A iFriend é uma traveltech que opera um marketplace de experiências turísticas. Seu produto principal é a oferta de experiências turísticas através de guias locais em todo o mundo. Essa é a segunda rodada de captação da iFriend e, desde a primeira, cresceu de forma significativa: nos 3 primeiros meses de 2023 já fez metade do faturamento de 2022 inteiro; atraiu a BeFly – maior ecossistema de turismo da América Latina – como futura sócia e parceira comercial; e, nessa rodada, garantiu investimento da Wintech Ventures, fundo de investimento internacional. Além de vender direto para consumidores, atraiu parceiros gigantes, como: Localiza, Latam Pass, Claro e Tengroup (concierge da Visa e Mastercard). A traveltech atua em 132 países em mais de 2.600 cidades, contando com mais de 6 mil guias cadastrados – a iFriend também foi considerada uma das 100 startups de turismo mais promissoras do mundo. Com o co-investimento da Wintech Ventures e a parceria com a BeFly, projeta chegar a R$ 73 milhões transacionados em três anos.
A rodada follow-on da iFriend na Captable conta com o coinvestimento da Wintech Ventures, fundo internacional de investimento. Desde a primeira rodada, a iFriend conquistou parceria e futura sociedade com a BeFly – maior ecossistema de turismo da América Latina. A tecnologia da iFriend está por trás da parceria entre BeFly e The Town (festival dos mesmos criadores do Rock In Rio) para venda de pacotes turísticos com ingresso.
A iFriend opera um marketplace de experiências turísticas e tem como produto principal a oferta de experiências turísticas e tours privativos através de guias locais – em diversos países do mundo. Diferente da contratação em uma agência física ou da busca de momento no local, é possível ver fotos, descrições, idiomas falados e avaliações de cada guia antes mesmo de chegar no destino.
O serviço caiu no gosto dos viajantes por diversos motivos, seja por ter uma companhia para aqueles que viajam sozinhos (38% deles), segurança em destinos exóticos, dificuldade com o idioma local ou inglês, otimização de tempo na elaboração do itinerário e a vontade dos turistas de fugir do turismo tradicional, buscando experiências mais autênticas – que só podem ser proporcionadas por um guia local.
O mercado de turismo, em que a traveltech está inserida, representa 10,4% do PIB global (US$ 8,8 trilhões). É também o maior empregador do mundo e um dos setores mais resilientes da economia. Cresceu de forma consistente nos últimos 70 anos, com quedas em apenas 3 anos: 2002, com o 11 de setembro; 2009 na crise financeira; e 2020, com a pandemia.
Após os momentos de retração, o turismo sempre sofreu rápida recuperação e, com a demanda reprimida, costuma ver saltos em crescimento logo depois de uma queda do mercado.
Com a meta de se tornar um grande player do turismo de experiências na América Latina, o iFriend busca alcançar um lugar de destaque que já foi conquistado por outros players em outras regiões e que já viraram unicórnios, tais como: Klook (Ásia), Viator (América do Norte) e GetYourGuide (Europa).
A startup já faturou, apenas nos três primeiros meses de 2023, metade do faturamento de 2022 inteiro – e projeta chegar a R$ 73 milhões de GMV em três anos.
Tração
Mesmo com todos os desafios apresentados pela pandemia no mercado do turismo nos últimos anos, a iFriend cresceu o seu GMV trimestral em 4x desde a sua primeira captação com a Captable em 2021 - com um crescimento projetado de 6x do seu GMV anual para 2023. Além disso, a receita da startup no primeiro trimestre de 2023 cresceu 4.5x em relação ao primeiro trimestre de 2022 - com o ticket médio aumentando em 88% na comparação entre os dois períodos.
Grandes Parcerias
A BeFly, maior ecossistema de negócios focados em viagens da América Latina, se tornou uma importante parceira da iFriend para geração de vendas. O setor de Tour e Atividades é um dos que mais cresce na indústria do turismo e a parceria com a BeFly impulsiona o posicionamento da startup como plataforma líder do setor na América Latina. Com a entrada da BeFly como sócia da iFriend, a expectativa é que R$ 73MM em vendas adicionais sejam oriundos dessa parceria nos próximos 3 anos. Além da BeFly, a iFriend também fechou importantes contratos com outros grandes players do turismo, entre eles Latam Pass, Smiles, Localiza e TEN Group (concierge dos cartões Visa e Mastercard).
Produto & Crescimento
Desde 2021, a iFriend também teve uma evolução considerável no volume de oferta de seus produtos, demonstrando validação da sua proposta de valor: 1) o número de Guias Locais cresceu de 4.792 para 6.092 (27% de aumento); 2) o número de experiências cresceu de 556 para 2.710 (387% de aumento); 3) foram lançados novos produtos, como a Consultoria de Viagem (iFriend Planner) – já com mais de 1.000 clientes atendidos –, o serviço de Transfer (iFriend Driver), com 274 vendas realizadas, representando uma receita de quase R$350.000 ainda em fase de MVP; 4) e o número de agências parceiras cadastradas na iFriend cresceu de 286 para 2.064 (aumento de 622%).
Dificuldade com o idioma local.
Milhões de viajantes não saem dos seus países por insegurança e medo de se comunicar em idioma estrangeiro, através do serviço do iFriend ele poderá contratar um guia local que fala o seu idioma em qualquer país do mundo.
Insegurança
Viajar por destinos exóticos é o sonho de milhares de viajantes, mas o desconhecimento com os costumes locais impedem que muitos não realizem esse sonho, através do serviço do iFriend o viajante terá maior segurança ao visitar essas localidades através da companhia de um guia local.
Otimização de tempo
O desconhecimento de um destino faz o viajante perder tempo, gastar mais dinheiro e cair em ciladas. O serviço do iFriend auxilia o viajante no planejamento de roteiro e oferece diversas dicas de viagem, otimizando tempo e recursos, possibilitando aproveitar o que há de melhor em cada destino.
Falta de companhia
38% dos turistas viajam sozinhos. Através do serviço do iFriend tais viajantes poderão encontrar um guia local para lhes mostrar os lugares únicos e escondidos que só os locais conhecem.
Fugir do turismo tradicional
Segundo o estudo "O Turista do Futuro" elaborado pela Amadeus, um dos principais perfis de viajantes é conhecido como "purista cultural", ou seja, àquele viajante que busca experiências autênticas em sua viagem através da interação com a comunidade local, o que vai de encontro ao serviço oferecido pelo iFriend.
Dificuldade do viajante para contratar tours e atividades em sua viagem
75% dos tours, tickets e ingressos são comercializados de forma off-line. Seja através de longas filas para comprar a entrada num museu ou através da abordagem de vendedores de tours nos destinos turísticos. Através da plataforma do iFriend o cliente poderá comprar todos os atrativos que planeja realizar em sua viagem pela internet, gerando conforto, economia e otimização de tempo da viagem.
A plataforma possui margem bruta de até 40% sob cada reserva realizada no canal B2C, sendo que a média está em 35%. No canal B2B2C, nossa margem bruta reduz para 20% a 25%, em virtude de pagarmos entre 10% a 15% de comissão aos afiliados, que em geral são: agentes de viagem, operadoras de turismo, hotéis e influenciadores. Conforme imagem abaixo:
Nosso ticket médio (Ano: 2022/2023) está em R$1.037 por tour e R$1.557 por cliente, uma vez que a maior parte dos turistas contratam mais de um passeio na mesma viagem. O guia local e o receptivo turístico que estabelecem o valor do seu serviço, utilizando como base o valor da sua hora de trabalho, sendo um mínimo US$8 e o máximo US$99 por hora, variando em virtude do tipo de serviço oferecido pelo profissional, sua experiência e formação.
O tempo dos tours possuem um mínimo de 4 horas e o máximo 10 horas por dia. Na maior parte dos tours crianças entre 2 a 12 anos não pagam e a partir do sexto acompanhante adulto há um acréscimo de 10% no valor da hora do prestador. O cliente efetua o pagamento via cartão de crédito, pix ou transferência bancária, podendo ser à vista ou parcelado em até 3x sem juros.
Tamanho do mercado
Mercado Global de Turismo (TAM: Total Available Market)
O mercado de turismo é uma das maiores indústrias do mundo. Representa 10% do PIB global, emprega 1 a cada 10 pessoas no mundo, é responsável por 7% das exportações globais e movimenta um volume de USD 8,8 trilhões.
Mercado Latino Americano (SAM: Serviceable Adressable Market)
O setor de Tours & Atividades é a área do turismo que mais cresce, em torno de 9% ao ano. Estima-se que 10% dos gastos dos viajantes sejam utilizados para esse fim, em alguns países tal como o Reino Unido, chega alcançar 16%. Paralelo a isso, é o setor no turismo menos consolidado, pois está passando por um processo de digitalização, uma vez que somente 25% dos tours e atividades são vendidos online. O setor movimenta mundialmente US$250 bilhões e a América Latina representa 9% desse mercado, em torno de US$22,5 bilhões. Atualmente, não há nenhum player relevante latino americano, tornando essa região uma grande oportunidade para a plataforma iFriend.
Mercado brasileiro (SOM: Share of Market)
O iFriend é uma startup brasileira que pensa global desde o nascimento. Possui empresa, conta bancária e marca registrada no exterior (EUA e União Européia), o site está traduzido em 3 idiomas (inglês, português e espanhol) e a precificação do serviço é em dólar. Devido ao tamanho do mercado brasileiro, a startup possui objetivo de consolidar sua marca no mercado local para em seguida iniciar o processo de internacionalização. Das 30 mil agências existentes no mercado brasileiro, a startup possui 1.800 afiliados e com a entrada da BeFly como seu sócio, planeja alcançar 5.300 agências cadastradas na BeFly nos próximos 24 meses.
Concorrentes
Seus principais concorrentes são estrangeiros: Viator (EUA), GetYourGuide (Alemanha), Klook (Hong Kong), Civitatis (Espanha), Musement (Itália), TourbyLocals (Canadá) e WithLocals (Holanda). As três primeiras já se tornaram "unicórnios", e duas delas (Viator e Musement) foram adquiridas por grandes grupos de turismo (TripAdvisor e Tui). Este é um mercado em processo de consolidação com poucos players atuando globalmente, principalmente no mercado brasileiro e latino americano, daí a grande a oportunidade que a plataforma iFriend possui de se tornar líder na região.
Benchmark
O bem sucedido modelo de negócios do Airbnb, Uber e GetYourGuide têm sido excelentes benchmark. Segue abaixo os pontos comuns no modelo de negócios:
História
A ideia do iFriend nasceu em 2015 durante um curso de MBA na Coppead UFRJ, reconhecida 13 vezes pela Financial Times como uma das melhores escolas de negócios do país (https://www.coppead.ufrj.br/mba-executivo/). Ao término do curso, os alunos Leonardo Brito (CEO) e Diogo Leão (CIO) tomaram a decisão de deixar suas carreiras na iniciativa privada para atuar como empreendedores e transformarem o projeto de MBA iFriend numa realidade. Em 2016, juntou-se a eles o sócio Bruno Leão (CFO), em 2017 o sócio Glauber Portella (CTO), em 2020 o sócio Diego Lacerda (COO).
Linha do Tempo
Resultados
2018 - Abrimos a empresa em Outubro de 2018 e fizemos vários testes onde foram validados os KPIs (indicadores) e aprovados pelos primeiros investidores, culminando no primeiro aporte no valor de R$780 mil.
2019 - Em Abril deste ano foi dado o "startse" na operação full time obtendo um crescimento médio de 30% ao mês, superando 400% de crescimento no primeiro ano de operação nos principais indicadores (vendas, base de clientes, número de guias e novos países atendidos).
2020 - Em virtude dos impactos da pandemia, os esforços foram direcionados nas melhorias tecnológicas, com uma modernização total do site. Foi lançado neste ano 2 serviços novos (Tour Virtual & Experiências), a base de afiliados aumentou (agências e operadoras de turismo) de 156 para mais de 1.000 agências, fomos eleitos uma das 10 startups mais inovadoras do turismo pela OMT e MTur brasileiro, foram convidados para o programa de aceleração do Wakalua (maior aceleradora de turismo do mundo) e tiveram a entrada do Embaixador do Turismo brasileiro Álvaro Garnero como sócio da companhia (https://youtu.be/zS50EMN3Uls).
2021 - realizamos esse ano uma bem sucedida captação em menos de 3 dias no valor de R$2 milhões através da plataforma Captable. Como a maior parte dos destinos ainda permaneciam fechados no primeiro semestre, o foco foi o cadastro de experiências turísticas, alcançando mais de 1.000 novos serviços. Com a reabertura das fronteiras no segundo semestre foi retomado as vendas internacionais com resultados crescentes a partir de então.
2022 - os resultados de vendas e receitas do ano foram 3 vezes superior ao ano anterior a pandemia (2019). No segundo semestre, o Grupo BeFly, maior ecossistema de turismo brasileiro tornou-se sócio da companhia.
Equipe
Possuímos um time diversificado com 32 colaboradores nas principais posições, 5 deles sócios da companhia. 60% são mulheres, sendo 3 delas como líderes de departamento.
Estratégia de crescimento
A jornada do iFriend deu início no B2C, pois precisavam ganhar experiência atendendo viajantes em diferentes cidades no mundo, esta ação inicial credibiliza a companhia a prospectar as agências de viagem e operadoras de turismo, expandindo assim a atuação para o B2B2C, uma vez que a recorrência é maior e os KPIs de venda neste canal se mostraram bastante atrativos.
Através de um portal de reservas corporativo, mais de 1.800 agências de viagem possuem acesso exclusivo ao site possibilitando efetuar reservas para quaisquer destinos no mundo.
Além disso, como parceiros estratégicos, os mesmos possuem serviços diferenciados, como páginas white label, atendimento de um Executivo de Contas e possibilidade de integração via API.
Os principais parceiros são:
Com essas parcerias estratégicas, a base atual de 1.800 agências afiliadas possui potencial de crescer para 4.000 agências no ano de 2023, representando 13% das agências de viagem no Brasil.
Visão
Queremos ser a maior plataforma de conexão de turistas a receptivos locais, intermediando de forma rápida e fácil a contratação destes serviços em todas as cidades do mundo.
Missão
Proporcionar uma forma inovadora de turismo, que possibilite uma interação pessoal entre turistas e receptivos locais, objetivando uma troca cultural, econômica e social.
Valores
Valorizamos a diversidade, o respeito ao próximo, a ética empresarial, o trabalho em equipe e a cultura inovadora.
COO (Operações e Atendimento ao Cliente)
Executivo com 15 anos de experiência na área de tecnologia, dos quais 12 anos no segmento digital de e-commerce como Head de Infraestrutura na B2W Digital, responsável por tecnologia, inovação, projetos de expansão e planejamento financeiro. Possui MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, com extensão internacional em Gestão de Negócios pela Universidade da Califórnia - Irvine.
CFO (Financeiro e Governança)
Profissional com 14 anos de experiência em Gestão de Negócios de energia na área internacional da Eletrobras. Em 2011 atuou como sócio fundador e CFO da agência de marketing CL Digital, na qual foi sócio até meados de 2019. Formado em Engenheira Elétrica pelo CEFET, MBA em Finanças pela Coppead UFRJ e Mestrando em Planejamento Energético pela Coppe UFRJ.
CIO (Marketing Digital e Projetos)
Executivo com 17 anos de experiência na área de Tecnologia de Informação, com atuação em companhias como: B2W, Azul Seguros e Lan Designers. Em 2011 fundou a agência de marketing CL Digital, na qual foi sócio até meados de 2019. Formado em Gestão de Processos pela Universidade Estácio de Sá e MBA Executivo pela Coppead UFRJ, possui extensão acadêmica pela IE Business School, em Madri, Espanha.
CTO (Tecnologia e Desenvolvimento)
Possui 18 anos de experiência em desenvolvimento tecnológico e ex-sócio da MacWeb Solutions, empresa belo-horizontina especializada na construção de sites e aplicativos para empresas de pequeno, médio e grande porte. Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá, Graduado em Matemática pela UFMG.
CEO (Comercial e RH)
Executivo com 24 anos de experiência em projetos de expansão comercial, tendo trabalhado na Prudential, HSBC, MetLife e DM10 Seguros (startup adquirida pelo grupo XP Inc). Graduado em Marketing pela Universidade da Cidade do RJ, MBA Executivo pela Coppead UFRJ e extensão pela IE Business School em Madri.
R$ 1.000 de investimento mínimo
As sociedades empresárias de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas.
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