A GAV é um SuperApp de aluguel veicular de pessoa para pessoa (P2P), gestão de frotas, contratos e um Marketplace de serviços automotivos. Essa é a segunda rodada da GAV na Captable (follow-on) e, desde então, a startup cresceu 90% e passou a atender tanto motoristas de aplicativo, quanto motoboys de delivery. Agora, oferecendo software como serviço (SaaS), a GAV irá priorizar operadores locais para profissionalizar a gestão dos negócios de locadores de veículos, aumentar a eficiência da atividade de motoristas e gerar escala produtiva para prestadores de serviços automotivos.
A GAV é um SuperApp de aluguel veicular peer to peer, ou seja, não possui carros ou motos e faz a gestão da locação de veículos de investidores, que compram os carros e motos, rentabilizam com seu aluguel e não sofrem com as dores de cabeça do aluguel informal – pagando uma taxa para a GAV fazer a gestão.
Em sua primeira rodada, a GAV focava mais nos motoristas de aplicativo, mas, desde então, passou a ofertar também a gestão de motos para delivery – que hoje já representam mais de 50% da receita da startup. Também, começou a ofertar microsserviços em seu marketplace: o primeiro disponibilizado é a análise de perfil dos locatários, mas, em breve, pretende disponibilizar módulos individuais de seus outros serviços.
Ofertando, além da análise de perfil, módulos de:
Com a oferta de serviços individuais a GAV abre novas linhas de receita e entrega apenas aquilo que o dono dos carros precisa. Ainda, com a presença de operadores locais, aumenta sua presença física – e com ela a confiança e facilidade de intermediação de locador e locatário – sem aumentar seus custos com colaboradores.
O modelo de operadores locais é similar ao empregado pela Amazon, que contrata empresas terceirizadas para ter pólos de distribuição em diferentes localidades nos EUA sem inflar a folha de pagamento da empresa. Assim, é possível escalar uma operação com componente físico sem aumentar a queima de caixa. Inclusive, com todos esses avanços, a GAV chegou ao break-even.
A GAV está no mercado desde 2016, estudando, validando e desenvolvendo soluções para o mercado de locação de veículos com base na real necessidade de cada tipo de usuário da nossa plataforma. Estamos surfando em um oceano azul, somos os primeiros a entregar uma solução completa através do SuperApp para o setor de locação de veículos peer-to-peer e com a saída da Moobie somos a única plataforma no Brasil que envolve carsharing.
Após voltarmos a queimar o caixa nos últimos 12 meses, decidimos entrar novamente em breakeven daqui em diante, com modelo de negócio escalável, facilidade de tração e operadores locais. Precisamos acelerar o negócio para não perder o timing e sair na frente dos demais, que ainda não exploram o real potencial que os aluguéis do mundo informal podem gerar.
É um momento oportuno por mudanças sociais e do comportamento da mobilidade urbana. As pessoas não querem acumular passivos, como os carros, que estão em constante depreciação e gerando despesas. As novas gerações estão a procura de acumular experiências, isso significa que teremos mais pessoas sendo transportadas pelos aplicativos, mais carros de garagem disponíveis para serem transformados em ativos, e muitas pessoas precisando desses veículos para concluir o ciclo e transportar outras pessoas. O futuro já é real, estamos vivendo a era do TAS (Transport As Services).
A GAV está no lugar certo na hora certa. Tivemos o privilégio de acompanhar e aprender com todas essas ondas de crise e crescimento. Grandes players estão começando a observar esse mercado, então agora chegou a hora de crescer e dominar.
Tecnologia
As ineficiências de mercado tratadas pela GAV se dão principalmente pela descentralização de informações e documentos. A tecnologia proprietária da startup, além de estar direcionada a esses problemas, cria uma barreira de entrada importante para potenciais concorrentes - uma vez que a GAV já passou por estágios importantes a sua operacionalização e construção de sua solução.
Mercado
Atuando em um mercado com liquidez em termos de exits prováveis e de alto crescimento - com mais de 1 milhão de motoristas de aplicativo - a GAV aproveita as ineficiência inerentes ao mercado para prover sua proposta de valor como um elo que otimiza a utilização de capacidade de frotas e de serviços automotivos.
Crescimento
A GAV mostra consistência no crescimento da sua base de usuários e de frota atendida - garantindo desde a sua primeira rodada um crescimento de 90% da receita mensal que atingiu um patamar de mais de 1MM de ARR. A evolução financeira da GAV também é sustentada por bons números dos seus Unit Ecnonomics, demonstrando uma maturidade da operação e fit com as dores de mercado.
Fornecedores e pequenas locadoras
Dificuldades em gerir a frota, prospectar novas locações e operar o negócio. Baixa segurança e alto risco.
Motoristas/Locatários
Acesso a veículos sem burocracia, plataforma única com diferentes fornecedores e diferentes condições comerciais e para usuários com baixo score de crédito.
Prestadores de serviços automotivos
Ociosidade, pouco fluxo de cliente com vendas recorrente, tempo de espera para autorização muito grande.
Operadores Locais
Já conhecem o mercado de locação de carros ou motos para motoristas de motoboys de aplicativos, mas não possuem tecnologia ou gestão inteligente, não conseguem crescer de forma estruturada ou realizar um pós venda.
Como funciona
Os aluguéis são concretizados por meio de processos amigáveis e inteligentes via plataforma mobile ou web da GAV.
O locador acessa o portal ou baixa o aplicativo e se cadastra com as informações essenciais como pessoa física ou jurídica e, também, com os dados do veículo. Após o cadastro, o sistema da GAV faz a averiguação dos dados e após a aprovação o veículo do locador já fica disponível para aluguel ou deixar na posse de um operador local mais próximo para que seja alugado.
O Locatário passa por um processo similar. Ele baixa o aplicativo ou acessa o painel web da GAV, cadastra com seus dados pessoais ou jurídicos e passa por um processo de aprovação que leva até 48h. Após aprovado, o locatário visualiza as opções de carros disponíveis baseado em sua localização, seleciona e solicita o carro de sua preferência, ou se desloca até um operador local mais próximo, e escolhe um dos veículos disponíveis na base. Após a solicitação, o locador ou o operador local irá aprovar o aluguel de seu veículo. Com a aprovação realizada, o locatário realiza os pagamentos do caução, seguro e uma semana antecipada.
Assim, o Locatário pode começar seus trabalhos com o veículo e o locador garante uma fonte de renda extra mensal.
Com os aluguéis em andamento, todas as demandas e solicitações são feitas entre os usuários e, se necessário, essas demandas são tratadas/auditadas pelo aplicativo, equipe de backoffice da GAV ou operador local. Como por exemplo, transferência dos pontos em caso de infração de trânsito ou até mesmo auxiliar os usuários para acionar reboque ou encontrar uma oficina mecânica mais próxima. Ambos usuários contam com um portfólio de parceiros do setor automotivo para cuidar do veículo e um operador local para ser atendido de forma presencial.
A GAV através da tecnologia compactou e automatizou todas as áreas que uma grande empresa de locação exige para gerenciar o negócio, clientes e frotas em processos simples e inteligentes, que através das interações entre locatários, locadores, parceiros, operadores locais e GAV, são feitas em tempo real. E tudo pode ser acompanhado na ponta dos dedos.
Como monetiza
O fornecedor do veículo paga uma taxa mensal, carros tem um custo de R$350,00 e motos R$220,00, para utilizar e gerenciar o veículo através da nossa plataforma.
A cada serviço automotivo consumido pelos nossos usuários cobramos uma taxa de 7% do valor total recebido pelos prestadores.
Micro Serviços são ofertadas no portal web, que podem ser consumidos de forma independente, como rastreamento/telemetria, contrato digital, cobrança e pagamento, vistoria e check-list, verificação em tempo real de infrações de trânsito.
Cada operador local pode ter a sua própria frota ou de terceiros e utilizar os serviços digitais da GAV, para cada carro ele remunera a GAV em R$150,00 e para cada moto R$120,00.
Motorista de aplicativo
Os dados da PNAD Contínua do final de 2021 apontam que, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas estavam trabalhando na Gig Economy no setor de transportes do país. Desses, 61,2% eram motoristas de aplicativo e/ou taxistas, 20,9% entregavam mercadorias via motocicletas, 14,4% atuavam como mototaxistas e o restante exerciam a atividade de entrega de mercadoria via outro meio de transporte.
Fornecedores e pequenas locadoras
O faturamento bruto anual das locadoras de veículos atingiu R $23,5 bilhões em 2021, enquanto o faturamento líquido foi de R$20,6 bilhões. Em 2020, o faturamento bruto do setor havia sido de R$17,6 bilhões, com faturamento líquido de R$ 15,3 bilhões. Em relação ao número de locadoras sem motoristas cresceu 38% em 2021. Esses números não englobam os aluguéis informais que só no OLX nos últimos 90 dias, teve um acúmulo de mais de 40 mil anúncios voltados para aluguel de carros no Brasil.. Uma das explicações para esse crescimento está ligada diretamente ao efeito uberização que estamos vivendo, onde carros cada vez mais se tornam serviços. E a tendência é continuar crescendo com as novas gerações.
Prestadores de Serviços automotivos
Em 2020, solicitações por serviços automotivos dentro do getninjas tiveram um crescimento de 174% em relação ao mesmo periodo em 2019. Durante o ano, os serviços automotivos mais demandados fora: reparos auto-eletricos; higienização e polimento, mecânica geral, conserto de ar-condicionado e aplicação de insulfilm. Porém, apesar do crescimento, os profissionais do ramo também foram impactados pela pandemia.
O setor em geral vem crescendo e chamando atenção dos grandes players como a Localiza, que em uma entrevista mencionou que trabalham em uma 4 tese de próximos passos apos a sua fusão: “Seguindo a tendência de mercado protagonizada por algumas startups como Kovi, Turbi e GAV, a Localiza vem expandindo sua oferta num setor relativamente jovem: aluguel low cost para motoristas de aplicativo. No ano de 2021 ela lançou a plataforma Zarp, justamente focando em um mercado crescente. Apesar da Zarp, entendemos que a expansão ideal não envolve aquisição de frota, pelas questões do CADE, logo esta tese tende a ser inclinada a aquisições que possam otimizar a experiência dos motoristas (de aplicativo ou não). Olhando para tendências de mercado como um todo, todo mundo está achando nichos para “fintechzar” alguma coisa e nossa aposta seria mais nesse sentido. Acreditamos que iniciativas mais audaciosas com carros autônomos estejam mais distantes”.
Concorrentes diretos
Concorrentes intediretos
O carsharing está difundido e funciona muito bem nos países de primeiro mundo, onde a cultura é mais aderente ao compartilhamento e foi implantada há anos, o que dá vantagens sobre o setor em comparação ao Brasil. Mas, no Brasil, e até mesmo mundialmente, todas as plataformas de Marketplace possuem um problema em comum: os cuidados que o locatário possui com o veículo de terceiros não são os mesmos que o próprio dono teria. No Brasil a ultima empresa do setor de carsharing fechou as portas em 2021, restando apenas sites de anúncios como os marketplace da Uber, 99loc, OLX, Mercado Livre ou grupos de Whatsapp e Facebook.
Analisando o modelo de locadoras tradicionais, confirmamos esse fato. E a proposta para solucionar vai além de difundir a cultura do carsharing, mas principalmente mitigar riscos através de processos. As locadoras entendem do negócio, criaram por anos metodologias que envolvem muitas áreas para conseguir lidar com tratativas e evitar perdas em caso de manutenção por mau uso, roubo, furto, sinistro ou pequenas avarias. Os usuários que adotam o sistema de economia compartilhada ou até mesmo locadoras que estão na fase inicial possuem pouca ou nenhuma experiência no setor, ocasionando muitas vezes mais prejuízo do que lucro.
Demais plataformas são ferramentas pontuais para utilizar algum serviço específico, realizamos o benchmark algumas mais conhecidas no mercado como a 99Loc e Uber que disponibiliza um marketplace que conecta fornecedores com locatários, a de gestão de contratos, Docusign, para gerar cobranças recorrentes e realizar a gestão, Asaas ou PagSeguro, EuroIT ou Locavia, para gerir contratos, frotas e manutenções. Todas elas são ótimas ferramentas e de fato entregam o que prometem, entretanto quando falamos sobre o modelo de economia compartilhada e motoristas de aplicativo, nenhuma dessas soluções sozinhas conseguem atender ou são financeiramente inviáveis para a contratação por parte dos pequenos fornecedores.
Utilizamos a estratégia de cauda longa, onde o ponto de partida é o marketplace, e enquanto o usuário estiver com um contrato ativo, ele estará consumindo algum tipo de serviço dentro do nosso aplicativo mobile ou web.
Em 2016, o nosso CEO Alexandre começou alugar o seu próprio veículo aos motoristas de aplicativo para obter renda extra. O primeiro aluguel aconteceu para um desconhecido que conheceu em grupos do Facebook, onde ele percebeu que existia uma demanda recorrente por esses aluguéis, uma demanda de ambas as partes, daqueles que ofereciam e dos interessados na locação. Então adquiriu mais veículos e assim surgiu o interesse pelo setor. Em 3 meses, com vários aluguéis realizados, sem mesmo um CNPJ ativo, percebemos a dificuldade e desafios para criar uma harmonia entre locadores e locatários, assim surgiu a ideia, de criar uma "Imobiliária de veículos”, profissionalizando e criando regras para um setor tão informal e cheio de riscos.
Em 2017, os sócios focaram Full Time no projeto, em busca de conhecimento, padronização e tecnologia. Passamos por vários programas de pré-aceleração e aceleração. Em 2018 abrimos nossa própria locadora e uma oficina mecânica, para tentar entender e validar as hipóteses. Queríamos testar e sentir na pele as necessidades de cada pilar desse negócio e do setor. Foi um sucesso, expandimos para São Paulo e começamos a focar cada vez mais na tecnologia. Pois entendemos, que a maior dificuldade não estava em conquistar clientes mas em gerir as atividades que o setor de locação exige, já o interessado em alugar, não precisava apenas de um carro, mas de uma ajuda diária ao exercer a atividade de motorista, assim surgiu um SUPERAPP para o setor.
A GAV ficou pelos 2 anos seguintes na automatização de processos, comunicação com cliente e solução de problemas do setor através da tecnologia. A nossa história só está começando pois, apesar do impacto causado pela pandemia, inesperadamente, os usuários começaram a procurar ainda mais nossa solução.
Em 2021 realizamos uma nova rodada de investimento através da Captable, que nos permitiu crescer a nossa base de clientes e aprimorar a nossa tecnologia. Entendemos a necessidade de incorporar os operadores locais para ter mais eficiência no âmbito comercial e operacional.
Em 2022 ampliamos nossa operação no digital nas cidades de Brasilia-DF, Vitoria-ES, São Paulo-SP, Salvador-BA, com atendimento presencial nas cidades de Belo Horizonte-MG, Porto Alegre -RS e Rio de Janeiro-RJ.
Linha do tempo
Resultados
Equipe
-
Investidores
Até o momento já recebemos dois aportes financeiros, sendo o último via captable uma rodada de R$750.000,00 com valuation de pré-money em R$8.666.707,00.
Visão
Acreditamos que o propósito da tecnologia de uma startup é melhorar o ambiente sócio-econômico de um país, tornando serviços ou processos complexos e caros, em algo mais simples, fácil e econômico. Também acreditamos que a tecnologia deveria estar disponível para todos aqueles que querem obter uma renda extra ou seguir no setor de locação de carros ou motos.
A GAV tem este poder social, que empodera todos os fornecedores com tecnologia e informação, em cada canto do Brasil, para que ele consiga alugar veículos de forma segura. Além disso, possibilita que prestadores de serviço consigam obter uma receita recorrente e os locatários consigam sempre encontrar os melhores veículos, de acordo com condições comerciais com base em seu perfil. Criando esse ecossistema dentro do SuperApp, ajudamos a economia e a mobilidade urbana diretamente.
A nossa visão é ser uma empresa admirada e reconhecida e, para atingir essa meta, vamos seguir com a missão de oferecer serviços de excelência em gerenciamento e aluguel de veículos, visando a plena satisfação e sucesso de todos os envolvidos, contribuindo para a mobilidade urbana.
Hoje somos o sistema de gestão veicular mais confiável do Brasil, e em breve seremos a maior solução online do setor automotivo, auxiliando os usuários a gerarem receita recorrente diariamente através dos aluguéis veiculares.
Clientes e depoimentos
CEO e Founder
Estudou Engenharia da Computação pela PUC-MG e Graduação Sanduíche na Universidade de Toronto. Trabalhou 3 anos na área de consultoria e licenciamento de Software e teve 4 empresas antes da GAV sendo 1 delas no setor de estética automotiva. Acumulou experiência na área comercial, administrativa e gestão de pessoas.
Investidor Anjo e especialista financeiro
Co-Fundou a Mottu. Atuou como consultor financeiro em diversas empresas nacionais e multinacionais.
Conselheiro da Gav - marketing e relações públicas
Sócio fundador da Maxmilhas. Atuou em consultoria de estratégia e gerenciou áreas de investimentos.
Engenharia de Produção e Gestão de Projetos
15 anos de experiência em Gestão de Performance, processos e Analytics. Gestão de pessoas e estratégias de remuneração.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
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