Quadrado Express - Follow-on

O Quadrado Express é a rede líder de micro markets autônomos no Rio Grande do Sul. A experiência de compra automatizada, rápida e segura – através de self-checkout –, dentro de condomínios e empresas, atraiu a Melnick e Tornak, que se uniram para criar o Spot Living Mall. A empresa fechou parceria com o Quadrado Express – juntos, em um mês, alcançarão o número de 90 micro markets ativos e planejam alcançar o total de 200 lojas operando até 2028. Essa é a segunda rodada de captação da Quadrado Express na Captable (follow-on) e, desde a primeira, cumpriu rigorosamente os planos de expansão. Em 12 meses, atingiu as metas de expansão e faturamento. Em 24 meses de operação chegou a 75 unidades em operação e faturamento médio de R$ 850 mil/mês, com lucro líquido de 10%. Lançou recentemente o Quadrado em Casa, um plano de assinatura de produtos – o primeiro player do segmento a oferecer a modalidade –, com o cliente recebendo na porta de casa produtos de compra recorrente, com valor menor que o encontrado em supermercados tradicionais. Com a nova parceria com Melnick e Tornak acelerando a abertura de novas lojas, prevê alcançar, até 2028, R$ 30 milhões de faturamento, com projeção de lucro líquido de até 15%. Também, com a nova rodada, a retailtech irá investir em app próprio para acesso, compras e assinatura – que através de tecnologia de análise de comportamento individual, pode indicar produtos para assinatura de forma personalizada para cada família.

Projeto atualizado em: 08/12/2022 10:37
Retailtech
Resumo

Resumo da Empresa

A rodada da Quadrado Express na Captable conta com o coinvestimento da Spot Living Mall. Além do investimento, as empresas firmaram parceria comercial, fazendo com que a Quadrado Express salte de 75 unidades para 90 em operação no próximo mês e com previsão de alcançar 200 em 2028. A Spot Living Mall é uma joint-venture da Melnick, empresa de incorporação imobiliária líder em empreendimentos de alto-padrão no Rio Grande do Sul e da Tornak, holding de participações e investimentos que atua nos segmentos comunicação e conteúdo, imobiliário, digital, arenas e varejo.

A Spot Living Mall é a primeira rede de malls de bairro do sul do país, com o objetivo de proporcionar conveniência para otimizar o tempo e melhorar a experiência das pessoas que moram ou trabalham nas microrregiões onde a marca está presente. Já são mais de 30 pontos em Porto Alegre e Canoas, entre malls, micromercados e espaços de experiência. A parceria também prevê a instalação de uma unidade do Quadrado Express em todos os novos lançamentos da Melnick que comportarem a operação.

O Quadrado Express oferece uma solução completa em conveniência 24 horas, todos os dias do ano com lojas autônomas instaladas dentro de condomínios residenciais.

Nos tornamos a primeira rede de Honest Maket do Brasil a lançar um plano de assinaturas recorrentes com o objetivo de entregar produtos em todos os condominios que atendemos através de um plano de assinatura onde o cliente recebe produtos commodities como bebidas e produtos de limpeza na porta da sua casa por um preço menor que o supermercado tradicional.

Com a nova rodada de captação temos como objetivo:

  • Com a nova parceria com Melnick e Tornak acelerando a abertura de novas lojas, prevê alcançar R$ 30 milhões de faturamento, com projeção de lucro líquido de até 15%.
  • Investimento em APP próprio para acesso e compras nas lojas e assinaturas (subscrição);
  • E, por fim, através de analitycs de consumo individual, ofertar a subscrição de forma assertiva para cada família atendida.

 

DESTAQUES CAPTABLE

Parceiro Institucional

A parceria concretizada recentemente com a Spot Living Mall - uma empresa formada pela construtora e incorporadora líder em alto padrão no RS, Melnick, e pela Tornak Participações - impulsiona o crescimento da Quadrado Express no curto e médio prazo, além de criar uma barreira de entrada significativa a competidores, proporcionando expansão de unidades de operação e novas oportunidades comerciais para aumento de receitas da Quadrado Express.

Crescimento

Desde julho de 2021, quando a Quadrado Express fez a primeira captação via Captable, a Startup expandiu de 22 para 75 unidades em operação; evoluiu de R$ 300 mil para R$ 850 mil de faturamento mensal a partir de suas lojas - representando um aumento de 183%. Neste mesmo período, os empreendedores coletaram aprendizados valiosos para ajuste da trajetória da Quadrado, encerrando a operação de lojas não lucrativas e levando a Startup a um lucro líquido global de 10%.

Mercado & Equipe

A Quadrado se posicionou desde sua última captação como o principal player no Sul do país em um mercado em crescimento - no qual condomínios e empresas buscam cada vez mais alternativas em mercados autônomos. Além disso, é a pioneira do segmento a lançar um plano de assinatura recorrente, com entrega de produtos commodities diretamente na porta de seus clientes.

O time da Quadrado mostrou maturidade e resiliência ao implementar o plano de expansão, batendo todas as metas de crescimento projetadas e divulgadas aos investidores na primeira rodada via Captable. Gildo Sibemberg, founder e CEO, possui 25 anos de sólida experiência no varejo, tendo sido VP de Marketing e Vendas da Gang por 15 anos e tendo atuado com consultoria especializada em negócios de varejo por quase 8 anos; Roberto Noll, CFO, tem mais de 15 anos de experiência no varejo, tendo passado por empresas como Gang, TOK e Youcom; André Ferrari, COO, possui mais de 20 anos de experiência no varejo, tendo passado por empresas como Paquetá e Gang.

Pitch completo da empresa

1. PROBLEMA

A compra de reposição é uma realidade no consumo das pessoas. De maneira geral vamos ao supermercados diversas vezes no mês repor nossas necessidades de consumo diárias. 

Grandes compras perderam espaço e é muito comum precisarmos visitar supermercados várias vezes na semana para pequenas compras. 

Mas nem todos gostam desta obrigação.

Imagina se pudéssemos resolver este problema dentro de casa? 

Quantas vezes abrimos um armário ou geladeira para pegar um produto e percebemos que não temos mais ele?

Nestes momentos não temos tempo e motivação para ir a supermercados comprar poucos itens de reposição.

Os aplicativos não atendem 24 horas e em suas opções mais rápidas demoram cerca de 15 minutos nas entregas porém nem sempre encontramos o produto desejado.

Em alguns casos e horários o pedido só pode ser agendado para o dia seguinte.

Optamos em ficar sem o produto uma vez que a necessidade de consumo é imediata e os aplicativos de entrega não atendem com  a velocidade necessária e muitas vezes compram o item errado ou não encontram o item desejado pelo consumidor

E se der vontade de comer um chocolate ou sorvete a meia noite?

Não sabemos ao certo o dia e horario que percebemos a falta de algum item ou quando surge o desejo de consumir alguma sobremesa tarde da noite e acabamos sem opções de atendimento.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

O que é um micro market?

Micro market é uma operação de mini mercado instalada dentro do seu prédio ou empresa com o objetivo de facilitar sua vida tendo os principais produtos de conveniência a sua disposição 24 horas por dia.

O Quadrado Express oferece uma solução completa em conveniência 24 horas, todos os dias do ano com lojas autônomas instaladas dentro de condomínios residenciais.

 

Com quais produtos vocês trabalham?

Nosso mix de produtos é bastante amplo podendo ser customizado de acordo com cada local e de acordo com a necessidade dos moradores e ou colaboradores. Como exemplo podemos listar: águas, sucos, refrigerantes, energéticos, cervejas, vinhos, laticínios, pizzas, comidas caseiras congeladas, carnes para churrasco, carvão, itens de higiene e limpeza, cuidados com bebê.

Qual preço praticado pelo Quadrado Express?

Nossos preços são acessíveis e competitivos, podendo ser comparados a um mercado de bairro. Nosso objetivo é oferecer conforto e facilidade aos usuários.

Qual tamanho necessário para que o Quadrado Express possa ser instalado no meu condomínio ou empresa?

Trabalhamos com modelos modulares, então conseguimos nos adequar a qualquer espaço disponível. Por exemplo: podemos iniciar nossa operações com modelo Quadrado Express Pocket, através do qual instalamos somente uma geladeira de bebidas na sua empresa ou no seu salão de festas do seu condomínio ou ainda no espaço escolhido por você.

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Como faço o pagamento?

Nosso modelo de operação é conhecido como Mercado Honesto. Nossos clientes escolhem as mercadorias e passam em um caixa automático, realizando suas compras de forma independente. O pagamento pode ser feito tambem atraves do aplicativo com cartao de credito pre cadastrado. Aceitamos todos os cartões de crédito e débito, além dos tradicionais vouchers de alimentação.

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Como funciona a reposição de mercadorias?

Nossa equipe repõe todas as mercadorias até 3x na semana, de acordo com volume de vendas da sua unidade. Nosso controle é feito por um software que nos permite saber exatamente qual produto esta faltando na sua unidade.

Meu condomínio ou empresa tem algum custo com a instalação?

Essa é a melhor parte: nosso modelo de negócio prevê custo zero para o condomínio. Todas as despesas de implementação são de nossa responsabilidade. 

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Quanto tempo vocês precisam para iniciar a operação no meu condomínio ou empresa?

Após assinatura do contrato, estaremos funcionando em até 30 dias.

 

3. MERCADO

Hoje no Brasil existem mais de 4500 operações de Honest Market em funcionamento. Cada estado tem sua marca lider assim como na industria supermercadista e no Rio Grande do Sul a Quadrado é lider absoluto do setor.

Condomínios no Brasil

Hoje no Brasil existem 600 mil condomínios residenciais. O mercado de micro markets residenciais está em plena expansão e a estimativa é que em até 5 anos todos os condomínios terão uma unidade instalada atendendo seus moradores.

Novos conceitos construtivos

As construtoras já perceberam este movimento e os novos projetos já preveem um local específico para instalação de micro markets nos condomínios. O conceito de condomínio clube oferecendo uma série de serviços aos seus moradores é uma realidade no mercado imobiliário atual.

Concorrentes

Entendemos como concorrentes todos os tipos de supermercados, mercados de bairro, lojas de conveniência, entregas via aplicativos que oferecem soluções em alimentação aos usuários.

  • Market4u segue como maior player do setor com 1800 unidades;
  • Com 16 supermercados e 24 Food Express, a rede Hirota, que entrou no negócio em 2020, e hoje está instalada em 100 condomínios em São Paulo;
  • Loja de conveniência AmPm, agora em condomínios;
  • A nova aposta do Carrefour: lojas autônomas dentro de condomínios.

Benchmark 

Nosso modelo de negócio tem como inspiração o modelo lançado pela Amazon nos Estados Unidos. Batizado de Amazon Go, as lojas autônomas da Amazon permitem aos clientes o consumo rápido e fácil de itens de alimentação e bebidas facilitando a vida dos usuários.

 

4. A EMPRESA

História

O Mercado Quadrado inaugurou sua  primeira loja na Av Carlos Gomes em Porto Alegre. Situado no principal eixo corporativo da regiao, a operação foi o primeiro foodhall da cidade e atendia cerca de 15 mil clientes mes.

No final 2019 um de nossos clientes nos perguntou se teríamos condicoes de instalar um ponto avançado do Quadrado na sua empresa. A ideia era atender seus 350 colaboradores com um minimercado autonomo, permitindo que a equipe consumisse bebidas e snacks quando surgisse a vontade durante a jornada de trabalho.

Nossa loja piloto foi montada no início de Março de 2020, porém devido a pandemia nao chegamos a colocá-la em operação uma vez que o home office virou rotina na vida de todos nós.

Após os primeiros meses de pandemia percebemos que tínhamos nas mãos uma solução de conveniência, praticidade e segurança para condomínios residenciais.

Inauguramos nossa Flagship, loja container em um condomínio residencial com 250 casas.

A partir da primeira operação percebemos o tamanho do mercado que tinhamos pela frente e a solucao que estavamos oferencendo aos moradores proporcionando um serviço com qualidade e preços justos 24 horas, 7 dias por semana dentro das suas residenciais.

Em apenas 24 meses implementamos 75 lojas e seguimos agressivos em nossa expansão, prevendo atingir 130 unidades até o final de 2023.

Linha do tempo

  • 2018: abrimos nosso Foodhall em Porto Alegre;
  • 2019: amadurecimento da operação de foodhall atendendo 15.000 clientes/mês;
  • 2020: montagem do nosso Primeiro Mercado Autônomo Corporativo;
  • 2020/2: inauguração da nossa primeira loja autônoma, Flagship Container;
  • 2021: expansão acelerada com abertura mínima de 2 unidades mês;
  • 2022: atingimos 75 unidades em operação e focamos em melhorar processos e atingir maior lucro.

Resultados

  • 2020: 3 condomínios residenciais operando, 3000 usuários e 70k faturamento; 
  • 2021: 18 lojas em condomínios, 4 lojas em empresas 20.000 usuários e 300k faturamento;
  • 2022: 75 lojas em condomínios e empresas. 50.000 usuários e 800k faturamento recorrente.

Equipe

Por sermos uma operação autônoma nossa equipe é bastante enxuta e está dividida estrategicamente em  5 setores:

  • Compras: relacionamento com a indústria e fornecedores buscando melhores oportunidades;
  • Logística: reabastecimento dos pontos de venda através da análise do comportamento de compra e consumo de cada PDV;
  • Administrativo/Finaceiro: controles de fluxo de caixa, compras e indicadores financeiros de resultado;
  • Comercial: expansão de novas lojas e relacionamento com as lojas existentes;
  • Marketing: comunicação, gestão de redes sociais e promoções com clientes.

Estratégias de crescimento

O conceito de moradia mudou com a pandemia e segue em constante transformação. Condomínios que ofereçam soluções que facilitem a vida dos seus moradores ganham espaço na preferência das pessoas. Resolver questões do dia a dia sem precisar sair de casa, conseguindo desta forma passar mais tempo com familiares e amigos.

Ter um mini mercado em um condomínio é tão comum quanto ter uma academia ou salão de festas. As construtoras já perceberam essa necessidade e incorporam o espaço market na concepção de seus projetos. Desta forma estima-se que em 5 anos todos os condomínios residenciais no Brasil com espaço para esta solução terão esta facilidade em suas casas.

Nossa estratégia contempla contratos com grandes construtoras, fazendo parte da concepção do projeto desde o início da sua incorporação. Em condomínios já existentes nossa equipe comercial procura o melhor espaço para instalação do mercado ou oferecemos a solução em containers móveis. Em até 30 dias úteis após assinatura do contrato conseguimos estar operando e atendendo o condomínio. Para tracionar estabelecemos relações comerciais com administradoras de condomínios, síndicos profissionais e empresas de segurança condominial.

Visão

Ser reconhecida até 2026 como a maior rede de mercado autônomo residencial e corporativo no sul do Brasil.

Ser reconhecida como plataforma de inovação para compras recorrentes no modelo de subscrição 

Acreditamos que o propósito de uma operação de conveniência em casa é facilitar a vida de todos os usuários e que a existência dos mercados autônomos residenciais será tão comum como salões de festas e academias em condomínios.

Equipe

Gildo Sibemberg

CEO, CMO e Fundador

Formado em Administração de empresas com sólida experiência de 25 anos em varejo. Professor universitário na ESPM por 9 anos.

Roberto Noll Jr.

CFO

Formado em Administração de empresas com experiência de 22 anos em varejo nas áreas de Planejamento, Compras e Logística.

André R. Ferrari

COO

Formado em Administração de Empresas com 23 anos de experiência em Varejo nas áreas Comerciais e de Operação.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, será utilizado um contrato de nota conversível em ações. Esse contrato é muito comum no mundo empresarial e amplamente reconhecido juridicamente.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na bolsa de valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Seu investimento pode resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota será convertida em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 4. Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Você opta por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. Empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Depois de superar esta primeira etapa, é fundamental que ela seja aprovada por um de nossos escritórios de contabilidade parceiros. Desta forma, garantimos que a contabilidade da empresa está correta e que os dados apresentados são verdadeiros. Além disso, ajudará a validar e garantir que a prestação de contas pós-captação seja sempre atualizada. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança para o investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá participar da Captable e arrecadar recursos junto aos nossos usuários. Além disso, este processo gerará um laudo de avaliação sobre a contabilidade da empresa este estará disponível publicamente na página de captação.
Através da Captable, você tem acesso a empresas previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias. Na Captable, os valores mínimos de investimento são menores do que em outras modalidades de investimento em startups. Assim, não é necessário possuir alto patrimônio para obter uma participação. Além disso, você ganha a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, fomentar diferentes negócios e mitigar o seu risco através da diversificação. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em ações. Assim, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
Por motivos de segurança do investimento, a conta bancária responsável pela custódia dos valores durante o período de captação não é operada nem pela Captable e nem pela startup em captação, e sim por uma instituição de pagamentos, a qual atua como um agente independente neste processo. Por conta disso, as confirmações de recebimento dos valores estão sujeitas aos relatórios enviados pela instituição de pagamentos, o que ocorre periodicamente. Dessa forma, consideramos o prazo de 2 dias úteis para aprovar o seu depósito. Se a sua transferência ainda está dentro deste período, por favor aguarde.
Não. O risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores).
Sim, todo o processo de investimento é on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX/TED/DOC de uma conta de sua titularidade, no valor reservado. Após isso, esperar até dois dias úteis para que o seu depósito seja validado. Por último, depois de concluída a captação você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato ficará disponível após assinatura no nosso painel do investidor que também é onde ocorre o acompanhamento da startup, com alguns indicadores que serão atualizados mensalmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas um investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a startup atinja ⅔ da meta, a captação já será considerada bem sucedida e, mesmo que a startup não atinja a íntegra da meta de captação, ao final da captação os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de ⅔ captados, ela não será considerada bem-sucedida, e a Captable devolverá o dinheiro dos investidores que já tiverem feito os aportes. Neste caso, o prazo para devolução dos recursos é de 5 dias após o término da captação.