mais que o resultado do ano anterior e com 40 mil álbuns a mais vendidos. 

As vendas de 2021 caíram pela metade, a grande hipótese é que o segundo ano de pandemia afastou a humanidade de momentos felizes, dignos de fotos para guardar na memória, como viagens, casamentos e aniversários. Porém, nem só de notícias tristes se fez nosso ano, em 2021 demos foco a projetos de licenciamento de marcas, trouxemos para o universo da Fotoploc nomes como Harry Potter, Game of Thrones, Corinthians, Flamengo, Netflix, Friends e muitos outros. No total temos mais + de 23 universos fazendo parte do nosso pool de produtos. Além disso alcançamos marcos como o selo Great Place To Work, fomos acelerados pela Cotidiano e pela Endeavor, no programa Scale Up, iniciamos nossa rodada de captação - onde a meta é alcançar R$2.5 milhões - e fizemos a aquisição (via equity swap) da PrintLove.

Os planos para 2022 são ousados! Vamos participar da dinâmica do Big Brother Brasil 2022. Nosso álbum de fotofigurinhas será um objeto de luxo no quarto do líder do BBB e, durante toda exibição do programa (90 dias), estaremos na casa de milhares de brasileiros, além de licenciar oficialmente o produto. A expectativa com esse projeto é que o entendimento do produto ganhe grande escala e o nosso CAC baixe. Nossa meta de faturamento para esse ano é de R$10.9 milhões. 

Linha do tempo

  • 2012: Produção do primeiro álbum. Lançamento em um blog que recebeu mais de 2 mil visualizações em 48 horas.
  • 2013: Abertura oficial da empresa, com o primeiro investidor anjo. 
  • 2014: Faturamento de 30 mil, com crescimento de 100% ao ano até 2020.
  • 2015: Entrada de novos sócios. Começamos a investir em MKT digital, alcançando o faturamento de 200mil. 
  • 2016: Criação do e-commerce e plataforma própria para personalização de produtos.
  • 2018: Alcançamos o primeiro milhão de faturamento/ano.
  • 2019: Início da parceria de produção na Digipix, o maior parque gráfico de Fotoprodutos da América Latina.  
  • 2020: Alcançamos nosso recorde de vendas e, em maio fomos, o e-commerce com a maior taxa de crescimento no Brasil. 
  • 2021: Entrada de novos produtos no portfólio e licenciamento de grandes marcas (Warner e Netflix).
  • 2022: Participação na dinâmica do Big Brother Brasil 2022 e licenciamento da marca, com alcance nacional por 90 dias no maior canal de televisão aberta do Brasil. Projeção de faturamento de 10.9M.

 Resultados (receita)

  • 2015: R$144.562,00
  • 2016: R$253.845,00
  • 2017: R$535.777,00
  • 2018: R$1.206.289,00
  • 2019: R$2.136.733,00
  • 2020: R$3.600;00,00
  • 2021: R$2.549.607,00

proje-o

Nos últimos anos, a nossa taxa de crescimento médio da receita foi de 88,99% ao ano (entre 2015 a 2020). Em 2020, no mês de maio, segundo a Similar Web, fomos o e-commerce que mais cresceu no Brasil. A taxa de crescimento foi de 430.71% com 112.103.53 visitantes no mês.

Equipe 

time

C-level

  • Camila - CEO
  • Flávia - CHO  (Atendimento ao Humano e Gestão de Gnomos)
  • Maria Teresa – CMO

Atendimento

  • Líder +3 Gnomos de atendimento 

Marketing

  • Líder + 7 Gnomos de marketing 

Financeiro

  • 1 Gnomo

Administração/Expedição

  • 1 Gnomo

Investidores

A Fotoploc cresceu, por muito tempo, em bootstrap, ou seja, utilizando os recursos dos fundadores para rodar. Dois pequenos investimentos foram feitos em 2012 e 2015 de amigos próximos, mas apenas em 2021 que uma rodada estruturada foi definida e realizada:

  • 20k captados a 100k valuation – 2013;
  • 50k captados a 1MM valuation – 2015;
  • 700k captados sem conversão ainda – 2021/22 (125k in cash, 75k aceleração Cotidiano e 500k equity swap com Print Love).

Depoimentos

depoimentos

Equipe

Camila Sallaberry

CEO

Eng Mecatrônica (3 anos); Economista pela UnB; Palestrante e professora na Perestroika, IDP, Twitter, entre outros.

Maria Teresa Publio Dias

CMO

Publicitária pela Universidade Positivo. Mestre em Administração do Esporte pela Canisius College; Cofundadora da Soul Brasil Esportes.

Flávia Ruiz

CHO e XP Humano

Publicitária pelo UniCEUB; Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching; Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Coaching no UniCEUB; Cofundadora da Fotoploc e Rede Fluida.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

Oportunidades que também podem te interessar

Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

Cowmed

"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."

Datasales

"A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência."

Retailtech
Zenit

"O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo d..."

Healthtech
Ciclo Orgânico

"Maior serviço de coleta de resíduos orgânicos para compostagem por assinatura do Brasil."

Cleantech
Eirene Solutions

"Reduz e controla o uso de agroquímicos dos sistemas de pulverização através do SaveFarm."

Auster

"A Auster é uma agritech especializada em recomendação de fertilizantes nitrogenados, que hoje correspondem a mais da metade de todo o fertilizante produzido no mundo."

Sensix

"A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e ..."

Recicla.Club

"A Recicla.Club é a primeira startup de gestão de resíduos por assinatura do Brasil. Com a solução, empresas podem terceirizar todas as atividades relacionadas a resíduos assinando um único plano. Atende gra..."

Cleantech
InovaPictor

"Automatiza o registro de marcas e patentes de forma acessível e simplificada."

Legaltech
Simple&Co

"Foodtech que aproveita a capacidade já instalada de restaurantes para construir a maior plataforma de marcas virtuais de alimentação da América Latina."

Leigado

"Agtech que desenvolveu um sistema completo de gestão da propriedade para redução de custos e aumento da produtividade da cadeia leiteira."

Capital Empreendedor

"Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário."

Serall

"Startup que desenvolveu tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros para atender as demandas das indústrias 4.0."

Indústria 4.0
Digital Aligner

"Healthtech DNVB que promove acesso, com custo menor, a tratamentos dentários com alinhadores transparentes, inclusive via assinatura."

Healthtech
Mercado Radar

"Startup de modelo SaaS que faz os vendedores do Mercado Livre venderem mais"

Retailtech
Health ID

"Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue."

Healthtech
Quadrado Express

"Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios."

Retailtech
Hiperdados

"Proptech/construtec SaaS que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil."

Veriza

"Fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital."

IFriend

"Traveltech que oferece experiências turísticas conectando viajantes e guias turísticos do mundo inteiro."

Travel Tech
Pomartec

"SaaS para fruticultura de precisão, simplificando a gestão de pomares, reduzindo perdas e aumentando a sua produtividade."

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.