Quadrado Express

Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios.

Retailtech
Resumo

Resumo da Empresa

O Quadrado Express é uma retailtech que apresenta uma solução em varejo mais próxima dos seus consumidores. Facilita a vida de seus usuários proporcionando um micro market de conveniências instalado em condomínios residenciais, permitindo acesso às compras 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma facilidade que cada vez fará mais parte do dia a dia das pessoas. Acreditamos que boa parte dos condomínios terão uma operação de micro market nas suas dependências em um futuro próximo e o Quadrado Express está preparado para fazer parte disso.

Pitch completo da empresa

O varejo alimentar cresce sustentavelmente impulsionado pela pandemia. Segundo pesquisa da Kantar Consumers Insights, em 2020, o setor cresceu 12,8%. O segmento de conveniência/vizinhança foi o que mais se destacou, crescendo 15,4%, segundo IBGE. O Quadrado Express - que atende esse segmento - é um modelo de negócio escalável com alta penetração de mercado e rentabilidade.

Nos últimos 9 meses abrimos 22 operações com recursos próprios. O fututro é igualmente próspero para o segmento de honest market no mercado brasileiro, o qual está em absoluto crescimento, proporcionando condições para atingir números exponenciais nos próximos anos e despertar o apetite dos gigantes supermercadistas. Todos os novos condomínios construídos nos próximos anos nascerão com micro market na sua concepção de projeto, fazendo com que o modelo passe a existir na maior parte dos condomínios residenciais brasileiros e a abrangir quase todas as classes sociais.

Captura-de-Tela-2021-07-23-s-14-01-18

 

1. Problema

A compra de reposição é uma realidade no consumo das pessoas. De maneira geral, vamos ao supermercado diversas vezes no mês para repor nossas necessidades de consumo diário. Grandes compras perderam espaço e é muito comum precisarmos visitar supermercados várias vezes na semana para efetuar pequenas compras. Mas nem todos gostam desta obrigação.

Imagina se pudéssemos resolver este problema dentro de casa? 

Quantas vezes abrimos o armário ou a geladeira para pegar um produto e percebemos que não temos mais ele?

Em momentos como esses, não temos tempo ou vontade de ir ao supermercado, para comprar apenas um ou dois itens. Os aplicativos de tele-entrega demoram, no mínimo, 45/60 minutos nas entregas de supermercados/mercados de bairro/bebidas e, algumas vezes, a entrega só pode ser agendada para o dia seguinte, além de haver taxa de entrega ou valor mínimo para ser isentado da taxa. Diante disso, ficamos frustrados e, muitas vezes, ficamos sem o produto.

Não sabemos ao certo o dia e horário que iremos perceber a falta de algum item, nem quando surgirá o desejo de consumir algo tarde da noite e, por isso, acabamos sem opções de atendimento imediato. A Quadrado Express surge com a intenção de resolver este problema.

Captura-de-Tela-2021-07-22-s-17-37-24

 

2. Modelo de Negócio

Como funciona?

 

 

 

 

O que é um micro market?

Micro market é uma operação de mini mercado instalada dentro do seu prédio ou empresa com o objetivo de facilitar sua vida ao disponibilizar os principais produtos de conveniência. É um novo conceito de varejo e conveniência em formato de minimercado autônomo, uma tendência mundial que objetiva facilitar as compras. O Quadrado Express oferece esta solução completa, atendendo 24 horas, todos os dias do ano, através de lojas autônomas instaladas dentro de condomínios residenciais e empresas.

Captura-de-Tela-2021-07-22-s-17-39-51

Com quais produtos o Quadrado Express trabalha?

Nosso mix de produtos é bastante amplo, podendo ser customizado de acordo com cada local e de acordo com a necessidade dos moradores e/ou colaboradores. Como exemplo podemos listar: águas, sucos, refrigerantes, energéticos, cervejas, vinhos, laticínios, pizzas, comidas caseiras congeladas, carnes para churrasco, carvão, itens de higiene e limpeza, cuidados com bebê, entre outros.

Qual o preço praticado pelo Quadrado Express?

Nossos preços são acessíveis e competitivos, podendo ser comparados a um mercado de bairro. Nosso objetivo é oferecer conforto e facilidade aos usuários.

Qual o tamanho necessário para que o Quadrado Express possa ser instalado em um condomínio ou empresa?

Trabalhamos com modelos modulares, então conseguimos nos adequar a qualquer espaço disponível. Sendo assim, podemos iniciar nossas operações com o modelo Quadrado Express Pocket, no qual instalamos somente uma geladeira de bebidas na empresa ou no salão de festas do condomínio ou ainda no espaço escolhido pelo cliente.

Captura-de-Tela-2021-07-22-s-17-43-37

Captura-de-Tela-2021-07-22-s-17-43-52

Como é feito o pagamento?

Nosso modelo de operação é conhecido como Mercado Honesto. Nossos clientes escolhem as mercadorias e passam em um caixa automático, realizando suas compras de forma independente. O pagamento pode ser feito também através do aplicativo com cartão de crédito pré-cadastrado. Aceitamos todos os cartões de crédito e débito, além dos tradicionais vouchers de alimentação.

Captura-de-Tela-2021-07-22-s-17-40-08

Como funciona a reposição de mercadorias?

Nossa equipe repõe todas as mercadorias até 3 vezes na semana, de acordo com volume de vendas da unidade. Nosso controle é feito por um software que nos permite saber exatamente qual produto está faltando em cada unidade.

O condomínio ou a empresa tem algum custo com a instalação?

Nosso modelo de negócio prevê custo zero para o condomínio ou para a empresa. Todas as despesas de implementação são de nossa responsabilidade. 

Captura-de-Tela-2021-07-22-s-18-02-57

O condomínio ou a empresa recebe algum valor?

Sim. Cada operação tem uma negociação individual e o valor recebido varia de acordo com as vendas da unidade.

Quanto tempo é necessário para iniciar a operação no condomínio ou empresa?

Após assinatura do contrato, estaremos funcionando em até 30 dias.

 

3. Mercado

Condomínios no Brasil

Hoje, no Brasil, existem 600 mil condomínios residenciais. O mercado de micromarkets residenciais está em plena expansão e a estimativa é que em até 5 anos todos os condomínios terão uma unidade instalada atendendo seus moradores.

Novos conceitos construtivos

As construtoras já perceberam este movimento e os novos projetos já preveem um local específico para instalação de micromarkets nos condomínios. O conceito de condomínio clube, que oferece uma série de serviços aos seus moradores, é uma realidade no mercado imobiliário atual.

Concorrentes

Entendemos como concorrentes todos os tipos de supermercados, mercados de bairro, lojas de conveniência e entregas via aplicativos que oferecem soluções em alimentação aos usuários. No setor de micro market destacamos a Market4you como nossa principal concorrente.

Benchmark

Nosso modelo de negócio tem como inspiração o modelo lançado pela Amazon nos Estados Unidos, batizado de Amazon Go. As lojas autônomas da Amazon permitem aos clientes o consumo rápido e fácil de itens de alimentação e bebidas, facilitando a vida dos usuarios.

 

4. A Empresa

História

O Quadrado Express inaugurou sua primeira loja na Avenida Carlos Gomes, Porto Alegre. Situado no principal eixo corporativo da região, a operação foi o primeiro foodhall da cidade e atendia cerca de 15 mil clientes mês.

No final 2019 um de nossos clientes nos perguntou se teríamos condições de instalar um ponto avançado do Quadrado na sua empresa. A ideia era atender seus 350 colaboradores com um minimercado autônomo, permitindo que a equipe consumisse bebidas e snacks quando surgisse a vontade durante a jornada de trabalho. Nossa loja piloto foi montada no início de março de 2020, porém, devido a pandemia e a implementação do home office, não conseguimos colocá-la em operação.

Após os primeiros meses de pandemia, o que era um problema acabou se tornando uma oportunidade. Percebemos que tínhamos nas mãos uma solução de conveniência, praticidade e segurança para condomínios residenciais. Inauguramos nossa Flagship, uma loja contêiner em um condomínio residencial com 250 casas. A partir da primeira operação percebemos o tamanho do mercado que tinhamos pela frente e a solução que estávamos oferencendo aos moradores ao proporcionar um serviço com qualidade e preço justo, 24 horas, 7 dias por semana dentro das suas residências.

Em apenas 9 meses montamos 21 operações e seguimos agressivos em nossa expansão, prevendo encerrar 2021 com 50 lojas em atividade.

Captura-de-Tela-2021-07-22-s-17-47-08

Linha do tempo

  • 2018 - Abrimos nosso Foodhall em Porto Alegre;
  • 2019 - Amadurecimento da operação de foodhall atendendo 15.000 clientes/mês;
  • 2020/1 - Montagem do nosso Primeiro Mercado Autônomo Corporativo;
  • 2020/2 - Inauguração da nossa primeira loja autônoma, Flagship Container;
  • 2021 - Expansão acelerada com abertura mínima de 2 unidades mês.

Resultados

  • 2020: 3 condomínios residenciais operando, 3.000 usuários e 70k faturamento; 
  • 2021: 18 lojas em condomínios, 4 lojas em empresas, 20.000 usuários e 300k faturamento;

Equipe

Por sermos uma operação autônoma nossa equipe é bastante enxuta e está dividida estrategicamente em 5 setores:

  1. Compras: relacionamento com a indústria e fornecedores buscando melhores oportunidades;
  2. Logística: reabastecimento dos pontos de venda através da análise do comportamento de compra e consumo de cada PDV;
  3. Administrativo/Finaceiro: controles de fluxo de caixa, compras e indicadores financeiros de resultado;
  4. Comercial: expansão de novas lojas e relacionamento com as lojas existentes; 
  5. Marketing: comunicação, gestão de redes sociais e promoções com clientes.

Estratégias de crescimento

O conceito de moradia mudou com a pandemia e segue em constante transformação. Condomínios que ofereçam soluções que facilitem a vida dos seus moradores ganham espaço na preferência das pessoas. Resolver questões do dia a dia sem precisar sair de casa, conseguindo desta forma passar mais tempo com familiares e amigos. Ter um mini mercado em um condomínio é tão comum quanto ter uma academia ou salão de festas. 

As construtoras já perceberam essa necessidade e incorporam o espaço market na concepção de seus projetos. Desta forma estima-se que em 5 anos todos os condomínios residenciais no Brasil com espaço para esta solução terão esta facilidade em suas casas.

Nossa estratégia contempla contratos com grandes construtoras, fazendo parte da concepção do projeto desde o início da sua incorporação. Em condomínios já existentes, nossa equipe comercial procura o melhor espaço para instalação do mercado ou, em alguns casos, oferecemos a solução em contêineres móveis. Em até 30 dias úteis após assinatura do contrato conseguimos estar operando e atendendo o condomínio. Para tracionar ainda mais o negócio, estabelecemos relações comerciais com administradoras de condomínios, síndicos profissionais e empresas de segurança condominial.

Visão

Ser reconhecida até 2026 como a maior rede de mercado autônomo residencial e corporativo no sul do Brasil. Acreditamos que o propósito de uma operação de conveniência em casa é facilitar a vida de todos os usuários.

Equipe

Gildo Sibemberg

CEO e CMO

Fundador do Quadrado Express. Formado em Administração de empresas com sólida experiência de 25 anos em varejo. Professor universitário na ESPM por 9 anos.

Roberto Noll Jr.

CFO

Formado em Administração de empresas com experiência de 22 anos em varejo nas áreas de Planejamento, Compras e Logística.

André R. Ferrari

COO

Formado em Administração de Empresas com 23 anos experiência em Varejo nas áreas Comerciais e de Operação.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

Oportunidades que também podem te interessar

Selecionamos outras startups com alto potencial de retorno com base no seu segmento de interesse.

Contbank

"O Contbank utiliza contadores e IA para revolucionar o acesso à crédito para micro, pequenas e médias empresas. A fintech é um banco digital que oferece uma experiência única para MPEs, oferecendo crédito a..."

Simple&Co

"Foodtech que aproveita a capacidade já instalada de restaurantes para construir a maior plataforma de marcas virtuais de alimentação da América Latina."

Cowmed

"Já pensou como seria a produção de leite se as vacas falassem? A Cowmed é uma empresa especializada em dar voz às vacas: desenvolveu uma coleira capaz de monitorar em tempo real tudo que elas fazem ao longo..."

Datasales

"A Datasales é uma plataforma SaaS de automação de marketing end-to-end para supermercados, açougues, hortifrutis, farmácias e outros negócios de recorrência."

Retailtech
Zenit

"O Zenit é um app de práticas de saúde integral e mudança de hábitos. A healthtech já ultrapassou os 40 mil assinantes ativos na modalidade de venda direta ao consumidor (B2C) e começa a tracionar o modelo d..."

Healthtech
Ciclo Orgânico

"Maior serviço de coleta de resíduos orgânicos para compostagem por assinatura do Brasil."

Cleantech
Auster

"A Auster é uma agritech especializada em recomendação de fertilizantes nitrogenados, que hoje correspondem a mais da metade de todo o fertilizante produzido no mundo."

Eirene Solutions

"Reduz e controla o uso de agroquímicos dos sistemas de pulverização através do SaveFarm."

Sensix

"A Sensix reduz em até 70% os custos com químicos e fertilizantes e aumenta em 20% a produtividade das lavouras, integrando dados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários e ..."

Recicla.Club

"A Recicla.Club é a primeira startup de gestão de resíduos por assinatura do Brasil. Com a solução, empresas podem terceirizar todas as atividades relacionadas a resíduos assinando um único plano. Atende gra..."

Cleantech
InovaPictor

"Automatiza o registro de marcas e patentes de forma acessível e simplificada."

Legaltech
Leigado

"Agtech que desenvolveu um sistema completo de gestão da propriedade para redução de custos e aumento da produtividade da cadeia leiteira."

Capital Empreendedor

"Marketplace de crédito empresarial que nasceu para democratizar o empréstimo para o micro, pequeno e médio empresário."

Serall

"Startup que desenvolveu tecnologia proprietária baseada em nanomateriais para desenvolver polímeros para atender as demandas das indústrias 4.0."

Indústria 4.0
Digital Aligner

"Healthtech DNVB que promove acesso, com custo menor, a tratamentos dentários com alinhadores transparentes, inclusive via assinatura."

Healthtech
Mercado Radar

"Startup de modelo SaaS que faz os vendedores do Mercado Livre venderem mais"

Retailtech
Health ID

"Plataforma de saúde preventiva através de At Home Lab Tests que permite fazer diversos check-ups de saúde com poucas gotas de sangue."

Healthtech
Quadrado Express

"Retailtech que oferece implantação e tecnologia de micromarkets para condomínios."

Retailtech
Hiperdados

"Proptech/construtec SaaS que aumenta a rentabilidade e eficiência de empresas de incorporação imobiliária e construção civil."

Veriza

"Fintech que oferece microcrédito para grupos de microempreendedores de forma 100% digital."

IFriend

"Traveltech que oferece experiências turísticas conectando viajantes e guias turísticos do mundo inteiro."

Travel Tech
Pomartec

"SaaS para fruticultura de precisão, simplificando a gestão de pomares, reduzindo perdas e aumentando a sua produtividade."

Novidade
Vacinas.net

"A Vacinas.net é a solução do problema da vacinação corporativa, conectando empresas que precisam vacinar colaboradores em todo Brasil à maior e mais capilarizada rede de clínicas de vacinação do país. Com c..."

Healthtech/Bem-estar
Novidade
RedCheck

"A RedCheck é uma healthtech que utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de análise, o custo e aumentar a precisão dos diagnósticos oftalmológicos. Através da sua plataforma web, clínicas e hos..."

Healthtech

Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.