LeCupon
Fintech

Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto

Resumo

Resumo da Empresa

A LeCupon é uma startup que oferece uma solução completa em gestão de benefícios para empresas e entidades que querem se destacar no mercado com um programa próprio. Entregamos aos nossos clientes uma plataforma completa com features diferenciadas: Aplicativo White Label, Carteira Digital, Cardápio de Ofertas, Painel de Dados e assessoria em diversas frentes para acompanhar o sucesso dos nossos clientes.

Pitch completo da empresa

LeCupon é uma startup que oferece um programa de benefícios personalizado para cada cliente. Na forma de um app, completamente desenhado para um negócio específico (white-label), a LeCupon disponibiliza um cardápio de ofertas que permite acesso às melhores marcas do varejo brasileiro e mais de 10 mil promoções ativas e 24 mil estabelecimentos físicos e online:

A carteira digital, incluída no app, além de soluções de pagamento, permite oferecer cashback. O cashback pode ser utilizado em novas compras ou repassado total ou parcialmente ao provedor do benefício. Um dos clientes da startup, a OAB de Minas Gerais, por exemplo, utiliza o valor do cashback das compras para abater do valor da anuidade dos advogados. Em um app personalizado - o Anuidade Zero OAB - a associação permite que mais de 180 mil advogados tenham a oportunidade de zerar suas anuidades.

Focada no mercado B2B2C, a LeCupon desenvolve uma solução para cada cliente e opera com uma equipe de especialistas em diversas frentes para acompanhar e orientar ações de sucesso. A startup também recebeu investimento da Biz Invest nessa rodada, uma consultoria financeira especializada em fusões e aquisições (M&A) de startups e captação de recursos para grandes empresas, dando credibilidade ao modelo de negócio.

Investidor-Anjo

Além disso, faz parte do Cubo Itaú, maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina.

Selo-Cubo

A LeCupon já conquistou a confiança de grandes clientes:

 

1. Problema

As empresas têm dificuldade em gerar valor para seus clientes e ou colaboradores

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Faltam soluções em benefícios no mercado que ofereçam autonomia e inteligência com custo-benefício

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2. Modelo de Negócio

O nosso modelo de negócio conecta marcas e pessoas através de uma plataforma digital totalmente personalizada. Em um mundo cada vez mais digital e preocupado com o bem-estar das pessoas, chegamos como um catalisador de processos. Aceleramos a transformação digital das empresas e levamos benefícios para todos os envolvidos. São nossos diferenciais:

  • Aplicativo com a marca própria do cliente
  • Ferramentas digitais de análise e controle
  • Cardápio de ofertas com mais de 3.000 marcas físicas e online
  • Possibilidade de criar, adicionar e gerenciar rede própria de parceiros
  • Carteira digital que facilita pagamentos e proporciona cashback
  • Suporte e assessoria em diversas frentes: tecnologia, sucesso do cliente, parcerias e marketing. 

Pilares-da-solu-o

Trabalhamos em rede e atuamos em todo o território nacional, a fim de proporcionar relações ganha-ganha a todos os stakeholders, valorizando e facilitando o cotidiano dos envolvidos. A nossa rede conta com mais de 3.000 marcas parceiras - físicas e online -, 24.000 estabelecimentos ativos, 130 clientes e 700.000 usuários. 

Evolução da solução 

A LeCupon se propõe a solucionar problemas de forma simples, tecnológica e eficiente. Para isso, buscamos novos conhecimentos, tendências, novidades e acompanhamos de perto as oscilações do mercado. Os nossos produtos e serviços estão constantemente evoluindo para proporcionar as melhores experiências aos nossos clientes e usuários.

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Como funciona

Jornada do cliente

Estamos tendo sucesso e previsibilidade no crescimento da nossa base de clientes por meio do modelo salesforce de vendas:

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  • Conexão: Inboud + Outbound;
  • Qualificação: matriz de qualificação do lead para fit de mercado e dor do cliente;
  • Proposta: apresentação de propostas personalizadas;
  • Onboarding/implantação: desenvolvimento App/Dashboard; input de usuários; produção de comunicações de ativação; captação de parceiros estratégicos; publicação do aplicativo nas lojas;
  • Ongoing: lançamento do App; comunicações de ativação e engajamento; ações e campanhas on e off;
  • Promoter: NPS; resultados; promoção da solução dentro do mercado.

Jornada do usuário

A Jornada do Usuário começa na etapa de ONGOING do cliente, quando o aplicativo é disponibilizado no Google Play e na Apple Store.

Como-acessar-os-benef-cios-do-meu-clube

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Como monetiza

Atualmente, cobramos um valor de setup para o desenvolvimento White Label e implantação, e uma mensalidade (plataforma + assessoria). Também geramos receita através de cupons utilizados e comissões pagas pelo e-commerce no sucesso de venda. Estamos trabalhando para evoluir a nossa monetização e ampliar consideravelmente a nossa receita com o acréscimo de serviços financeiros, intermediação e marketplace.

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3. Mercado

O mercado de benefícios movimenta cerca de 150 bilhões ao ano e a percepção de sua importância tem aumentado consideravelmente. Vivemos uma ascensão dos benefícios flexíveis como aliados de empresas, clientes e colaboradores.

Mercado

Conseguimos adaptar os nossos produtos a diferentes nichos do mercado. Por isso, temos uma carteira de clientes diversificada, com base em diversos estados brasileiros, e um potencial mercado extenso.

Nossos-Clientes

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4. A Empresa

História

A LeCupon nasceu na crise econômica vivida pelo país em 2016. A necessidade dos sócios em encontrar soluções para o mercado, que fortalecesse o comércio ao mesmo tempo em que facilitasse para os consumidores, foi o pontapé inicial para a criação de uma rede de descontos. O mote era “Conectando boas promoções a pessoas certas, no momento certo”. O feedback dos clientes e lojistas foi positivo. Com a proposta aceita e validada, os sócios começaram a construir portfólio, expandir a rede de parcerias e trazer tecnologia para o processo, com o desenvolvimento do aplicativo LeCupon. 

No final de 2019, eles viram no mercado empresarial uma grande oportunidade. A LeCupon poderia solucionar diversas dores do mercado - aquisição, retenção e satisfação -  e ir além: construir um painel de dados que também oferecesse inteligência. Com a virada de chave do modelo B2C para o modelo B2B2C, a empresa cresceu 2.000% em 2020. 

Linha do tempo

  • 2016 - MVP Físico
  • 2017 - Validação junto aos lojistas/clientes
  • 2018 - Lançamento Aplicativo (modelo B2C)
  • 2020 - Modelo B2B

Valores

📚 Nunca paramos de aprender | Conhecimento é tudo e a gente sabe disso. Somos curiosos e buscamos constantemente informação e atualização. Os insights podem estar em qualquer lugar. 

🎯 Liberdade com responsabilidade | Temos flexibilidade na jornada de trabalho e autonomia para desenvolver nossa função e não esquecemos de entregar resultados. 

🚀 Gostamos de velocidade | Somos dinâmicos e ágeis, sempre em busca de acelerar os resultados e simplificar as coisas. 

👥 Nossas experiências são coletivas | Trabalhamos em colaboração com outras pessoas e diversos setores. Buscamos alcançar o potencial máximo não só nosso, mas também do colega, refletindo as boas experiências para os nossos clientes. 

🎈 Influências positivas sempre | Nos cercamos de pessoas que nos fazem aprender e crescer. Compartilhamos nossas experiências e aprendizados com toda equipe.

🎖️ Criamos um prisma de elogios e reconhecimentos | Comemoramos todas as nossas vitórias e ressaltamos todos os colegas envolvidos. Agradecer e elogiar individualmente aumenta a autoestima das pessoas, além de criarmos um ciclo virtuoso.

Resultados

  • 826.643 usuários na base
  • R$520.000 de economia gerada
  • 132.388 cupons utilizados
  • 12.305 promoções ativas
  • 3.845 marcas 
  • 24.000 estabelecimentos 

Equipe

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Investidores

Biz Invest

Consultoria financeira especializada em fusões e aquisições (M&A) e captação de recursos para empresas. Os serviços abrangem todas as etapas das operações, desde o desenvolvimento das teses de investimento até a negociação com investidores.

Outros Sócios - Biz Invest

  • Renato Barcellos Guimarães
  • João Luiz Castanheira
  • Hélcio Roberto Martins Guerra
  • Joaquim Martino
  • Rafael Sette e Castanheira

Estratégias de crescimento

  • Consolidação da marca nos estados que já atuamos e expansão para os demais estados do país - rede de parceiros e clientes;
  • Evolução dos produtos atuais e desenvolvimento de novos produtos;
  • Ampliação da força comercial para atuação ampla em nossos potenciais mercados;
  • Desenvolvimento de produto na área de seguros;
  • Evolução da solução para novo canais de distribuição;
  • Desenvolvimento de solução marketplace dentro da plataforma;
  • Desenvolvimento de novas formas de monetização, com inclusão de serviços financeiros;
  • Investimento em Inbound, Outbound, Growth Hacking e Parcerias;
  • Aceleração da LeCupon Pay, carteira digital própria;
  • Ampliação do time de tecnologia para desenvolvermos novas soluções;
  • Criação de soluções Plug and Play: conexões com empresas que nos proporcionem serviços para escoar dentro de nosso ecossistema;
  • Criação de novos serviços financeiros, como: antecipação de recebíveis, spread sobre taxas negociadas com a sub-adquirente e spread em cima de MDR;
  • Fortalecer nosso marketing e ampliar os conteúdos para Inboud;
  • Ampliação do time de parcerias para expansão da nossa rede de parcerias.

Equipe

Aluísio Diniz Cirino

CEO

Formado em administração, possui MBA com especialização em Mercado Financeiro e outro em Economia e Gestão Empresarial. Seguiu carreira bancária, como gerente de contas private, em duas renomadas instituições financeiras até fundar a LeCupon. Se encontra há 5 anos à frente da Gestão da LeCupon.

Jonathan Becheleni

COO

Formado em publicidade e possui especialização em Gestão de Marketing. Seguiu carreira na área de Comunicação, Design e Mídias Exteriores até fundar a LeCupon. Se encontra há 5 anos à frente da Gestão de Marketing e Comunicação da LeCupon.

Wendell Borges

CTO

É engenheiro com 14 anos de experiência dedicados nos setores de mineração, construção civil e startups. Ao longo da carreira, atuou em projetos de infraestrutura de telecomunicações, na liderança de operações de desenvolvimento de produtos digitais e como consultor de produtos em diversas startups de vários segmentos. Em seu currículo acadêmico estão a graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade FUMEC e um MBA em Gestão de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

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Retailtech
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Hiperdados

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Traveltech
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Salestech
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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.