Realize
Edtech

Em breve estaremos atualizando a descrição do projeto

Projeto atualizado em: 14/07/2022 17:23
Resumo

Resumo da Empresa

A Realize é uma plataforma que otimiza e automatiza a gestão e criação de materiais didáticos – tudo o que as universidades, empresas e escolas precisam para produzir disciplinas EAD, em um só lugar. Já conquistou grandes clientes, como Ânima Educação e Cogna Educação. Faturou quase R$ 1 milhão em seu primeiro ano de operação e só em 2022, até o momento, já bateu 100% do faturamento de 2021. A startup projeta mais que dobrar esse faturamento até o fim do ano, já tendo alcançado mais de R$ 70 mil em receita recorrente mensal. O valor da captação será utilizado para o desenvolvimento tecnológico do produto, o que permitirá incluir novas funcionalidades para entrar em outros mercados (como o mercado de educação corporativa, por exemplo) e para potencializar o time de marketing e comercial e acelerar seu crescimento.

Pitch completo da empresa

RESUMO DA OFERTA

A primeira e única plataforma para gestão de processo produtivo e criação de materiais didáticos para cursos a distância!

Considerando que a demanda anual de criação de disciplinas/treinamentos online é muito alta, identificamos o processo produtivo desses materiais como um grande problema para o mercado de educação. 

Existem plataformas de gerenciamento de projetos e existem ferramentas para criação de apresentações, e-books, etc, mas... A Realize é a primeira e única solução integrada que atende o projeto do início ao fim.

Na Realize é possível criar disciplinas EAD interativas, bonitas e acessíveis em poucos cliques; cadastrar times de produção e acompanhar todo o processo produtivo, recebendo notificações sempre que alguém estiver perto de atrasar uma tarefa ou algum outro problema surgir. É possível gerar relatórios automáticos e criar cronogramas automatizados que se ajustam de acordo com as entregas.

Com a Realize, não é mais preciso trabalhar com diversas ferramentas ao mesmo tempo, todo o processo produtivo fica concentrado em um só lugar!

Trouxemos agilidade, diminuímos custos, melhoramos a qualidade e simplificamos a gestão.

Já temos o produto validado por alguns dos maiores grupos educacionais do Brasil, com quem construímos uma sólida parceria; temos uma relação CAC/LTV muito saudável; atingimos nosso break even e estamos buscando recursos e parceiros para nossa próxima estratégia de expansão!

 

DESTAQUES CAPTABLE

Empreendedores
Com histórico e experiência complementares, os empreendedores possuem experiência significativa no segmento de educação tanto em Instituições de Ensino quanto em geração de conteúdo. A partir dessa experiência, a Realize identificou uma dor clara de escolas que carecem de conteúdos digitais e interativos.

Produto
O mercado de educação tem uma alta tendência de digitalização e em atual momento de construção, sendo uma oportunidade grande para um player como a Realize que já passa a oferecer soluções e criar vínculo com as Intituições de Ensiono. Além disso, a Startup oferece uma solução que otimiza o tempo dos professores na construção de conteúdos, em substituição a soluções  mais caras e menos customizáveis.

Crescimento
A Realize apresentou um crescimento importante em um ano de operação, demonstrando uma aderência do mercado ao seu produto. Com mais de R$ 300mil faturados em 2021, a Startup já possui onze clientes com contratos ativos em sua base.

 

SOBRE A REALIZE

1. PROBLEMA

*Se você não sabe o que é um material didático, veja um exemplo antes de prosseguir.

Grande demanda

Segundo o censo EAD 2021, 49,4% das Instituições de Ensino respondentes oferecem cursos nas modalidades EAD ou híbrida (modalidade que mescla o presencial e o virtual). Isso significa que, semestralmente, essas instituições precisam produzir materiais didáticos para os cursos ofertados, o que corresponde a uma grande demanda de materiais por semestre, podendo chegar a 400 disciplinas dependendo do tamanho da instituição de ensino.  Cada disciplina possui, em média, de 4 a 8 materiais didáticos. Ou seja, a demanda é muito grande e o prazo, muito curto.

Processo produtivo longo e lento

Para produzir cada material didático são necessárias algumas etapas: criação da ementa da disciplina; criação do conteúdo por um professor conteudista; curadoria de conteúdo, por um professor curador; transposição didática do material, por um designer educacional; revisão ortográfica; criação de imagens e layout do material, por um designer gráfico; programação do material e dos recursos interativos, por um desenvolvedor; revisão de todo o trabalho feito; controle de qualidade; upload do material na plataforma de aprendizagem da instituição. 

Sem contar a gestão de tudo isso. É preciso que um responsável pelo projeto crie e acompanhe os cronogramas; indique responsáveis por cada etapa; controle os prazos de entrega e certifique-se de que está tudo sendo entregue dentro dos padrões da instituição de ensino.

Esse processo se repete centenas de vezes, simultaneamente.

Alto custo

Considerando o número de profissionais envolvidos, uma única disciplina custa, em média, R$20 mil para a instituição de ensino. Ou seja, estamos falando de milhões de reais por semestre. 

Falta de acessibilidade

O MEC exige que os materiais didáticos possuam recursos de acessibilidade, porém, como este é um recurso caro, muitas instituições de ensino produzem materiais que não são acessíveis. 

Gestão confusa

A gestão do processo produtivo gera um fluxo de troca de arquivos muito grande, necessidade de trabalhar com muitas planilhas de controle, e-mails de cobrança, necessidade de criar relatórios manualmente, falta de clareza nas informações e etc, resultando em uma gestão confusa e pouco assertiva.

Muitos erros

Estamos falando de muitos processos manuais desenvolvidos por mãos humanas. O índice de erros encontrados nos materiais didáticos é alto, resultando em muito tempo de revisão e retrabalho.

 

2. MODELO DE NEGÓCIO

A Realize é um sistema completo para criação e gerenciamento de produção de materiais didáticos para cursos em EAD, nossa cobrança é baseada na quantidade de materiais que a instituição de ensino produz.

Por exemplo, se uma instituição produz 100 materiais, ela precisa de 100 créditos. Cada plano nosso dá direito a uma quantidade x de créditos por mês e os pagamentos são mensais com contrato mínimo de 6 meses. Não cobramos por usuário.

Os planos Pro e Unlimited dão direito a um servidor exclusivo para o cliente, enquanto clientes de planos menores ficam em servidores compartilhados. Dessa forma conseguimos balancear os custos de hospedagem de acordo com o consumo de cada cliente. 

A Realize também possui uma versão Pocket do sistema que pode ser utilizada por pessoas físicas, como professores e pequenos produtores de conteúdo, por exemplo. Cobramos uma mensalidade fixa de R$59,90 por mês, com direito a apenas 1 usuário. A versão pocket não inclui os recursos de gerenciamento de projetos, somente a ferramenta de edição de materiais. 

Este produto não é divulgado no momento, vendemos pontualmente quando alguém se demonstra interessado, mas faz parte de uma possível estratégia B2C para o futuro.

 

3. MERCADO

Mercado internacional de eLearning

De acordo com o relatório "E-Learning Market: Global Industry Trends, Share, Size, Growth, Opportunity and Forecast 2021-2026" publicado pelo IMARC Group,  o mercado global de eLearning deve movimentar US$461.2 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual de 12.70% durante o período. Esta pesquisa inclui os mercados de educação superior e corporativa. 

No momento, a Realize está focada no mercado nacional, mas faz parte de nossa estratégia futura internacionalizar e o mercado global oferece enormes oportunidades.

Portanto, considerando o mercado nacional:

B2B

  • Mercado Nacional de Educação a Distância (Superior): são 2.400 Instituições de Ensino Superior no Brasil;
  • Mercado Nacional de Educação a Distância (Básico): são 1.526.475 escolas no Brasil, dentre elas, ensino infantil, fundamental e médio;
  • Mercado de Universidades Corporativas: são 2.360 universidades corporativas reconhecidas pelo MEC.

B2C - Professores

  • Ensino básico: são 2.485.574 docentes de ensino infantil, fundamental e médio no Brasil;
  • Ensino Superior: são 353.000 docentes de ensino superior no Brasil.

TAM (4.369.749)

Todas as instituições de ensino superior; escolas de ensino infantil, fundamental e médio; docentes; e universidades corporativas do Brasil.

SAM (3.659.925)

Instituições de ensino superior que não fazem parte de grupos educacionais e que oferecem EAD ou ensino híbrido; escolas de ensino fundamental e médio; universidades corporativas; e docentes.

SOM (1.416.748)

Instituições de ensino superior que não fazem parte de grupos educacionais e que oferecem EAD ou ensino híbrido; escolas de ensino fundamental e médio e universidades corporativas;

No momento, a Realize tem condições de atender um mercado com 1.416.748 potenciais clientes.

Concorrência

  • Articulate: ferramenta de autoria focada na criação de materiais didáticos, permite a criação de disciplinas interativas e cobra por usuário;
  • Webflow: é uma plataforma para criação e hospedagem de websites conhecido pela facilidade de se criar um site bonito e interativo. Tem sido muito utilizado no mercado de educação para a criação de materiais didáticos;
  • Genially: sistema para criação de apresentações interativas.

Benchmark

Analisando estes concorrentes, concluímos que nenhum deles oferece uma solução completa e focada nos problemas do mercado. 

  • Articulate: apesar de ser o único sistema focado em criação de materiais didáticos dentre os concorrentes, é preciso que a criação do conteúdo seja feita fora da plataforma para, posteriormente, uma pessoa capacitada em manipular a ferramenta possa inserir o conteúdo dentro do sistema. Na Realize tudo já é feito dentro da própria plataforma desde o início, sem necessidade de alguém com conhecimentos profundos da ferramenta. O Articulate também não possui recursos de acessibilidade, que são exigidos pelo MEC. E, por fim, não oferece ferramentas de gerenciamento do processo produtivo;
  • Genially: uma espécie de "powerpoint" interativo, criar um material dentro do Genially é uma tarefa extremamente manual, funciona bem para criar uma pequena quantidade de materiais, mas também é inviável para grandes demandas. Também não oferece ferramentas de gerenciamento;
  • Webflow: o Webflow é uma ferramenta focada em criação de websites que foi adaptada para atender o mercado de educação a distância. Necessita de uma pessoa com conhecimento aprofundado para manipular a ferramenta e não é rápido de se produzir. Inviável quando pensamos em grandes demandas de produção. Também não oferece ferramentas de gerenciamento. 

Concluindo, por mais difícil e demorado que seja, pode-se dizer que existem sim ferramentas no mercado que auxiliam a criação de materiais didáticos. Entretanto, até o momento, somente a Realize oferece a solução completa para o processo produtivo da instituição de ensino. As plataformas concorrentes exigem que a instituição trabalhe com diversas ferramentas simultaneamente, enquanto a Realize é tudo em uma só.

 

4. A EMPRESA

A Realize surgiu em 2020 quando os três fundadores - que, juntos, somam mais de 20 anos de experiência no mercado de Educação a Distância - estavam cansados e desmotivados com a forma que o mercado trabalhava. Depois de muitas conversas e brainstorms tiveram a ideia de desenvolver um sistema que automatizasse os processos produtivos de disciplinas EAD.

O início

Apenas com um protótipo em mãos, conseguimos uma reunião com um grande player e apresentamos a solução. A ideia foi aprovada e tivemos o prazo de 1 mês para o sistema estar funcionando, caso contrário, não fechariam contrato.

Em um mês, com muito trabalho e nenhum real no bolso, desenvolvemos um MVP que já sanava boa parte das dores do mercado e, em mais ou menos 6 meses faturamos mais de R$600.000,00 com esse MVP. 

Em 2021 as coisas começaram a ficar mais difíceis e percebemos que nosso modelo de negócio não era o ideal. Na época, as cobranças eram por projeto, não tínhamos receita recorrente, e como o mercado de educação é muito sazonal, concluímos que precisávamos mudar. 

Então decidimos desacelerar e reestruturar as coisas. Em 2021 nosso faturamento caiu, mas nós melhoramos o produto e fizemos vários testes de modelo de negócio. Testamos vários preços, planos e modelos e, depois de quase um ano testando, chegamos em um modelo que foi aceito pelo mercado. Já no finalzinho de 2021 vimos as coisas começarem a melhorar e nestes últimos 6 meses os resultados começaram a aparecer. 

Atualmente

Aumento de 204% na receita recorrente, quase triplicamos o número de clientes, alcançamos nosso Product Market Fit, atingimos o breakeven e temos um backlog enorme de oportunidades e melhorias. Tudo isso com um time de 6 pessoas, e sem nenhum investimento envolvido. Desde sempre, todo o nosso crescimento foi orgânico. Agora enfrentamos o desafio de escalar o número de clientes e os processos de venda.

Linha do tempo

  • 2020: início da Realize, desenvolvimento do MVP e aquisição dos primeiros clientes, sem faturamento recorrente;
  • 2021: queda no faturamento, reestruturação do produto e do modelo de negócio;
  • 2022: com produto e modelo de negócio reformulados, atingimos nosso product market fit e passamos a ter faturamento recorrente de R$73.798,75 por mês e crescendo.

Demonstração do Produto

 

Depoimentos

Clientes

Resultados

  • Faturamos mais de R$600.000,00 em nossos primeiros 6 meses, com um MVP e apenas a operação dos fundadores;
  • Faturamos quase R$1M em nossos primeiros 12 meses;
  • Em menos de um ano, atingimos como clientes dois dos maiores grupos educacionais do Brasil (Ânima e Cogna);
  • Atingimos nosso break even com pouco mais de um ano de operação;
  • Em 6 meses, aumentamos nosso MRR em 204%, atingindo R$73.798,75.

Equipe

Investidores

Nunca tivemos investidores e nem os próprios sócios fizeram aporte na Realize. Todo o crescimento foi orgânico e com reinvestimento do próprio lucro. Entretanto, alguns grandes grupos educacionais já questionaram se temos interesse em uma venda, e acreditamos que essa pode ser uma possibilidade no futuro. 

Estratégias de crescimento

O mercado de educação valoriza muito o network. Indicações e bom relacionamento são fatores decisivos para fechar um contrato. Dessa forma, nossa principal estratégia para aquisição de clientes é explorar o network, tanto dos próprios sócios quanto de pessoas estratégicas do mercado como "embaixadoras" da Realize. 

Além disso, acreditamos que a renovação de contratos é a forma mais barata de se adquirir um cliente, por isso, oferecemos suporte personalizado e humanizado para, cada vez mais, reter nossos clientes.

Considerando que o mercado é mais conservador, apresentar nossa solução em fóruns, seminários e congressos de educação também traz um retorno significativo pois agrega credibilidade e relevância para a marca. 

E, é claro, não podemos deixar de lado as estratégias de marketing digital. Trabalhamos para fortalecer a imagem da nossa marca também no ambiente on-line, levando conteúdo estratégico por meio de e-books, webinars e mini cursos para a aquisição de leads relevantes.

Investimento em anúncios pagos também farão parte da estratégia. Anúncios em redes sociais como Youtube, Instagram e Linkedin, além de campanhas de Google Ads são importantes em épocas de maior fluxo de contratações do mercado educacional. 

Também faz parte de nossa estratégia implementar um plano gratuito na Realize para aumentar significativamente o número de cadastros na plataforma e, posteriormente, trabalhar a comunicação com estes usuários para que se tornem usuários pagantes.

Por fim, pretendemos estruturar equipes de marketing e comercial para explorar outras estratégias e acelerar nosso crescimento.

Propósito

Nós acreditamos que todo estudante merece uma experiência educacional de qualidade. Não achamos justo que somente os cursos presenciais ofereçam boas experiências. Mas infelizmente, ainda vemos muitos cursos em EAD com qualidade questionável. 

O EAD tornou o estudo muito mais acessível. Pessoas com dificuldade de deslocamento, limitação de tempo e até de recursos financeiros podem fazer uma graduação! Mas, se esse ensino não for de qualidade, qual o sentido? 

Nós queremos ser o braço tecnológico para que as Instituições de Ensino possam produzir em escala e com qualidade, queremos ajudá-las a oferecer experiências educacionais de excelência para seus estudantes e contribuir para a educação no Brasil!

Equipe

Gustavo Lima

CTO

Especialista no desenvolvimento de materiais didáticos e soluções interativas educacionais com 10 anos de experiência nos mercados de Educação a Distância e Treinamento e Desenvolvimento. Lidera todas as soluções tecnológicas da Realize, orquestrando equipes, recursos, parceiros, clientes, stakeholders e inovações com impacto positivo na implementação de excelência na construção de Materiais Didáticos. O pensamento estratégico, design thinking e a forte visão de negócios são essenciais nesse papel, além do aprofundamento em tendências tecnológicas atuais.

Gustavo Quirino

CMO

Engenheiro com mais de 7 anos de experiência no mercado de Educação, mais especificamente na área de produção de conteúdo, onde atuou como responsável pelo time de produção, planejamento de ofertas, contratação de fornecedores e gestão de pessoas. Hoje, CMO e co-fundador na Realize, acredita que gestão e produção devem andar de mãos dadas.

Isabella Stulp

CEO

Designer Digital com especialização em User Experience, possui 6 anos de experiência no mercado de educação a distância e 10 anos de experiência no mercado de design e tecnologia. Acredita que os princípios do design potencializam sua visão empreendedora e que a experiência do usuário/cliente e foco em solução de problemas são base para um crescimento sustentável.

R$ 1.000 de investimento mínimo

As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.

As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

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Dúvidas frequentes

Para viabilizar o seu investimento, cada rodada pode ter um instrumento diverso. Para startups, os modelos mais comuns são a Nota Conversível em Participação Societária (Mútuo Conversível) e o Contrato de Promessa de Emissão de Ações (usado por startups que já são uma S.A. e desejam, ao final da rodada, já emitir ações aos investidores). Para projetos de dívida, como CRI e CRA, o modelo jurídico é o de Boletim de Subscrição, em que o investidor adere ao Termo de Securitização. Ainda, nas operações de Venture Debt, há o Mútuo Não Conversível Todos esses contratos são reconhecidos no mundo empresarial e amplamente reconhecidos juridicamente. Sempre confira, na página da oferta, o documento de investimento que será utilizado. O mesmo é disponibilizado, quando o usuário está logado, na barra lateral direita da página da oferta.
O investimento em participação em empresas sempre envolve risco, seja nas iniciantes, nas escaláveis ou até mesmo nos grandes negócios que já estão na Bolsa de Valores. Por outro lado, podem ser muito rentáveis. Dessa maneira, é necessário mensurar corretamente o risco e entender de forma clara quais as variáveis que impactam o seu investimento. Os investimentos em startups podem resultar em uma das seis possibilidades a seguir: 1. Você decide vender sua participação no Captable Marketplace. 2. A empresa da qual você é investidor é comprada por outra antes de completar 5 anos da data do seu investimento. Nesta situação, você receberá a sua parte, proporcional ao percentual investido. 3. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não deve ser considerado algo negativo. pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente aumentará o valor da empresa e, consequentemente, sua participação. Nessa situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e sua nota seja convertida em ações, ainda há a possibilidade de você exercer direito de preferência (a depender dos termos de cada oferta) e manter sua participação. Após a conversão, você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio – lembre-se: startups costumam levar um longo tempo para dar lucro, e, por isso, não costumam distribuir dividendos nos primeiros anos. 4. Na maioria dos casos, após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Sua nota será convertida em ações e você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. 5. Em alguns casos, você poderá optar por receber seu investimento corrigido por um percentual pré-definido do CDI (percentual informado no material da oferta). 6. A empresa quebra e seu investimento se perde. Investir em empresas escaláveis é arriscado, e esse cenário deve ser considerado. Entretanto, utilizamos de vários artifícios para mitigar a chance de isso ocorrer. Nos casos de operações de dívida, como Venture Debt, CRI, CRA, CR e outros, os riscos maiores são de inadimplência e mudanças regulatórias que venham a impedir a isenção de impostos e taxas de operações como CRIs e CRAs. Sempre confira os avisos de risco na página de cada projeto e na tela antes de concluir seu investimento.
Como forma de aumentar as chances de que os negócios nos quais você vai investir sejam bem sucedidos, somente aceitamos empresas que já tenham superado o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou seja, empresas que já modelaram e validaram o seu produto/serviço no mercado e atestaram a existência de demanda, já possuindo uma base clientes. Em outras palavras, são aceitas apenas empresas cujo produto ou serviço é comprovadamente desejado pelo mercado, e que necessitam de capital para investir nas novas etapas do desenvolvimento do negócio. Os setores de deeptech e biotech são os únicos que costumam ter algumas dessas exigências relevadas, pois são modelos de negócio que exigem longo prazo de investimento - para que sua tecnologia seja desenvolvida - antes de começarem a ter receita. Após a validação dos pontos acima, os negócios são avaliados por um comitê interno que analisa e aprova ou não o negócio a captar. Depois de superar estas duas primeiras etapas, a startup se submete a uma diligência extensa, feita por parceiro externo, que analisa o negócio sob o âmbito jurídico e contábil. Desta forma, aumentamos a confiabilidade sobre a contabilidade e estrutura jurídica da empresa, além de haver mais uma camada de análise da veracidade dos dados apresentados. A partir dessas etapas, poderemos medir o potencial do negócio, bem como trazer mais segurança ao investidor. Somente após superar esse processo de avaliação a empresa poderá ser disponibilizada para investimento na Captable. Além disso, este processo gerará um Relatório de Análise Contábil e Jurídica da empresa disponibilizado publicamente na página de captação. Para projetos de dívida, a seleção das empresas é realizada através de análise jurídica e de compliance sobre as operações, além de diligências internas sobre cada empresa e o preenchimento de um instrumento de dívida para aprovação da operação. Em casos de distribuição ampla, os projetos de dívida também passam por um comitê interno de aprovação.
Através da Captable, você tem acesso a startups previamente selecionadas, com potencial de crescimento e valorização já testados pelos nossos parceiros. Além disso, encontra opções de investimento em operações de dívida, como CRI, CRA e Venture Debt. Você tem a possibilidade de obter alto retorno através do investimento em títulos conversíveis em participação das companhias ou contratos de emissão de ações nas empresas; e, também, de ter ganhos recorrentes com operações de dívida. Na Captable, não é necessário possuir alto patrimônio para diversificar seus investimentos em diversos ativos inovadores, fomentando diferentes negócios e mitigando o seu risco. Por fim, você acompanha indicadores de performance dos seus negócios em um dashboard único, o Painel do Investidor, o que facilita o monitoramento das suas empresas e a gestão do seu portfólio de participações e rentabilidade do seu portfólio de dívida.
É uma das possibilidades. Das 5 opções de resultado do seu investimento, em duas delas você se torna sócio de uma empresa S/A: Após o prazo de 5 anos obrigatoriamente a empresa se transforma em S/A. Você converterá a sua nota em ações e passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio. Sua empresa recebe um novo aporte e você poderá ser diluído. Lembrando que isso é bastante comum no mundo das startups, e não pode ser considerado algo negativo, pois por mais que você seja diluído, o fato de receber um novo aporte provavelmente estará aumentando o valor da empresa e, consequentemente, apreciando a sua participação. Nesta situação, é bastante provável (a serem preenchidos alguns pré-requisitos estabelecidos no material da oferta), que a empresa seja transformada em uma S/A, e você converterá sua nota em acões. Assim. você passará a receber dividendos e a usufruir da valorização do negócio.
As operações de dívida, como CRI, CRA, CR e Venture Debt dependem da capacidade de pagamento das empresas que tomam o empréstimo. Todas as oportunidades são avaliadas por um comitê de crédito interno e passam por uma análise jurídica. No entanto, condições adversas de mercado e eventos imprevisíveis podem ocorrer e pode haver inadimplência. Em sua maioria, as operações contam com garantias reais que superam o valor da dívida, mas exigem prazo para execução e liquidação dos ativos para pagamento dos investidores. Sempre confira as garantias oferecidas na documentação de cada oferta.
Cada oportunidade possui uma conta bancária única, dedicada à custódia dos valores durante o período de captação. As transferências realizadas via PIX Copia & Cola ou QR Code único do aporte tem aprovação imediata e você deve receber uma confirmação em poucos minutos. Caso mais de dez minutos se passem sem a confirmação, entre em contato com nosso atendimento através do WhatsApp, disponível no botão no canto inferior direito da página. Motivos para a demora na aprovação incluem instabilidades no sistema PIX, na instituição financeira e transferências realizadas por contas com titularidade diferente da que consta no aporte. Sempre transfira os valores de uma conta de sua titularidade. Contas conjuntas podem resultar em atraso na aprovação.
Não. Para investimentos em startups, o risco do investimento limita-se ao capital investido. Num primeiro momento, você é um credor da startup, não tendo responsabilidade sobre eventuais dívidas da empresa. Você somente se tornará sócio da empresa quando esta virar uma S/A, fato que protege o investidor, já que o máximo que será requerido do investidor será o valor de sua participação na empresa (o mesmo que ocorre em investimentos na Bolsa de Valores). Para operações de dívida, sua exposição também é limitada ao valor investido, havendo risco de inadimplência, mas mitigado pelas garantias dadas na operação.
Sim, todo o processo de investimento é realizado de forma on-line. São apenas 4 passos para concluir a sua reserva. Depois, basta você realizar um PIX de uma conta de sua titularidade, utilizando o código PIX Copia & Cola ou QR Code específico de cada aporte. A aprovação do seu aporte costuma levar poucos minutos e ocorre de forma automática. Por último, depois de concluída a captação – seja por tempo máximo transcorrido, ou atingimento do valor máximo a captar – você receberá em seu e-mail a orientação para assinatura do contrato de investimento, que será online também. O contrato também fica disponível para assinatura em seu Painel do Investidor e, após finalizado, para download no mesmo ambiente. Também é no Painel do Investidor onde ocorre o acompanhamento da startup ou andamento da dívida, com alguns indicadores que serão atualizados trimestralmente e outros semestralmente.
Não, você não terá que se envolver. Você é apenas investidor e receberá as informações do que está acontecendo via painel do investidor.
Caso a captação atinja dois terços da meta (ou 66,6%), a captação será considerada bem-sucedida e se torna um investimento garantido. Ainda que a rodada não atinja a íntegra da meta da captação (100% ou 125% quando há overfunding), ao final da rodada os títulos de investimento serão emitidos e o valor será repassado para a startup ou para a tomadora da dívida. Caso a captação chegue à sua data limite com menos de dois terços do valor alvo máximo captado, por regulação da CVM, a rodada não é considerada bem-sucedida e a Captable devolverá os recursos depositados pelos investidores que já tiverem sido transferidos em até 5 dias após o término da captação.