Payfy

Solução de gastos corporativos para equipes com visão de futuro.

Fintech
Resumo

Resumo da Empresa

A payfy é uma solução de gastos corporativos para equipes com visão de futuro. Permitimos que os funcionários paguem o que precisam para o trabalho, enquanto mantemos a empresa no controle total de todos os gastos. Com a ajuda de tecnologia inovadora e cartões corporativos inteligentes, a payfy elimina relatórios de despesas, reduz a complexidade administrativa e simplifica a contabilidade.

Pitch completo da empresa

A rodada da payfy na CapTable conta com o coinvestimento de Vinícius Frias, empreendedor de sucesso que foi CEO do Alter – startup que oferece criptoconta, vendida ao Méliuz por R$ 25,9 milhões – e hoje é diretor no Méliuz. A payfy também já recebeu aporte de investidor-anjo que investiu na Neoway, empresa recentemente vendida para a B3; da XMS Partners, fundo de Blumenau; e da Darwin, aceleradora de startups.

 

DESTAQUES CAPTABLE

Crescimento e expansão:
A Payfy apresentou um crescimento constante nos últimos meses, em função do aumento de faturamento e usuários ativos, principalmente, pelo atendimento de empresas como P&G, LG, Multilaser, Docol, Havaianas e Lenovo. E a rodada atual tem como objetivo buscar recursos para a expansão, seguindo com o crescimento, porém ainda mais acelerado.

Mercado:
O mercado corporativo que é o público alvo da startup é enorme, e tem crescido estrondosamente nos últimos anos, além disso a nova dinâmica pós-pandemia pode aumentar essa fatia de mercado.

Investidores:
A Darwin Aceleradora, o fundo XMS e demais investidores qualificados (inclusive, entre os investidores há um que investiu na Neoway, vendida para a B3) aportaram recursos em rodadas anteriores da Payfy, e nessa captação o empreendedor Vinícius Frias, ex-CEO da Alter Bank e atual diretor no Méliuz, também realiza o seu investimento na empresa.

 

Gerenciar pagamentos corporativos é um processo complexo que geralmente envolve várias ferramentas e processos.

A solução? Um único serviço financeiro inteligente que integre todos os processos - do pagamento à comunicação e relatórios!

É exatamente isso que a payfy oferece: uma solução de gestão de gastos corporativos que integra chat para comunicação/aprovação de despesas, cartões de crédito corporativos, geração de relatório de despesas e gestão das solicitações de reembolso de despesas – tudo através de um app corporativo integrado ao backoffice.

Com essa solução, a payfy já conquistou grandes clientes, como:

A payfy é uma solução de gastos corporativos para equipes com visão de futuro.

Permitimos que os funcionários paguem o que precisam para o trabalho, enquanto mantemos a empresa no controle total de todos os gastos.

Com a ajuda de tecnologia inovadora e cartões corporativos inteligentes, a payfy elimina relatórios de despesas, reduz a complexidade administrativa e simplifica a contabilidade. 

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1. PROBLEMA

Status Quo

A maioria das empresas utiliza várias ferramentas e processos complexos para fazer e gerenciar um único pagamento corporativo. A dor é comum a grande maioria das empresas.


Atendemos empresas de todos os tamanhos, em todos os setores. O que todas têm em comum é a dor da gestão de gastos tradicional.

  • Cartões compartilhados;
  • Conciliação manual de faturas;
  • Validação manual de comprovantes fiscais;
  • Relatórios de reembolsos de despesas manuais.

 

2. MODELO DE NEGÓCIOS

Como funciona

A payfy é uma plataforma SaaS que combina meios de pagamento com software financeiro inteligente para criar a solução perfeita de gastos da empresa. Descentralize o processo de gastos sem comprometer o controle.

+ Software de gestão de gastos

Defina limites de gastos, concilie recibos e acompanhe todos os pagamentos que sua equipe fizer em tempo real.

+ Cartões inteligentes

Permita que os funcionários acessem os fundos da empresa quando precisarem. Eles podem gastar online com cartões virtuais ou com cartões físicos.

+ Gerencie reembolsos

Permita que os funcionários solicitem reembolsos de despesas e km rodado utilizando um app corporativo integrado ao seu backoffice. 

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Como monetiza

Possuímos 3 fontes de monetização na payfy: 

  1. Modelo SaaS - software como serviço - valor médio de R$ 20,00 reais por usuário ativo;
  2. Taxa de implantação - paga uma única vez - varia de acordo com o porte do cliente - De 1 mil até 20 mil;
  3. Interchange fee(Mastercard) - taxa sobre valor transacionado nos cartões - 0,50%.

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3. MERCADO

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  • TAM: R$ 200 bi - Mundo
  • SAM: R$ 23 bi - América Latina
  • SOM: R$ 9 bi - Brasil

Nos últimos anos, o mercado de pagamentos tem ganhado destaque no dia a dia da população brasileira. 

De acordo com estudo da American Express (Amex), esse mercado que movimentava R$ 75 bilhões em 2013, movimentou R$ 170 bilhões em 2020, mais de seis vezes de crescimento e não vai parar por aí.

Isso porque, com os avanços tecnológicos e o acesso facilitado à internet, cada dia mais as pessoas têm deixado de utilizar o dinheiro em compras presenciais, passando a comprar na internet ou usar outros meios, como cartão de crédito e débito.

Para você entender o tamanho desse mercado, nos últimos anos, houve um aumento de mais de 600% no valor das compras feitas com esses meios de pagamento, segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

O potencial do Brasil é enorme quando se fala de tamanho de mercado na área corporativa. As administradoras de cartões estão preparadas para capturar, principalmente, as despesas de viagens e representações, mas há outras soluções a serem fortemente exploradas, como a utilização de cartões para compras e pagamentos de despesas como compras de materiais, software, pagamento de seguros, contas de água e de energia, etc. 

Concorrentes

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4. A EMPRESA

A payfy é o novo nome da antiga KM Online. 

Começamos a KM Online em janeiro de 2018, com um aplicativo focado em controlar o reembolso de quilometragem dos colaboradores externos. 

Desde lá a solução evoluiu de acordo com a necessidade dos clientes que além do controle de km precisavam fazer o gerenciamento de todas as despesas corporativas como: reembolso de notinhas, adiantamento de viagens e prestação de gastos com cartões corporativos. 

Por conta da ampla gama de atuação dentro do departamento financeiro e do lançamento do nosso próprio cartão corporativo, resolvemos mudar o nome da empresa para payfy - refletindo todo o potencial atual e futuro da empresa.

Linha do tempo

  • 2018: Lançamento do MVP KM Online + aporte anjo;
  • 2019: Validação do produto + Aceleração by Darwin;
  • 2020: PMF produto de reembolsos corporativos + Investimento XMS partners;
  • 2021: Tração do produto de reembolsos + lançamento dos cartões corporativos.

Resultados

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Equipe

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Investidores

Durante nossa jornada, recebemos aporte anjo do fundador da Neoway (maior empresa de bigdata da América Latina, recentemente adquirida pela B3), passamos no programa de aceleração da Darwin Startups (eleita três vezes a Melhor Aceleradora do Brasil), e fomos investidos pela XMS Partners (+25 anos no mercado) e líderes no estado de Santa Catarina em investimentos e operações financeiras estruturadas para os segmentos imobiliário e energia renovável.

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Estratégias de crescimento

Como resolvemos uma dor comum a empresas de diferentes setores e tamanhos, nossa estratégia de crescimento se diferencia de acordo com as características de cada persona.

Empresas menores - utilizamos a estratégia de inbound marketing, com campanhas de mídias pagas via Google Adwords e Facebook.

Empresas de médio e grande porte - utilizamos a estratégia de prospecção outbound para agendamento das demonstrações. 

Em ambos os casos, os prospects atendidos por um pré-venda que faz a qualificação e agenda a reunião para um vendedor (closer). 

Agora que a situação está normalizada e estamos mirando cada vez mais clientes Enterprise, também estamos trazendo para a estratégia a venda field sales, onde o executivo faz a visita presencial na empresa.

Equipe

André Apollaro

CEO

Cursou Engenharia Mecânica na UDESC, empreendedor de tecnologia já a 5 anos.

Matheus Anzzulin

CTO

Formado em Ciências da computação pela UFRGS, atua como desenvolvedor de software a 9 anos e já contribui com a criação e lançamento de diversos produtos digitais. Participando de projetos nacionais e também para empresas de fora. Prezo muito pelo time e por gerar valor através de produtos incríveis e software de qualidade.

Franciele Wolter

CFO

Francielle Wolter, Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis pela Uniasselvi em 2004, com especialização em Gestão Estratégica Empresarial em 2006 pelo ICPG - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Vinte anos de expertise na área. Sócia da empresa XMS Partners Investimentos. Desde 2019 atua especificamente em empresas de tecnologia (SaaS). Mentora Financeira para Pequenos Negócios e Profissionais em Finanças.

Maria Carolina Bona

Head de Vendas

Formada em Contabilidade com pós graduação em gestão de pessoas. Trabalhou em multinacionais durante 15 anos tendo vasta experiência em financeiro e comercial.

Investidores

Vínicius Frias

Investidor

Conta com coinvestimento de Vínicius Frias, empreendedor de sucesso que foi CEO do Alter – startup que oferece criptoconta, vendida ao Méliuz por R$ 25,9 milhões – e hoje é diretor no Méliuz.

Jaime de Paula

Investidor Anjo

Contou com investimento anjo de Jaime de Paula, fundador da Neoway, que recentemente foi vendida na B3 no valor de R$ 1,8 bilhão - a maior aquisição da B3 desde 2017.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.